Como é trabalhar na Moip?

MarketingEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: O ambiente, a facilidade de acesso aos diretores, o local que fica a empresa (cheio de restaurantes e perto de tudo), e o serviço oferecido que é realmente bom.

Contras: Tem algumas estruturas desorganizada, falta de hierarquia tem seu lado bom e ruim. Não tem um plano de carreira e os salários deixam a desejar.

Ambiente legal mas pouco crescimento profissional

ComercialEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O ambiente confortável, descontraído e jovem favorece bastante o trabalho em equipe e liberdade para criar e opinar. Mínima existência hirárquica e diretores acessíveis a todo momento.

Contras: Falta de um objetivo comum permeando a empresa para que os funcionários se inspirem. Área de tecnologia muito separada das outras áreas, inclusive fisicamente. Pouca inovação em um mercado extremamente em ascensão e competitivo deixa a desejar em inspiração. Gestores com pouquíssima visão de liderança de pessoas.

Boa para iniciar uma carreira, mas a longo prazo você negligencia a mesma.

Sales Representative

Prós: -Ótimo lugar para iniciar uma carreira. -Ambiente saudável e aparentemente equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. -Flexibilidade e ambiente informal são características muito presentes.

Contras: Não há critérios claros para promoções e benefícios. Falta transparência nas relações e percebe-se dificuldades de gestores em liderar e inspirar pessoas. Plano de carreira? Nem pensar! O Moip é uma empresa ótima, mas, a curto prazo. A longo prazo percebe-se que você acaba negligenciando sua carreira, pois você já aprendeu tudo que tinha que aprender, entregou tudo que tinha para entregar, mas não saiu do mesmo lugar. Falta uma visão de crescimento na empresa, aprendizado e foco em desenvolvimento humano e profissional. - Parece que há 3 empresas dentro de uma: -Devs -Operação em geral - Risco Em cada uma dessas áreas há tratamentos e até culturas diferentes.

Conselhos para presidência: Treinamentos para os gestores, ter como os colaboradores avaliarem as lideranças, focar em meritocracia. Há Okrs mas apenas 50% são entregues, cobrar resultados. Visão de crescimento na empresa, Aprendizado e foco em desenvolvimento humano e profissional.

Uma escola sobre meios de pagamento, mas não se preocupa com pessoas

Comercial

Prós: A cultura da empresa, a proximidade da diretoria com os funcionários, o fato de acreditarem realmente no propósito de ajudar os empreendedores, a falta de hierarquias. Oportunidade de desenvolver projetos com diversas áreas caso você assuma um OKR com elas. Com relação ao produto, é proposta uma solução simplificada para os clientes, preços justos e, principalmente, o fato de ouvirem toda contribuição para melhorar.

Contras: Falta de clareza, transparência e honestidade nas relações entre liderança e analistas. Não existe feedback constante. Além disso, alguns gerentes e coordenadores não refletem os valores do Moip, mas avaliam os colaboradores com base neles. A empresa está passando por um momento difícil em reter talentos e adotou um posicionamento ofensivo, o que não traz segurança para quem ficou.

Conselhos para presidência: Criar uma avaliação 360 para saber como os colaboradores se sentem em relação à liderança.

Potencial não aproveitado

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Trabalhar em um subadquirente é muito interessante, você compreende os diversos modelos de negócios e isso permite o contato com muitas empresas e você sempre tem a oportunidade de aprender.

Contras: O Moip tem um potencial gigante. É uma empresa que possui produtos muito bons e que segue o que acredita que é empoderar os empreendedores e permitir que eles recebam pagamentos de forma simplificada. Porém, falta uma preocupação com gestão de pessoas, com reconhecimento e feedbacks. O Moip possui diversos talentos e, ao mesmo tempo, uma gestão que não é capaz de inspirar as pessoas. Falta este foco, dar uma visão de carreira, dar feedbacks constantes, se preocupar com o profissional e o que ele está aportando à empresa. Acredito que com isso, o ambiente melhoraria mas que para que as coisas mudem, é preciso ter gestores capazes de liderarem, uma realidade bem distante do que acontece no Moip.

Conselhos para presidência: Criar treinamentos para os gestores, ter como os colaboradores avaliarem as lideranças, focar em meritocracia e cobrar melhores resultados.

Vale a pena o aprendizado

Analista de Relacionamento

Prós: Ambiente bastante descontraído com excelente oportunidade de aprendizado. A sinergia entre algumas áreas é realmente excelente e a maioria das pessoas não hesitam em ajudar.

Contras: Os salários não completamente compatíveis com o mercado. Ainda existem falhas, principalmente do RH que é completamente despreparado para gerir pessoas.

Coordenador Customer Success

Prós: O clima da empresa é ótimo, com um ambiente bonito com várias áreas de convivência, permitindo vestimentas despojadas. As pessoas trabalham felizes e não sofrem muita pressão.

