Como é trabalhar na Metrô Rio?

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Um bom ambiente com pares de trabalho, benefícios atrativos como vale alimentação, refeição, cesta básica, plano de saude e odontológico e seguro de vida

Contras: Pouca chance de crescimento na área operacional, sem.vida pessoal você vive para a empresa sem ter carnaval,ano novo,natal. Grandes salários somente para a chefia. Muitos gestores desqualificados

Grande frustação

Condutor de TremEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Bons beneficios, bom ambiente fisico para trabalhar. Realmente tem muito trabalho no metro para quem gosta de trabalhar. Otima empresa. Recomendo.

Contras: Ambiente muito competitivo. Ácido. Muita intriga. Eu participei de um treinamento que é bem puxado mas infelizmente uns 2 meses depois fui demitido. Eles não falam o motivo real mas eu estava bem no treinamento. Eles não são transparentes. Há muitos chefes então o empregado fica bem intimidado. Há muita rotatividade. Se o cara não tem uma saúde muito boa ele fica doente o tempo todo. Mas quem sou eu para julgar o ambiente da empresa. Talvez eu não tenha o perfil para trabalhar na empresa.

A empresa é boa, mas tem melhores.

Oficial de Manutenção

Prós: Salário em dia e benefícios agradáveis a funcionários e dependentes. Nunca tive atraso de salário , descontos indevidos são sempre corrigidos.

Contras: Salários defasados. Muito se cobra e pouco se paga aos colaboradores , exceto a chefia. Jornada de trabalho excessiva, funcionário passa mais tempo na empresa do que com a própria família. Não há valorização das mão de obra. Plano de carreira disfarçado, só é promovido quem é puxa saco. Parece que somos um mal necessário a empresa.

Conselhos para presidência: Valorizar mais a base e menos a chefia. Quem faz a máquina girar são aqueles a quem a empresa menos valoriza.

Sincera

Engenheiro Júnior

Prós: Utização do próprio Metrô para se locomover pela cidade de graça. Cumprimneto do salário do CREA para engenheiros. Benefícios em geral conforme o mercado.

Contras: Não possuo banco de horas e nem recebo por horas extras. Ausência de treinamentos e um plano de carreira. Empresa com cultura de empresa estatal.

Conselhos para presidência: Investir nas pessoas e busca por mais qualidade eficiência

Grande Empresa, Pequeno Negócio

Gerente de Serviços ao UsuárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Benefícios individuais e familiares, capilaridade de atuação, proximidade da liderança e possibilidade de crescimento.

Contras: Jornada de trabalho exaustiva, clima organizacional pesado, turnover elevado, Participação de Lucros injusta e obscura. Como toda Concessão, tudo é realizado com prazo de validade. Não pensa no Longo Prazo!

Conselhos para presidência: Sei a dificuldade que tem em administrar uma concessão, já que precisa amaciar o ego dos acionistas e políticos simultaneamente. Mas precisa buscar forças e estar mais próximos das pessoas de base. Não só em discurso, mas fisicamente. Abraços.

Gosto muito de trabalhar neste setor

Técnico de Manutenção

Prós: Pagamento em dia,cumpri com suas obrigações,assistência ao empregado nas horas difícil.

Contras: Muito paternalismo,difícil negociações em acordo coletivo.escala de horários variadas

Conselhos para presidência: Dar mais valor ao empregados da base

Boa empresa mas falta ser humana

Oficial de ManutençãoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Pagamento em dia, benefícios atrativos.

Contras: Pouca valorização, poucos cresce e os que não crescem não são valorizados.

Ótima experiência

Estagiário de EngenhariaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Oportunidade de aprendizado sobre subestação, material rodante, sinalização, piloto automático, planejamento de manutenção Eh uma empresa de grande reconhecimento.

Contras: Existem resquício da época do Estado e muitos funcionários não acompanharam a mudança! Necessita de pessoas mais capacitadas a gerenciar em cargos maiores.

Bons benefícios mas sem vida fora da empresa e poucas chances de crescimento na área operacional

Oficial de Manutenção II

Prós: Os benefícios que a empresa oferece são bons e competitivos. A empresa oferece uma boa assistência e tem um ambiente de trabalho positivo. Fora das áreas operacionais é uma empresa incrível.

Contras: Na área operacional ou de manutenção não há qualidade de vida para os funcionários. Escala pesada e muitos trabalhos na folga. São poucas as promoções nos setores o que desmotiva. É comum ver pessoas com mais de dez anos no mesmo cargo, sem promoção.

Boa mas podia ser melhor

Técnico

Prós: Ótimo benefício e plano de carreira, equipe legal, pagamento em dia, suporte técnico bom, incentivo para crescimento, treinamento interno e boas práticas.

Contras: Salário não tão agradável, carga horária pesada, ambiente inseguro, pouca assistência social, pressão psicológica e correria e ameaça grande parte do tempo.

Metrô Rio

Descrição:O Metrô do Rio de Janeiro, também conhecido como Metrô Rio, foi inaugurado em março de 1979 e possuía pouco mais de quatro quilômetros de extensão e pouco mais de 60 mil pessoas por dia. Atualmente, possui dezenas de quilômetros e 32 estações em duas linhas, transportando milhões de passageiros diariamente. Com o constante aumento de passageiros, passa por um processo de expansão também visando os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão na cidade do Rio de Janeiro.