Como é trabalhar na Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)?

Bom, mas nem tanto

Prós: Local super positivo e agregador, há a possibilidade de permuta de promotorias possibilitando a troca entre promotorias, o que potencializa sua experiência

Contras: Estagnação e sem perspectiva de crescimento. Dependendo do cargo que você oculpa o salário é baixo e há forte pressão a depender do promotor.

Adoro.

Prós: Instituição séria, bom ambiente de trabalho, trabalho interessante e enriquecedor, é possível perceber resultados, aprende-se muito na instituição.

Contras: Não tenho pontos negativos a apontar, gosto muito de trabalhar no Ministério Público, tem atendido minhas expectativas em todos os aspectos.

Só pontos positivos

Estagiário Superior

Prós: ótimo ambiente para aprender. As pessoas são muito pacientes. É um estágio tranquilo de só 4 horas, com direito a meio período em dias de prova

Contras: De maneira geral eu só posso falar dos pontos positivos, acredito que o mais negativo é o ponto eletrônico, porque eles se tornaram chatos com o horário ser fixo

Excelente instituição para aprender.

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Excelente instituição para aprender. Promotores, juízes e serventuários da justiça foram (durante minha passagem), extremamente solícitos e comunicativos. É possível conciliar os estudos com o estágio (4h diárias).

Contras: Apesar de ser um estágio de 4h diárias, creio que a remuneração poderia ser melhor, visto que as informações as quais os estagiários possuem acesso são de certa forma sigilosas, podendo acarretar transtornos caso sejam reveladas à terceiros.

Conselhos para presidência: Melhorar bolsa salário.

Super Reocmendo

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente super gostoso de se trabalhar e ótima oportunidade de aprendizagem, tendo a oportunidade de acompanhar os profissionais nas audiências.

Contras: Único ponto ruim é o valor da bolsa, muito discrepante com relação ao salário em escritórios, mas compatível com as quatro horas de trabalho somente.

Uma excelente empresa

Oficial de Promotoria

Prós: Políticas de crescimento profissional e incentivos no estudo, liberdade de horários, ótimos ambientes de trabalho, valorização do funcionário.

Contras: Sentimento frequente de pressão, de maneira geral, existem pessoas que procrastinam no ambiente laborial o que é um ponto que precisava ter fiscalizacão, tendo em vista que envolve dinheiro público

Auxiliar Administrativo I

Prós: O trabalho é extremamente fácil para o salário que ganho. Com as explicações corretas, eu já sabia o que fazer em menos de um mês. Porém, tive a sorte de já entrar trabalhando na corregedoria geral, não sei se o mesmo se aplica às outras unidades do MPSP espalhadas pelo estado.

Contras: Tive um pouco de dificuldade pois aqui é a Corregedoria e temos que garantir que os promotores das outras unidades do Ministério Público estejam realizando seu trabalho corretamente, e eu nunca tive nenhum contato com esse tipo de serviço público antes. Porém com o tempo fui aprendendo o papel desse órgão e hoje acho a coisa mais fácil do mundo.

Ótimo aprendizado.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Atuação em todos os tipos de casos em que o MP participa, em todas as áreas, com possibilidade de transferência entre promotorias e/ou cidades.

Contras: Remuneração baixa pela exigência de conhecimento técnico. Deveria existir algum plano também, além de investimentos no crescimento dos estudantes.

Aprendizado e experiência

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Lugar incrível para aprender e adquirir experiência. Autonomia e contato prático com a área. O Ministerio Publivo possui necessidade de concurso para ingressar no estágio.

Contras: Bolsa auxílio muito baixa, impossibilita muita gente de realizar estágios por conta disto, Já que nem todos os estudantes podem ganhar 750,00

Bom lugar pra primeiro emprego

Auxiliar de Promotoria III

Ribeirão Preto, SP

Prós: Pessoas receptivas e acolhedoras, chefes extremamente respeitosos e, até certo ponto, compreensivos. O trabalho não tem muita exigencia, pelo menos pro meu cargo. Muitas vezes trabalhamos além da nossa jornada, bem além mesmo, mas, mesmo nesses casos, na maioria das vezes, o trabalho em si nao é massacrante.

Contras: Má estrutura e certo descaso com os servidores, até membros, do interior do estado. Não vi muita coisa ruim, quer dizer, há seus problemas, claro, mas nada q ache um absurdo. O trabalho do meu cargo é sensacional, permite uma liberdade grande, se souber usufruí-la com responsabilidade, claro.

Conselhos para presidência: Tratar bem todos, especial cuidado com os membros, mesmo q eles permitam mais intimidade, às vezes eles são difíceis de lidar. Pra quem nao é da iniciativa pública, senteo choque de ritmo.

Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)

Descrição:GOVERNO, ONG E ASSOCIAÇÕES