Como é trabalhar na Ministério Público Federal (MPF)?

São João de Meriti, RJ

Prós: As pessoas são educadas e te ajudam no que precisam. Além de ter muito aprendizado

Contras: Salário

insatisfação com o salario e reconhecimento

Analista Sênior

Macapá, AP

Prós: Bom apoio tecnológico, infraestrutura boa, progressão no tempo cabível

Contras: Salário defasado há 9 anos, pouca valorização dos assessores que mais trabalham para o alcance da atividade fim

Conselhos para presidência: Valorizar o servidor, reconhecer nosso trabalho e aumentar nossos benefício

negativa

Técnico

Niterói, RJ

Prós: Estabilidade e segurança. Sem sustos de demissões.

Contras: monotonia, trabalho repetitivo, pouca inovação e excesso de hierarquia e desigualdade

Vale para quem quer segurança

Prós: Estabilidade , folgas e salário Valen muito a pena. Vc faz parecer para procuradores. O nível eh bem alto. Tem possibilidade de mudar de cidade e estado

Contras: Lá eh muito segregador, pessoas inteligentes são menosprezaras pelos procuradores. Não há nada que motive o servidor e a gente não pode assinar o próprio trabalho.

Um centro de excelência de pessoal, um local de grande estrutura. Contudo de baixa meritocracia.

Técnico de Segurança Institucional e Transporte

Teresina, PI

Prós: Potencial humano. Bom plano de cargos e salários, plano de saúde e tempo para o servidor. Mobilidade para as principais cidades brasileiras.

Contras: Concentração de decisões , por parte de quem gerencia a instituição. Grande apego a forma e a burocracia administrativa. Pouca valorização aos servidores concursados.

Conselhos para presidência: Valorizar servidores não se limita a um plano de cargos e salários. Deve-se fazer com que todos sintam-se parte do processo de organização e criação do Órgão.

Bom, mas parado

Técnico Administrativo

Prós: Boa estrutura, bom relacionamento entre os empregados, carga horário diferenciada de 7h corridas; não precisa lidar com pessoas arrogantes nem com metas abusivas. Alto salário

Contras: Estagnação típica do serviço público, tudo burocratizado, serviço muito simples de ser feito. Deveria haver maior flexibilidade de atuação entre os servidores.

Conselhos para presidência: Flexibilizar e dinamizar processos de alocação de mão de obra.

Bom

Prós: Órgão de prestígio e boa estrutura. Trabalha-se em prol da sociedade e do bem comum. A estabilidade, inerente ao cargo, também é importante.

Contras: Salários defasados em relação a outras carreiras. Há 10 anos a remuneração era próxima a do TCU. Hoje está distante. Com o reajuste aprovado em 2016, até 2019 a remuneração estará mais atraente.

Bom para aprender

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Dependendo de qual gabinete vc trabalhar, o ambiente é ótimo. No meu caso, só trabalhei com pessoas legais. Aprendi muito também, tendo em vista que o trabalho é só intelectual mesmo, sem os trabalhos administrativos comuns para estagiários em escritórios de direito.

Contras: Depois de um tempo a rotina fica repetitiva pois se faz sempre a mesma coisa, tirando um processo ou outro diferente que aparece. Além disso, por ser um órgão público, há muita monotonia e não há muita motivação ou chance de efetivação.

Emprego satisfatório

Chefe de Núcleo

Prós: Facilidade de marcação de férias, jornada de 7 horas diárias, pouca demanda, boa infraestrutura, possibilidade de remoção para todo território nacional

Contras: Salário não é reajustado anualmente com a inflação, dificuldade de crescimento na carreira, não concede auxílio transporte, gestão fraca de recursos humanos

Estágio tranquilo

Estagiário de Direito

Prós: Horário flexível. Respeito a carga horária de estágio, podendo ter uma folga na semana, fazendo uma hora a mais nos dias que você vai para compensar. Clima amigável.

Contras: Serviço público, o que não gera incentivos para o trabalho. Estrutura hierarquizada, sem possibilidade de acensão . Procuradores que não trabalham, ganham muito, enquanto servidores fazem todo o trabalho e não tem reajuste há anos.

Ministério Público Federal (MPF)