Como é trabalhar na Ministério da Fazenda?

Realista

Fortaleza, CE

Prós: Os laços e vínculos de amizades com colegas de trabalho. Em geral as pessoas se ajudam muito. Isso é importante. Apesar de o ambiente ser muito estressante.

Contras: Instituição retrógrada e que não se importa com os seus colaboradores. Há bastante competição entre cargos. Estrutura remuneratória insatisfatória.

Gestão por interesses corporativos e políticos apenas. Não funciona como uma instituição.

Analista Técnico-administrativo

Brasília, DF

Prós: Estabilidade e porte da corporação. O Ministério da Fazenda é o órgão de maior importância no contexto nacional por ser responsável pela arrecadação que move TODO o setor público do país.

Contras: Péssima gestão de pessoal, benefícios não cobrem os custos reais, falta de oportunidade de crescimento, burocracia. A liderança da instituição não enxerga seus colaboradores.

Conselhos para presidência: Pensar na instituição como um todo e não para atender interesses corporativistas e políticos. Uma instituição tem que cuidar do clima organizacional e das pessoas que ali contribuem de forma igualitária.

Agente Administrativo

Brasília, DF

Prós: Observância rigorosa da legislação relativa ao direitos do funcionário público da administração direta , especialmente a Lei 8.112/90. Chefia do orgão escolhida entre funcionários efetivos do MF e via seleção razoavelmente bem feita (não foi por apadrinhamento, e anteriormente era).

Contras: O ponto mais negativo, e que vale para quase todo serviço público da administração direta e autarquias, é que a alteração de cargo só se dá por concurso externo, e assim se uma pessoa fizer um concurso para nível médio ela só passará a ganhar como nível superior se fizer um novo concurso externo. É um ponto em que é bastante diferente de uma empresa privada, na qual uma pessoa pode começar num cargo simples de nível fundamental ou médio, e se esforçar para ser um bom funcionário, e também continuar a estudar e fazer um curso superior poderá atingir um cargo alto sem ter que fazer uma ampla seleção externa concorrendo com gente que nunca trabalhou na empresa. Outro ponto negativo é que normalmente o que se aprende no serviço público geralmente tem pouca serventia fora do serviço público. Outro ponto negativo é que geralmente no serviço público há consumo da riqueza nacional sem geralmente haver a produção de algum bem ou serviço realmente útil para a sociedade. Sendo que mesmo nos poucos casos em que produz algo de realmente útil, isto poderia estar sendo produzido com menores custos pela iniciativa privada. Na verdade o mais comum é que os orgãos públicos produzam burocracia, regras e dificuldades que atrapalham a iniciativa privada a produzir riquezas, e assim ao invés de ajudar a enriquecer o país , o serviço público e o governo conseguem é atravancar a produção de riquezas , e a aumentar a pobreza do Brasil.

Conselhos para presidência: Reduzir o Estado, e assim reduzir os impostos, de modo que as pessoas comuns possam comprar mais, e assim as empresas privadas possam vender mais e gerar mais empregos, mais renda e mais riquezas.

Emprego público sofre carência de recursos internos e pessoal

Auditor

Prós: Ótimo salário, estabilidade no emprego, diversas áreas de atuação.

Contras: Sistemas informatizados péssimos, não muito bom ambiente de trabalho, péssima gestão dos chefes

Razoável

Brasília, DF

Prós: Equipe de trabalho muito dinâmica, divertida e confiável. Ganhamos pouco, mas nos divertimos.

Contras: Não há oportunidade de crescimento profissional, plano de carreira muito engessado.

Esperávamos mais atenção!!

Assistente Administrativo

Prós: Flexibilidade de horário, nossa regional está bem localizada, ambiente para o trabalho agradável pela participação da equipe setorial. Limpeza e Segurança do local bem executada pelos profissionais, porém as empresas demandam materiais de péssima qualidade.

Contras: Lentidão de acesso a rede e sistemas específicos. Mobiliário com pouquíssimo conforto, não atende as normas exigidas para este fim. Ambiente muito quente e sem ventilação...Muitos servidores desligam o ar condicionado do andar Poucos treinamentos para melhoria das atribuições executadas.

Bom para quem faz direito ou contabilidade e não esteja precisando de dinheiro.

Estagiário Superior

Prós: Flexibilidade, bom ambiente de trabalho dependendo do turno que fará o estágio. Boa localização do escritório central que fica no município do Rj.

Contras: O salário é horrível, pois esse é o salário para 6h. Se não for de área como direito ou contabilidade, se sentirá muito distante do que aprende na faculdade.

Não é o melhor dos mundos

Assistente Técnico Administrativo

Prós: As pessoas valem a pena, a gente trabalha uns pelos outros.

Contras: Cultura organizacional.

Ministério da Fazenda

Auditor Federal de Finanças e Controle

Brasília, DF

Prós: Profissionais que atuam no MF são, em sua maioria, bem capacitados e possuem um alto grau de instrução, sendo que um alto percentual dos funcionários possuem mestrado ou doutorado.

Contras: Como é um órgão público existe muita politicagem e muita interferência política no trabalho técnico. A autonomia dos funcionários não acontece de maneira integral.

Interessante

Analista Técnico-administrativo

Brasília, DF

Prós: Boa convivência com os colegas, oportunidade de trabalhar com diversos assuntos.

Contras: Excesso de burocracia, de modo que até os processos mais triviais se tornam complicados.

Ministério da Fazenda