Como é trabalhar na Midea Carrier?

Estilo de Liderança

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Remuneração e pacote de benefícios atrativos. Auxílio Educação. Recursos para melhorar processos. Oportunidades de crescimento.

Contras: Estilo de Liderança sem muito respeito às pessoas. Não valorização de profissionais com elevado nível de comprometimento e conhecimento técnico. Novos conceitos não são tão bem recebidos pela média gerência.

Conselhos para presidência: Traduzir a pressão por resultados da cultura chinesa para a realidade ocidental, valorizando as iniciativas e tratando as pessoas com respeito.

Empresa decaiu muito após ser adquirida pela midea china

Técnico AEx-funcionário, saiu em 2016

Canoas, RS

Prós: Faixa salarial pouco acima do piso, bom ambiente de trabalho, bom sistema de transporte, bom refeitório, oportunidade de estudo para alguns (apesar da empresa várias vezes tentar cortar ou reduzir o benefício).

Contras: Não existe política clara de salários, havendo grande disparidade injustificada de níveis salariais, boa parte da liderança despreparada, buscando em primeiro lugar seus interesses pessoais ao invés dos interesses da empresa, assuntos de interesse dos colaboradores são tratados pela liderança de forma burocrática e "politicamente correta", deixando muitas questões às escuras, não há justiça na questão de aproveitamento de colaboradores para novos cargos, havendo alguns processos de recrutamento interno apenas para cumprir tabela, sendo que as vagas sempre estão destinadas aos "carta marcadas". Praticamente não existe referência de RH na empresa para relacionamento com os funcionários. Mantém-se ainda grande números de aposentados em fábrica, tirando oportunidade de novos talentos. Com a aquisição de 51% das ações pela chinesa midea mudou muito a política da antiga Carrier, que presava pelo bem estar e desenvolvimento dos funcionários, algo inexistente nos dias de hoje, onde a visão estratégica é focada apenas nos lucros dos acionistas.

Conselhos para presidência: Melhorar a política de comunicação da empresa, criar planos de carreira e faixas salariais justas, conforme os méritos de cada um e não conforme sua afinidade com a liderança. Ouvir mais os funcionários, renovar o setor de RH da empresa, ser mais "humana" na hora de ter que realizar desligamentos, analisando quem mais precisa do trabalho (profissionais pais de família, não aposentados). Fazer rodízio de liderança, pois um único líder muito tempo em determinado setor acaba criando seu próprio sistema de trabalho, tendo grande afinidade com alguns trabalhadores, em consequência prejudicando outros, que apesar de possuir grandes potenciais são ofuscados pela soberania e autoritarismo de alguns "chefes".

Boa, mas não excelente

Assistente

Manaus, AM

Prós: A empresa possui um plano de apoio à educação. Ela banca integralmente a faculdade para os colaboradores. Além disso, alguns benefícios são excelentes: auxílio creche, plano de saúde, rotas, etc.

Contras: Falta valorização dos funcionários. Muitos pedem o desligamento por falta de oportunidade interna, o que gera perda de mão de obra especializada. Falta um plano de cargos e salários, pois a maioria da remuneração é desproporcional.

Conselhos para presidência: Boa,mas precisa valorizar mais o colaborador

Ótima escola e salários Baixos

Consultor ComercialEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente de trabalho e Benefícios dados aos colaboradores...

Contras: Falta de corporativismo, falta de trabalho em equipe e falta de plano de carreira.

Conselhos para presidência: Plano de Carreira e treinamento

Desapontado

GestorEx-funcionário, saiu em 2015

Canoas, RS

Prós: Benefícios, programa educação, estrutura física, marca reconhecida (Springer), ética.

Contras: Exposição desnecessária dos funcionários pelos gestores, ambiente político e pouco confiável na alta gestão, ausência de políticas de recursos humanos voltadas a valorização dos funcionários, ausência de plano de carreira, redução de quadro funcional sem preocupação com sobrecarga de trabalho ou acúmulo de funções.

Conselhos para presidência: Preocupar-se mais com a valorização e motivação dos funcionários e menos com a política interna buscando a auto-promoção e a conquista de espaço.

Empresa sem plano de carreira

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Empresa conta com você na empresa pra sempre a partir de sua contratação se você não frustrar as expectativas.

Contras: Sem plano de carreira. O crescimento só é possível através do desligamento de outra pessoa.

Conselhos para presidência: Criar planos de carreira construtivos e não via sistema de avaliação. Os funcionários precisam ser mais próximos de seus gestores e estes precisam see avaliados pelos funcionários.

Satisfeito

Prós: O trabalho em equipe e a administração

Contras: Refeição sem cesta básica e onde se pega a rota relógio são poucos

nem boa nem ruim

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Grande empresa com grande potencial.

Contras: Falta de sinergia entre departamentos. Insegurança no trabalho.

Muito desorganizada

GerenteEx-funcionário, saiu em 2014

Canoas, RS

Prós: As pessoas são muito comprometidas com o trabalho e, em sua maioria, são honestas e querem o bem do empreendimento. Isso faz muita diferença.

Contras: Totalmente desorganizada e sem rumo. Uma joint venture entre chineses e americanos tem muita chance de dar errado. Alta direção briga muito.

Uma empresa boa de trabalhar mas sem perspectiva.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Manaus, AM

Prós: Comprometimento e oportunidade de trabalhar em equipe, excelentes oportunidade de aprendizado dentro e fora da empresa, salário razoavelmente satisfatório.

Contras: Falta de reconhecimento e valorização,uma empresa em que você é como qualquer outro, em que o mais importante é os gerentes subirem de nivel desvalorizando seus subalternos.

Midea Carrier

Descrição:A Midea Carrier é fruto da união de duas gigantes mundiais do mercado: a Midea, líder em produção de eletrodomésticos e a Carrier, líder em climatização e fundada pelo inventor do ar-condicionado – Willis Carrier. Em 2011, as duas empresas formaram uma joint venture para produzir e distribuir produtos no Brasil, Argentina e Chile, se tornando assim a maior fabricante de equipamentos de climatização da América Latina. São três fábricas – duas no Brasil e uma na Argentina – e mais de 3,5 mil colaboradores. Nos últimos dois anos, a Midea Carrier vendeu mais de 3 milhões de equipamentos em todo Brasil.