Como é trabalhar na Mercado Livre?

Novo Conceito de empregabilidade e construção de carreira

Ex-funcionário, saiu em 2014

Santana de Parnaíba, SP

Prós: O Mercado Livre e uma empresa excepcional, alem de referencia em tecnologia, e um exemplo (em partes) de gestão e oportunidade de construir uma carreira solida e de sucesso. A empresa oferece mecanismos e oportunidades de crescimento, alem de fazer jus ao conceito de `melhores empregos` . Dentro de um ambiente moderno, descontraído e atrativo o colaborador se sente a vontade e principalmente motivado a crescer e fazer com que a companhia cresça também doando o máximo de si.

Contras: Sempre ouvia falar muito sobre o Mercado Livre e quando surgiu uma oportunidade de trabalhar la foi maravilhoso, e para minha felicidade consegui passar nas etapas dos processos de seleção. Tudo não era perfeito como imaginava, infelizmente a gestão que tive foi a pior de minha ainda jovem carreira e a única coisa que levo como aprendizado e que, um dia, caso eu venha liderar uma área de alguma companhia e ter primordialmente : respeito, Ética, educação e compromisso junto a empresa e aos colaboradores que la atuarem. Infelizmente durante o tempo em que fiquei fiz acompanhamento psicológico devido a atitude de um TeamLeader. Tomei aquilo como uma perseguição infundada, apesar de tratar mal os demais colegas de trabalho comigo era algo pior, que ate vieram me perguntar o porque de tal atitude por parte dele, e eu passando pelo constrangimento de ter que responder a essas perguntas mesmo sem saber o motivo.

Conselhos para presidência: Se essa mensagem chegar ate as mãos do Sr. Galperin gostaria de primeiramente parabeniza-lo por tornar o Mercado Livre uma referencia em tecnologia para seus usuários e pelo método de trabalho que oferece, entretanto gostaria também de humildemente aconselha-lo para dar mais atenção as lideranças da porta de entrada de sua companhia. Um bom atendimento quando carece de motivação de sua gestão direta não funciona bem.

3ª melhor empresa com colaboradores felizes... Há controvérsias!

Analista Sênior

Santana de Parnaíba, SP

Prós: Aprendizado, processos dinâmicos, ações motivacionais do RH, pacote de benefícios atraente e time cooperativo.

Contras: A empresa até pode receber o selo de 3ª empresa com colaboradores felizes, mas na prática o que conta é o gestor direto no dia a dia.

Conselhos para presidência: Que o RH seja mais atuante em prol dos colaboradores, evitando dessa forma, que os mesmos sejam hostilizados com feedbacks medíocres e massacrantes por parte da chefia.

Se vc entra no Meli não vai querer sair dele!

Analista Pleno

Santana de Parnaíba, SP

Prós: O clima da empresa é descontraído e as pessoas são tratadas de forma igualitária. O traje de trabalho é informal, temos horário flexível e investimento em idiomas. Temos dois processos de avaliação de desempenho, onde podemos ter reajustes salariais ou promoções, os benefícios são acima da média de mercado e é uma empresa que nos permite desenvolvimento profissional. Quem trabalha no MercadoLivre se torna um profissional cada vez mais completo com conhecimentos amplos e especialista no que faz, porque a empresa nos exige isso. Sou muito feliz aqui!

Contras: Em alguns momentos a cobrança por resultados é excessiva e os funcionários sentem isso. As equipes são muito enxutas e com isso somos sobrecarregados de demandas, o que dificulta a conciliação da vida profissional e pessoal, e em consequência pode demorar um pouco para você assumir algum projeti diferenciado, já que não tem outra pessoa para dar vasão a sua demanda. O Meli precisa investir em aumento de quadro para os times. Mas em contrapartida,

Conselhos para presidência: Investir em aumento de quadro para os times mais enxutos.

Ótima empresa para se trabalhar

Engenheiro de Software

Osasco, SP

Prós: Umas das melhores empresas para se trabalhar, certamente a melhor que já trabalhei. Há grande flexibilidade de horários, comida de qualidade mais de uma vez ao dia, academia, salão de jogos, massagem, sofás espalhados pelo escritório e um ambiente bem agradável. Ambiente descontraído e ao mesmo com bastante trabalho a ser feito. Há bastante oportunidade para aprender coisas novas. Gestores de TI são em sua maior parte da Argentina, portanto o contato com o espanhol é frequente na maior parte das equipes.

