Como é trabalhar na Mitsui & Co (Brasil)?

Coordenador de Negócios

Prós: Bolsa de estudos Treinamentos in-company Festas e eventos para funcionários Paga PL e Bônis Dissídio reajustado em % Ambiente colaborativo Oportunidade de interagir com equipes da matriz (Japão) Conhecer a cultura japonesa Localização muito boa

Contras: Cultura top down da empresa Poder concentrado aos diretores expatriados Pouco ou nenhum poder de decisão dos funcionários locais Pouca abertura para expressar críticas construtivas Não existe plano de carreira

Empresa japonesa excelente para.... os japoneses

Consultor de NegóciosEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: A localização da empresa é muito boa e os beneficios também principalmente o VR que é bem acima da média do mercado. Os colegas de Trabalho brasileiros são legais e se ajudam. Empresa boa para quem quer ficar encostado, sem ambição de desenvolvimento e crescimento.

Contras: Os gestores (todos japoneses) não permitem que aja interação, ou seja, você deve ficar sentado na sua mesa e só levantar para ir ao banheiro, já que a copeira leva água em todas as mesas. Se você se levantar para falar com colega de outro setor, fazem cara feia. Não dão oportunidades a brasileiros. Se for mulher, pior ainda. Para crescer, tem que ficar a disposição dos japoneses inclusive nos finais de semana. Fazem comentários na frente do funcionário em Japonês para que não se entenda, inclusive em reuniões onde é "estimulado" a participação de todos. A cultura é muito diferente e há uma desconfiança muito grande em relação ao trabalho executado pelos brasileiros. Todo o trabalho é supervisionado e não há espaço para tomadas de decisão. Nas festas de despedida e fim de ano, os japoneses perdem a linha.

Conselhos para presidência: Permitir que ocorra igual na Mitsui Gás, onde há brasileiros em cargos de alta gestão.

Uma boa empresa para se trabalhar

Assistente ContábilEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Ambiente agradável e silencioso, com pessoas bacanas. Enquanto você trabalha quase não ouve pessoas falando. Porém o almoço costuma ser bem familiar.

Contras: Falta de oportunidades. As pessoas passam anos na mesma atividade de forma que dificilmente aprendem novas coisas. E quem entra na empresa as vezes não tem contato com a atividade para qual se especializou.

Mitsui & Co (Brasil)