Como é trabalhar na Mongeral Aegon?

Excelente empresa para se trabalhar com clima agradável

Analista Júnior

Prós: Reconhecimento e valorização dos funcionários, independentemente de seu cargo; proximidade entre pessoas de diferentes níveis hierárquicos; clima de família, apesar de ser uma empresa em crescimento constante; benefícios satisfatórios; clima bem humorado; crescente investimento em educação corporativa.

Contras: Salário mediano (talvez um pouco abaixo, comparado com as demais empresas do mercado de seguros); gestores mal preparados (não todos) para função; pouco investimento na exposição de marca

Conselhos para presidência: Aumentar a agressividade com relação aos aumentos e promoções; rever quadro de gestores, buscando líderes mais atualizados e alinhados ao propósito final da companhia; aumentar investimento na exposição da marca.

Boa para quem é favorecido

Analista Júnior

Prós: Ambiente agradável e benefícios bons. Boa empresa para se entrar e ganhar experiência.

Contras: Aumentos e promoções concedidos apenas para alguns ou para os que forçam saída. Difícil conseguir por apenas méritos próprios. Falta de planejamento ainda é um dos grandes problemas da companhia.

Conselhos para presidência: Valorize mais os funcionários bons e competentes e tome cuidado com a quantidade de marqueteiros que vendem ser grandes soluções mas são apenas "espertos"

Funcionários incríveis e gestores terríveis

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Os funcionários sem dúvida são a melhor parte da empresa. Tive o prazer de trabalhar com os melhores profissionais em crescimento, sei que daqui a poucos anos serão os melhores do mercado. E acima de tudo sempre dispostos a ensinar e aprender.

Contras: Os gestores do marketing digital são a pior parte da empresa. Falta de profissionalismo, competência, conhecimento técnico e acima de tudo empatia. Não sabem trabalhar nem tratar com respeito os funcionários, acham que são os nossos clientes e que devemos só acatar ordens sem questionar. Delegam funções que não são nossas como fazer o trabalho deles de gestão de pessoas enquanto ficam fora da empresa e promovem um péssimo ambiente de trabalho, como menosprezando um funcionário ao invés de motivá-lo e investir quando o mesmo se mostra interessado e dedicado. Antes mesmo de um ano é perceptível a insatisfação dos funcionários da área, por isso em 2 meses perdeu-se quase 20 excelentes funcionários.

Conselhos para presidência: Olhar atentamente para os gestores, claro, se estiver interessado em ter uma empresa realmente boa. Se não é só deixar do jeito que está que os gestores já estão fazendo um ótimo trabalho.

A empresa é boa, mas a área do Marketing Digital é caótica.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa é boa, bem consolidada, estruturada, com bons benefícios e sempre buscando adaptar-se às novidades do mercado. Destaca-se frente a muitas outras empresas por se preocupar em oferecer um ambiente agradável, o que justifica sua boa colocação no Great Place to Work.

Contras: Se a empresa é boa, já não posso falar o mesmo da área do Marketing Digital, onde trabalhei por mais de um ano. Gestores mal preparados, superintendente que mal fala contigo (exceto para cobrar), priorizam a quantidade do que a qualidade sob o argumento caótico de que adotam o "MVP". Cobranças exageradas, atribuem inúmeras responsabilidades - que deveriam ser dos gestores - aos funcionários (até mesmo para estagiários) e inflam a área com projetos demasiadamente grandes sem ter uma equipe suficientemente consolidada para isso. O resultado? Estresse, pressão, correria, atrasos e trabalhos de péssima qualidade. A área do Marketing Digital tem passado por uma restruturação, segundo os gestores, demitindo grande parte de seus funcionários mais antigos, mas mal sabem eles que a reestruturação que a área precisa é da própria gerência, que utiliza uma mentalidade retrógrada e defasada, sem se preocupar com o funcionário, apenas com entregas. Não é de se estranhar que a rotatividade na área é bem grande, onde pelo menos um funcionário pede demissão a cada mês.

Conselhos para presidência: Precisam valorizar mais os profissionais que integram sua equipe. Passaram pela área muitas pessoas talentosas e que poderiam alavancar não somente o Marketing Digital, mas toda a empresa, mas infelizmente, como sempre, não souberam dar o devido valor. A insatisfação é geral e não é recente, mas passa como inexistente aos olhos dos gestores. Acredito, inclusive, que o maior problema disso está exatamente na gerência, que faz tudo, menos gerir adequadamente a sua equipe.