Contras: As 44hrs semanais são um pouco cansativas e, na minha opinião, 40hrs seriam suficientes para a execução do trabalho. Pouco espaço para empreender na área de TI, as tecnologias de ponta demoram para serem utilizadas e mesmo quando são utilizadas por equipes na Argentina não chegam ao Brasil com a mesma agilidade. Algumas equipes não possuem tanta flexibilidade para inovarem no desenvolvimento e devem seguir o padrão que nem sempre é o melhor outras possuem maior flexibilidade e autonomia.

Conselhos para presidência: Diminuir a carga horária para 40hrs e continuar com o bom trabalho de proporcionar melhor qualidade de vida aos colaboradores.

Tempo perdido

Ex-funcionário, saiu em 2014

Santana de Parnaíba, SP

Prós: Não posso considerar pontos positivos pelo que vivi.

Contras: Pressão excessiva, escala em desacordo, vc chega a trabalhar meses sem uma folga casada. Gestores desrespeitosos com subordinados, despreparados, "gestores" falam mal de subordinados, ambiente com fofocas e sem punição aos envolvidos. Alienação mental, não existe plano de carreira, metas agressivas. Resumindo, não há reconhecimento para um bom profissional , favoritismo, descontos altos, pressão excessiva. O funcionário da área operacional não possui voz para os superiores da empresa e a empresa se faz de cega para abusos e perseguição no ambiente de trabalho. Vc é obrigado a viver para a empresa, não existe qualidade de vida. Eu falaria o dia todo e com motivos. Esse é um resumo.

Conselhos para presidência: Mudar totalmente a gestão da área da operação, realmente ouvir o funcionário. Buscar profissionais capacitados para gestão.

Péssima empresa

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Barueri, SP

Prós: Salário e benefícios, porém muitos descontos.

Contras: Gestão autoritária, perseguição, impossível oportunidade de crescimento sem ser puxa saco de alguém.

Conselhos para presidência: Prestar atenção no que os colaboradores informam, principalmente quando buscam ajuda e não obtém.

Uma grande empresa com uma péssima metodologia de gestão

Analista de Implantação

Osasco, SP

Prós: O mercado livre tem excelentes benéficos e a preocupação que o ambiente (físico) seja agradável também é bem alto, como sala de jogos, massagens e biblioteca.

Contras: Comunicação interna, comprometimento com o desenvolvimento de carreira dos funcionários, tratamento pessoal, comunicação entre as áreas entre outros.

Conselhos para presidência: Observe mais os seus funcionários ativos. O mercado livre tem muitos tesouros escondidos por gestores, apagando muitas luzes que deveriam estar acessas e contribuindo mais para a empresa.

Engenheiro de Software PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Osasco, SP

Prós: - Bom ambiente de trabalho - Oportunidade de lidar com um sistema grande que lida com centenas de usuários e transações monetárias por segundo

Contras: - Lidar com os times argentinos não é simples, tornando o trabalho improdutivo e desmotivante - Exigem que o desenvolvedores façam plantão 24 horas por dia por uma semana no mês em troca de um dia de folga - Descaso com os funcionários desligados. Não cumprem as obrigações para com os mesmos no tempo ideal. O RH não atende telefonemas e nem responde e-mails.

Conselhos para presidência: Plantão opcional para os desenvolvedores ou uma troca equivalente (pois um dia de folga não é); Valorização dos times de desenvolvimento brasileiros; Vale refeição que pode ser utilizado no refeitório da empresa ou fora da mesma; Cumprimento das obrigações para com os funcionários desligados dentro de um tempo apropriado; Solicitar ao RH que atenda telefonemas e responda e-mails; Considerar home-office para a semana inteira (não há a necessidade de um desenvolvedor estar na empresa para cumprir o seu trabalho, dado que lidamos com times que estão na Argentina)

Sensacional!

Líder de Equipe

Osasco, SP

Prós: Clima da empresa, dinamismo, motivação, animação, benefícios, muita coisa boa! Uma empresa que pensa muito no funcionário! Várias ações de RH, treinamento... Sempre pensando em inovar. Pensam bastante no intra empreendedorismo e no crescimento profissional.

Contras: Trabalhamos muuuuito. A empresa oferece bastante porque sabe que exige bastante do funcionário, se você pretender se acomodar ou "fazer o básico" não será aqui seu lugar!

Uma excelente empresa com grande oportunidade de se profissionalizar

GerenteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa em crescimento e expansão. Grande variedade de benefícios. Ambiente de trabalho informal. Existe oportubidade de desenvolver diversos trabalhos.

Contras: Falta de planejamento. Falta de maturidade da gestão. Falta de governaça coporativa para garantir tomadas de decisões consistentes. Não existem metas cruzadas. Cada um faz as coisas pensando apenas no próprio umbigo.

Conselhos para presidência: Estabelecer um modelo de governança corporativa consistente

Mercado Livre