Como é trabalhar na Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)?

Satisfação Boa pelas condições econômicas atuais

Auxiliar de Promotoria I

Pereira Barreto, SP

Prós: Órgão Pontual e que de maneira geral respeita os funcionários. A organização do trabalho é boa e a equipe é muito bem treinada na área da atuação.

Contras: Falta de incentivo a carreira e estudo. Embora ultimamente venha desenvolvendo políticas de incentivo, falta um longo percurso para se igualar a outros órgãos.

Orgulho

Analista Jurídico

Prós: Atuação em defesa da lei e dos interesses da sociedade mediante o exercício de ações individuais e coletivas e ainda de titularidade da ação penal pública. Tenho orgulho de participar deste órgão vital a democracia.

Contras: Como em praticamente todos órgãos e entidades do serviço público, não existe um sistema de incentivos que estimule os agentes a buscar resultados e metas, fato que claramente produz a falta de motivação a longo prazo.

Estágio Excepcional

Lorena, SP

Prós: Vale muito a pena o aprendizado na promotoria. Contato direto com os funcionários e promotores. Satisfação pessoal no desempenho do trabalho.

Contras: Salário poderia ser um pouco melhor e o trabalho acaba ficando um pouco repetitivo com o passar do tempo. Fora isso, nada a reclamar, estágio sensacional.

pra quem não gosta de desafios é bom

Oficial de Promotoria

Campinas, SP

Prós: estabilidade. sem muita pressão. perto de casa. salario acima do que se pagariam no mercado de trabalho privado. não há chefes imediatos a não ser o próprio promotor.

Contras: falta de desafios e inovações. estrutura ultrapassada. pessoas estacionadas. sem inovações ou chance de crescer na carreira. azar de cair com promotor chato.

Conselhos para presidência: Meritocracia

Bom lugar para aprender

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Muito aprendizado jurídico ,boa localização ,bom treinamento ,lugar limpo ,ambiente tranquilo ,organizado e seguro ,horário flexível

Contras: Bolsa estágio com valor pequeno ,não tem dia certo para depositar a bolsa estágio podendo ocorrer o depósito até o último dia útil do mês ..

Bom, mas nem tanto

Prós: Local super positivo e agregador, há a possibilidade de permuta de promotorias possibilitando a troca entre promotorias, o que potencializa sua experiência

Contras: Estagnação e sem perspectiva de crescimento. Dependendo do cargo que você oculpa o salário é baixo e há forte pressão a depender do promotor.

Prós: Atuar em prol da sociedade, defendendo o interesse público. Contato direto com a população. Possibilidade de resolver os problemas mais graves nas mais diversas localidades. Respeito e reconhecimento das pessoas em geral.

Contras: Estrutura precária. Falta de incentivo institucional para o cumprimento das atribuições. Burocracia interna. Falta de reconhecimento para aqueles que se destacam e fazem a diferença no serviço.

Conselhos para presidência: Profissionalizar a gestão e retirar entraves burocráticos.

Adoro.

Prós: Instituição séria, bom ambiente de trabalho, trabalho interessante e enriquecedor, é possível perceber resultados, aprende-se muito na instituição.

Contras: Não tenho pontos negativos a apontar, gosto muito de trabalhar no Ministério Público, tem atendido minhas expectativas em todos os aspectos.

Ótimo para conhecimento

Osasco, SP

Prós: Grande oportunidade para adquirir conhecimento na área jurídica e o dia a dia de um servidor público (analista é promotor, oficial de promotoria e judiciário num todo).

Contras: Bolsa auxílio muito baixa e não tem benefícios (transporte, alimentação). Seis meses é o suficiente para aprender o necessário e mudar de estágio.

Experiência Válida

Guaratinguetá, SP

Prós: Aprendizado na área, contato com o dia a dia do Promotor de Justiça e com os diversos tipos de atribuições do cargo público desempenhado por ele.

Contras: Controle rigoroso e inflexível em termos de horário, com ponto eletrônico e desconto na bolsa, mesmo havendo justificativa e autorização do superior para mudanças ou ausências

Conselhos para presidência: Flexibilização

Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)

Descrição:GOVERNO, ONG E ASSOCIAÇÕES