Bons aprendizados, porém decepcionante no momento da saída

Analista de Marketing DigitalEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Pela gerência possuir pouquíssimo conhecimento sobre novas tecnologias e marketing digital, os bons funcionários ganhavam destaque, porém não significa aumento salarial ou de cargo. Além disso, o contato com outros países do grupo era muito bom para o aprendizado.

Contras: Gestão extremamente vertical, sem direcionamento para a equipe, estimulando em alguns casos a competição e discórdia entre os funcionários. Já ouvi a seguinte frase "Você precisa ser menos amigo, mais profissional". Não se pode ser um profissional parceiro dos colegas de trabalho?

Conselhos para presidência: Prestem atenção na gestão do marketing digital, em menos de 1 ano 10 funcionários pediram demissão e outros 6 foram desligados. Profissionais antiquados sendo promovidos a gerentes enquanto profissionais realmente qualificados não passam do cargo de analista pleno. E a diretoria ainda diz que é a area mais importante da empresa, responsável pelo futuro...

Post traumatic stress disorder.

Web Developer JuniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Uma das melhores equipes profissionais na área de tecnologia que eu já tive o prazer de dividir o ambiente de trabalho com. Todos extremamente qualificados e sempre dispostor à aprender e ensinar.

Contras: A gerência e gestão da área em que trabalhei foi inversamente proporcional ao resto da equipe. Anti profissionalismo, mau preparo e falta de comprometimento com os empregados. Se tem uma coisa que eu aprendi na Mongeral é que: não se demite de uma empresa, se demite do seu gestor(es).

Conselhos para presidência: Começar a contratar pessoas pelo perfil profissional delas ao invés de porque elas são amigos de longa data que se mostram incompetentes em sua função. E valorizar profissionais que de fato são bons.

Empresa muito boa com uma área caótica

Analista de Marketing DigitalEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa preocupada com o bem-estar dos funcionários, que oferece benefícios dificilmente vistos em outros lugares. Por participar do Great Place to Work, a empresa trabalha com sistema de feedbacks 360, que permite que todos sejam ouvidos.

Contras: A estrutura de TI é arcaica. Há uma herança de sistemas legados feitos de maneiras extremamente desorganizada. A empresa é extremamente burocrática e preocupa-se apenas com a entrega, independente se há qualidade e confiabilidade. A área de marketing digital é extremamente amadora e mal gerenciada. Profissionais com grande potencial passam por lá e além de não serem valorizados, trabalham apenas para "apagar fogo" e só são promovidos se alguém sair. A rotatividade é imensa, pois a insatisfação normalmente ocorre com menos de 1 ano. Muitas promessas e nenhum conhecimento da gerência sobre o trabalho que é executado, ocasionando diversos problemas.

Conselhos para presidência: Olhem com mais cuidado para a área de Marketing Digital, que segundo eles, é o futuro da empresa. Uma área que consegue captar grandes profissionais e não consegue manter a maioria por nem 1 ano, chegando a perder mais de 10 funcionários em menos de 3 meses não condiz com a grandeza desta empresa.

Área hipócrita e de péssimos gestores

Analista de Marketing DigitalEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ao entrar na Mongeral Aegon você se associa ao sindicato dos securitários. É o sindicato que te garantem benefícios como PLR, vale alimentação, bom vale refeição, entre outras coisa. Os benefícios da empresa vão de mal a pior, ela anda cortando até plano de saúdo.

Contras: Trabalhar na área digital da Mongeral é um desastre. Os gestores são os mais despreparados possíveis. Gerente de e-commerce que nunca trabalhou com digital, gerente de projetos que se acha o próprio Zuckerberg... É triste trabalhar em um lugar que seu gestor não faz a menor ideia do que você faz, mas quer colocar o dedo em tudo. Em um lugar que acham que podem revolucionar o mundo digital, mas não sabem mexer no GA. Em um lugar que falam de últimas técnologias e entregam sites todos quebrados. Em um lugar que se dizem especialistas em projetos, mas não conseguem definir escopos. Basicamente, é triste trabalhar no digital da Mongeral Aegon.

Conselhos para presidência: O RH é ciente de tudo o que rola na área, isso é o mais triste. No período de um ano é capaz de terem demitido a área inteira duas vezes e para o RH isso parece normal. À presidência eu aconselharia pensar mesmo, será que toda essa carta branca dada à esses gestores é válida? Qual foi o resultado real entregado?

Já foi um lugar bom, agora não mais.

Desenvolvedor iOSEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa possui ótimos benefícios como o vale alimentação e os descontos em programas de academia. Possui uma sala descompressão bem grande. É um lugar bom para se trabalhar e aposentar, pois o fundo de pensão a longo prazo é muito bom.

Contras: Alguns gestores não estão preparados para assumir tal responsabilidade. A premissa de um gestor é saber lidar com pessoas e melhorar o ambiente de trabalho, e alguns gerentes do Marketing Digital da Mongeral não sabem lidar muito bem com pessoas, e por diversas vezes misturavam o lado pessoal com o profissional. Em 2017 isso ficou bem evidente quando foram contratados algumas pessoas de cargo Senior, que não detinham capacidade técnica para assumir tal posição, e foram contratados apenas pela fato de serem "amigos" de alguns gestores. Muitos funcionários com cargos de estagiário e junior, realizavam tarefas de nível Senior, mas não eram promovidas, isso causou uma insatisfação em toda a equipe. Outro ponto negativo era a constante promessa dos gestores de implantar metodologias de desenvolvimento ágil, porém isso nunca aconteceu. Os projetos sempre chegavam com datas de entregas já estipuladas, e o escopo do projeto mudava constantemente. Isso comprometia a qualidade das entregas. Mais um ponto negativo é a falta de um plano de carreira adequado para profissionais de TI. Um desenvolvedor Junior que está LIDERANDO uma equipe, e tem entregado tarefas com qualidade de Senior, não pode ser promovido só depois de 2 anos.

Conselhos para presidência: Plano de cargos e salários adequados para profissionais de TI. Gestores realmente capacitados para liderar o Marketing Digital. Utilizar metodologias ágeis de verdade. Só contratar profissionais capacitados que realmente passem pelo processo seletivo da área e pela equipe.

Ótima empresa, área desastrosa.

Analista de Marketing DigitalEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Conseguem atrair bons profissionais, a empresa oferece bons benefícios por conta do sindicato em que está vinculada, mas nada tão espetacular, destaque apenas para os benefícios de refeição e alimentação que se destacam por terem um valor aceitável.

Contras: Apesar de atrair bons profissionais, não possuem qualquer atrativo interno que os faça ficar, tendo os piores gestores da empresa concentrados em uma única área que é o Marketing Digital, são completamente despreparados e acham que a forma de inovar é ir a palestras e copiar a ideia dos outros. Os gestores do Marketing não sabem NADA de tecnologia a não ser repetir como macacos treinados o que pessoas realmente relevantes pra área falam, infelizmente acham que ter pensamento de "dono" é trabalhar até altas horas pra entregar projetos com prazo absurdo. Sem dúvida nenhuma foi uma das piores áreas em que trabalhei no que se refere à gerência, gestores com complexo de Deus, acham que são os melhores do mercado mas não conseguem gerir uma equipe de 20 ~ 40 pessoas.

Conselhos para presidência: Como medida emergencial trocar seus gestores do Marketing Digital, são pessoas desprezíveis, vão desde ameaçar demitirem funcionários à promover seus afetos pessoais (cônjuges) de maneira descarada. Prestar mais atenção na área supracitada, estão perdendo muitos colaboradores excelentes por falta de visão externa, estão confiando em quem não devem, infelizmente.

Mongeral Aegon

Descrição:A Mongeral Aegon se orgulha em ajudar pessoas a planejar um futuro mais tranquilo há quase 200 anos. Em 2009 se uniu ao Grupo Aegon, um dos maiores grupos seguradores do mundo, com operações em mais de 20 países, 47 milhões de clientes e ativos sob gestão de mais de 450 bilhões EUR (o equivalente a mais de R$ 1 trilhão). Hoje é uma das dez maiores seguradoras independentes do país, com mais de 800 mil clientes e faturamento de mais de R$ 640 milhões. É uma empresa que renova e amplia sua atuação a todo momento e está sempre motivada a entender cada vez melhor as necessidades previdenciárias e financeiras dos brasileiros. Assim surgiu o Grupo Mongeral Aegon. Além da Mongeral Aegon Seguros e Previdência, fazem parte do grupo o Mongeral Aegon Fundo de Pensão, a Data A, empresa especializada em gestão de passivos para fundos de pensão, e a Mongeral Aegon Investimentos, gestora de ativos para investidores institucionais e pessoas jurídicas.