Como é trabalhar na Natura?

Gestores preparados, equipe unida e resultados positivos em todas as questões!

Auxiliar de QualidadeEx-funcionário, saiu em 2018

Cajamar, SP

Prós: Benefícios, reconhecimento profissional, preocupação com o bem estar dos colaboradores, seriedade e comprometimento com os clientes finais...

Contras: Em aspectos geral houve diversas modificações na questão de gestores, sem generalizar porém alguns meio que despreparados para lidar com pessoas, sendo assim, houve um impacto muito forte nesse quesito " diálogo x comunicação" entre colaboradores e gestores, gerando discórdia e até desintegração da equipe.

Conselhos para presidência: Diálogo, boa comunicação entre as áreas e comprometimento em todas as atividades que esteja sendo desenvolvidas, contudo...a hierarquia deve ser respeitada mais nunca temida!

Uma das melhores que já trabalhei

Gerente de Desenvolvimento NegóciosEx-funcionário, saiu em 2018

Vitória da Conquista, BA

Prós: A empresa está constantemente investindo em seus funcionários com treinamentos e oferecendo bolsa de estudos e possui bastante benefícios também

Contras: Possui muitos indicadores para trabalhar, muitos processos para gerir. Alta pressão para cumprimento de metas a ponto da colaboradora ficar em alto grau de estresse

Conselhos para presidência: Ouvir mais seus funcionários

Bom lugar para trabalhar

Analista Sênior

Prós: Valores da empresa e benefícios. Além de benefícios como licença maternidade de 6 meses, berçário no local e subsídio de educação, que são grandes diferenciais, lá eu sinto que trabalho por um propósito maior.

Contras: Salário baixo e dificuldade de crescer. Além de salários abaixo da média de mercado para um empresa desse porte, por ser uma empresa de relações nem sempre os planos de carreira valorizam o desempenho técnico. As relações interferem nas promoções.

Conselhos para presidência: Valorizar mais o desempenho técnico e entregas dos funcionários nas promoções, na mesma proporção que suas capacidades relacionais. Dar mais oportunidade para o desenvolvimento de profissionais engajados.

boa empresa

Pesquisador de Pesquisa e Desenvolvimento Júnior

Cajamar, SP

Prós: sustentabilidade, clima organizacional, desafios.

Contras: plano de desenvolvimento de carreira.

Técnico MecânicoEx-funcionário, saiu em 2018

Cajamar, SP

Prós: Boa empresa para se trabalhar bons benefícios e ambiente agradável. Planos de carreira academia entre outros. Eu recomendo para quem tem planos de crescimento.

Contras: Maio burocrático Algumas coisas. Um pouco de investimento na área de manutenção será bem vinda, ferramentas de trabalho e peças de reposição.

Conselhos para presidência: Salário da manutenção está um pouco defasado.

Ótima empresa

Gerente de TI

Prós: Cultura, valores, propósito, inovação, sócio-ambiental. Fomenta protagonismo e liderança das pessoas, valoriza as relações e as oportunidades.

Contras: Comunicação pode melhorar: Cascateamento dos valores, plano estratégico, objetivos táticos. Evoluir na padronização de modelo de trabalho entre as VPs e Diretorias.

Sucinta

Assistente de Relacionamento IEx-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: Treinamento. Estrutura, relacionamento interpessoal. Troca de boas práticas.

Contras: Lidar com a vaidade de quem está em alguns cargos " superiores".

Conselhos para presidência: Observar quem te trata bem de verdade, não só por conveniência.

Otimista

Analista de Compras Sênior

Prós: O clima organizacional é leve e tranquilo. è possível fazer horários flexíveis, o relacionamento interpessoal é estimulado e o ambiente organizacional é descontraído.

Contras: A ausência de controle de processos administrativos, mapeamento de impactos e a transferência de conhecimento. A estrutura organizacional não é muito clara a respeito de planos de carreira.

Empresa boa de trabalhar

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Clima, política de RH, salário compatível com o mercado, plano de saúde, fretado, treinamentos. Cultura da empresa é real, a sustentabilidade é algo praticado diariamente. No mais, o clima é sensacional, os escritórios de São Paulo são belíssimos, alta tecnologia e suporte sensacional.

Contras: Possibilidade de efetivação fica a cargo da chefia que não deixa claro os critérios, o que torna a oportunidade incerta e se busca oportunidades em outros setores, nem sempre a chefia vê com bons olhos. Muitos estagiários acabam buscando oportunidades em outras empresas por recear a não efetivação.

Conselhos para presidência: Sugiro dar maior clareza para os estagiários, pois existem setores em que não há vagas e trabalha-se diretamente para gerentes e coordenadores. Assim, não existem expectativas de contratação de estagiários em alguns setores. Algumas gestores ainda não entenderam a política de desenvolvimento de estagiários da empresa.

É boa, mas não é agil devido gestão média ( gestores de nível 16 a 21)

Manager

Cajamar, SP

Prós: Berçario para pais e mães com filhos até 3 anos, 14 salário, PLR nível de coordenador acima é boa, clube com várias atividades e bem estruturado, bom convenio médico e para nível gerencial é um convênio muito bom!

Contras: A empresa está passando por um momento de conflito entre a geração passada e os novos que chegam querendo inovar. Vemos uma empresa tentando transformar-se numa organização ágil baseada na metodologia scrum, mas os gerentes com mais tempo de casa extremamente resistentes pois veem a construção em grupo como uma ameaça ao cargo deles. Acho que com o tempo irá evoluir, mas ainda falta uns bons anos até que a média gestão seja aposentada e a organização efetivamente se transforme numa empresa ágil

Conselhos para presidência: Avalie a média gerência que tem muito tempo de casa ou continuará a ser uma empresa que a concorrência está sempre passando pra trás, porque os gerentes mais antigos "sempre fizeram assim"

Natura

Descrição:Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop, com faturamento de R$ 9,9 bilhões em 2017. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, pelo Rede Natura, por meio do app, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.