Como é trabalhar na MC1?

Falta profissionalismo

Gerente de Projetos (GP) Sênior

Prós: Empresa com boa proposta para o mercado, apesar da forte chegada da concorrencia com preços mais interessantes a idéia de uma solução na nuvem é bastante interessante. O ambiente de trabalho é razoável quando não há lista de dispensas.

Contras: Empresa no formato familiar sem política salarial, principalmente para os que não fazem parte dos amigos. Jamais se recebe feedbacks a não ser rádio peão. Não há plano de carreira e a maior motivação é não constar nas listas de demissão que funcionam como uma espécie constante de ameaça. Pouco profissionalismo e muita politicagem.

Conselhos para presidência: Desmontar o esquema patriarcal montado nas administrações passadas e colocar administradores competentes.

Uma empresa que falta amadurecer mas com grande potencial.

Especialista em NegóciosEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Horário flexível; Liberdade para desempenhar seu serviço; Home Office; Excelente ambiente para se trabalhar; Salário compatível com o mercado;

Contras: Falta de liderança; Falta de gerenciamento e comprometimento dos gerentes; Sobrecarga de tarefas para poucas pessoas; Falta de organização e cobrança excessiva;

Conselhos para presidência: Mudar a cultura, organização e gerenciamento da empresa. Pessoas que não estão preparadas assumem cargos que não lhes corresponde pela dedicação exigida.

Horários flexíveis, mas com remuneração inadequada e nenhuma perspectiva de carreira

Solutions EngineerEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Horários flexíveis, possibilidade de home office sem grandes empecilhos. O escritório é também bem localizado, e muito fácil de chegar com qualquer meio de transporte. Além de tudo, te dá a possibilidade de trabalhar com pessoas competentes.

Contras: A remuneração é bastante abaixo do mercado. O pacote de benefícios é praticamente inexistente. O VR se limita ao piso negociado pelo sindicato. Em termos de estrutura para trabalhar, a empresa deixa muitíssimo a desejar, oferecendo equipamentos de má qualidade e pouco espaço (eu sequer tinha uma mesa para trabalhar). A visão estratégica da empresa é bastante limitada, mudando a todo momento, o que impede que a empresa disponha de um produto adequado ao mercado em que atua, o que a leva a perder clientes e não conquistar novos. As áreas não se conversam, e a empresa é dominada por alguns profissionais que estão lá há anos e não conseguem aceitar novas ideias ou o fato de que o mercado já não responde da mesma forma.

Conselhos para presidência: Procure incentivar que a empresa mantenha seus funcionários mais felizes, e tente traçar uma estratégia de mercado mais moderna, para criar um produto realmente relevante.

Muita flexibilidade pouca responsabilidade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Horários flexíveis, bom lugar para começar a carreira e ter contato com o mercado de trabalho; Possibilidade de home office; Sem burocracia para escolher aonde trabalhar

Contras: Desorganização quanto aos processos; Muita "gambiarra"; Código legado que não possui suporte mais; Não tem padrão na produção; Não tem departamento de testes - vc acaba sendo um faz tudo; Não possui instrumentos adequados de trabalho - algumas vezes estávamos sem cadeiras ;

Pode ser melhor

Líder de EquipeEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente amigável, salário pago em dia, localização da sede. Tem como clientes grandes cias nacionais e internacionais. Produto com grande potencial.

Contras: Empresa sem processo e hierarquias claras. Sem feedback, nunca ouve uma conversa clara sobre o esperado de minhas responsabilidades. Sem foco no cliente e nos funcionários.

Conselhos para presidência: Procure entender o que está acontecendo em todas as áreas da empresa. Como líder e pelo tamanho da empresa, me surpreendeu nunca ter sido apresentado ao presidente.

Necessidade de líderes

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Há flexibilidade de horário, está em uma boa localização e possui clima amistoso e informal. Há também a possibilidade de viagens nacionais e internacionais.

Contras: Mudança organizacional constante, sem que nenhuma surta efeito prático; falta de clareza nos objetivos, onde a missão da empresa conflita com a cultura pregada; os líderes possuem perfil muito técnico, fazendo com que foquem apenas na entrega e não em melhorias, pois não possuem uma visão do todo.

