Como é trabalhar na Ministério Público Federal (MPF)?

Excelente oportunidade de aprendizado

Porto Alegre, RS

Prós: Muita aprendizagem, diversidade de demandas e pouca carga horária. Oportunidade de se trabalhar com áreas diversificadas e processos complexos. Boa localização.

Contras: Ambientes de trabalho bastante diversos podendo prejudicar o aprendizado e o trabalho. Por vezes, muitas demandas. Salários poderia ser um pouco melhor.

Ótimo lugar para aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ótimo lugar para aprendizado, infraestrutura excelente. Acesso à biblioteca para estudos, possibilidade de carga horária reduzida em época de avaliações na faculdade e etc.

Contras: O trabalho às vezes pode ser desgastante em razão do excesso de processo. Porém, isso não é frequente. No geral, é um ótimo órgão. Não há pontos negativos substanciais.

Estágio em órgão Público Federal

Maceió, AL

Prós: Ambiente laboral satisfatório, tratamento e relacionamento agradável com os servidores e terceirizados, atenção do supervisor direto, flexibilidade de horário.

Contras: As experiências desagradáveis nesse período não podem ser relacionadas ao setor específico no qual trabalhei, todas se trataram de minha inexperiência e na busca para superá-las. Prefiro aprender constantemente e essa área é marcada por rotinas o que pode vir a desagradar alguns

Excelente

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Volta Redonda, RJ

Prós: Horário flexível, salário maior que a média do mercado para estagiários, grande contato com procuradores, analistas e técnicos que proporcionam o conhecimento de direito público.

Contras: Pouca experiência de conteúdo de Direito Privado, sendo extremamente voltado a matérias de competência exclusiva da Justiça Federal, o que limita o estudante.

Ótimo

Técnico AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Ambiente de trabalho excelente. Renumerado atrativa. Muito aprendizado. Há cursos de capacitação, desenvolvimento na carreira (as 13 progressões).

Contras: O único ponto negativo, é que não há ascensão de carreira (muitas oportunidades para crescimento, para quem gosta de desafios e afins, vai se decepcionar).

Conselhos para presidência: Menos burocracia

Construtivo

Recife, PE

Prós: Possibilidade de trabalhar com temas relevantes no cotidiano. Sedes bem estruturadas e pessoas bem qualificadas trabalhando lá, o que possibilita a evolução do aprendizado.

Contras: Alguns procuradores podem exigir muito dos servidores, que são, em certos casos, poucos. A distorção entre o tratamento de servidores e procuradores também pode causar certo desconforto.

Vale a pena

Procurador do Trabalho

Campinas, SP

Prós: Estabilidade depois de muitos anos de estudo com grande dinâmica no trabalho do dia dia. Possibilidade de fazer a diferença para a sociedade em tempos de crise.

Contras: Estresse em grandes casos, falta de mobilidade na carreira, dificuldade de mudança de local de trabalho, falta de padronização de procedimentos entre outros.

Excelente para aprender.

Campinas, SP

Prós: Fácil acesso aos Procuradores e trâmites internos pouco burocráticos que permitem celeridade nas atividades internas. Ótima chance de aprendizado, cobrindo todos os instrumentos jurídicos, desde o inquérito policial à recursos especiais.

Contras: Embora o aprendizado profissional seja incrível, a poucas ou nenhuma saída do ambiente do ministério público, como por exemplo ver audiências ou visitar órgãos públicos relacionados a atividade ministerial.

Tempo para estudar e dedicar-se com calma nos casos concretos.

São João de Meriti, RJ

Prós: Os servidores são no geral super solícitos e inteligentes e a chance de aprendizado é muito boa na medida que envolve muita matéria. Recomendo ao pessoal que esteja ao menos no 3 ano de direito.

Contras: Acredito que falta um pouco de sistema de feedbacks ao estagiário para seu crescimento assim como programas de ensino e desenvolvimento pessoal do mesmo.

excelente para o crescimento profissional

EstágioEx-funcionário, saiu em 2013

Duque de Caxias, RJ

Prós: excelente ambiente para crescimento profissional, baixa pressão, oportunidades, conhecer e aperfeiçoar várias coisas sobre informatica, escritórios super bem organizados

Contras: no setor de almoxarifado você trabalha muito e as vezes fica sobrecarregado, há uma cobrança grande dos superiores para que o trabalho seja perfeito.

Ministério Público Federal (MPF)