Como é trabalhar na Minauro Informática?

Cultura hierárquica retrógrada

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Pouquíssimos pontos positivos: VR e TR são cobrados apenas $1 do funcionário! Cadeiras de massagem para relaxamento.

Contras: A gerência geral tem característica de chefia e não de liderança, com pensamento de repartição pública e muitas vezes agindo de maneira ríspida, não deixando espaço para defesa. A insatisfação de TODA a equipe é visível. O foco, por muitas vezes, está na maneira em como o funcionário escreve o email e não na solução do problema relatado no email. A parte de cima dá cúpula não chega nem a cumprimentar a equipe e se o faz é por obrigação. Quando o contato surge é apenas para a cobrança do que foi solicitado. O incentivo para completar as tarefas e a busca em conjunto de soluções é zero. O acesso a internet é blindado e para fazer algum tipo de pesquisa para busca de soluções é preciso entrar num servidor de pesquisas via acesso remoto. Ou seja, pelo seu computador, o funcionário tem uma white list de sites que pode ser acessado, entre eles... a revista... CARAS... com acesso total inclusive de imagens. Já nos jornalísticos o acesso é parcial. A colaboração entre equipes é praticamente zero. Muitas vezes acontece de uma equipe desenvolver uma solução para um determinado projeto e outra equipe desenvolver um projeto semelhante e utilizar outra solução, ocasionando em perda de tempo e de prazo. No período em que trabalhei por lá, a relação com a gerência de equipe foi bastante complicada. Por muita vezes foi evidenciada a condição de chefia. O líder auxilia no avanço dá equipe; o chefe senta em sua cadeira e se preocupa com relatórios e reports. O acesso a IP's internos depende de autorização liberada pela gerência e leva de 24hs a 48hs para conseguir o acesso, fazendo com que se perca mais tempo e atraso no prazo. Falta muito para que a empresa chegue no patamar que usa como slogan interno, onde o funcionário está em primeiro lugar.

Conselhos para presidência: Sejam mais preocupados em ser líder, em ser prestativo com o funcionário. Para apertar o parafuso, o funcionário precisa de uma chave de fenda e não de um martelo. Ser uma das empresas que mais bem paga no mercado não garante a plena satisfação do funcionário. Oferecer condições e ferramentas de trabalho compatíveis com a função do funcionário, é que garante qualidade e rapidez na entrega dos projetos. Liberem o acesso a fóruns, blogs e outros sites que, em quase 100% dos casos, tem a solução para o que o desenvolvedor precisa. Fazendo essas e outras mudanças na cultura retrógrada, antiga e ultrapassada que ainda impera na empresa, para uma cultura mais avançada, moderna e fazer com que o funcionário sinta vontade de resolver problemas e vender obstáculos, fará com que a empresa seja altamente recomendada e cresça cada vez mais.

Falta foco!

Programador Júnior

Prós: Ambiente é bom, localização ótima, bem no centro da cidade. Limpeza e organização. Além de uma sala com cadeiras de massagem e o cafezinho é sempre bom.

Contras: Falta de priorização nos projetos, falta de foco da diretoria, não tem um processo definido e as equipes não compartilham o conhecimento.....

Empresa sólida e séria. Na época ótima oportunidade

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Estrutura muito boa e com excelentes profissionais. Benefícios e salário acima do mercado e para que procura e se aplicado de ótima estabilidade. Ambiente muito bom e bem localizado na época com boas oportunidades de crescimento pelo menos pra mim.

Contras: Talvez falte um pouco de comunicação entre departamentos comerciais e administrativos com os de execução pois, as vezes, não ficou muito claro o objetivo final. Ocorriam certos desencontros de expectativa.

Conselhos para presidência: Talvez aplicar treinamentos planejados para os projetos direcionada aos desejos da hierarquia

Necessidade de investimento no capital humano.

Analista de Sistemas PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Possuem excelentes profissionais e o salário pago esta de acordo com a média do mercado. Se a empresa investisse em profissionais gerentes com visão metodológicas para a elaboração de sistema, teria um grande potencial de crescimento.

Contras: Apesar de dizer que possui uma certificação CMMi 3, não possui um processo definido na requisição, desenvolvimento e implantação de funcionalidades de software, não havendo isso, não existe a possibilidade de mensurar as necessidades por etapas, oque ocasiona uma má gerencia dos recursos. Além disso os gerentes não são qualificados para lidar com pessoas.

Conselhos para presidência: Treinamento de como lidar com pessoas para gerentes e coordenadores, ou assessoria para isto. Metodologia para desenvolvimento de software.

Minauro Informática