Como é trabalhar na MRN Mineração Rio do Norte?

Como vejo hoje a mrn?

Engenheiro Pleno

Prós: Aqui fiz minha carreira profissional e percebo que ela dá oportunidade para todos seus funcionários conforme sua política interna de desenvolvimento e promoção de cargos e salários. Eu não sou da região, mas tenho orgulho de trabalhar aqui no Pará. Empresa que valoriza a saúde e segurança do trabalhador, o meio ambiente, a comunidade e partes interessadas.

Contras: Poucas oportunidades de lazer, pois trata-se de um projeto fechado. Apenas uma linha aérea que da suporte, no caso a AZUL. Não possuir voos diários, somente em dias selecionados pela companhia aérea. Muitos cargos de gerentes. Os engenheiros formados, ou são engenheiros ou são gerentes, não possuem cargo de supervisão, conforme é praticado em outras empresas do mesmo ramo, podendo assim ter subordinados e um salário diferenciado.

Uma excelente empresa para trabalhar!

Prós: Empresa de grande porte mas com tratamento do funcionário como se fosse pequena - muito voltada para a satisfação do empregado. Localizada em área remota do Pará e bastante segura - Vila de Porto Trombetas. Possui remuneração em linha com o mercado e os benefícios são bons - os funcionários não possuem gastos com aluguel, água e luz, o que é um grande diferencial, pois em grandes centros essas despesas consomem grande parte da remuneração do trabalhador.

Contras: Não posso reclamar muito, mas só entendo que algumas políticas de benefícios poderiam ser mais claras - exemplo disso é a concessão de alojamentos e casas para funcionários da empresa - temos uma gestão pouco transparente desse processo. Os gestores não dominam bem esse assunto e existem algumas injustiças nisso. Por exemplo: é comum funcionários de hierarquia menor de outras empresas terem benefícios de alojamentos melhores do que da própria MRN.

Conselhos para presidência: Manter-se firme no projeto de redução de custos da empresa, o que garantirá a estabilidade da mesma e empregos na região;

Trabalhar o clima mas numa nova perspectiva: a forma antiga já era. Não se pode admitir o uso do clima como forma de intimidar a cobrança de resultados da linha gerencial;

Trabalhar de forma muito bem definida a mudança da cultura da empresa;

Focar cada vez mais no estímulo da melhoria da comunicação dentro da empresa - isso inclui o desdobramento de metas da linha gerencial para a operação;

Estimular os funcionários a usarem cada vez mais canais como a Ouvidoria - onde se pode expressar de forma anônima várias situações da empresa;

Atuar na melhoria da Participação de Resultados;

Cobrar projetos estratégicos de redução de custos das áreas.

NOTA: Gosto muito dessa empresa e ela é especial para mim - a estabilidade dela garante um bom padrão econômico da região.

Foi bom enquanto durou, os desafios acabaram.

Geólogo SêniorEx-funcionário, saiu em 2015

Oriximiná, PA

Prós: A empresa possui programas de envolvimento dos funcionários para segurança e meio ambiente interessantes. A estrutura da vila de trombetas é boa.

Contras: Muitos chefes, muitas planilhas, muito powerpoint. Se preocupam com a gestão da planilha e não com a gestão do problema. As pessoas vão pouco para a área / campo, pois estão sempre preenchendo alguma planilha urgente de algum departamento.

Conselhos para presidência: A diretoria deveria pensar em reduzir a quantidade de gerências e também de planilhas, melhorar / unificar os sistemas.

Ainda sim uma ótima empresa para se trabalhar

Prós: Uma empresa excelente, bom ambiente de trabalho, salários atrativos, participação em resultados. A vila tem uma ótima estrutura para se morar, com certificação.

Contras: Atualmente passa por um processo de mudança que está causando muito transtorno para os funcionários. Um novo diretor está a frente da companhia com um foco em redução de custos.

Dinheiro vs

Gerente de Planejamento FinanceiroEx-funcionário, saiu em 2017

Oriximiná, PA

Prós: A empresa possui um ótimo pacote de remuneração. Para quem que trabalhar apenas para juntar dinheiro é uma boa oportunidade, mas será necessário abrir mão de algumas coisas por estar em um local remoto.

Contras: O clima da empresa não é bom. Pesquisas de clima apresentem bons resultados apenas pois estão atreladas à remuneração variável (bônus), porém na prática o clima não é bom. Existe uma concorrência muito grande onde "um quer comer o outro" para se sobresair. Os gestores acabam por oprimir os funcionários o que causa insatisfação geral.

Espero um dia voltar.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Oriximiná, PA

Prós: A empresa investe em capacitação profissional, dando oportunidade de crescimento aos colaboradores. Existem exemplos de funcionários que vieram de baixo e hoje são da linha de comando.

Contras: Burocracia desnecessária em alguns pontos.

Um ótimo lugar para se trabalhar, uma escola

Comprador SêniorEx-funcionário, saiu em 2018

Oriximiná, PA

Prós: A remuneração, os benefícios e oportunidades de carreira são os pontos positivos, além da segurança de morar em uma vila fechada, com segurança 100%.

Contras: Perspectivas de dificuldades futuras, austeridade da empresa com o corte ou redução de alguns benefícios e os altos valores para saída da cidade de avião ou lancha.

Bom

Técnico de Preditiva

Prós: Qualidade de vida e organização são fatores fortes, relacionamento com os demais colaboradores sejam de contratada o primários é excepcional .

Contras: Falta investimento em mão de obra , não retenção de pessoas chaves para processo, estagnação profissional não ha plano de carreia, salario abaixo do mercado.

Empresa excelente para se trabalhar!

Inspetor de Manutenção Mecânica

Oriximiná, PA

Prós: Excelente empresa, boa comunicação, fácil acesso com a linha de comando, excelente profissionais, muitas pessoas motivadas, bom plano de carreira

Contras: Não vejo muita coisa negativa nesta empresa, contudo o que me incomoda é a localização que não tem jeito, é literalmente no meio da amazônia. acesso via barco, avião e estrada por Terra Santa-Pa

Uma empresa boa, porém, com oportunidades de melhoria

Engenheiro Sênior

Prós: Clima amigável no trabalho, segurança da vila oferecida aos funcionários, boa qualidade das casas oferecidas pela empresa, baixo custo de vida.

Contras: Carga de trabalho excessiva ultimamente, dificuldades para se conseguir promoção, falta de investimento em conhecimento, dificuldades para se deslocar para qualquer grande centro.

Conselhos para presidência: Invistam mais em treinamentos com enfoque técnico para as equipes de operação e manutenção.

MRN Mineração Rio do Norte

Descrição:A MRN é a maior produtora brasileira de bauxita, matéria-prima do alumínio. É uma companhia composta pela união de empresas nacionais e estrangeiras, sendo a Vale sua maior acionista com 40% da empresa, que atua no mercado desde 1979 nos estados do Amazonas e no oeste do Pará. A bauxita produzida é destinada em grande parte ao suprimento do mercado interno.