Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) logo

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Como é trabalhar na Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)?

Carreira engessada, com estabilidade, mas sem (zero) perspectiva de crescimento.

Auditor Fiscal Federal Agropecuário

Prós: Não vejo nenhum ponto positivo no Ministério da Agricultura. Apenas a estabilidade da carreira pública.

Contras: Carreira engessada, sem meritocracia, sem perspectiva de crescimento, sem feedback.

Conselhos para presidência: Mordenizar, informatizar, flexibilizar, atualizar, desburocratizar.

Trabalhar no MAPA

Brasília, DF

Prós: Estabilidade no órgão e serviço público, equipe de trabalho muito boa em algumas coordenações, localizado no centro da cidade, limpeza do local.

Contras: Machismo, regras que não são aplicadas a todos os funcionários, falta de plano de carreira ou incentivo a estudos, falta de reconhecimento por um bom trabalho, ponto eletrônico que também não é válido a todos os trabalhadores, visão quadrada das chefias mais superiores e falta de espaço para aplicar novas idéias. Segurança não está preparada para uma evacuação do prédio.

Conselhos para presidência: Plano de carreira, regras que se apliquem a todos, inclusive chefias superiores, flexibilização no horário de trabalho dando opção de algumas áreas trabalharem em casa.

Um investimento para o futuro.

Coordenador de Comunicação

Brasília, DF

Prós: Fonte reconhecida de informação no mercado e geradora de conhecimentos e experiências muito úteis no mercado de trabalho.

Contras: Engessamento comum ao setor público, pouca autonomia decisória.

só sobrevive porque os fiscais são muito bem qualificados

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2011

Brasília, DF

Prós: Flexibilidade da carga horária, corpo técnico super qualificado, ambiente favorece a convivência.

Contras: Ingerência política, profissionais desmotivados, chefias incompetentes, contingenciamento constante de recursos.

Poderia ser melhor.

Agente Administrativo

Brasília, DF

Prós: Estabilidade e oportunidade de crescimento como agente do agronegócio dentro do serviço público, contribuindo para o crescimento da balança comercial.

Contras: Trabalhar oito horas por dias, não ter horário corrido. Muita interferência política nas ações e, por não pertencer a carreira fim, não tenho o melhor salário que a instituição pode oferecer.

Agradável

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2009

Brasília, DF

Prós: Oportunidade de novos aprendizados, funcionários educados, oportunidade de conhecer novas pessoas, vivência de trabalho em um ambiente público.

Contras: O negativo é que há muitos conflitos entre os funcionários, alguns fazem "panelinhas" e outras coisas do nível, nao fiz parte disso e tsmbém nao tive nenhum desentendimento pois estava apenas esraguando, pirém entre os concursados era mais tenso.

Conselhos para presidência: Se dedicar bastante.

Funcionário público

Administrador

Palmas, TO

Prós: Pertencer ao quadro de funcionários publico federal, ter a tão sonhada estabilidade, ter plano de carreira possibilitando crescimento salarial.

Contras: Falta de adicional de qualificação, o plano de carreira e Geral não pertencendo somente ao Ministério da Agricultura. Falta de pessoal para trabalhar.

Gestores sem experiência e xom excesso de rotatividade

Prós: Estabilidade, liberdade, trabalho importante para a sociedade.

Contras: Falata de planejamento e gestão.

meu salário é justo?

Auxiliar de Laboratório

Belém, PA

Prós: Qualidade, bom salário, reconhecimento nacional e internacional

Contras: As chefias precisam passar por avaliação sempre

fiscalização agropecuaria

Médico Veterinário

Pedro Leopoldo, MG

Prós: estabilidade do cargo que nao existe na iniciativa privada

Contras: politicagem influencia salarios e ambiente de trabalho.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Descrição:O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor. No Brasil, o agronegócio contempla o pequeno, o médio e o grande produtor rural e reúne atividades de fornecimento de bens e serviços à agricultura, produção agropecuária, processamento, transformação e distribuição de produtos de origem agropecuária até o consumidor final.