Como é trabalhar na Natura?

Empresa encantadora

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: bom salário, benefícios, cultura, ambiente saudável, preocupação genuína com o cliente. Uma empresa inovadora em seus produtos e em tecnologias. O site é incrível.

Contras: - Uma boa avaliação de desempenho (entregas e relacionamento) nem sempre são o suficiente para garantir uma boa colocação na empresa ou se manter. A mudança de área na empresa é bem difícil.

Conselhos para presidência: Mais atenção para a ocupação dos cargos de gerência e diretoria, avaliar o perfil do profissional que estão ocupando as vagas, buscar profissionais maduros que estejam focados em resultado e na gestão da equipe. Que sejam profissionais éticos na avaliação de seus colaboradores (entregas/resultados e relacionamento).

Salário razoável, mas você não tem vida!

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Apesar da empresa ter vários pontos positivos, ela mantem bons benefícios, principalmente salário razoável e Participação nos Lucros , mas dinheiro não tudo.

Contras: A empresa mudou bastante e cada dia dos funcionários estão insatisfeitos. Gerentes com bastante rotatividade; cobranças de metas inadequadas; Falta de estrutura e método para implantação dos projetos. As atividade padrão são construídas de forma erronia e sem pré-teste. RH tendencioso; O trabalho é de segunda a sexta, mas são tantas atribuições que você acaba trabalhando nos finais de semana em casa, para tentar conseguir terminar o que seu "LIDER" cobra.

Conselhos para presidência: Monitoramento do bem-estar dos colaboradores (ouvidoria falha!); Evitar terceirizar contratações; atenção à forma de pagamentos e melhorar RH.

Bem estar consigo e Estar bem com o mundo!!!

Jovem Aprendiz de MarketingEx-funcionário, saiu em 2018

Cajamar, SP

Prós: Possui ótimos benefícios. Visa pelo Bem Estar Bem dos colaboradores de fato. A estrutura é encantadora. A visão e valores da empresa motivam os colaboradores a ser cada dia mais produtivos e a cuidarem do meio ambiente.

Contras: Dar mais visibilidade a terceiros quando se trata de desconto em produtos. Mais atenção a jovens aprendizes. Gestores deveriam ser mais presentes na rotina dos aprendizes.

Natura, empresa extremante sustentável!

Jovem AprendizEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A valorização dos funcionários, o espaço aberto para o mundo novo, a preocupação com o meio ambiente é a principal área em que mais me cativou. Desde de o uso de produtos que não contribuem para a poluição do meio ambiente, até funções como cada um enxugar a sua pia no momento do uso, para que os banheiros fiquem sempre prontos para os próximos utilizarem.

Contras: Na minha situação a distância da empresa se tornou algo complicado, principalmente porque ficamos dependentes da frota de ônibus que presta serviços a empresa natura, e há uma certa negligencia quanto a abrir novas vagas para os jovens aprendizes (que também necessitam no transporte, pois a empresa se situa na rodovia anhanguera), é um dos pontos a serem melhorados, levar em consideração a necessidade de todos os funcionários, sejam estágiarios, efetivados ou aprendizes.

Empresa sensacional

Jovem AprendizEx-funcionário, saiu em 2016

Cajamar, SP

Prós: Empresa coerente seus valores são aplicados no dia a dia de forma dinâmica e inovadora; ambiente agradável e confortável além do ótimo cuidado e atenção com o seus colaboradores

Contras: No tempo em que fiquei por lá não consegui observar pontos negativos, nada que seja de responsabilidade da empresa propriamente, sempre houve muito cuidado

Um excelente lugar para se trabalhar.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Plano de carreira, incentivos, liberdade de decisão, reconhecimento, ambiente de trabalho, benefícios, além de acompanhamento constante e feedbacks com o colaborador.

Contras: No meu ponto de vista, não há pontos negativos nesta empresa, se referindo a forma com que seus colaboradores são tratados. É uma empresa que se preocupa com o colaborador e trabalha no seu desenvolvimento.

A Natura é uma melhor empresa no Brasil

Auxiliar de Produção IEx-funcionário, saiu em 2018

Cajamar, SP

Prós: Cuida bem os colaboradores Como trabalhar na área de produção Os benefícios são bons Fretado para todos colaboradores Convênio médico para todos colaboradores

Contras: Os temporários não têm benefícios Não ganha convênio médico da empresa Não têm desconto na lojinha da empresa Não têm fretado A chance pra efetivar é mínimo

Conselhos para presidência: Se cuide os colaboradores

Empresa de ótimos valores difundidos, mas com dificuldades na aplicacao desses

Estágio

Cajamar, SP

Prós: Os valores propagados pela empresa sao incríveis. A empresa se localiza em local com muita natureza. Interface com diversas áreas faz com que possa aprender muito e me desenvolver.

Contras: Muitas pessoas nao se ajustam a mudancas ou novas ideias. Dificuldade em trabalhar como um time. Os valores difundidos nao sao sempre cumpridos pelos funcionários, deixando uma sensacao de desmotivacao. Salários abaixo do mercado, nao muito competitivos.

Melhor lugar para se trabalhar

Jovem AprendizEx-funcionário, saiu em 2017

Cajamar, SP

Prós: Pessoas agradáveis, chance de crescimento, reconhecimento, respeita e incentiva o colaborador, vários benefícios, se você procura chance de crescimento e aprendizagem, lá é o lugar..

Contras: No pequeno período que trabalhei na indústria, não consegui avaliar nenhum ponto negativo que seja suficiente para colocar nesta resenha....

Cultura organizacional alienante, castradora e infantilizadora.

Coordenador de Planejamento EstratégicoEx-funcionário, saiu em 2017

Cajamar, SP

Prós: Ambiente inspirador e dinâmico, local de trabalho (beleza e cuidado), preocupações fortes com negócios sustentaveis, refeitorio, treinamentos, horários flexíveis, ótimos benefícios (creche, celular, poupança incentivada).

Contras: Alta pressão por resultados, e gestão de times ineficiente. Alguns coordenadores e gerentes nunca chegam a fazer gestão de times (o que é uma bizarrice hierárquica). De fato a história do fundador é bastante inspiradora, mas há o fomento de um mito/culto sobre a pessoa dele - que é tido como alguém iluminado e quase intocável. Algumas pessoas chegam a chorar ou tremem de emoção quando o veem - uma doideira. Fora isso, ele é um cara muito culto, inteligente e bacana mesmo. Em geral, a cultura organizacional é alienante, castradora e infantiliza os colaboradores. A cultura organizacional tende a manter o perfil de empresa "bondoza e grande mãe", que cuida das relações com todos e com o planeta (o que é algo bacana, mas explorado à enésima potência) e as pessoas criam laços fantasiosos e emocionais profundos com a empresa. Muita gente sai deprimida ou com inícios de depressão quando são demitidas por performance ou redução de quadros por questões econômicas - pois se sentem injustiçadas pela "mãe ter sido tão má", e observam que as relações entre eles e a empresa "estariam acima de meras relações comerciais". Sim, é uma doideira, mas os colaboradores não observam a Natura com uma relação comercial, pois a cultura organizacional realmente as aliena. É triste... A empresa (pelo braço do time de RH), por outro lado, tem muito claro que se trata de relações comerciais com seus funcionários, e toma vantagem na relação trabalhista por estar sempre em posição de "amada". Poucos colaboradores questionam processos, remunerações ou relacionamentos abusivos lá dentro, pois se sentem em dívida com a empresa "ad eternum". Para mim há uma relação perniciosa e maldosa entre a construção de uma cultura organizacional alienante e que sabota o julgamento dos colaboradores, e as reais relações comerciais/trabalhistas que são processadas pelo RH.

Conselhos para presidência: É importante que os colaboradores sejam libertados de uma cultura organizacional que pinta uma bolha alienante. A manipulação emocional é enorme, e tende a criar pessoas deprimidas, depressivas, infantilizadas e pouco produtivas. A cultura organizacional deve servir para inspirar, não para castrar o julgamento dos colaboradores. Recomendo que as relações comerciais/trabalhistas sejam colocadas de maneira mais óbvia para todos, deixando claro que a empresa é uma EMPRESA, e não a mãe dos colaboradores.

Natura