Como é trabalhar na Monsanto?

Multinacional não respeita brasileiros

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Remuneração + benefícios muito atrativos

Contras: Desigualdade na concessão de benefícios.Alta pressão para os funcionários atingirem as metas.

Conselhos para presidência: Gestão de Rh péssima. Líderes não capacitados. Equipe técnico-científica muito fraca.

Boa, mas com ambiente complicado de trabalho

Analista Administrativo Financeiro Sênior

Prós: Tem bons benefícios, infraestrutura e salário competitivo.

Contras: Ambiente corporativo que valoriza demais o relacionamento, tornando todos muito políticos o que gera dificuldade nos funcionários em estabelecer relações verdadeiras.

Melhor preparo a todos os setores

Auxiliar de Campo

Prós: Segurança no trabalho, carga horária, o nome em si tem grande credibilidade no mercado de trabalho por ser uma empresa conceituada a nível internacional.

Contras: No ato da contratação, deveriam fazer um treinamento afim de que o contratado comece seu trabalho com um certo nível de conhecimento, digo isso por mim, fiz apenas uma integração e já fui trabalhar, me sinto perdido diante do despreparo dos superiores.

Conselhos para presidência: Acredito que a partir dos comentários acima, principalmente o negativo, podem pensar em uma maneira de melhorar. Verificar e solucionar os problemas que provavelmente não chegam até o conhecimento deles.

Rtv

Representante de VendasEx-funcionário, saiu em 2015

Rio Verde de Mato Grosso, MS

Prós: Benefícios superam o salário. Poucos pontos positivos para se listar. Mas é uma empresa de renome no mercado agrícola, assim, há benefícios contudo.

Contras: Crescimento limitado, área de atuação enorme, pouca qualidade de vida, insatisfação dos funcionários nítida, rotatividade de pessoas e gerência constante.

Desenvolvimento soterrado por politicagem

DiretorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa líder em seu segmento, altíssima tecnologia, com um bonito propósito (alimentos para as pessoas de todo o mundo). Programas de treinamento para liderança muito bem elaborados e com ótimo currículo. Muitas ações voltadas para qualidade de vida e diversidade.

Contras: Clima de extrema politicagem, feedbacks às vezes são ruins mesmo quando as metas foram atingidas, e até superadas, por conta de quem você conhece ou com quem não interagiu (mesmo que não haja motivo para interagir com aquela pessoa além de "aparecer"). Especialmente dentro do próprio RH (fujam dessa área!), alimentam muito essa característica e têm pouca transparência, por trás da máscara há muitas agendas ocultas. Além disso, o foco é apenas nos gerentes, com poucas ações feitas para os times e uma falsa vontade de ouvir as pessoas (todas as ações feitas são abandonadas ou tratadas com baixa prioridade, é feito apenas da boca para fora, sem engajamento da liderança). A liderança mais sênior da área nunca interage com as pessoas mais juniores - apenas um ou dois "escolhidos" - e confia apenas nos seus reportes diretos para formar a imagem das pessoas, formando rótulos das pessoas baseados em poucos contatos (por vezes bem injustos). Isso tudo que gera uma competição para se expor mais do que os outros, e sobre os times, muito mais para "proteger" suas pessoas do que discuti-las de maneira imparcial visando o melhor para a empresa.

Ame ou odeie

Produtor

Prós: Empresa com Bons salários, bons benefícios, sistemas de avaliação consistentes. Incluindo sistema de avaliação sigilo da performance da liderança.

Contras: Cultura muito forte e impositiva. Ambiente de trabalho pesado, pessoas sempre buscando influenciar a sua outras em busca de benéfico próprio. Mudanças são constantes e muitas vezes os afetados são os últimos a saberem.

Um empresa atravessando mudanças

Supervisor de Planejamento Financeiro

Prós: Comunicação, políticas de Diversidade e Inclusão, Alta remuneração. Setor desafiador e que oferece grandes oportunidades. Bônus atrelado e resultados.

Contras: Muitos cargos de chefia, líderes não são preparados para desenvolver pessoas, grande quantidade de trabalho. Falta motivação e engajamento. Ambiente de incerteza.

Conselhos para presidência: Gestão voltada a pessoas, investir em melhoria de processos. Precisa motivar e engajar as pessoas

Boa empresa apenas para quem tem um único perfil

Analista de Finanças Sênior

Prós: Sexta-feira flexível. Empresa bem posicionada em um bom setor. Tende a ter planos de carreira definidos por funcionário. Boa estrutura de trabalho.

Contras: Forçam fazer network demasiadamente. As pessoas tem que seguir um perfil estabelecido, ou seja, não é aceita personalidade diferente desse padrão, tendo que ser extrovertido e Marketeiro. Trabalham com cargos abaixo da média do mercado, o que faz parecer que têm salários muito acima da média.

Conselhos para presidência: Aconselho a levar a sério a questão de diversidade e passar a aceitar pessoas de diferentes perfis (que trabalhem bem, logicamente) e não apenas, o padrão de pessoa que sabe fazer network e se vender. Além disso, pretende-se muito a diversidade, porém praticamente não há pessoas com mais de 45 anos.

Ótimo local para obter experiência profissional e com diversas oportunidades de melhoria.

Analista Júnior

Prós: Empresa voltada para tecnologias do agronegócio, sempre procurando ter os melhores produtos. Possui bons planos de desenvolvimento dos funcionários e planos de carreira. Remuneração e benefícios são o diferencial.

Contras: Baixo investimento em TI, gerando grande carga de trabalho operacional e manual. Os sistemas disponíveis não são suficientes para gerir com qualidade os negócios da empresa. A empresa ainda tem muita dificuldade em atender o consumidor com excelência e apresenta um baixo Nível de Serviço.

Ótima empresa com pontos de atenção!

Gerente

Prós: Ambiente de trabalho muito bom e descontraído. Profissionais muito bons e diversidade de formação nos times. Boa remuneração em relação ao mercado.

Contras: Instabilidade em períodos de crise como o atual. Competitividade alta entre líderes em vez de buscar o bem comum. RH poderia estar ao lado dos funcionários e não apenas dos líderes.

Monsanto

Descrição:A Monsanto é uma empresa agrícola que procura, por meio da inovação e da tecnologia, ajudar os agricultores de todo o mundo a aumentar a sua produção de forma sustentável, para que eles possam produzir alimentos mais saudáveis, oferecer melhor ração animal e mais fibra, como também diminuir o impacto da agricultura no meio ambiente. A Monsanto chegou oficialmente ao Brasil em 1963 e sua sede no país localiza-se em São Paulo, mesmo estado onde foi instalada a primeira fábrica, na cidade de São José dos Campos (SP), em 1976. No Brasil, dedica-se a produzir herbicidas e sementes de milho, soja, algodão e hortaliças, e variedades de cana-de-açúcar, produtos que ajudam os agricultores a produzir mais, com menos recursos naturais.