Como é trabalhar na Moip?

Uma escola sobre meios de pagamento, mas não se preocupa com pessoas

Comercial

Prós: A cultura da empresa, a proximidade da diretoria com os funcionários, o fato de acreditarem realmente no propósito de ajudar os empreendedores, a falta de hierarquias. Oportunidade de desenvolver projetos com diversas áreas caso você assuma um OKR com elas. Com relação ao produto, é proposta uma solução simplificada para os clientes, preços justos e, principalmente, o fato de ouvirem toda contribuição para melhorar.

Contras: Falta de clareza, transparência e honestidade nas relações entre liderança e analistas. Não existe feedback constante. Além disso, alguns gerentes e coordenadores não refletem os valores do Moip, mas avaliam os colaboradores com base neles. A empresa está passando por um momento difícil em reter talentos e adotou um posicionamento ofensivo, o que não traz segurança para quem ficou.

Conselhos para presidência: Criar uma avaliação 360 para saber como os colaboradores se sentem em relação à liderança.

Potencial não aproveitado

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Trabalhar em um subadquirente é muito interessante, você compreende os diversos modelos de negócios e isso permite o contato com muitas empresas e você sempre tem a oportunidade de aprender.

Contras: O Moip tem um potencial gigante. É uma empresa que possui produtos muito bons e que segue o que acredita que é empoderar os empreendedores e permitir que eles recebam pagamentos de forma simplificada. Porém, falta uma preocupação com gestão de pessoas, com reconhecimento e feedbacks. O Moip possui diversos talentos e, ao mesmo tempo, uma gestão que não é capaz de inspirar as pessoas. Falta este foco, dar uma visão de carreira, dar feedbacks constantes, se preocupar com o profissional e o que ele está aportando à empresa. Acredito que com isso, o ambiente melhoraria mas que para que as coisas mudem, é preciso ter gestores capazes de liderarem, uma realidade bem distante do que acontece no Moip.

Conselhos para presidência: Criar treinamentos para os gestores, ter como os colaboradores avaliarem as lideranças, focar em meritocracia e cobrar melhores resultados.

já foi um bom lugar para trabalhar

Desenvolvedor

Prós: É uma empresa que banca a inovação na área de engenharia e é aberta a eventos, como meetups

Contras: A empresa perdeu o espírito de camaradagem, as iniciativas do RH não envolvem a área de engenharia, o salário é baixo e ninguém está mais disposto a ajudar.

Conselhos para presidência: Ouvir mais os funcionários, contratar pessoas mais proativas, parar de ignorar a caixa de sugestões, dar atenção as críticas, entender que fruta não é um benefício, mudar para um escritório maior, apoiar as iniciativas internas de cultura (e por apoiar quero dizer se envolver, dar opiniões e ajudar as iniciativas a aumentar, não apenas dizer que apoia)...

Sem missão e sem valores

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente descontraído de colegismo e procrastinação, Escritório moderno e boa infraestrutura tecnológica. E vários eventos que fornecem muita cerveja e comidas calóricas

Contras: Diversos processos internos manuais. Sem treinamento e matériais sobre a empresa obsoletos, não existe plano de carreira ao menos que seja amigo íntimo de alguém importante, inexistente processos internos não há divulgacão de vagas internas. Benefício de VR muito abaixo para região, e salario não condiz com o mercado.Recursos humanos confuso e despreparado como todas as áreas.

Conselhos para presidência: Alguns processos são muito burocráticos, algumas pessoas de cargos altos não condizem com a necessidade da empresa, pois não possuem experiência ou know how para serem gestores.

Não recomendo

Executivo de Vendas PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Não há pontos positivos, se comparado aos concorrentes, é muito ruim. Salario fora do mercado, adminstração conflituosa, na base da amizade apenas ou da ameaça.

Contras: A empresa não tem administração, não tem processos, as relações são todas baseadas na administração por conflito, todos banheiros são unissex.

Conselhos para presidência: Profissionalizar. A gerente é amiga pessoal do diretor. A coordenação amiga pessoal da gerencia. RH amigo pessoa da coordenação, ou seja, não há profissionalismo.

Ambiente legal mas pouco crescimento profissional

ComercialEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O ambiente confortável, descontraído e jovem favorece bastante o trabalho em equipe e liberdade para criar e opinar. Mínima existência hirárquica e diretores acessíveis a todo momento.

Contras: Falta de um objetivo comum permeando a empresa para que os funcionários se inspirem. Área de tecnologia muito separada das outras áreas, inclusive fisicamente. Pouca inovação em um mercado extremamente em ascensão e competitivo deixa a desejar em inspiração. Gestores com pouquíssima visão de liderança de pessoas.

Boa para iniciar uma carreira, mas a longo prazo você negligencia a mesma.

Sales Representative

Prós: -Ótimo lugar para iniciar uma carreira. -Ambiente saudável e aparentemente equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. -Flexibilidade e ambiente informal são características muito presentes.

Contras: Não há critérios claros para promoções e benefícios. Falta transparência nas relações e percebe-se dificuldades de gestores em liderar e inspirar pessoas. Plano de carreira? Nem pensar! O Moip é uma empresa ótima, mas, a curto prazo. A longo prazo percebe-se que você acaba negligenciando sua carreira, pois você já aprendeu tudo que tinha que aprender, entregou tudo que tinha para entregar, mas não saiu do mesmo lugar. Falta uma visão de crescimento na empresa, aprendizado e foco em desenvolvimento humano e profissional. - Parece que há 3 empresas dentro de uma: -Devs -Operação em geral - Risco Em cada uma dessas áreas há tratamentos e até culturas diferentes.

