Como é trabalhar na Ministério da Fazenda?

Não é o melhor dos mundos

Assistente Técnico Administrativo

Prós: As pessoas valem a pena, a gente trabalha uns pelos outros.

Contras: Cultura organizacional.

um cargo que serve de trampolim.

Brejo Santo, CE

Prós: existe uma qualidade de vida, existe uma grande tranquilidade no meu ambiente de trabalho, o clima organizacional local é bastante agradável .

Contras: praticamente não existe crescimento na carreira, a diferença do padrão de remuneração inicial para o padrão final é mínima, e existe um acirramento entre diferentes carreiras na instituição.

bom, da pra trabalhar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Salvador, BA

Prós: bom aprendizado, boas pessoas, boa estrutura e bom aprendizado

Contras: ambiente as vezes pode ficar bem conturbado devido a más pessoas, salário bem baixo, não recebemos um devido valor as vezes.

Ministério da Fazenda é ótimo, só não a empresa.

Recepcionista

Brasília, DF

Prós: Pagamento na data certa, servidores recepctivos, ambiente tranquilo, trabalho fácil não existe dificuldades nas tarefas.

Contras: Ponto eletrônico 4x ao dia, alimentação paga só nos dias trabalhados, não pode sugestionar férias, desconto na folha cause falte 45min da jornada.

Realista

Fortaleza, CE

Prós: Os laços e vínculos de amizades com colegas de trabalho. Em geral as pessoas se ajudam muito. Isso é importante. Apesar de o ambiente ser muito estressante.

Contras: Instituição retrógrada e que não se importa com os seus colaboradores. Há bastante competição entre cargos. Estrutura remuneratória insatisfatória.

Gestão por interesses corporativos e políticos apenas. Não funciona como uma instituição.

Analista Técnico-administrativo

Brasília, DF

Prós: Estabilidade e porte da corporação. O Ministério da Fazenda é o órgão de maior importância no contexto nacional por ser responsável pela arrecadação que move TODO o setor público do país.

Contras: Péssima gestão de pessoal, benefícios não cobrem os custos reais, falta de oportunidade de crescimento, burocracia. A liderança da instituição não enxerga seus colaboradores.

Conselhos para presidência: Pensar na instituição como um todo e não para atender interesses corporativistas e políticos. Uma instituição tem que cuidar do clima organizacional e das pessoas que ali contribuem de forma igualitária.

Ministério da Fazenda

Auditor Federal de Finanças e Controle

Brasília, DF

Prós: Profissionais que atuam no MF são, em sua maioria, bem capacitados e possuem um alto grau de instrução, sendo que um alto percentual dos funcionários possuem mestrado ou doutorado.

Contras: Como é um órgão público existe muita politicagem e muita interferência política no trabalho técnico. A autonomia dos funcionários não acontece de maneira integral.

EstágioEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: O ministério da fazenda da oportunidade aos estagiários de entender melhor funcionamento de órgãos públicos. Tanto em trâmites internos quanto diligências externas. Trabalhos e laboração de relatórios quinzenais, montagem de planilhas, apresentação em slides, atendimento ao público e respostas a e-mails internos.

Contras: Imcompatilibildade na distribuição dos trabalhos de acordo com a função de cada servidor. Alguns servidores não fazia seu trabalho de acordo com o demandado.

Bom, mas tem bolsa-estágio baixa

Prós: Ótimo local para aprender e trabalhar. Há uma grande disposição e atenção dos funcionários em ensinar e revisar o trabalho que é feito pelos estagiários.

Contras: Remuneração baixa, poderia ter bolsa-estágio compatível com o mercado e ter mais benefícios, como oferecido na iniciativa privada e em outros órgãos públicos.

Dicas Ministério da Fazenda PB

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

João Pessoa, PB

Prós: O trabalho é tranquilo. Há uma divisão de atividades muito bem feita. O prédio do Ministério possui uma ótima localização, na Epitácio pessoa, principal rua da cidade.

Contras: Acredito que o ponto negativo seja o estacionamento, que por muitas vezes se encontra lotado, e estacionando na frente há a presença de flanelinhas.

Ministério da Fazenda