Contras: A cultura de entrega de resultados é algo novo dentro do Moip, então não existe tanta cobrança pelo que não é entregue, mas em compensação não existem salários altos.

Conselhos para presidência: Dar mais oportunidades para as pessoas de dentro poderem ser desenvolvidas e assumirem lideranças. Temos muito talento e não investimos em prepará-los.

Lá vamos nós.

DesignerEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: As pessoas de lá são muito boas em geral, o convívio é saudável e tem um ambiente muito bom de se trabalhar que atende todas as necessidades necessárias.

Contras: Salários e rendas. Paga se um pouco abaixo do mercado e ainda exigem muito mais do que está no seu escopo de trabalho, também existe uma certa desorganização de processos.

Boa para se trabalhar e aprender

Consultor de Customer Experience

Prós: O clima na empresa é ótimo, e a flexibilidade que ela oferece também! Gosto muito da autonomia que tenho para desempenhar minhas atividades e projetos.

Contras: Não existe ainda uma política de carreiras muito bem desenvolvidas, o que faz com que os colaboradores fiquem meio perdidos, sem saber pra onde ir.

Não há nada de especial no Moip, empresa de TI como qualquer outra.

Analista Financeiro

Prós: As maioria das áreas se conversam, é relativamente fácil conseguir informações com pessoas de outros times, apesar que algumas pessoas se aproveitam disso para tentar passar o seu trabalho para outras pessoas. Não tem código de vestimenta, é liberado trabalhar de chinelos e saia/bermuda. Em algumas áreas há flexibilidade horária. Clima de camaradagem entre quase todos os funcionários, apesar de alguns gestores não respeitarem os valores que o Moip cobra.

Contras: Após a venda pra uma empresa multinacional alemã, os pontos bons da empresa estão acabando e virando uma empresa como qualquer outra de TI, ou pior. Salários abaixo da média de TI, que já estão abaixo da média do mercado. Heterogeneidade entre as áreas, parece que existem diferentes empresas em uma só, em vista da grande diferenças de culturas entre as áreas. Poucos benefícios, o VR é abaixo da média e demora para aumentar. A máquina de café é horrível, o café das funcionárias da copa é mil vezes melhor, porém , por serem poucas, não conseguem atender a demanda da empresa quando a máquina quebra. Confusão e falta de clareza nas políticas de PLR e outras políticas desse cunho para os funcionários. Apresentam informações conflitantes nas reuniões com os funcionários. Sem plano de carreira ou aumento de salários, muitos ex-funcionários saíram devido a propostas melhores em outras empresas. Área de RH desorganizada, muitos documentos se perdem e não contribuem para o clima organizacional melhorar. Alguns gestores não levam em consideração os impactos que suas decisões terão em outros times. Ambiente abarrotado, mais de 250 funcionários em um ambiente que mal abriga 200. Poucas salas de reunião e ambientes bem barulhentos. A empresa passa uma imagem para a mídia que não condiz com a realidade, produz vídeos que falam que as coisas são perfeitas e todo mundo é feliz. Além de venderem um mundo que não existe para os novos funcionários.

Conselhos para presidência: Para os diretores: Estabelecer salários condizentes com o mercado. Clareza na comunicação com os funcionários. Ser franco ao abordar os problemas internos. Selecionar melhor os gestores, alguns não possuem os valores do Moip. Parar de negligenciar os benefícios, fruta não é benefício. Arrumar um espaço onde as pessoas não se amontoem. Prezar pelo reconhecimento efetivo, com salários bons, plano de carreira, benefícios e promoções.

Moip

Descrição:O Moip é a empresa de pagamentos mais inovadora do Brasil. Iniciamos as operações em 2008 e hoje ajudamos todos os meses mais de 300k empreendedores e PMEs a receberem pagamentos online (e offline). Acreditamos que a inovação e o empreendedorismo devam ser o motor de crescimento do país. Ao contrário de instituições financeiras tradicionais, acordamos todos os dias pensando em como podemos facilitar a vida financeira de pequenos negócios para torná-los perenes e competitivos. Para fazer isso, nos apoiamos em nossa capacidade de usar a tecnologia para resolver problemas, no fanatismo pelos nossos clientes e na vontade de fazer acontecer dos nossos +260 colaboradores. O Moip é sediado em São Paulo e desde o início de 2016 passou a a fazer parte da Wirecard, empresa líder em pagamentos online na Europa com operação em +15 países em todas as regiões do mundo.
Trabalhamos duro para manter a cultura dos tempos de Startup. O ambiente de trabalho é informal, sem burocracias, totalmente orientado para a entrega de valor. Para que isto funcione, procuramos pessoas que valorizem a verdade, sejam autodidatas e auto-motivadas e que acima de tudo amem trabalhar. Estamos atrás dos melhores, em suas respectivas áreas, que saibam ensinar e ser ensinados.