Como é trabalhar na Midea Carrier?

Empresa em desenvolvimento estratégico

Supervisor Operacional

Manaus, AM

Prós: Plano educação que paga 100% de faculdades, curso técnico, pós graduação, mestrado e doutorado.

Contras: O nível estratégico é formado por pessoas que cresceram junto com a empresa, a empresa cresceu mais de 500% nos últimos anos e o nível estratégico não possui habilidades e vivências em empresas no porte que estamos hoje.

Honesta

Operador Multifuncional IEx-funcionário, saiu em 2014

Manaus, AM

Prós: Estrutura é muito boa, é uma empresa grande e que lhe dá muitas oportunidade. A partir de 1 ano dentro da empresa se o trabalhador desejar eles pagam qualquer faculdade escolhida por você. E aos sábados sempre tem extra.

Contras: Os horários. Mesmo só começando a trabalhar 17:00, 15:20 eu já tinha que estar no ponto, porque minha rota passava muito cedo. Saía 2:24 e só chegava em casa 3:30.

Conselhos para presidência: Observar mais de perto os líderes. E na maioria das vezes que a empresa precisa de um funcionário especializado ela prefere contratar de fora do que promover alguém de dentro que já conhece todo o processo.

Empresa decaiu muito após ser adquirida pela midea china

Técnico AEx-funcionário, saiu em 2016

Canoas, RS

Prós: Faixa salarial pouco acima do piso, bom ambiente de trabalho, bom sistema de transporte, bom refeitório, oportunidade de estudo para alguns (apesar da empresa várias vezes tentar cortar ou reduzir o benefício).

Contras: Não existe política clara de salários, havendo grande disparidade injustificada de níveis salariais, boa parte da liderança despreparada, buscando em primeiro lugar seus interesses pessoais ao invés dos interesses da empresa, assuntos de interesse dos colaboradores são tratados pela liderança de forma burocrática e "politicamente correta", deixando muitas questões às escuras, não há justiça na questão de aproveitamento de colaboradores para novos cargos, havendo alguns processos de recrutamento interno apenas para cumprir tabela, sendo que as vagas sempre estão destinadas aos "carta marcadas". Praticamente não existe referência de RH na empresa para relacionamento com os funcionários. Mantém-se ainda grande números de aposentados em fábrica, tirando oportunidade de novos talentos. Com a aquisição de 51% das ações pela chinesa midea mudou muito a política da antiga Carrier, que presava pelo bem estar e desenvolvimento dos funcionários, algo inexistente nos dias de hoje, onde a visão estratégica é focada apenas nos lucros dos acionistas.

Conselhos para presidência: Melhorar a política de comunicação da empresa, criar planos de carreira e faixas salariais justas, conforme os méritos de cada um e não conforme sua afinidade com a liderança. Ouvir mais os funcionários, renovar o setor de RH da empresa, ser mais "humana" na hora de ter que realizar desligamentos, analisando quem mais precisa do trabalho (profissionais pais de família, não aposentados). Fazer rodízio de liderança, pois um único líder muito tempo em determinado setor acaba criando seu próprio sistema de trabalho, tendo grande afinidade com alguns trabalhadores, em consequência prejudicando outros, que apesar de possuir grandes potenciais são ofuscados pela soberania e autoritarismo de alguns "chefes".

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Programa educação( disponibilizacao de financiamento 100% de cursos tecnicos,graduacao,pós-graduacao,mestrado) para funcionarios, plano de saude aceito em todo territorio, plano de carreira

Contras: Excesso de chefias, gerenciamento de pessoas e avaliacao de desempenho ruins, várias trocas de chefia imediata no periodo de avaliação, feedback demorado e conflitos de interesse.

Conselhos para presidência: Clareza nas informações, feedback imediato, motivação no plano de carreira e seriedade quanto a processos internos de selecão atuando com imparcialidade.

Indico a empresa para trabalhar .

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Oportunidade de crescimento. Bom pacote de remuneração.

Contras: Ainda tem espaço para melhorias em processos e inovação em produtos.

Uma empresa boa de trabalhar mas sem perspectiva.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Manaus, AM

Prós: Comprometimento e oportunidade de trabalhar em equipe, excelentes oportunidade de aprendizado dentro e fora da empresa, salário razoavelmente satisfatório.

Contras: Falta de reconhecimento e valorização,uma empresa em que você é como qualquer outro, em que o mais importante é os gerentes subirem de nivel desvalorizando seus subalternos.

Estilo de Liderança

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Remuneração e pacote de benefícios atrativos. Auxílio Educação. Recursos para melhorar processos. Oportunidades de crescimento.

Contras: Estilo de Liderança sem muito respeito às pessoas. Não valorização de profissionais com elevado nível de comprometimento e conhecimento técnico. Novos conceitos não são tão bem recebidos pela média gerência.

Conselhos para presidência: Traduzir a pressão por resultados da cultura chinesa para a realidade ocidental, valorizando as iniciativas e tratando as pessoas com respeito.

Boa empresa para se trabalhar

Ex-funcionário, saiu em 2016

Manaus, AM

Prós: Empresa boa para se trabalhar, benefícios bons, ótima oportunidade de conhecimento sobre o negócio ali feito. Empresa com funcionários que se relacionam bem.

Contras: Falta de oportunidade de crescimento, não tem perspectiva sobre a carreira, mão de obra mau aproveitada, sendo que tem várias pessoas qualificadas e não são usadas adequadamente.

Ótimo ambiente de trabalho, mas muitos caciques para poucos índios.

Canoas, RS

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, com colegas prestativos e que se ajudam, inclusive de outros setores. Bom pacote de benefícios, com destaque para o plano educação e amplo estacionamento.

Contras: Falta transparência na comunicação, principalmente na top-down. Falta também plano de carreira e política clara de cargos e salários. Estruturas de Coordenações e gerências inchadas e em paralelo, estruturas operacionais (assistentes e analistas) enxutas e sobrecarregadas, que engessam o fluxo do negócio.

Conselhos para presidência: Mais investimentos em sistemas (T.I), e colaboradores de nível operacional, para trazer fluidez e dinamismo ao negócio, e mais consciência na contratação de chefias, que só incham o quadro e buscam resultados pessoais, e não voltados para os objetivos da empresa.

Assistente ComercialEx-funcionário, saiu em 2016

Canoas, RS

Prós: Empresa com ótimos benefícios de saúde e auxilio ao estudo. Ambiente de trabalho muito bom e equipes unidas. Vale a pena se tornar um funcionário

Contras: refeitório não é bom, colaborados terceiros são tratados de forma diferente dos demais. Férias na área comercial no máximo 20 dias corridos, o resto precisa ser separado.

Midea Carrier

Descrição:A Midea Carrier é fruto da união de duas gigantes mundiais do mercado: a Midea, líder em produção de eletrodomésticos e a Carrier, líder em climatização e fundada pelo inventor do ar-condicionado – Willis Carrier. Em 2011, as duas empresas formaram uma joint venture para produzir e distribuir produtos no Brasil, Argentina e Chile, se tornando assim a maior fabricante de equipamentos de climatização da América Latina. São três fábricas – duas no Brasil e uma na Argentina – e mais de 3,5 mil colaboradores. Nos últimos dois anos, a Midea Carrier vendeu mais de 3 milhões de equipamentos em todo Brasil.