Como é trabalhar na Ministério das Relações Exteriores (MRE)?

Bom para ficar pouco tempo; cumprir horas obrigatórias de estágio. 40h/S

Brasília, DF

Prós: Demanda internacional, cooperação Jurídica e assistência jurídica internacional (Portugal, Estados Unidos e outros). Muita demanda de trabalho.

Contras: demanda de trabalho é interminável, horas extras que nunca são descontadas. R$6.00 (SEIS) de passagem. gasto 18$ pra chegar até o ministério, demandas futuras de remuneração nunca são reais, mão de obra barata e muito explorada.

Conselhos para presidência: Tratar os estagiários como gente !

Experiência de estágio ruim

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Oportunidade de lidar com diferentes temas e aprender como funciona a carreira diplomática. Trabalho em vários idiomas e com diferentes pessoas.

Contras: O ministério não possui um plano de trabalho para os estagiários, funções dependem de cada seção. Por isso muitos estagiários têm experiências longe de satisfatórias.

Inviabilidade de crescimento profissional

Brasília, DF

Prós: Estabilidade. Perspectiva de moradia no exterior. Boa remuneração no exterior. Prestação de serviços relevantes a sociedade e aos nacionais em determinadas situações.

Contras: Progressões funcionais meramente formais, dado que é vedado o exercício de funções de chefia, mesmo em setores administrativos. Cultura institucional que dá pouco valor aos ocupantes do cargo.

Estágio em caso de necessidade

Brasília, DF

Prós: Os temas de trabalho são muito legais, e o ambiente fornece a quem trabalha muito conhecimento sobre qualquer tema político-econômico, contando com biblioteca nas proximidades.

Contras: Funcionários e servidores não são educados, ou trabalham em demasia ou quase nada. O ambiente também precisa de renovação de funcionários, os que estão aqui já deveriam ter se aposentado. Também falta muito material de trabalho e nem mesmo há crachá para novos estagiários. Há também uma descriminação e hierarquia muito grande em todo o Ministério.

Conselhos para presidência: Criação de uma ouvidoria interna e uma cultura de comunicação forte entre os funcionários seria um bom começo. Um concurso com modernização de funcionários mais jovens seria uma grande inovação ao Ministério.

Paga pouco e não é legal

Brasília, DF

Prós: Contato com embaixadas no exterior

Contras: Cultura muito hierarquica, nariz empinado

Boa experiência, porém bolsa auxílio insatisfatória.

Brasília, DF

Prós: Adquirir conhecimentos na área de atuação do diplomata. Acompanhar no crescimento dos diplomatas recém ingressados, assistir de perto alguns trâmites específicos de assuntos mais fechados; Auxiliar oficiais dentro da empresa, aprender tudo aquilo que estiverem dispostos a ensinar.

Contras: Remuneração muito baixa para um trabalho de demanda alta; Tratamento de alguns diplomatas; sem chances de ser contratado; sem cargos comissionados.

Estágio - Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Estagiário de Nível Superior

Brasília, DF

Prós: Você trabalha e tem contato com temas relacionados à Politica Externa Brasileira, bem como adquire conhecimentos que ajudam a formular um uma base tanto de opinião como futuramente tomar uma decisão na carreira (Ex: Prestar concurso para o Rio Branco CDAD). Há incentivo por parte dos diplomatas para que o estagiário domine os assuntos na área à qual esta diretamente relacionado com o embasamento de fazer parte de um todo da equipe sendo desafiador dependendo do diplomata com quem você atuara, na qual você pode também participar de reuniões importantes além de contribuir para o crescimento da carreira após o estágio.

Contras: Poderiam melhorar o ambiente de trabalho em si, formando algo mais integrado, bem como as relações de ambiente de trabalho, sendo que poderia muito a melhorar, oferecendo o respeito mútuo há todo tipo de funcionário, algo que infelizmente deixa a desejar ainda mais por ser um dos ministérios imponentes e importantes para a Politica Internacional Brasileira. Logo que também poderia ser melhor o salário de um estagiário, na qual os internos de embaixadas desempenham o mesmo papel recebendo quase o triplo do que é recebido no ministério, bem como no Congresso Nacional.

Oficial de Chancelaria

Brasília, DF

Prós: Possibilidade de residir no exterior.

Contras: Carreira despretigiada, salário baixo. Ambiente de trabalho que pode ser bastante hostil.

Conselhos para presidência: Valoriazação do trabalho dos oficiais de chancelaria.

Minha experiência no Itamaraty

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Brasília, DF

Prós: Experiência, a oportunidade de conhecer o ministério. Acréscimo à vida Acadêmica. Que nos fazem pensar se é isso o que queremos para nossas vidas.

Contras: Salário baixo, os estagiários são mão obra barata. O vale transporte não cobria os gastos. Não tem auxílio refeição. O dinheiro era insuficiente.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Brasília, DF

Prós: O networking que tinha com várias empresas e pessoas dentro do ministério. Além disso, a oportunidade de participar de reuniões importantes, apesar de ser apenas ouvinte, obtínhamos sempre muito conhecimento.

Contras: Acredito que podiam dar tarefas que não fossem somente administrativas como arquivamento de documentos, scanner, impressão e até mesmo servir café e água em reuniões. O intuito do estágio poderia ser aprender mais, com relação a conteúdo e vivência prática da carreira diplomática.

Conselhos para presidência: Integrar melhor os funcionários

Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Descrição:GOVERNO, ONG E ASSOCIAÇÕES