Como é trabalhar na Ministério da Saúde?

informacao

Médico Cardiologista

Prós: o trabalho possui a estabilidade com plano de aposentadoria do servidor, bom trabalho dentro do proposto, bom ambiente, possuo uma boa organização

Contras: o trabalho nao possui um plano de carreira que permita aumentar o ganho com maior especializacao adquirida. mais cursos e formações. tambem esta no momento incerto o plano de governo e aposentadoria

Bom, porém pode melhorar.

Físico Médico Residente

Ribeirão Preto, SP

Prós: atualmente as bolsas de residencia estão mais altas do que a media salarial brasileiras. que se encontra em um patamar bem mais baixo do que o valor das bolsas.

Contras: 60 horas semanais, nem sempre são realmente 60 horas muitas vezes o tempo acaba sendo bem maior, não há reajustes salariais. Desconto do INSS que não traz beneficio algum ao residente, sem contar que não conta para a aposentadoria.

Satisfatória no que depende da atuação e capacidade técnica do servidor.

Clínico

Salvador, BA

Prós: Autonomia no trabalho sem cerceamento. Produtividade exigida compatível com carga horária estabelecida no contrato do vínculo empregatício firmado. Pontualidade no pagamento conforme calendário pré estabelecido

Contras: Remuneração incompatível com responsabilidade do cargo. Plano de Carreira inadequado ao desenvolvimento funcional do servidor. Infraestrutura de trabalho insatisfatória. Déficit progressivo de servidores e sem reposição via concurso público pela instituição.

Conselhos para presidência: Plano de Carreira de Estado

Médico

Prós: Local de aprimoramento técnico-científico com acesso a grupos de pesquisa clínica e desenvolvimento acadêmico. Melhores condições do SUS. Local de formação de especialistas.

Contras: A rede do SUS não cumpre seu papel e a missão do hospital terciário fica comprometida pela sobrecarga de demanda. Os processos e rotinas de trabalho são arcaicos e analógicos. Não plano de cargos e salários. Mínima chance de ascensão porque os cargos são praticamente vitalícios.

Conselhos para presidência: Ministro da saúde, fortalecer os hospitais e institutos federais é fortalecer o SUS. Valorização do médico e plano de cargos e salários bem estabelecido são fundamentais para a manutenção dessa pedra angular e desse motor na assistência pública à saúde.

Mestre em Saúde e envelheciemnto

Coordenador de Saúde

Marília, SP

Prós: Bom ambiente de trabalho, boa equipe técnica, muito aprendizado e crescimento profissional. Oportunidade de usar da criatividade, aprender e desenvolver novas tecnologias, muita leitura e estudo!

Contras: Falta de governabilidade para alguns posicionamentos que exigem aumento de recursos humanos ou financeiros. Muitas mudanças devido ao período eleitoral, troca de profissionais e serviços contratados.

Conselhos para presidência: Fazer a gestão de serviços e pessoas , de forma compartilhada.

Ótimo para desenvolvimento de autonomia, resiliência e soluções inovadoras.

Analista de EAD

Prós: Liberdade de trabalho, horários flexíveis, ótimo para desenvolvimento de autonomia, resiliência e soluções inovadoras. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala. O escritório é bem localizado.

Contras: Exige alta performance dos funcionários, sem treianemnto/cursos/mentoria/preparação para as atividades e desafios. Alta taxa de turnnover, porque os funcionários ganham pouco ou não tem alto desempenho. Não tem bonificação por metas, nem planejamento de carreira.

Conselhos para presidência: Ter bonificação por metas e planejamento de carreira.

É bom mas é ruim

Auxiliar de Enfermagem

Prós: Órgão público, voce trabalha durante 3 anos em estágio probatório, onde, dependendo de sua coordenação, isso é constantemente lembrado, deixando alguns servidores apavorados.

Contras: Não há plano de saude ou ainda um desconto significativo para que o servidor tenha um plano privado, tudo é incluso no seu salário. auxilio creche somente até 5 anos completos.

Pontos positivos e negativos

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: Equipe que cuida dos estagiários cuidam muito dos estagiários. Quando entrei tinha uma área que cuidava só das pessoas que participam de estágio

Contras: O salário do ministério da saúde para estagiário de nível médio é muito ruim. Muitas vezes não compensava eu ir trabalhar porque acabava pagando pra ttabalhar

Inicio de Carreira

Analista AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente favorável a crescimento intelectual, com boas trocas de experiencias com outros setores e demais funcionários. Capacidade boa em gestão.

Contras: Sem perspectiva de crescimento profissional, fixa nos conceitos ultrapassados de gestão, com pouca visibilidade ou possibilidade de ascensão a cargos maiores.

para acessar outras informações

Técnico

Brasília, DF

Prós: Perto de casa, fácil de estacionar, restaurantes próximos, perto de shopping center, não entro em fila para tomar vacina, serve cafe e agua gelada

Contras: trabalho 8 horas por dia, não tenho 13 salário, difícil para estacionar, o banheiro é muito pequeno, o café que fazem lá é horroroso, não tem lanchonete

Ministério da Saúde