Como é trabalhar na Ministério Público da União (MPU)?

Para quem trabalha certo, o ambiente é ruim.

Prós: Em tempos de crise, a estabilidade e o salário ainda darão sobrevida em relação à atratividade do órgão. Porém, isso não se sustentará na perspectiva de evolução da remuneração.

Contras: Desorganização, decisão por autoridade ao invés de competência.

Conselhos para presidência: É preciso criar urgentemente um programa para manter os talentos.

Péssimo lugar para trabalhar.

Técnico de Informática

Prós: Muitos recessos e feriados. Equipamentos super atualizados.

Contras: Falta de respeito, egos inflados, burocracia interna.

MPU - a imagem externa não condiz com sua imagem interna

Prós: Ofuscaram-se perante os pontos negativos.

Contras: Clima organizacional (membros são deuses, servidores são nada), estrutura que não possibilita avistar e muito menos conhecer os colegas, salário ultradefasado, procuradores esquecem que muitos servidores levam o seu trabalho nas costas e por isso, graças aos servidores, o MPU é considerado no país um órgão de vanguarda.

Casa dos deuses

Brasília, DF

Prós: Estabilidade. Só estou escrevendo mais pq o mínimo de caracteres é 30.

Contras: Existem duas instituições, uma dos procuradores e promotores e outra dos servidores. Se você é servidor não é valorizado em nada.

Em casa de ferreiro, o espeto é de pau

Assessor Sênior

Prós: Paga em dia, possui plano de saúde e previdência, ambiente de trabalho com higiene e segurança.

Contras: Autoritarismo dos Chefes, péssimo ambiente de trabalho, 8 anos sem aumento para servidores, redução do quadro com aumento excessivo de trabalho, funcionários desmotivados com problemas emocionais e financeiros, aumentos imorais para as castas superiores, desrespeitol corrente, alta rotatividade de servidores (40%).

Conselhos para presidência: Conhecimento do conceito "confiabilidade da chefia", maior respeito à moralidade administrativa e à dignidade humana, moderação dos poderes internos, redução do corporativismo, investimento nos servidores, contenção da terceirização.

Prós: O bom e que fogas e feriados a sim eu posso fazer ums bico

Contras: Trabalho fora do serviso e não ganho estra

Conselhos para presidência: Olhar mais para colaboradores

Um órgão: duas castas

Porto Velho, RO

Prós: bom relacionamento com os colegas

Contras: Favorecimento aos membros em detrimento dos servidores

Estágio no MPU

Porto Alegre, RS

Prós: Carga horária mínima. Não exige experiência.

Contras: Trabalho burocrático e monótono. Não acrescenta nada no aprendizado. Contrato direto com o órgão.

Serve para pagar as contas

Técnico de InformáticaEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Apenas os mesmos de qualquer serviço público da esfera federal: estabilidade, salário e benefícios.

Contras: - O servidores são tratados extremamente mal pelos procuradores, que se consideram deuses. Exemplos de frases que já ouvi de procuradores:
    "no dia em que servidor puder desmentir procurador, vou dar bom dia pra cavalo" (para um analista de TI que informou que havia drive de CD disponível para quem quisesse e que foi avisado, ao contrário do que disse o procurador)
    "se está com inveja dos nossos banheiros, faça o concurso para procurador" (para um administrador que questionou a quantidade de banheiros para procuradores no projeto de um prédio novo)

- Administração por procuradores que não sabem lhufas

- E se o servidor em geral já é tratado mal, o servidor de TI é muito pior ainda, abaixo dos estagiários de direito inclusive.

- Solicitações para a TI são sempre para ontem (e cumpra-se!), sem qualquer possibilidade de uma análise e planejamento de qualidade

MPT-Estagiário

Niterói, RJ

Prós: É uma boa bolsa quando comparada com outros órgãos públicos.

Contras: O trabalho era mais administrativo.

Ministério Público da União (MPU)

Descrição:O Ministério Público da União é formado pelo Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Militar e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.