Como é trabalhar na Monsanto?

Muitos pros. Nem tanto para finanças.

Analista Financeiro

Prós: Salários e benefícios, cultura de equilibrio com vida pessoal (não funciona para todas as áreas), investimento em desenvolvimento pessoal, oportunidades de movimentação lateral e incentivo ao networking.

Contras: Apesar do tamanho e relevância internacional, há falta de processos no corporativo, e há muitas pessoas fazendo as mesmas coisas e muito do tempo útil é gasto fazendo alinhamentos que talvez não seriam necessários se os papéis e responsabilidades fossem melhor definidos. Em especial a área de finanças, é muito pouco estratégica. Muito esforço é dedicado em explicar e auditar as variações dos diversos cenários (diria que excessivamente), mas muito pouco recurso é dedicado para busca de oportunidades e melhorias no negócio. As análises são "frias", e as decisões são em maioria tomadas (por Marketing, Supply Chain etc.) antes de chegar nos times de finanças, mesmo no caso dos business partners. Resumindo, é uma estrutura muito mais voltada a "explicar o que aconteceu" do que "descobrir como fazer melhor".

Conselhos para presidência: Organizar os processos (principalmente nos papeis e responsabilidades) e rever o papel de finanças nas tomadas de decisão.

Monsanto

Descrição:A Monsanto é uma empresa agrícola que procura, por meio da inovação e da tecnologia, ajudar os agricultores de todo o mundo a aumentar a sua produção de forma sustentável, para que eles possam produzir alimentos mais saudáveis, oferecer melhor ração animal e mais fibra, como também diminuir o impacto da agricultura no meio ambiente. A Monsanto chegou oficialmente ao Brasil em 1963 e sua sede no país localiza-se em São Paulo, mesmo estado onde foi instalada a primeira fábrica, na cidade de São José dos Campos (SP), em 1976. No Brasil, dedica-se a produzir herbicidas e sementes de milho, soja, algodão e hortaliças, e variedades de cana-de-açúcar, produtos que ajudam os agricultores a produzir mais, com menos recursos naturais.