Como é trabalhar na Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro?

Ótima experiência!

Estagiário de Direito

Prós: Atualmente sou estagiária forense, atuando junto a promotoria do Tribunal do Júri. Ótimo local para aprendizado. Funcionários respeitosos e dispostos a ajudar.

Contras: Um dos pontos negativos é que o contrato termina por ser pública. Quanto a bolsa, considero razoável. Não poder acumular com outros estágios é ruim.

Apesar de tudo, eu gosto de trabalhar aqui

Auxiliar IV - A6

Prós: Flexibilidade de horário é ótimo, não trabalha fins de semana (só quem dá plantão), recesso com o judiciário no fim do ano. Flexibilidade para marcar as férias (depende do setor, tipo de serviço e da gerencia).

Contras: Se você está como cargo em comissão, dificilmente consegue aumento devido a lei. A maioria das vezes tem que trocar de cargo ou ficar pedindo incessantemente a direção. Aumento é quase um milagre e não há plano de carreira para comissionado

Salário baixo, ambiente bom

Estagiário Superior

Niterói, RJ

Prós: Aceita estagiários desde o 1 período da faculdade, ensina bem o que se tem que fazer, no local que trabalhei as equipes conseguiam se entender muito bem e no geral foi uma excelente primeira experiência.

Contras: Muitas vezes achava que o trabalho ali era só uma mão de obra mais barata que um servidor concursado, não conseguia linkar o que aprendia na faculdade com as tarefas que lá desempenhava, além do mais a bolsa de 600 reais é bem pequena se comparado a outros locais.

Recomendo

Estagiário de TI

Prós: Ambiente de aprendizado constante. Tarefas compatíveis com o acordado no termo de compromisso. Local acessível por diversos meios de transporte.

Contras: Salário incompatível com a quantidade de tarefas e responsabilidade. Muitas restrições para o estagiário, e diferenciação entre servidores e membros.

Um ótimo ambiente de trabalho.

Itaocara, RJ

Prós: O companheirismo, alegria, etc. todos tem um bom relacionamento um com o outro, são todos prestativos, auxiliam no seu desempenho, se preocupam com seu bem estar, tiram todas as suas duvidas. São excelentes profissionais.

Contras: Não existe um ponto negativo no ambiente de trabalho, mas o que prejudica bastante é o horário, por que muita das vezes o horário escolar não condiz com o horário do transporte e o horário do transporte não condiz com a carga horária. Fora isso, nada mas.

Não é a coisa mais divertida do mundo

Estagiário Forense

Volta Redonda, RJ

Prós: O aprendizado, a convivência com os colegas, a sensação de estar fazendo parte de um órgão que tem impacto real na sociedade. O cafezinho também é ótimo.

Contras: O volume de trabalho, a indiferença dos seus superiores, o caráter mecânico e repetitivo que algumas tarefas tem e os problemas comuns a qualquer espaço de convivência humana.

Prós: O ambiente de trabalho é relativamente descontraído, com alguma flexiblidade de horário. O estágio de 4 horas ajuda a puxar mais matérias na faculdade.

Contras: Bolsa do estágio é baixa comparada a maioria das outras vagas de TI. Não tem possiblidade de ser contratado ou amentar a bolsa de estágio. Apesar de haver certa flexibilidade, ela é limitada e vista mais como um favor do que um benefício.

Conselhos para presidência: Ou aumente a bolsa dos estagiários ou invista cada vez mais em flexiblidade. Como está vai continuar a perder os melhores estagiários.

Excelente loca para trablhar

Promotor de Justiça

Prós: O trabalho é muito interessante e a estrutura fornecida aos promotores é muito boa. Ainda há falta de recursos para a realização de investigações completas, mas mada que inviabilize.

Contras: A forma de remuneração fixa desestimula, já que independentemente do que se faz o salário é o mesmo. O ideal seria a existência de remuneração variável a fim de estimular o servidor.

Recomendo

Prós: Grande aprendizado nas promotorias de justiça junto as vara criminais da capital. Ampla liberdade na confecção de peças processuais. Horário flexível.

Contras: Estrutura de trabalho um pouco precária. Computadores bem antigos, ainda com Windows XP. Mesas e cadeiras antigas, algumas quebradas. No mais, é bom.

Razoável

Prós: O ingresso é mediante concurso público, o que confere certa "estabilidade" para quem precisa pagar faculdade ou que precise muito de um orçamento mensal garantido.

Contras: O órgão tem pouca estrutura de informática para os estagiários, pois geralmente ficam com as máquinas mais antigas, com monitores de CRT, por exemplo.

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro