Como é trabalhar na Ministério das Relações Exteriores (MRE)?

Estágio em caso de necessidade

Brasília, DF

Prós: Os temas de trabalho são muito legais, e o ambiente fornece a quem trabalha muito conhecimento sobre qualquer tema político-econômico, contando com biblioteca nas proximidades.

Contras: Funcionários e servidores não são educados, ou trabalham em demasia ou quase nada. O ambiente também precisa de renovação de funcionários, os que estão aqui já deveriam ter se aposentado. Também falta muito material de trabalho e nem mesmo há crachá para novos estagiários. Há também uma descriminação e hierarquia muito grande em todo o Ministério.

Conselhos para presidência: Criação de uma ouvidoria interna e uma cultura de comunicação forte entre os funcionários seria um bom começo. Um concurso com modernização de funcionários mais jovens seria uma grande inovação ao Ministério.

Paga pouco e não é legal

Brasília, DF

Prós: Contato com embaixadas no exterior

Contras: Cultura muito hierarquica, nariz empinado

EstágioEx-funcionário, saiu em 2014

Brasília, DF

Prós: O networking que tinha com várias empresas e pessoas dentro do ministério. Além disso, a oportunidade de participar de reuniões importantes, apesar de ser apenas ouvinte, obtínhamos sempre muito conhecimento.

Contras: Acredito que podiam dar tarefas que não fossem somente administrativas como arquivamento de documentos, scanner, impressão e até mesmo servir café e água em reuniões. O intuito do estágio poderia ser aprender mais, com relação a conteúdo e vivência prática da carreira diplomática.

Conselhos para presidência: Integrar melhor os funcionários

Razoável

Brasília, DF

Prós: Não existe outro tipo de emprego como esse em outros estados. Pode-se aprender muito com os diplomatas. Ademais, é um espaço bastante político, o que facilita na construção do conhecimento.

Contras: O estagiário é tratado muito mal lá, tendo que, por vezes, auxiliar em funções que não são de sua atribuição, acabando por não aprender muita coisa. Além disso, as funções são bem básicas.

Estagiário sempre sofre

Brasília, DF

Prós: Boa estrutura de trabalho com diplomatas bem qualificados com conhecimento de mundo e que são sempre bem solícitos pra ajudar com o crescimento acadêmico.

Contras: Bolsa auxílio extremamente baixa se comparada aos outros órgãos governamentais. Alta carga de trabalho e poucos funcionários. Trabalho extremamente burocrático.

Regular

Brasília, DF

Prós: Lugar tranquilo para se trabalhar. Boa experiência na área de Relações Internacionais e Direito.

Contras: Muitas vezes fazemos o mesmo trabalho das pessoas concursadas que ganham masi de 10 vezes que um estagiário.

Conselhos para presidência: Dá mais oportunidade aos estagiários, como melhores ganhos e interagir mais em suas áreas de curso.

avaliação.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Há onde se sentar, há computadores e geladeira onde podemos deixar nossas refeições.

Contras: Muito stress por coisas que poderiam ser resolvidas muito mas muito facilmente. Burocracia excessiva.

MAE

Terceiro Secretário

Brasília, DF

Prós: Possibilidade de mudanças constantes, tanto de função quanto de país. Estabilidade e plano de carreira.

Contras: Regras de promoção poderiam ser mais claras.

Bom lugar de trabalho, mas que poderia ser muito melhor

Oficial de Chancelaria

Brasília, DF

Prós: Possibilidade de trabalhar no exterior (ganhando em dólar), carreira dinâmica, benefícios como passaporte diplomático e apartamento funcional...

Contras: Salário em Brasília muito abaixo da média para uma carreira de nível superior, baixa flexibilidade de horário, ausência de uma gestão mais desenvolvida...

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão do ministério por meio de uma divisão mais clara das atividades administrativas e finalísticas entre as carreiras do SEB.

muito bom de trabalhar, mas não se acomode

Brasília, DF

Prós: estrutura simples, mas boa de trabalhar no dia a dia, pessoas muito boas de trabalhar, bem solícitas e a vista de lá também é um ponto muito positivo,incrível

Contras: não se aprende muito lá, pelo menos no setor que eu fiquei de pagamentos, o qual tudo tem que ser realizado somente pelo concursado e o estágiario apenas com as atividades simples e repetitivas que o servidor não quer fazer. (mas isso acho que é um problema da maioria dos órgãos públicos.

Conselhos para presidência: busquem explorar mais o estágiario e terceirizado na área que os interessa, o órgão tem muito a ensinar mas não ensina. se for disponibilizado o siafe à todos iria facilitar muito

Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Descrição:GOVERNO, ONG E ASSOCIAÇÕES