Como é trabalhar na Ministério Público Federal (MPF)?

Uma experiência incrível, recomendo muito

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Guarulhos, SP

Prós: Incentivo ao estudo, acompanhamento de analistas e procuradores na produção das peças, cumprimento rigoroso da lei de estágio

Contras: Não há plano de carreira (a única via é concurso público), contrato com duração máxima de 2 anos, tempo estagiado não conta no concursos da própria instituição que requerem experiência jurídica, contudo, contam para outras (como é o caso da defensoria pública)

Conselhos para presidência: Acredito que contar o tempo estagiado como experiência jurídica para concursos públicos seria muito interessante.

Ótimo órgão público para o estagiário de Direito

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2011

Goiânia, GO

Prós: Ótimo órgão público para o estagiário de Direito que deseja aprender temas específicos da área federal. Bolsa de estágio acima da média de outros órgãos.

Contras: O relacionamento da procuradoria geral em Brasília com as procuradorias nos estados, especialmente quanto às regras destinadas aos estagiários (às vezes, éramos tratados como servidores e não estagiários).

Estágio na Procuradoria Regional da República

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Incrível aprendizado para quem pretende estagiar na área pública, além de uma remuneração acima do que o que costumam receber estagiários no setor público. Além disso, a carga horária é bem tranquila para quem pretende continuar se esforçando com os estudos.

Contras: A variabilidade de assuntos é um pouco limitada e a flexibilidade dentro do órgão também é reduzida. Fora isso não tenho muitas reclamações, realmente adorei meu tempo lá.

Satisfação

Assessor Jurídico

Belém, PA

Prós: Temos uma grande flexibilidade de horários. A nossa jornada de trabalho é reduzida em uma hora do que está previsto para cumprirmos. Há um excelente apoio material para desenvolver o trabalho. O reconhecimento da sociedade é gratificante.

Contras: Os chefes não valorizam tanto o trabalho desempenhado. Os chefes ficam com todo o crédito pelo excelente trabalho, incluindo casos de repercussão na mídia. Nunca o nome do servidor é mencionado. Não se faz um adequado aproveitamento das melhores capacidades dos servidores. As regras internas mudam sem consultas.

Conselhos para presidência: Diálogo com os servidores. Colaboração de verdade.

Ótimo lugar para apreender.

Florianópolis, SC

Prós: Excelente ambiente de aprendizado. Saudável, pessoas legais, liberdade para desenvolver seu trabalho sem pressão de resultados, chefe interessado em ensinar.

Contras: Não vejo pontos negativos, eles tratam os estagiários muito melhor que outros Órgãos do Poder Judiciário e pagam melhor que escritórios de advocacia.

Emprego satisfatório

Chefe de Núcleo

Prós: Facilidade de marcação de férias, jornada de 7 horas diárias, pouca demanda, boa infraestrutura, possibilidade de remoção para todo território nacional

Contras: Salário não é reajustado anualmente com a inflação, dificuldade de crescimento na carreira, não concede auxílio transporte, gestão fraca de recursos humanos

boa oportunidade

Prós: As instalações são boas. O banheiro mais limpo que já vi em órgãos públicos. Há plano de carreira e muitos cursos para desenvolvimento.

Contras: A negociação para reajuste salarial é muito dificultada pelos acordos que ocorrem nos bastidores entre os membros e o Poder Legislativo.

Conselhos para presidência: Nivelar o tratamento dispensado aos membros e aos servidores.

Satisfeita com pouco.

Prós: Trabalho com o que eu gosto. Perto da minha casa. Horário flexível.

Contras: Clima interno muito ruim entre os servidores que se sentem desvalorizados e insatisfeitos. Diferença muito grande no tratamento de membros e servidores. As pessoas aqui fazem o mínimo necessário e não o máximo possível.

Conselhos para presidência: Pagar melhor para poder cobrar mais de seus servidores.

empresa que permite qualidade de vida

Analista de Processos I

Boa Vista, RR

Prós: trabalho sete horas por dia sem exigência de horas extras e flexibilidade de horários.

Contras: falta de treinamento para os funcionários novos. poderiamos ter mais estudo com o que vamos trabalhar apos a nossa lotação deinitiva

Só pelo dinheiro.

Administrador de Redes Pleno

São José dos Campos, SP

Prós: Pagamento legal, horário de trabalho flexível. Estável

Contras: Chefias despreparadas. Carreira não é muito promissora. Não há treinamento bom para o funcionário. Se você for servidor é apenas um minion. Diferença de tratamento entre cargos enorme.

Ministério Público Federal (MPF)