Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro logo

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

Como é trabalhar na Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro?

Razoável

Prós: O ingresso é mediante concurso público, o que confere certa "estabilidade" para quem precisa pagar faculdade ou que precise muito de um orçamento mensal garantido.

Contras: O órgão tem pouca estrutura de informática para os estagiários, pois geralmente ficam com as máquinas mais antigas, com monitores de CRT, por exemplo.

vida de estagiario

Prós: pontos positivos existem para quem faz estágio na are ade direito, pois aqui dão grande valor a pessoas que estão para se formar nessa area..

Contras: Para qualquer outro curso superior que não seja de direito fazer estagio aqui não vale, remuneração muito baixa e nivel de aprendizado muito baixo também

Não se paga muito bem, mas a experiência

Estagiário Forense

Prós: Autonomia e ambiente de aprendizado. Carga de trabalho bem distribuída entre a equipe e entre os órgãos de execução. Oportunidade de remoção para obtenção de experiência em outras áreas. Setor de coordenação de estagiários eficiente e organizada. Agenda de eventos e palestras de temas relevantes sempre cheia. Respeito à carga horária.

Contras: Remuneração abaixo do que pagam outros órgãos públicos (PGM - Rio, PGE-RJ, MPF, BNDES todos pagam mais) e sem benefício (VT ou VR). O ambiente poderia ser um pouco mais motivador e estimulante à qualificação do estagiário, com realização de cursos ou concursos (de artigos, por exemplo).

Depende da sua lotação

Técnico do Ministério Público

Prós: Bom salário, se comparado com o funcionalismo estadual do Rio. Possibilidade de trabalhar em várias sedes do MP no Estado, tem auxílio alimentação, transporte, creche e transporte.

Contras: Cultura organizacional fraca, falta de transparência no processo de remoção, poucas chances de ascensão dentro do MP, ponto eletrônico inflexível, chefias sem treinamento em administração.

Conselhos para presidência: Oferecer cursos de aperfeico

boa

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2016

Duque de Caxias, RJ

Prós: Prós: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. O escritório é bem localizado.Liberdade de trabalho, horários flexíveis, excelente pacote de benefícios como alimentação, seguro saúde, seguro de vida e descontos nas empresas conveniadas. Exige alta performance dos funcionários mas possui recompensa em forma de PLR e, para os executivos o bônus anual.

Contras: Trabalhar no banco é o sonho de muitos profissionais, afinal, as instituições financeiras oferecem vários benefícios aos seus funcionários. Além de receber um salário alto, o empregado do setor bancário tem direito a previdência privada, plano de saúde, ticket de refeição, seguro de vida, acesso ao crédito facilitado, participação nos lucros e plano de carreira. Ele também tem a garantia de não precisar trabalhar aos sábados e domingos. Ser funcionário de um banco privado também tem o seu lado ruim. Você deve ter disposição e preparo emocional para lidar com constantes cobranças e competições. A rotina de trabalho, de segunda a sexta-feira, pode ficar cansativa devido à sobrecarga de tarefas. Até chegar aos cargos mais altos do banco, o seu trabalho será árduo e muitas vezes estressante.rós: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. O escritório é bem localizado. Contras: Muitos cargos de chefia, LEIA MAIS...

Ótima oportunidade para quem busca equilíbrio entre estágio e faculdade

EstágioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ótimo ambiente para aprendizado, carga horária tranquila, de forma que não atrapalha o desempenho na faculdade, respeito à lei de estágio e flexibilidade de horário.

Contras: Como a maioria dos órgãos públicos, o volume de trabalho é grande e a estrutura física precisa ser atualizada (exemplo: computadores e impressoras). Bolsa um pouco abaixo do mercado.

Estágio bom

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente muito agradável, profissionais capacitados e pró-ativos. Acredito que o melhor é o aprendizado. Os promotores são atenciosos e pacientes.

Contras: Remuneração baixa. Não há como crescer profissionalmente, haja vista ser órgão público. A dinâmica de trabalho lenta. Muita burocracia, até mesmo nas coisas mais simples

Bom ambiente de trabalho

AssessorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: O ambiente de trabalho era muito bom, os colegas, a infra estrutura, eu gostava do trabalho que realizava, horário flexível com o promotor...

Contras: O órgão não possui plano de carreira para esse cargo em comissão, então depois de algum tempo há a sensação de estar estagnado...... No momento nao há vagas..

Um bom lugar para estagiar, apesar dos pesares.

Estagiário Superior

Prós: A flexibilidade do horário; a confiança que é depositada no estagiário (pelo menos no meu caso), o ambiente que não é opressivo; certa autonomia que nos e dada ao desempenhar alguns serviços.

Contras: A gestão às vezes peca no trato com os funcionários. Não há um ambiente disponível para nosso momento de pausa, é mais uma micro sala adaptada. Falta também certo dinamismo na fase de aprendizado que é o estágio. Muitas vezes passamos meses desempenhando o mesmo serviço quando no contrato se dispõe que façamos mais. Não há benefício, a não ser o vale transporte. O valor da bolsa é pequeno, poderia ser um pouco melhor. A localização também é péssima, lugar pouco movimentado.

Conselhos para presidência: Poderiam realmente investir no estagiário...traçar um plano de metas a serem cumpridas, explicar o porquê da realização de determinado trabalho. Enfim, aprofundar mais no que o estagiário pode realmente contribuir para o bom funcionamento do órgão.

Salário razoável e benefícios bons

Desenvolvedor Júnior

Prós: Bom ambiente para começar a carreira, com beneficios de plano de saude e vale refeição com valores bem altos, boa localização bem perto do centro.

Contras: horário de 11 as 19h é ruim para quem mora longe do centro pois chega em casa muito tarde. Equipe pequena e muitos projetos oque acaba sobrecarregando as pessoas.

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro