Como é trabalhar na Ministério Público Federal (MPF)?

oportunidade muito boa

Recife, PE

Prós: oportunidade de aprendizado é muito grande, vez que trabalhamos diretamente com o procurador em seu gabinete na elaboração de peças processuais, flexibilização de horários, compensação de horários e possibilidade de ter a falta abonada nos dias de provas.

Contras: alguns gabinetes não possibilitam benefícios como flexibilização de horários e dispensa nos dias de provas, tornando desigual a condição de alguns estagiários. ademais, inexistem pontos negativos.

Fantástico.

Estagiário Jurídico

Prós: O Lugar que eu mais aprendi até hoje, tive oportunidade de desenvolver peças jurídicas, tive oportunidade de colocar meus conhecimentos em prática e etc.

Contras: O salário é bem abaixo do mercado, no entanto, entrei no MPF já sabendo dessa condição e não me arrependo nenhum pouco, valeu a pena cada semana.

É um ótimo lugar, mas deveria exigir metas de produtividade.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A infraestrutura é excelente, é um dos melhores órgãos públicos do país. Além disso, o trabalho é muito interessante, sobretudo quando a atuação ocorre em segunda instância.

Contras: Como a regra geral do funcionalismo, muitos funcionários são acomodados e não buscam cumprir atentamente seus deveres profissionais. Assim, muito trabalho é acumulado nas costas de quem realmente quer trabalhar.

Um bom lugar para estagiar

Porto Alegre, RS

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. A nova sede é bonita e espaçosa, além de contar com uma máquina de café gratuita em cada andar. Temos livre acesso à biblioteca e o período de trabalho é de apenas 4h diárias.

Contras: Ás vezes o setor de estágios atrasa o pagamento da bolsa-auxílio e obviamente não existe qualquer forma de ser efetivado, haja vista a necessidade de realizar concurso público, o que realmente é uma pena.

Local de aprendizado

Auxiliar de Serviços/ Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2019

Prós: Excelente equipe, ambiente tranquilo. O trabalho não é pesado e você tem a oportunidade de aprender ao lado de pessoas importantes. Vale a pena para pegar experiência.

Contras: As atividades mudam muito dependendo do ambiente em que você é colocado. Também não há garantia de setor até ser aprovado no concurso. É necessário ser flexível.

Um ótimo lugar para se trabalhar.

Analista Processual

Brasília, DF

Prós: Possibilidade de atuação em diversas áreas do direito, ligando com demandas de alta complexidade. Além disso, o ambiente com colegas muito qualificados.

Contras: As possibilidades de ascensão são pequenas, há um certo engessamento que é comum ao serviço público. Além disso, a baixa autonomia do cargo é frustrante algumas vezes.

Excelente oportunidade de aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Cuiabá, MT

Prós: Excelente oportunidade de aprendizado e ambiente extremamente profissional. Boa reputação da empresa destaca o currículo. O estagiário não faz serviço de office boy. A carga horária é excelente.

Contras: O único ponto negativo é que fica impedido de exercer a advocacia ou de lidar com processos reais no estágio obrigatório da universidade (no caso de estagiário do órgão).

Realizando valores, com burocracia excessiva e liderança frágil

Procurador

Brasília, DF

Prós: Estabilidade, independência e remuneração, em geral, acima da média para cargos equivalentes no setor privado. Atuação em favor do interesse público, com ênfase na realização de valores por meio da aplicação do direito. Flexibilidade relativa de horário. Informalidade, em comparação com outras organizações ligadas ao direito, e maior abertura a críticas. Prestígio social.

Contras: Ausência completa de formação de lideranças. Política remuneratória errática, dependente de humores políticos e da situação fiscal do país, com mínima diferença entre os níveis iniciais e finais da carreira. Burocracia excessiva, foco nos processos, muitas vezes formalistas, e não nos resultados, que nem sequer são medidos de forma adequada. Variação drástica de ambiente de trabalho conforme o local (a organização tem sedes nas capitais de todos os Estados, no Distrito Federal e em diversas cidades do interior; e em cada sede há muitos setores). Acesso difícil - quase impossível - a cargos de chefia. Politização do processo de escolha das lideranças (chefes de unidades, Procurador-geral, conselheiros) mediante eleições internas. Dispersão de esforços e insulamento dos órgãos de execução da atividade-fim.

Conselhos para presidência: Promover uma reavaliação completa da formação de pessoal. Acrescentar previsibilidade e racionalidade à política de remuneração. Oferecer mais diálogo. Avançar radicalmente na desburocratização.

Ótimo aprendizado, reconhecimento salarial baixo

Guarulhos, SP

Prós: Ótima chance de aprendizado, com grande volume de trabalho, o que faz com que o estagiário tenha contato com diversos tipos de casos e problemas

Contras: São 4 horas de trabalho sem regime de hora extra. Não há banco de horas, apenas compensação. O auxílio transporte e baixo e não tem reajuste há anos, assim como o salário

boa

Serviços Diversos

Laranja da Terra, ES

Prós: Os benefícios são excelentes, empresa ótima para se trabalhar, possibilidade de crescimento na carreira, bolsas de estudo, cursos e treinamentos para aperfeiçoamento, restaurante na empresa.

Contras: O salário é bom a equipe tenta te apoiar e te incentivar. Os clientes em sua maioria são educados e abertos ao diálogo. A chefia também não apresenta problemas graves.

Ministério Público Federal (MPF)