Como é trabalhar na Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE)?

Trabalho quase perfeito.

João Pessoa, PB

Prós: Grande apoio prestado aos estagiários em todos os momentos, ambiente de trabalho agradável, trabalho leve, chance de primeiro emprego, ótima equipe.

Contras: O salário é pouco, quase uma merreca. e depois de dois anos não há possibilidades de contratação. Apenas concurso. O sistema sempre fica fora do ar e demora a voltar

Conselhos para presidência: Aumentar o salário dos estagiários.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Salvador, BA

Prós: Carga horária boa, e tinha flexibilidade de horário, o ambiente era calmo, não precisava trabalhar sobre pressão. Era próximo da minha casa.

Contras: Salário baixo e não tem direito a seguro desemprego, e nem nenhum outro tipo de auxílio caso acontecesse alguma coisa e eu não pudesse mais trabalhar

Uma missão em prol do povo ordeiro e trabalhador

Audtor Fiscal do Trabalho

Recife, PE

Prós: Salário , autonomia na função, flexibilidade na jornada , importância social do serviço, reconhecimento do cidadão do nosso trabalho e do nosso esforço.

Contras: Risco de vida, exposição constante as agressões dos fiscalizados sobretudo quando se precisa embargar obras e inteditar equipamentos e setores da empresa

Conselhos para presidência: Melhores condições estruturais de trabalho, sobretudo na área de TI, Mais Automóveis e motoristas profissionais.

Agradável

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Santos, SP

Prós: Flexibilidade, sem ficar preso no horário e capacidade de aprendizado constante, além de poder sempre esta em contato com pessoas muito experientes na área.

Contras: Como qualquer carreira pública, a falta de perspectiva a longo prazo, possuir colegas que fazem trabalhos pela metade ou mal feito é um dos problemas.

Mte

Assistente de Logística

Limeira, SP

Prós: pessoas engajadas, dispostas a fazer o melhor, se ajudam entre si, ambiente bacana, inovação eh valorizada e busca-se sempre em todos os setores.

Contras: durante o processo seletivo é muito dificil identificar quem se encaixa com perfil da organização, entao durante o ano tem-se o problema de desistencias ou desmotivação

Carreira desafiadora, para quem quer fazer diferença no mundo!

Audtor Fiscal do Trabalho

Porto Alegre, RS

Prós: Possibilidade de trabalhar com enfoques distintos (FGTS, saúde e segurança, inclusão de pcd/aprendiz, atributos trabalhistas). Oportunidades de qualificação profissional (treinamentos). Carreira desafiadora e que permite ao profissional transitar por áreas distintas durante sua trajetória. Só se acomoda ou enjoa quem quer!

Contras: Estrutura administrativa precária. Na prática, o AFT precisa usar seu veículo, dada a insuficiência de carros oficiais e motoristas. Por dia, o Estado indeniza com apenas 17 reais o uso do veículo privado. Os cargos de chefia são mal remunerados, o que se reflete em uma gestão pouco profissional. Diárias baixas e que não cobrem os custos de hospedagem e alimentação. Governo não sabe apreciar o valor da categoria, cuja arrecadação é muito superior aos custos e cujo trabalho de prevenção diminui custos sociais e previdenciários.

Conselhos para presidência: Rever a indenização de transporte. Dotar gerências e superintendência de melhor estrutura administrativa. Adquirir EPI para a equipe de Saúde e Segurança. Fornecer material de trabalho (mochila, máquina fotográfica, blocos, carimbos, coletes de identificação...). Buscar ajuste na remuneração dos cargos de chefia (FG). Aumentar o valor das diárias, para que não seja necessário pagar para trabalhar.

Bom salário, ótimo serviço, péssima estrutura e reconhecimento.

Auditor Fiscal

Prós: Salário, flexibilidade de horário, função extremamente enriquecedora e relevante socialmente. Existe possibilidade de atuação em diversos setores: SST, negociação coletiva, FGTS, aprendizagem, etc.

Contras: Estrutura física sofrível. Falta implementação de um sistema meritocrático (como em todo serviço publico). Não há uma priorização por parte do governo federal da temática trabalhista.

Pode ser feito mais.

Brasília, DF

Prós: Poder fazer políticas públicas e atender as demandas.

Contras: Falta de orçamento para o tamanho da pasta.

Conselhos para presidência: Condições de trabalho aos servidores e reconhecimento a quem produz bom serviço.

Avaliação

Auditor

Teixeira de Freitas, BA

Prós: Salário razoavelmente bom e estabilidade.

Contras: Falta de estrutura de apoio eficaz.

Razoável

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2014

Brasília, DF

Prós: Ambiente bom para se trabalhar

Contras: Estrutura da rede precária. Infraestrutura física e de informática aquém das necessidades.

Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE)