Como é trabalhar na Midea Carrier?

Uma empresa boa de trabalhar mas sem perspectiva.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Manaus, AM

Prós: Comprometimento e oportunidade de trabalhar em equipe, excelentes oportunidade de aprendizado dentro e fora da empresa, salário razoavelmente satisfatório.

Contras: Falta de reconhecimento e valorização,uma empresa em que você é como qualquer outro, em que o mais importante é os gerentes subirem de nivel desvalorizando seus subalternos.

Estilo de Liderança

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Remuneração e pacote de benefícios atrativos. Auxílio Educação. Recursos para melhorar processos. Oportunidades de crescimento.

Contras: Estilo de Liderança sem muito respeito às pessoas. Não valorização de profissionais com elevado nível de comprometimento e conhecimento técnico. Novos conceitos não são tão bem recebidos pela média gerência.

Conselhos para presidência: Traduzir a pressão por resultados da cultura chinesa para a realidade ocidental, valorizando as iniciativas e tratando as pessoas com respeito.

Boa empresa para se trabalhar

Ex-funcionário, saiu em 2016

Manaus, AM

Prós: Empresa boa para se trabalhar, benefícios bons, ótima oportunidade de conhecimento sobre o negócio ali feito. Empresa com funcionários que se relacionam bem.

Contras: Falta de oportunidade de crescimento, não tem perspectiva sobre a carreira, mão de obra mau aproveitada, sendo que tem várias pessoas qualificadas e não são usadas adequadamente.

Empresa decaiu muito após ser adquirida pela midea china

Técnico AEx-funcionário, saiu em 2016

Canoas, RS

Prós: Faixa salarial pouco acima do piso, bom ambiente de trabalho, bom sistema de transporte, bom refeitório, oportunidade de estudo para alguns (apesar da empresa várias vezes tentar cortar ou reduzir o benefício).

Contras: Não existe política clara de salários, havendo grande disparidade injustificada de níveis salariais, boa parte da liderança despreparada, buscando em primeiro lugar seus interesses pessoais ao invés dos interesses da empresa, assuntos de interesse dos colaboradores são tratados pela liderança de forma burocrática e "politicamente correta", deixando muitas questões às escuras, não há justiça na questão de aproveitamento de colaboradores para novos cargos, havendo alguns processos de recrutamento interno apenas para cumprir tabela, sendo que as vagas sempre estão destinadas aos "carta marcadas". Praticamente não existe referência de RH na empresa para relacionamento com os funcionários. Mantém-se ainda grande números de aposentados em fábrica, tirando oportunidade de novos talentos. Com a aquisição de 51% das ações pela chinesa midea mudou muito a política da antiga Carrier, que presava pelo bem estar e desenvolvimento dos funcionários, algo inexistente nos dias de hoje, onde a visão estratégica é focada apenas nos lucros dos acionistas.

Conselhos para presidência: Melhorar a política de comunicação da empresa, criar planos de carreira e faixas salariais justas, conforme os méritos de cada um e não conforme sua afinidade com a liderança. Ouvir mais os funcionários, renovar o setor de RH da empresa, ser mais "humana" na hora de ter que realizar desligamentos, analisando quem mais precisa do trabalho (profissionais pais de família, não aposentados). Fazer rodízio de liderança, pois um único líder muito tempo em determinado setor acaba criando seu próprio sistema de trabalho, tendo grande afinidade com alguns trabalhadores, em consequência prejudicando outros, que apesar de possuir grandes potenciais são ofuscados pela soberania e autoritarismo de alguns "chefes".

Ótimo ambiente de trabalho, mas muitos caciques para poucos índios.

Canoas, RS

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, com colegas prestativos e que se ajudam, inclusive de outros setores. Bom pacote de benefícios, com destaque para o plano educação e amplo estacionamento.

Contras: Falta transparência na comunicação, principalmente na top-down. Falta também plano de carreira e política clara de cargos e salários. Estruturas de Coordenações e gerências inchadas e em paralelo, estruturas operacionais (assistentes e analistas) enxutas e sobrecarregadas, que engessam o fluxo do negócio.

Conselhos para presidência: Mais investimentos em sistemas (T.I), e colaboradores de nível operacional, para trazer fluidez e dinamismo ao negócio, e mais consciência na contratação de chefias, que só incham o quadro e buscam resultados pessoais, e não voltados para os objetivos da empresa.

Assistente ComercialEx-funcionário, saiu em 2016

Canoas, RS

Prós: Empresa com ótimos benefícios de saúde e auxilio ao estudo. Ambiente de trabalho muito bom e equipes unidas. Vale a pena se tornar um funcionário

Contras: refeitório não é bom, colaborados terceiros são tratados de forma diferente dos demais. Férias na área comercial no máximo 20 dias corridos, o resto precisa ser separado.

Uma empresa muito boa de se trabalhar

Canoas, RS

Prós: Ambiente de trabalho, limpeza, multinacional, flexibilidade, estacionamento, infra estrutura, possibilidade de viagens, salario, acessibilidade.

Contras: Sem plano de carreira, pessoas só crescem com indicação, alto índice de demissão devido a crise, estacionamento possui muitas arvores, burocracia para realizar processos.

Boa, mas não excelente

Assistente

Manaus, AM

Prós: A empresa possui um plano de apoio à educação. Ela banca integralmente a faculdade para os colaboradores. Além disso, alguns benefícios são excelentes: auxílio creche, plano de saúde, rotas, etc.

Contras: Falta valorização dos funcionários. Muitos pedem o desligamento por falta de oportunidade interna, o que gera perda de mão de obra especializada. Falta um plano de cargos e salários, pois a maioria da remuneração é desproporcional.

Conselhos para presidência: Boa,mas precisa valorizar mais o colaborador

Desafios

Prós: Muitos desafios e oportunidades, ambiente de trabalho muito bom. Benefícios acima da média como programa educação que cobre 100% da faculdade e até mestrado!

Contras: Ou você entra ganhando bem ou esquece... Ambiente instável de mercado, empresa em busca de expansão mas portfólio ainda pequeno e falta experiência no mercado local.

Conselhos para presidência: Ganhar mais experiência no mercado local, diversificar o portfólio, apostar mais nos talentos internos e principalmente valorizar e reter os talentos.

Vale a pena trabalhar nos primeiros anos da carreira

Canoas, RS

Prós: Benefício- A empresa paga 100% da graduação para funcionários com mais de um ano de empresa, em qualquer Universidade, mesmo que o curso não tenha a ver com a função exercida

Contras: Diferença entre setores, faz parecer exigir empresas distintas dentro da mesma, pois ela é muito departamentizada. Alguns setores são um pouco desorganizados.

Conselhos para presidência: Investir na integração entre os times

Midea Carrier

Descrição:A Midea Carrier é fruto da união de duas gigantes mundiais do mercado: a Midea, líder em produção de eletrodomésticos e a Carrier, líder em climatização e fundada pelo inventor do ar-condicionado – Willis Carrier. Em 2011, as duas empresas formaram uma joint venture para produzir e distribuir produtos no Brasil, Argentina e Chile, se tornando assim a maior fabricante de equipamentos de climatização da América Latina. São três fábricas – duas no Brasil e uma na Argentina – e mais de 3,5 mil colaboradores. Nos últimos dois anos, a Midea Carrier vendeu mais de 3 milhões de equipamentos em todo Brasil.