Conselhos para presidência: É necessário traçar objetivos coerentes com a cultura da empresa e criar meios para que sejam cumpridos.

Ótima Empresa, Poucos líderes

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Empresa flexível, ambiente amigável, pequena mas com ganância de ser grande e internacionalmente conhecida.

Contras: Não tem plano de carreira, os gerentes e diretores são péssimos líderes, não sabem encorajar a equipe.

Conselhos para presidência: Invista na equipe, valorize as pessoas, saiba escolher os seus líderes.

Indiferente

Prós: Ambiente agradável. Funcionários agradáveis.

Contras: Não existe plano de carreira para os funcionários.

Falta de reconhecimento, trabalha quem quer e falta de oportunidades

Analista DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Estabilidade. Os funcionários dificilmente são demitidos, mesmo que rendam muito pouco. Se você tiver idade e conseguir um salário inicial bom, a MC1 será ótima em termos de segurança e estabilidade financeira!

Contras: Uma definição para a MC1 é: repartição pública (no pior sentido)! Não existe planejamento, simplesmente fazem planilhas de excel que no final não servem para nada. As coisas são feitas de última hora, no desespero. São poucas pessoas que dão o sangue (tanto dev, como analistas de negócio e GPs), pois na MC1 trabalha quem quer. Se algo der errado em termos de prazo ou de bugs, coordenadores e gerentes jogam a culpa um no outro e nada se resolve. Para completar, mesmo que você seja dedido, se esforce ao máximo e reconheçam sua importância e produtividade, o coordenador/diretor irá te enrolar ao máximo para te promover. A MC1 chega ao ponto te terem pessoas com responsabilidades e trabalho de pessoas que ganham 50% a mais! Quanto as tecnologias, atualmente estão defasadas com o que é referencia no mercado! Principlamente pela falta de reconhecimento, por trabalhar apenas quem quer e pela falta de oportunidades, o clima da empresa é bem depressivo!

Conselhos para presidência: O clima da empresa é horrível e para mudá-lo é necessário uma mudança drástica de cultura! Ao meu ver a única solução é demitindo os coordenadores de alocação de devs e coordenadores de analistas! A estrutura organizacional não faz o menor sentido! Como um GP pode ser responsável por um projeto se ele não tem o menor controle sobre os devs e analistas! É loucura! Se repararem no dia-a-dia o trabalho desses coordenadores veram que eles sempre fazem algo para parecerem ser essenciais e não o melhor para a empresa!

Diretores e gerentes de área apenas defendendo suas posições na empresa.

Gerente de Projetos (GP) Sênior

Prós: Os colaboradores (exceto a gerência) que mesmo com a dificuldades do dia a dia tentam proporcionar um ambiente agradável e a localização da empresa pois é bem situada. O desafio de trabalhar em um setor em franca expansão também é atraente.

Contras: Os gerentes de área e diretoria que além de serem deficientes tecnicamente são nulos no que se refere a gestão de pessoas: não dão feedback, não proporcionam um plano de carreira e não promovem um ambiente tranquilo para o trabalho devido a procurarem sempre um culpado e não solução além de somente defenderem suas posições na estrutura da empresa.

Conselhos para presidência: Avalie a sua estrutura gerencial e diretiva pois estes podem estar destruindo uma empresa com grande potencial.

MC1

Descrição:A MC1 é uma multinacional brasileira especializada em soluções comerciais para equipe de campo baseada em processos de negócios. Sua missão é colaborar com seus clientes para que estejam preparados para vencer no mercado, com processos otimizados, inteligentes e amparados pela melhor tecnologia móvel disponível. Atua, desde 2003, mapeando os processos das empresas e implementando poderosas estratégias de mobilidade corporativa, focadas em aumentar a produtividade e gerar resultados mensuráveis.

Líder na America Latina, atende a mais de 45 mil usuários, em 17 países, fornecendo não somente um software robusto, mas também todos os serviços envolvidos na estratégia e sustentação da operação, como consultoria em processos, suporte Total-Care e monitoramento contínuo.