Como é trabalhar na Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)?

Estágio Excepcional

Lorena, SP

Prós: Vale muito a pena o aprendizado na promotoria. Contato direto com os funcionários e promotores. Satisfação pessoal no desempenho do trabalho.

Contras: Salário poderia ser um pouco melhor e o trabalho acaba ficando um pouco repetitivo com o passar do tempo. Fora isso, nada a reclamar, estágio sensacional.

Bom lugar para aprender

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Muito aprendizado jurídico ,boa localização ,bom treinamento ,lugar limpo ,ambiente tranquilo ,organizado e seguro ,horário flexível

Contras: Bolsa estágio com valor pequeno ,não tem dia certo para depositar a bolsa estágio podendo ocorrer o depósito até o último dia útil do mês ..

Bom, mas nem tanto

Prós: Local super positivo e agregador, há a possibilidade de permuta de promotorias possibilitando a troca entre promotorias, o que potencializa sua experiência

Contras: Estagnação e sem perspectiva de crescimento. Dependendo do cargo que você oculpa o salário é baixo e há forte pressão a depender do promotor.

Adoro.

Prós: Instituição séria, bom ambiente de trabalho, trabalho interessante e enriquecedor, é possível perceber resultados, aprende-se muito na instituição.

Contras: Não tenho pontos negativos a apontar, gosto muito de trabalhar no Ministério Público, tem atendido minhas expectativas em todos os aspectos.

Só pontos positivos

Estagiário Superior

Prós: ótimo ambiente para aprender. As pessoas são muito pacientes. É um estágio tranquilo de só 4 horas, com direito a meio período em dias de prova

Contras: De maneira geral eu só posso falar dos pontos positivos, acredito que o mais negativo é o ponto eletrônico, porque eles se tornaram chatos com o horário ser fixo

Excelente instituição para aprender.

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Excelente instituição para aprender. Promotores, juízes e serventuários da justiça foram (durante minha passagem), extremamente solícitos e comunicativos. É possível conciliar os estudos com o estágio (4h diárias).

Contras: Apesar de ser um estágio de 4h diárias, creio que a remuneração poderia ser melhor, visto que as informações as quais os estagiários possuem acesso são de certa forma sigilosas, podendo acarretar transtornos caso sejam reveladas à terceiros.

Conselhos para presidência: Melhorar bolsa salário.

Super Reocmendo

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente super gostoso de se trabalhar e ótima oportunidade de aprendizagem, tendo a oportunidade de acompanhar os profissionais nas audiências.

Contras: Único ponto ruim é o valor da bolsa, muito discrepante com relação ao salário em escritórios, mas compatível com as quatro horas de trabalho somente.

Uma excelente empresa

Oficial de Promotoria

Prós: Políticas de crescimento profissional e incentivos no estudo, liberdade de horários, ótimos ambientes de trabalho, valorização do funcionário.

Contras: Sentimento frequente de pressão, de maneira geral, existem pessoas que procrastinam no ambiente laborial o que é um ponto que precisava ter fiscalizacão, tendo em vista que envolve dinheiro público

Auxiliar Administrativo I

Prós: O trabalho é extremamente fácil para o salário que ganho. Com as explicações corretas, eu já sabia o que fazer em menos de um mês. Porém, tive a sorte de já entrar trabalhando na corregedoria geral, não sei se o mesmo se aplica às outras unidades do MPSP espalhadas pelo estado.

Contras: Tive um pouco de dificuldade pois aqui é a Corregedoria e temos que garantir que os promotores das outras unidades do Ministério Público estejam realizando seu trabalho corretamente, e eu nunca tive nenhum contato com esse tipo de serviço público antes. Porém com o tempo fui aprendendo o papel desse órgão e hoje acho a coisa mais fácil do mundo.

Ótimo aprendizado.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Atuação em todos os tipos de casos em que o MP participa, em todas as áreas, com possibilidade de transferência entre promotorias e/ou cidades.

Contras: Remuneração baixa pela exigência de conhecimento técnico. Deveria existir algum plano também, além de investimentos no crescimento dos estudantes.

Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)

Descrição:GOVERNO, ONG E ASSOCIAÇÕES