Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)

Como é trabalhar na Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)?

Super Reocmendo

EstágioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente super gostoso de se trabalhar e ótima oportunidade de aprendizagem, tendo a oportunidade de acompanhar os profissionais nas audiências.

Contras: Único ponto ruim é o valor da bolsa, muito discrepante com relação ao salário em escritórios, mas compatível com as quatro horas de trabalho somente.

Boa experiência.

Estágio

Prós: Adquire-se vasto conhecimento e o ambiente é agradável, além disso as pessoas são respeitosas e o órgão tem boa visibilidade no mercado de trabalho.

Contras: O valor da bolsa auxílio é muito baixo e, em decorrência disto, muitos não continuam no estágio, pois o valor não é suficiente para suprir necessidades básicas, como pagar a faculdade.

Uma excelente empresa

Oficial de Promotoria

Prós: Políticas de crescimento profissional e incentivos no estudo, liberdade de horários, ótimos ambientes de trabalho, valorização do funcionário.

Contras: Sentimento frequente de pressão, de maneira geral, existem pessoas que procrastinam no ambiente laborial o que é um ponto que precisava ter fiscalizacão, tendo em vista que envolve dinheiro público

Auxiliar Administrativo I

Prós: O trabalho é extremamente fácil para o salário que ganho. Com as explicações corretas, eu já sabia o que fazer em menos de um mês. Porém, tive a sorte de já entrar trabalhando na corregedoria geral, não sei se o mesmo se aplica às outras unidades do MPSP espalhadas pelo estado.

Contras: Tive um pouco de dificuldade pois aqui é a Corregedoria e temos que garantir que os promotores das outras unidades do Ministério Público estejam realizando seu trabalho corretamente, e eu nunca tive nenhum contato com esse tipo de serviço público antes. Porém com o tempo fui aprendendo o papel desse órgão e hoje acho a coisa mais fácil do mundo.

Vale a pena.

Campinas, SP

Prós: Aprende bastante a respeito da carreira de promotor. Estágio com carga horário baixa, permitindo maior dedicação à faculdade, especialmente oab e tcc.

Contras: Salário é baixo em relação a outros órgãos públicos e escritórios de advocacia. Além de haver nenhum benefício extra, exceto seguro de trabalho.

Conselhos para presidência: Dar o melhor de si em tudo.

Ótimo aprendizado.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Atuação em todos os tipos de casos em que o MP participa, em todas as áreas, com possibilidade de transferência entre promotorias e/ou cidades.

Contras: Remuneração baixa pela exigência de conhecimento técnico. Deveria existir algum plano também, além de investimentos no crescimento dos estudantes.

Aprendizado e experiência

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Lugar incrível para aprender e adquirir experiência. Autonomia e contato prático com a área. O Ministerio Publivo possui necessidade de concurso para ingressar no estágio.

Contras: Bolsa auxílio muito baixa, impossibilita muita gente de realizar estágios por conta disto, Já que nem todos os estudantes podem ganhar 750,00

Bom lugar pra primeiro emprego

Auxiliar de Promotoria III

Ribeirão Preto, SP

Prós: Pessoas receptivas e acolhedoras, chefes extremamente respeitosos e, até certo ponto, compreensivos. O trabalho não tem muita exigencia, pelo menos pro meu cargo. Muitas vezes trabalhamos além da nossa jornada, bem além mesmo, mas, mesmo nesses casos, na maioria das vezes, o trabalho em si nao é massacrante.

Contras: Má estrutura e certo descaso com os servidores, até membros, do interior do estado. Não vi muita coisa ruim, quer dizer, há seus problemas, claro, mas nada q ache um absurdo. O trabalho do meu cargo é sensacional, permite uma liberdade grande, se souber usufruí-la com responsabilidade, claro.

Conselhos para presidência: Tratar bem todos, especial cuidado com os membros, mesmo q eles permitam mais intimidade, às vezes eles são difíceis de lidar. Pra quem nao é da iniciativa pública, senteo choque de ritmo.

Ótimo lugar para se trabalhar

Oficial de Promotoria

Prós: Estabilidade, Salário acima da média do mercado, realização profissional, carreira estruturada, ótimo ambiente de trabalho e possibilidade de crescimento

Contras: Desigualdade salarial muito grande entre servidores e promotores . Dificuldade em conseguir transferência para uma cidade do interior caso seja necessário

Bom estágio em órgão público

Prós: O convívio com promotores é um ponto positivo pra quem intenciona carreira pública, boa prática em peças jurídicas, carga horária pequena e flexível,

Contras: Nenhum benefício, sem adequação às necessidades do estagiário estudante, baixo salário, depois de um tempo o estagiário começa a repetir as mesmas funções e para de expandir seu conhecimento

Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)

Descrição:GOVERNO, ONG E ASSOCIAÇÕES