Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)

Como é trabalhar na Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)?

Experiência enriquededora

Estágio

Batatais, SP

Prós: Ambiente agradável, equipe acolhedora. Foi a melhor experiencia de estágio que já tive. O progresso foi gradual, não havendo pressão quanto à produtividade, sendo priorizado a qualidade do trabalho elaborado.

Contras: Não encontrei nenhum. A bolsa poderia ser um pouco maior para que ajudasse nos gastos com transporte para aquelas comarcas mais longíquas, de modo a incentivar a continuação no estágio.

Estágio no MP

Franca, SP

Prós: ótimo lugar para ganhar experiência, adquirir conhecimentos jurídicos, conviver com pessoas com grande carga de vida e aprendizado! Busco sempre dar o melhor de mim, e recebo de volta!

Contras: Ainda existe uma cultura muito grande de superioridade dos promotores, sendo que isso em alguns casos pode afetar o desenvolvimento do estagiário.

É bom ser servidor público

Auxiliar de Promotoria

Guarulhos, SP

Prós: Muito tranquilo o ambiente de trabalho; pessoas bacanas; cumprem com combinado, salário depositado em dia. Honesta quanto aquilo que promete.

Contras: Burocrática, sem possibilidade de ascensão de carreira. Apesar de eu ser auxiliar de promotoria (nível fundamental) tenho 2 faculdades e trabalho como porteiro da instituição. Não aproveitam os talentos que têm.

Conselhos para presidência: Aproveitem melhor os talentos que vocês tem na empresa

Estímulo aos estudos

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Em todas as Promotorias em que trabalhei, sempre tive autonomia e liberdade para tomar decisões. Outros pontos positivos da instituição: organização, estímulo aos estudos, contagem de tempo para quem passar no concurso da carreira.

Contras: O salário é baixo em comparação com os da iniciativa privada. Além disso, não são oferecidos determinados benefícios como vale transporte, por exemplo.

Excelente ambiente para aprendizado e prática jurídica.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Getulina, SP

Prós: Aprendizado, contato com público, elaboração de peças, desenvolvimento de teses jurídicas. .

Contras: Não identifiquei pontos negativos. .

Ótimo local para aprendizagem.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Franca, SP

Prós: Interação direta com os promotores de justiça, assessores de promotoria e outros funcionários, possibilitando maiores chances de aprendizagem.

Contras: Após se formar no curso de graduação em Direito, o estagiário deve, obrigatoriamente, deixar o cargo. Não vejo outro ponto negativo em relação a este trabalho.

Conselhos para presidência: Estender o estágio para mais dois anos após a formação na graduação.

Prós: Conhecimento, pois com esse estágio podemos aprender muito sobre a prática forense

Contras: Pouco tempo de contrato, deveria se estender além do período da faculdade

Conselhos para presidência: Continuar assim

Num país como o nosso, esse serviço está realmente bom.

Oficial de Promotoria

Prós: Tem Licença Prêmio de 90 dias a cada 5 anos de serviço, que pode ser gozado 30 dias cada ano, pode vender férias cada ano. Salário digno, auxílio creche.

Contras: Muito serviço. Plano de carreiras dizem que precisa melhorar, com aumentos melhores. E dizem que deveriam haver mais ações para valorizar o funcionário.

Recomendo

Santos, SP

Prós: No MP há uma grande chance de angariar muito conhecimento, a analista, bem como, o promotor estão sempre prontos para sanar qualquer dúvida, prática na elaboração de pecas

Contras: Não há plano de carreira, visto que para ingressar no cargo de Promotor de Justiça é necessário prestar concurso de provas e títulos, então dessa forma desmotiva o estagiário, pois sabe que não há chances de continuar na instituição.

Bom

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Guarulhos, SP

Prós: Aprendizado, é um ótimo lugar para ter uma noção pratica da área do direito em relação a promotoria, fazendo peças e vendo a rotina dos profissionais da área!

Contras: Plano de carreira, como se trata de um órgão público não tem chance de efetivação ou algo do tipo, apenas através de concursos públicos, servindo mais para o aprendizado mesmo!

Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)

Descrição:GOVERNO, ONG E ASSOCIAÇÕES