Conselhos para presidência: Treinamentos para os gestores, ter como os colaboradores avaliarem as lideranças, focar em meritocracia. Há Okrs mas apenas 50% são entregues, cobrar resultados. Visão de crescimento na empresa, Aprendizado e foco em desenvolvimento humano e profissional.

Não há nada de especial no Moip, empresa de TI como qualquer outra.

Analista Financeiro

Prós: As maioria das áreas se conversam, é relativamente fácil conseguir informações com pessoas de outros times, apesar que algumas pessoas se aproveitam disso para tentar passar o seu trabalho para outras pessoas. Não tem código de vestimenta, é liberado trabalhar de chinelos e saia/bermuda. Em algumas áreas há flexibilidade horária. Clima de camaradagem entre quase todos os funcionários, apesar de alguns gestores não respeitarem os valores que o Moip cobra.

Contras: Após a venda pra uma empresa multinacional alemã, os pontos bons da empresa estão acabando e virando uma empresa como qualquer outra de TI, ou pior. Salários abaixo da média de TI, que já estão abaixo da média do mercado. Heterogeneidade entre as áreas, parece que existem diferentes empresas em uma só, em vista da grande diferenças de culturas entre as áreas. Poucos benefícios, o VR é abaixo da média e demora para aumentar. A máquina de café é horrível, o café das funcionárias da copa é mil vezes melhor, porém , por serem poucas, não conseguem atender a demanda da empresa quando a máquina quebra. Confusão e falta de clareza nas políticas de PLR e outras políticas desse cunho para os funcionários. Apresentam informações conflitantes nas reuniões com os funcionários. Sem plano de carreira ou aumento de salários, muitos ex-funcionários saíram devido a propostas melhores em outras empresas. Área de RH desorganizada, muitos documentos se perdem e não contribuem para o clima organizacional melhorar. Alguns gestores não levam em consideração os impactos que suas decisões terão em outros times. Ambiente abarrotado, mais de 250 funcionários em um ambiente que mal abriga 200. Poucas salas de reunião e ambientes bem barulhentos. A empresa passa uma imagem para a mídia que não condiz com a realidade, produz vídeos que falam que as coisas são perfeitas e todo mundo é feliz. Além de venderem um mundo que não existe para os novos funcionários.

Conselhos para presidência: Para os diretores: Estabelecer salários condizentes com o mercado. Clareza na comunicação com os funcionários. Ser franco ao abordar os problemas internos. Selecionar melhor os gestores, alguns não possuem os valores do Moip. Parar de negligenciar os benefícios, fruta não é benefício. Arrumar um espaço onde as pessoas não se amontoem. Prezar pelo reconhecimento efetivo, com salários bons, plano de carreira, benefícios e promoções.

Empresa com grande potencial, basta aproveitar.

Técnico de Prevenção a Fraude

Prós: O ambiente de trabalho em geral é bom, os benefícios também são atraentes. Lá temos uma boa flexibilidade quanto ao horário de trabalho também.

Contras: No meu setor, a gestão não observa o que há de errado e tenta corrigir, somos tratados diferente dos outros pelo nosso cargo. A empresa não olha para nós como deveriam olhar.

Conselhos para presidência: Todos os setores exceto o risco são bons, realmente seria bom olhar para aqueles que trabalham no risco pois são os que fazem a empresa não ruir. O salário, comparado com outras empresas do mesmo segmento, é ruim.

Empresa boa, funcionários ruins

Analista de Riscos JúniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Clima descontraído, sem a tipica encheção de saco por metas etc, ninguém lá te cobra se você vai mal, o que torna esse ponto positiv,, um pouco negativo.

Contras: Gestores lixos, a maioria não te reconhece se não for com a tua cara, não participam de nada, todos são um bando de incompetente, líders incapacitados.

Conselhos para presidência: Contratar pessoas capacitadas, criar regras e filtros que visem o desenvolvimento dos funcionário, pagar hora extra, plano de carreira melhor.

Moip

Descrição:O Moip é a empresa de pagamentos mais inovadora do Brasil. Iniciamos as operações em 2008 e hoje ajudamos todos os meses mais de 300k empreendedores e PMEs a receberem pagamentos online (e offline). Acreditamos que a inovação e o empreendedorismo devam ser o motor de crescimento do país. Ao contrário de instituições financeiras tradicionais, acordamos todos os dias pensando em como podemos facilitar a vida financeira de pequenos negócios para torná-los perenes e competitivos. Para fazer isso, nos apoiamos em nossa capacidade de usar a tecnologia para resolver problemas, no fanatismo pelos nossos clientes e na vontade de fazer acontecer dos nossos +260 colaboradores. O Moip é sediado em São Paulo e desde o início de 2016 passou a a fazer parte da Wirecard, empresa líder em pagamentos online na Europa com operação em +15 países em todas as regiões do mundo.
Trabalhamos duro para manter a cultura dos tempos de Startup. O ambiente de trabalho é informal, sem burocracias, totalmente orientado para a entrega de valor. Para que isto funcione, procuramos pessoas que valorizem a verdade, sejam autodidatas e auto-motivadas e que acima de tudo amem trabalhar. Estamos atrás dos melhores, em suas respectivas áreas, que saibam ensinar e ser ensinados.