Como é trabalhar na Ministério da Fazenda?

Tem muito o que melhorar!

Assistente Técnico Administrativo

Prós: Por ter uma estrutura muito grande no Distrito Federal é difícil apresentar uma avaliação em um aspecto não sabendo como é nos outros locais. Entretanto, especificamente no meu local de lotação, avalio positivamente a equipe, a qual, embora bem jovem, é bastante dedicada. A oportunidade de capacitação em cursos e seminário também é um ponto positivo.

Contras: Acredito que o Executivo federal por inteiro deveria passar por uma reforma administrativa. É muita estrutura para poucos resultados. Acredito que a forma de indicação das chefias superiores e imediatas é pouco objetivo. Diria, resumidamente, que é "muito cacique para pouco índio". Avalio negativamente nos seguintes quesitos: 1) Carga de horário: São 08 horas com 01 hora de almoço. Some a isso cerca de 01 hora de ida e 01 de vinda (tendo em vista que, no DF, a maioria do funcionalismo mora nas cidades satélites), temos 11 horas de nossos dias no trabalho. Isso induz a baixa produtividade. Uma jornada mais flexível possibilitaria que o servidor não se desgastasse com o trânsito, fizesse atividades alternativas (por exemplo, atividade física) e gastasse menos tempo resolvendo coisas pessoas no trabalho. Esse aumento de produtividade pode se comprovado cientificamente, inclusive, basta vontade. 2) Poucos oportunidades de crescimento, já que a estrutura da carreira é lamentável. 3) Alta rotatividade de pessoal; 4) Baixa preocupação com a qualidade de vida dos empregados; 5) Falta de planejamento nas ações. Poderia ficar a noite toda aqui citando pontos negativos que podem ser melhorados. A verdade é uma só. A Administração Pública brasileira é grande e improdutiva. Uma reforma geral é necessária, principalmente no que tange à qualidade de vida do servidor, o que não significa apenas bons salários.

Neutra

Brasília, DF

Prós: Flexibilidade de horários, capacidade dos concursados

Contras: Política, remuneração baixa e despreparo dos comissionados

Bom ambiente no serviço público

Pelotas, RS

Prós: Estabilidade, bom relacionamento entre colegas.

Contras: Burocracia inerente ao serviço público

Um emprego que serve mais como trampolim.

Rio Verde, GO

Prós: Colegas de trabalho acessíveis

Contras: Carga horária é plano de carreira

Realista

Fortaleza, CE

Prós: Os laços e vínculos de amizades com colegas de trabalho. Em geral as pessoas se ajudam muito. Isso é importante. Apesar de o ambiente ser muito estressante.

Contras: Instituição retrógrada e que não se importa com os seus colaboradores. Há bastante competição entre cargos. Estrutura remuneratória insatisfatória.

Gestão por interesses corporativos e políticos apenas. Não funciona como uma instituição.

Analista Técnico-administrativo

Brasília, DF

Prós: Estabilidade e porte da corporação. O Ministério da Fazenda é o órgão de maior importância no contexto nacional por ser responsável pela arrecadação que move TODO o setor público do país.

Contras: Péssima gestão de pessoal, benefícios não cobrem os custos reais, falta de oportunidade de crescimento, burocracia. A liderança da instituição não enxerga seus colaboradores.

Conselhos para presidência: Pensar na instituição como um todo e não para atender interesses corporativistas e políticos. Uma instituição tem que cuidar do clima organizacional e das pessoas que ali contribuem de forma igualitária.

Ministério da Fazenda

Auditor Federal de Finanças e Controle

Brasília, DF

Prós: Profissionais que atuam no MF são, em sua maioria, bem capacitados e possuem um alto grau de instrução, sendo que um alto percentual dos funcionários possuem mestrado ou doutorado.

Contras: Como é um órgão público existe muita politicagem e muita interferência política no trabalho técnico. A autonomia dos funcionários não acontece de maneira integral.

EstágioEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: O ministério da fazenda da oportunidade aos estagiários de entender melhor funcionamento de órgãos públicos. Tanto em trâmites internos quanto diligências externas. Trabalhos e laboração de relatórios quinzenais, montagem de planilhas, apresentação em slides, atendimento ao público e respostas a e-mails internos.

Contras: Imcompatilibildade na distribuição dos trabalhos de acordo com a função de cada servidor. Alguns servidores não fazia seu trabalho de acordo com o demandado.

Bom, mas tem bolsa-estágio baixa

Prós: Ótimo local para aprender e trabalhar. Há uma grande disposição e atenção dos funcionários em ensinar e revisar o trabalho que é feito pelos estagiários.

Contras: Remuneração baixa, poderia ter bolsa-estágio compatível com o mercado e ter mais benefícios, como oferecido na iniciativa privada e em outros órgãos públicos.

Dicas Ministério da Fazenda PB

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

João Pessoa, PB

Prós: O trabalho é tranquilo. Há uma divisão de atividades muito bem feita. O prédio do Ministério possui uma ótima localização, na Epitácio pessoa, principal rua da cidade.

Contras: Acredito que o ponto negativo seja o estacionamento, que por muitas vezes se encontra lotado, e estacionando na frente há a presença de flanelinhas.

Ministério da Fazenda