Como é trabalhar na Ministério da Fazenda?

Tem muito o que melhorar!

Assistente Técnico Administrativo

Prós: Por ter uma estrutura muito grande no Distrito Federal é difícil apresentar uma avaliação em um aspecto não sabendo como é nos outros locais. Entretanto, especificamente no meu local de lotação, avalio positivamente a equipe, a qual, embora bem jovem, é bastante dedicada. A oportunidade de capacitação em cursos e seminário também é um ponto positivo.

Contras: Acredito que o Executivo federal por inteiro deveria passar por uma reforma administrativa. É muita estrutura para poucos resultados. Acredito que a forma de indicação das chefias superiores e imediatas é pouco objetivo. Diria, resumidamente, que é "muito cacique para pouco índio". Avalio negativamente nos seguintes quesitos: 1) Carga de horário: São 08 horas com 01 hora de almoço. Some a isso cerca de 01 hora de ida e 01 de vinda (tendo em vista que, no DF, a maioria do funcionalismo mora nas cidades satélites), temos 11 horas de nossos dias no trabalho. Isso induz a baixa produtividade. Uma jornada mais flexível possibilitaria que o servidor não se desgastasse com o trânsito, fizesse atividades alternativas (por exemplo, atividade física) e gastasse menos tempo resolvendo coisas pessoas no trabalho. Esse aumento de produtividade pode se comprovado cientificamente, inclusive, basta vontade. 2) Poucos oportunidades de crescimento, já que a estrutura da carreira é lamentável. 3) Alta rotatividade de pessoal; 4) Baixa preocupação com a qualidade de vida dos empregados; 5) Falta de planejamento nas ações. Poderia ficar a noite toda aqui citando pontos negativos que podem ser melhorados. A verdade é uma só. A Administração Pública brasileira é grande e improdutiva. Uma reforma geral é necessária, principalmente no que tange à qualidade de vida do servidor, o que não significa apenas bons salários.

Neutra

Brasília, DF

Prós: Flexibilidade de horários, capacidade dos concursados

Contras: Política, remuneração baixa e despreparo dos comissionados

Bom ambiente no serviço público

Pelotas, RS

Prós: Estabilidade, bom relacionamento entre colegas.

Contras: Burocracia inerente ao serviço público

Um emprego que serve mais como trampolim.

Rio Verde, GO

Prós: Colegas de trabalho acessíveis

Contras: Carga horária é plano de carreira

Imparcial e objetiva.

Estagiário Superior

Prós: A experiência e convivência com pessoas de diversas faculdades e idades. Isso proporciona um aprendizado maior ao interagir com elas no ambiente de trabalho.

Contras: A infeliz impossibilidade de efetivação. Apenas pessoas que são aprovadas nos concursos públicos têm a possibilidade de exercer cargos efetivos em órgãos públicos.

Esperávamos mais atenção!!

Assistente Administrativo

Prós: Flexibilidade de horário, nossa regional está bem localizada, ambiente para o trabalho agradável pela participação da equipe setorial. Limpeza e Segurança do local bem executada pelos profissionais, porém as empresas demandam materiais de péssima qualidade.

Contras: Lentidão de acesso a rede e sistemas específicos. Mobiliário com pouquíssimo conforto, não atende as normas exigidas para este fim. Ambiente muito quente e sem ventilação...Muitos servidores desligam o ar condicionado do andar Poucos treinamentos para melhoria das atribuições executadas.

Bom para quem faz direito ou contabilidade e não esteja precisando de dinheiro.

Estagiário Superior

Prós: Flexibilidade, bom ambiente de trabalho dependendo do turno que fará o estágio. Boa localização do escritório central que fica no município do Rj.

Contras: O salário é horrível, pois esse é o salário para 6h. Se não for de área como direito ou contabilidade, se sentirá muito distante do que aprende na faculdade.

Ótimo

Analista de Suporte Tecnológico

Brasília, DF

Prós: Órgão público, ótimo ambiente de trabalho, com pessoas que buscam servir o país da melhor forma, muito aprendizado e sempre que possível, bons treinamentos oferecidos.

Contras: Existem ingerências de alguns cargos, pessoas não preparadas para assumir determinado cargo, o que acaba atrapalhando o desempenho de toda a equipe.

Não é o melhor dos mundos

Assistente Técnico Administrativo

Prós: As pessoas valem a pena, a gente trabalha uns pelos outros.

Contras: Cultura organizacional.

um cargo que serve de trampolim.

Brejo Santo, CE

Prós: existe uma qualidade de vida, existe uma grande tranquilidade no meu ambiente de trabalho, o clima organizacional local é bastante agradável .

Contras: praticamente não existe crescimento na carreira, a diferença do padrão de remuneração inicial para o padrão final é mínima, e existe um acirramento entre diferentes carreiras na instituição.

Ministério da Fazenda