Como é trabalhar na Metrô Rio?

Grande frustação

Condutor de TremEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Bons beneficios, bom ambiente fisico para trabalhar. Realmente tem muito trabalho no metro para quem gosta de trabalhar. Otima empresa. Recomendo.

Contras: Ambiente muito competitivo. Ácido. Muita intriga. Eu participei de um treinamento que é bem puxado mas infelizmente uns 2 meses depois fui demitido. Eles não falam o motivo real mas eu estava bem no treinamento. Eles não são transparentes. Há muitos chefes então o empregado fica bem intimidado. Há muita rotatividade. Se o cara não tem uma saúde muito boa ele fica doente o tempo todo. Mas quem sou eu para julgar o ambiente da empresa. Talvez eu não tenha o perfil para trabalhar na empresa.

A empresa é boa, mas tem melhores.

Oficial de Manutenção

Prós: Salário em dia e benefícios agradáveis a funcionários e dependentes. Nunca tive atraso de salário , descontos indevidos são sempre corrigidos.

Contras: Salários defasados. Muito se cobra e pouco se paga aos colaboradores , exceto a chefia. Jornada de trabalho excessiva, funcionário passa mais tempo na empresa do que com a própria família. Não há valorização das mão de obra. Plano de carreira disfarçado, só é promovido quem é puxa saco. Parece que somos um mal necessário a empresa.

Conselhos para presidência: Valorizar mais a base e menos a chefia. Quem faz a máquina girar são aqueles a quem a empresa menos valoriza.

Sincera

Engenheiro Júnior

Prós: Utização do próprio Metrô para se locomover pela cidade de graça. Cumprimneto do salário do CREA para engenheiros. Benefícios em geral conforme o mercado.

Contras: Não possuo banco de horas e nem recebo por horas extras. Ausência de treinamentos e um plano de carreira. Empresa com cultura de empresa estatal.

Conselhos para presidência: Investir nas pessoas e busca por mais qualidade eficiência

Grande Empresa, Pequeno Negócio

Gerente de Serviços ao UsuárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Benefícios individuais e familiares, capilaridade de atuação, proximidade da liderança e possibilidade de crescimento.

Contras: Jornada de trabalho exaustiva, clima organizacional pesado, turnover elevado, Participação de Lucros injusta e obscura. Como toda Concessão, tudo é realizado com prazo de validade. Não pensa no Longo Prazo!

Conselhos para presidência: Sei a dificuldade que tem em administrar uma concessão, já que precisa amaciar o ego dos acionistas e políticos simultaneamente. Mas precisa buscar forças e estar mais próximos das pessoas de base. Não só em discurso, mas fisicamente. Abraços.

Gosto muito de trabalhar neste setor

Técnico de Manutenção

Prós: Pagamento em dia,cumpri com suas obrigações,assistência ao empregado nas horas difícil.

Contras: Muito paternalismo,difícil negociações em acordo coletivo.escala de horários variadas

Conselhos para presidência: Dar mais valor ao empregados da base

Boa empresa mas falta ser humana

Oficial de ManutençãoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Pagamento em dia, benefícios atrativos.

Contras: Pouca valorização, poucos cresce e os que não crescem não são valorizados.

Uma boa empresa para quem possuí filhos.

Analista Comercial

Prós: Transporte ilimitado de metrô para os funcionários, a área de saúde ocupacional é bastante ativa, excelentes benefícios para quem possuí filhos.

Contras: Empresa extremamente relacional, onde muitos dos que possuem anos de empresa caem no comodismo e não há uma política de incentivo e/ou mapeamento destes para a devida tratativa.

Empresa séria mas com muitos pontos negativos

Oficial de Manutenção II

Prós: Pagamento é sempre certinho ou adiantado, possui um bom vale alimentação e cesta básica somando R$950,00, PLR, vale extra no fim de ano e diversos sorteios para programas e passeios culturais. É uma empresa bem séria.

Contras: Muita cobrança e baixo salário, alto nível de estresse, instabilidade, gestores não são justos favorecendo seus "peixes" e prejudicando outros, demora para promoção, e se abrir uma vaga para cargos superior ao seu, eles preferem chamar pessoas de fora, mesmo tendo pessoas muito qualificadas para o posto dentro do setor ou na própria empresa. O plano de saúde é péssimo/horrível.

Conselhos para presidência: Revejam o plano de carreira que além de ser confuso não é justo, contratando pessoas externas e tendo vários profissionais qualificados para os postos. Aproveitem mais seus profissionais ou terão muita gente desanimada na empresa!

Empresa boa,hoje não é mais.

Prós: Os benefícios são bons,não atrasa pagamento,auxílio creche ,ticket alimentação e refeição, são iguais para todos os funcionários. A empresa mostra no primeiro momento se importar com o funcionário.

Contras: Infelismente com a mudança que houve esse ano após o carnaval,que houve desligamento de excelentes líderes operacionais tanto na área de segurança quanto de bilheteria e ônibus, a empresa colocou pessoas despreparadas para assumir função de liderança tornando assim grande insatisfação nos funcionários operacionais,que muitos estão desmotivados e querem sair da empresa. Tudo que a empresa construiu,a visão que ela me fez acreditar um dia para min acabou. Oportunidade para quem dá o sangue por ela é zero,contrata de fora para aprender com os funcionários de dentro,plano de carreira desmoronou,acabou com o cargo supervisor de bilheteria e supervisor de segurança e não qualificaram as pessoas que assumiram o cargo atual.

Conselhos para presidência: Valorizar os funcionários da operação, o povo que está a todo momento cara a cara com o usuário. Oferecer um plano de saúde que se iguale e que seja justo e digno para todos. Oportunidade de crescimento transparente. Acabar com o apadrinhamento.

Empresa mediana.

Prós: Pacote de Beneficios, porque os beneficios ajudam muita do dia a dia dos colaboradores. Além da possibilidade de utlizar um transporte de massa de maneira gratuita. Paga salário em dia.

Contras: Hierarquização. Pouca acessibilidade aos cargos maiores, como Diretores. O plano de saúde é diferenciado por cargo, sendo extremamente deficitário para cargos de análistas para baixo.

Conselhos para presidência: Avaliar melhor o plano de saúde dos funcionários e abrir portas entre gerentes, diretores e o demais cargos.

Metrô Rio

Descrição:O Metrô do Rio de Janeiro, também conhecido como Metrô Rio, foi inaugurado em março de 1979 e possuía pouco mais de quatro quilômetros de extensão e pouco mais de 60 mil pessoas por dia. Atualmente, possui dezenas de quilômetros e 32 estações em duas linhas, transportando milhões de passageiros diariamente. Com o constante aumento de passageiros, passa por um processo de expansão também visando os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão na cidade do Rio de Janeiro.