Como é trabalhar na Ministério Público Federal (MPF)?

Bom local para apreender

EstudanteEx-funcionário, saiu em 2013

Niterói, RJ

Prós: Trata-se de um órgão público. Logo, somente temos contato com servidores públicos. Minha relação com o Procurador era direta. Logo, muito pude apreender.

Contras: A hierarquia é bem rígida. Você fica limitado ao posicionamento dos Procuradores, não possui liberdade para conferir outra interpretação para os casos.

Bom lugar para trabalhar com qualidade vida

Técnico

Brasília, DF

Prós: O órgão possui remuneração satisfatória, o horário de trabalho é legal , permite boa qualidade de vida. A pressão não é alta e permite algum grau de liberdade para desenvolver o seu trabalho

Contras: As vezes a distribuição de tarefas/atividades não são tão claras entre os profissionais envolvidos. Questões como a meritocracia poderiam ser mais consideradas em algumas situações.

Vale a pena

Procurador do Trabalho

Campinas, SP

Prós: Estabilidade depois de muitos anos de estudo com grande dinâmica no trabalho do dia dia. Possibilidade de fazer a diferença para a sociedade em tempos de crise.

Contras: Estresse em grandes casos, falta de mobilidade na carreira, dificuldade de mudança de local de trabalho, falta de padronização de procedimentos entre outros.

Ótima oportunidade de aprendizagem

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com vários assuntos e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. O prédio é bem localizado.

Contras: O acesso à alguns procuradores, às vezes, não é fácil. Esse é o único ponto negativo, na minha opinião. A bolsa-auxílio dos estagiários não aumenta há muito tempo.

Excelente para aprender.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: Fácil acesso aos Procuradores e trâmites internos pouco burocráticos que permitem celeridade nas atividades internas. Ótima chance de aprendizado, cobrindo todos os instrumentos jurídicos, desde o inquérito policial à recursos especiais.

Contras: Embora o aprendizado profissional seja incrível, a poucas ou nenhuma saída do ambiente do ministério público, como por exemplo ver audiências ou visitar órgãos públicos relacionados a atividade ministerial.

Excelente empresa pra quem quer apenas ganhar seu dindin

Técnico Administrativo

Goiânia, GO

Prós: O nível de colegas e um ponto alto. Pessoas cultas sem "baixaria" nenhuma, com atribuições muito bem definidas. Salario pontual, muitos cursos de capacitação

Contras: Para quem gosta da área jurídica, não ha o que reclamar. Talvez dentre as três melhores empresas do Brasil na área do direito. Procuradores muito respeitosos com servidores.

Tempo para estudar e dedicar-se com calma nos casos concretos.

São João de Meriti, RJ

Prós: Os servidores são no geral super solícitos e inteligentes e a chance de aprendizado é muito boa na medida que envolve muita matéria. Recomendo ao pessoal que esteja ao menos no 3 ano de direito.

Contras: Acredito que falta um pouco de sistema de feedbacks ao estagiário para seu crescimento assim como programas de ensino e desenvolvimento pessoal do mesmo.

excelente para o crescimento profissional

EstágioEx-funcionário, saiu em 2013

Duque de Caxias, RJ

Prós: excelente ambiente para crescimento profissional, baixa pressão, oportunidades, conhecer e aperfeiçoar várias coisas sobre informatica, escritórios super bem organizados

Contras: no setor de almoxarifado você trabalha muito e as vezes fica sobrecarregado, há uma cobrança grande dos superiores para que o trabalho seja perfeito.

Trabalho importante

Prós: Bom ambiente e trabalho gratificante. Horas e pagamento compatível com o mercado. Muita possibilidade de aprendizado. Oportunidade de lidar com pessoa brilhantes.

Contras: Entre a muito pouco tempo na empresa então não pude ver ainda pontos negativos mas diria que o pagamento poderia ser ser um pouco mais alto não que o de agora esteja baixo

Órgão Público de Excelência.

Analista Jurídico

Prós: Órgão de excelência. Profissionais sérios e dedicados. Respeito mútuo e colaboração no ambiente de trabalho. Muita das ações e investigações realizadas são destaque no Brasil e no Mundo.

Contras: Quadro de carreira estagnado devido ao regime jurídico estatutário e devido também ao ambiente político desfavorável ao crescimento da remuneração dos profissionais do órgão.

Ministério Público Federal (MPF)