Como é trabalhar na Ministério do Planejamento?

Falta de reconhecimento e Ineficiência nas atribuições.

Analista em Tecnologia da Informação

Brasília, DF

Prós: Mobilidade da carreira, poder contribuir com a atualização de vários órgãos. Troca de conhecimento entres os integrantes do Ministério e de outros órgãos.

Contras: Reconhecimento, carreiras com quase as mesmas tarefa recebem mais que o dobro. Vivem falando que TI é importante, mas não reconhecem o valor e as entregas realizadas, fazendo apenas "tampar o sol com peneira".

Se houvesse preocupação com o desenvolvimento doa indivíduos, seria excelente. Mas não é ruim.

Analista de Planejamento e Orçamento

Brasília, DF

Prós: Ambiente de trabalho no geral é agradável e as equipes são muito profissionais. Alguns setores têm horário flexível. É sempre possível fazer cursos para desenvolvimento profissional.

Contras: A maior parte do trabalho exige pouca habilidade. Não há progressão na hierarquia a não ser por meio de indicação política. A administração é pouco profissional e preocupa -se apenas com a atividade fim.

Ministério

Analista de Infraestrutura

Brasília, DF

Prós: Estabilidade no emprego. Bom salário. Local de trabalho tranquilo. Baixo nível de estresse. Estabilidade no emprego. Bom salário. Local de trabalho tranquilo. Baixo nível de estresse.

Contras: Falta de dinâmica, oportunidades de ascensão profissional, possibilidade de transversalidade entre órgãos, desafios de uma forma geral dentro da pasta.

Conselhos para presidência: Bom

Ótimo pra quem tá começando carreira porém não é criativo. Muito quadrado pra designer.

Assistente de Assistente Técnico

Brasília, DF

Prós: Pra designer em comparação com agências, é tranquilo. Ambiente legal e pessoas também. E benefícios de CLT como férias remuneradas, recessos e tudo muito conversável com o chefe (horas).

Contras: Não tem chance de crescer como DAS. Design quadrado. Limite do uso de cores e repetição de mapas do Brasil até infinito para eventos. Não é criativo.

Um lugar morno

Agente Administrativo

Brasília, DF

Prós: Estabilidade, estrutura física, oportunidades de gratificação maiores do que em outros ministérios, possibilidade de trabalhar em várias cidades do país.

Contras: Forte influência política, benefícios a pessoas sem levar em conta a meritocracia, muitos gestores sem competência para lidar com pessoas, ênfase maior no controle de horários do que na produtividade.

Conselhos para presidência: Focar preocupações no usuário dos serviços e na produtividade dos servidores, em vez de apenas controlar rigidamente horários e padrões burocráticos.

Ótima empresa

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Maceió, AL

Prós: Ótimo tratamento, todos os funcionários de lá são amigáveis, ótimo local de trabalho, empresa de fácil acesso, tenho nada de negativo pra declarar.

Contras: Como tenho pouco tempo de experiência lá, não tenho pontos negativos contra a empresa. Pois como eu já falei, lá é um ótima empresa e é muito fácil de se adaptar.

A mobilidade e a capacitação podem ser melhoradas

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)

Brasília, DF

Prós: O serviço público oferece grande estabilidade e ótimos salários iniciais. A carreira também oferece boa mobilidade e permite desenvolver trabalhos em diferentes ministérios

Contras: O serviço público sofre com a enorme burocracia e centralização o que dificulta a realização de decisões e torna o trabalho moroso. Além disso os salários finais não são muito superiores aos iniciais, o que é desmotivador

Falta aplicação de práticas modernas de gestão de pessoas

Agente Administrativo

Brasília, DF

Prós: Infraestrutura razoável, boa localização, grande números de vagas de estacionamento, ambiente tranquilo, restaurante no local que serve lanche pela manhã e à tarde e

Contras: Instituição engessada; pouca valorização da área de gestão de pessoas; práticas de gestão de pessoas desatualizadas; equipes sem boas lideranças.

Conselhos para presidência: O Ministério deveria preocupar mais com a qualidade de vida do servidor, aplicando práticas modernas de gestão de pessoas.

Ótimo.

Analista em Tecnologia da Informação

Brasília, DF

Prós: Ambiente, localização, colegas de trabalho, enfim estou satisfeito com o trabalho e me dedicando cada vez mais para ser um melhor profissional.

Contras: Até o momento não identifiquei nenhum ponto negativo, estou satisfeito com o trabalho e me dedicando cada vez mais para ser um melhor profissional.

Avaliação resumida

Analista de Planejamento e Orçamento

Brasília, DF

Prós: O trabalho permite entender, compreender e mudar a realidade do país por meio da análise e diagnóstico da situação e programação de projetos e atividades

Contras: Excessivo de níveis de competência para formular e executar o planejamento e orçamento do país acaba por prejudicar a questão técnica em detrimento da política.

Conselhos para presidência: Respeitar a técnica.

Ministério do Planejamento