Como é trabalhar na MRN Mineração Rio do Norte?

Como vejo hoje a mrn?

Engenheiro Pleno

Prós: Aqui fiz minha carreira profissional e percebo que ela dá oportunidade para todos seus funcionários conforme sua política interna de desenvolvimento e promoção de cargos e salários. Eu não sou da região, mas tenho orgulho de trabalhar aqui no Pará. Empresa que valoriza a saúde e segurança do trabalhador, o meio ambiente, a comunidade e partes interessadas.

Contras: Poucas oportunidades de lazer, pois trata-se de um projeto fechado. Apenas uma linha aérea que da suporte, no caso a AZUL. Não possuir voos diários, somente em dias selecionados pela companhia aérea. Muitos cargos de gerentes. Os engenheiros formados, ou são engenheiros ou são gerentes, não possuem cargo de supervisão, conforme é praticado em outras empresas do mesmo ramo, podendo assim ter subordinados e um salário diferenciado.

Uma excelente empresa para trabalhar!

Prós: Empresa de grande porte mas com tratamento do funcionário como se fosse pequena - muito voltada para a satisfação do empregado. Localizada em área remota do Pará e bastante segura - Vila de Porto Trombetas. Possui remuneração em linha com o mercado e os benefícios são bons - os funcionários não possuem gastos com aluguel, água e luz, o que é um grande diferencial, pois em grandes centros essas despesas consomem grande parte da remuneração do trabalhador.

Contras: Não posso reclamar muito, mas só entendo que algumas políticas de benefícios poderiam ser mais claras - exemplo disso é a concessão de alojamentos e casas para funcionários da empresa - temos uma gestão pouco transparente desse processo. Os gestores não dominam bem esse assunto e existem algumas injustiças nisso. Por exemplo: é comum funcionários de hierarquia menor de outras empresas terem benefícios de alojamentos melhores do que da própria MRN.

Conselhos para presidência: Manter-se firme no projeto de redução de custos da empresa, o que garantirá a estabilidade da mesma e empregos na região;

Trabalhar o clima mas numa nova perspectiva: a forma antiga já era. Não se pode admitir o uso do clima como forma de intimidar a cobrança de resultados da linha gerencial;

Trabalhar de forma muito bem definida a mudança da cultura da empresa;

Focar cada vez mais no estímulo da melhoria da comunicação dentro da empresa - isso inclui o desdobramento de metas da linha gerencial para a operação;

Estimular os funcionários a usarem cada vez mais canais como a Ouvidoria - onde se pode expressar de forma anônima várias situações da empresa;

Atuar na melhoria da Participação de Resultados;

Cobrar projetos estratégicos de redução de custos das áreas.

NOTA: Gosto muito dessa empresa e ela é especial para mim - a estabilidade dela garante um bom padrão econômico da região.

Espero um dia voltar.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Oriximiná, PA

Prós: A empresa investe em capacitação profissional, dando oportunidade de crescimento aos colaboradores. Existem exemplos de funcionários que vieram de baixo e hoje são da linha de comando.

Contras: Burocracia desnecessária em alguns pontos.

MRN se prepara para o futuro

Engenheiro

Prós: Pacote de benefícios atrativos comparado á empresas do mesmo porte. Em geral, há um bom clima de trabalho, livre a acesso á gerência mais altas e participação de cursos internos e externos para atualização e aperfeiçoamento.

Contras: Empresa ainda esta passando por fase de reestruturação e existem gestores que não se enquadram ao novo perfil da empresa. Processo de promoção necessitam de melhor esclarecimento para evitar favoritismo e exclusão de bons profissionais.

Conselhos para presidência: Continuar com as ótimas práticas de segurança e também com a proximidade das altas gerenciais com os níveis operacionais e técnico. Incentivar aos gestores para que acreditem que um ambiente feliz é mais seguro e produtivo, e rever aqueles que não se enquadram.

Lugar Lindo

Eletricista

Oriximiná, PA

Prós: É uma escola! Tem oportunidade de crescimento para os não conformados em ficar parados no tempo, a empresa te oferece condições para isso.

Contras: Apenas a distância entre os grandes centros urbanos, mas isso é fácil de sobrepor . A falta de diversificação para o lazer dá lugar a criatividade para os que não se contentam com os clubes e opções existentes.

Valorização do funcionário

Comprador SêniorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Benefícios Salários Gestão Posição no mercado Preocupação Segurança

Contras: Quadro de funcionário bastante enxuto Nepotismo Localização Passagens de acesso à PTR bastante caras.

Conselhos para presidência: Aumentar incentivo à melhoria contínua de cada profissional

Satisfatória

Analista Júnior

Oriximiná, PA

Prós: Muitos benefícios e empresa com oportunidades de crescimento profissional.

Contras: Alguns procedimentos são burocráticos.

Aqui é a ilha de LOST ou Caverna do Dragão (sonho e ilusão)

Administrador

Oriximiná, PA

Prós: Segurança, Moradia com água e luz gratuita, Natureza, igrejas.

Contras: Distante de grandes centros, altíssimo custo de vida (só tem 3 restaurantes, 1 supermercado, 2drogarias, e pouca opção de comercio em geral), falta de mão de obra para serviços domésticos (pintura, pedreiro, jardineiro,etc), processo de promoção interna é obscuro e cheio de politicagem (só promovem bajuladores), falta opções de lazer, a vida profissional se confunde com a vida particular (verá seus gerentes ou pares de trabalho em todo lugar fora do expediente), empresa não investe em treinamento (compram livros e mandam você ler em casa, pode?).

Conselhos para presidência: Invistam em treinamentos para os funcionários, eliminem enorme quantidade de gerencias, pelo amor de Deus troquem este ERP, tornem o processo de promoção interna mais justo (sem politicagem e sim promoção por mérito), invistam em comércio e opções de lazer, deem mais opções de locomoção a custos menores aos funcionários.

Foi bom enquanto durou, os desafios acabaram.

Geólogo SêniorEx-funcionário, saiu em 2015

Oriximiná, PA

Prós: A empresa possui programas de envolvimento dos funcionários para segurança e meio ambiente interessantes. A estrutura da vila de trombetas é boa.

Contras: Muitos chefes, muitas planilhas, muito powerpoint. Se preocupam com a gestão da planilha e não com a gestão do problema. As pessoas vão pouco para a área / campo, pois estão sempre preenchendo alguma planilha urgente de algum departamento.

Conselhos para presidência: A diretoria deveria pensar em reduzir a quantidade de gerências e também de planilhas, melhorar / unificar os sistemas.

Uma boa empresa, já foi melhor no passado

Engenheiro

Oriximiná, PA

Prós: Empresa reconhecida mundialmente, ainda que pouco conhecida no Brasil. É uma vitrine para as maiores mineradoras do mundo - Vale, BHP e Rio Tinto. Possibilidade de viver em um lugar seguro, pois o acesso a vila é controlado.

Contras: Estrutura muito complexa, muitos chefes para poucas pessoas. O salário e benefícios não são muito diferentes de empresas melhor localizadas no Brasil (nordeste/sudeste), deveria haver um diferencial para quem abre mão de muitas coisas para vir morar no meio da floresta. A empresa considera os benefícios sociais (casa na vila, cota de água e energia, clube, etc...) como parte do salário, o que acredito não estar certo.

MRN Mineração Rio do Norte

Descrição:A MRN é a maior produtora brasileira de bauxita, matéria-prima do alumínio. É uma companhia composta pela união de empresas nacionais e estrangeiras, sendo a Vale sua maior acionista com 40% da empresa, que atua no mercado desde 1979 nos estados do Amazonas e no oeste do Pará. A bauxita produzida é destinada em grande parte ao suprimento do mercado interno.