Como é trabalhar na Meloni Advogados Associados?

Uma Oligarquia chamada Meloni

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A Meloni é uma típica oligarquia familiar estruturada na pessoa do fundador e este, por sua vez, traz em seu bojo questões essenciais de tratamento de dignidade e cuidados basilares junto aos seus funcionários, por exemplo, calçado e blusas de frio são doados duas vezes por ano.

Contras: Não há liberdade, tendo em vistas inúmeras câmeras que vigiam todos a todo momento por 24 horas. Os celulares que a Empresa dá para os funcionários é totalmente bloqueado, não se pode nem mesmo acessar microfone, salvar na agenda, plugar no PC, Browser, Media, etc. Nós não podemos nem ao menos pegar o celular para olhar a hora na frente das câmeras. Não há meritocracia, mas Oligarquia, donde quem é mais próximo trabalha inclusive de fone de ouvido ou com o celular pessoal sobre a mesa. Não há plano de carreira para quem chega. Pois há funcionários que estão lá há décadas. Por ser um escritório que é "monoespecializado" em atender somente na área trabalhista, reclamantes (nunca reclamada), resta por evidente que a Reforma Trabalhista os afetaria, e afetou. Você já entra na empresa sabendo que estão em clima de expectativa pré-crise, de cortes, de demissões, de caos a longo prazo. Isto de cara, nos Recursos Humanos. Logo após você conhece o Setor de Qualidade onde ouvirá por horas a história desde os tempos da caverna até o ano de 2018. Além disso você conhecerá que a empresa se orgulha de ser certificado pelo ISO9001, e com isto ela, LITERALMENTE, automatizou de forma humana TODO o seu processo interno. Havendo diversas normas de trabalho para questões que variam desde "como digitalizar, atender telefone, escrever, etc.". Com isto, e aqui consiste a crítica, o funcionário recém chegado precisa literalmente seguir um trabalho à risca, mesmo quando não se trata do Direito, mas de um vício de operação. Sim, pois alguém simplesmente prefere trabalhar assim. Por exemplo: Mesmo se um documento estiver na internet, no site do TRT, você precisará imprimi-lo, pois há advogados que gostam de pegar o papel na mão e folhear. E isto, às vezes representa imprimir mais de 900 folhas de sulfite por dia, sem necessidade. (A empresa tenta combater o desperdício em papéis ao mesmo tempo que cede ao capricho). Com muita discussão você apresenta melhoras, e é tido como alguém que acabou de chegar, mas que com o tempo vai se acostumar. Eu, e diversos estagiários, precisamos lidar com uma coordenação que não constrói gestão humana, mas apenas organização física de pastas. Há uma segregação injusta, e quem não faz ou não aceita fazer parte da panela é demitido. Pensar além do que eles desenharam é simplesmente inaceitável. O mais triste de tudo: estagiários tem que andar por dia em mais de 10 andares e 30 varas por dia, de secretária (balcão) em secretária, e não tem liberdade de realmente aprender Direito Material, ou se desenvolver fora das idiossincrasias das varas trabalhistas.

Conselhos para presidência: Creio ser importante participar dos processos demissionais ou, ao menos, solicitar à quem está saindo um feedback da empresa, pois está nos desligamentos a ruptura do que antes impedia, as vezes por ética, que algumas verdades fossem ditas.

Tem potencial, mas não avança.

Assistente JurídicoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Os benefícios são ótimos, vale refeição, vale alimentação, plano de saúde, plano odontológico, vale-roupa, vale-sapato, 50% da faculdade, pós-graduação.

Contras: A empresa não tem plano de carreira, não há meritocracia, dificilmente alguém que não tenha vínculo pessoal com um dos sócios sobe de cargo. Há câmeras em todos os lugares para fiscalização dos funcionários, o uso do celular mesmo que esporádico é inaceitável. Tudo isso torna o ambiente pesado e maçante.

Boa opção como primeiro emprego.

AdvogadoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente de trabalho agradável e organizado com boa estrutura para o desenvolvimento da atividade.

Contras: Lamentavelmente há evidente discriminação entre os salários dos empregados em decorrência de uma injusta segregação feita pelos sócios, os quais diferenciam o salário (e benefícios) entre seus afetos e os demais empregados, independente da capacidade profissional.

Conselhos para presidência: Eliminar os cabides de emprego e dar oportunidades reais àqueles que apresentam um bom desempenho, dedicação e sugestões palpáveis de melhorias.

Meloni Advogados Associados