Como é trabalhar na Matera Systems?

Boa empresa para começar a carreira.

Analista de Sistemas Júnior

Campinas, SP

Prós: A empresa possui bastante flexibilidade com a vida pessoal, caso sinta algo de errado na empresa os superiores ouvem reclamações e opiniões.

Contras: Remuneração fora do que condiz com as atividades de cada cargo, existem muitos processos que pessoas específicas q sabem e conseguem ajudar a resolver.

Conselhos para presidência: Melhor reconhecimento/remuneração com os funcionários que tem mais tempo de casa para que não haja perca de bons profissionais.

Precisa motivar mais os funcionários.

Analista de Suporte de Sistemas

Campinas, SP

Prós: Autonomia nas atividades. Gestores acessíveis. Às vezes se é possível orquestrar a vida pessoal com a profissional. Ambiente agradável. Empresa em crescimento.

Contras: Mudança necessária, mas sem pensar nos contras. Gerando funcionários insatisfeitos. Salário mais baixo no que no mercado. A não valorização financeira para os funcionários. Exigir demais de uns e pouco de outros.

Empresa boa para se estar empregado, porém não vale o investimento em carreira.

Campinas, SP

Prós: Empresa bem diversificada, animada, preocupada com o desenvolvimento social. Promove eventos e recompensas aos colaboradores. Empresa não conservadora.

Contras: Reconhecimento profissional deixa a desejar. Gerencia muito distante do time. Dificuldade para construir uma carreira dentro da empresa. Sistemas legados e tecnologias antigas.

Conselhos para presidência: Pensar melhor a estratégia de plano de carreira dos colaboradores. Trazer a gerência mais próxima dos times para avaliar profissionalmente e dar oportunidades para quem faz um bom trabalho ou propor ações para colaboradores que não atendem a expectativa da empresa.

Matera systems

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A liderança da empresa trata com respeito os funcionários e também é possível negociar folgas e ausências da empresa e as pessoas são tratadas com respeito.

Contras: A empresa demora para promover os profissionais e não oferece aumentos salariais, e o critério para promoção no meu modo de ver não é por merecimento.

Excelente empresa para quem gosta de trabalhar com desafios

Manager

Campinas, SP

Prós: É uma empresa que incentiva a autonomia e promove oportunidades para opinar, inovar e desenvolver novos projetos. Além disso, possui colaboradores que são extremamente gentis, receptivos, que buscam sempre trabalhar em equipe.

Contras: Seria importante diversificar os canais de divulgação da cultura da empresa para a comunidade, bem como reconhecer publicamente os destaques de cada área e ou projeto.

Conselhos para presidência: Explorar mais a cultura e o ambiente que quase nunca aparecer para quem não trabalha na empresa

Campinas, SP

Prós: Ambiente informal e flexível abertura para dialogar e localização.

Contras: Condições dos benefícios.

Mais marketing que realidade. Ambiente é praia mas a pressão por resultados é muito grande

Campinas, SP

Prós: Crescimento profissional e autonomia, você tem bastante autonomia pra fazer o seu trabalho e tem pessoas com conhecimento técnico muito bom para ajudar

Contras: É muito difícil conseguir uma promoção ou aumento, qdo você conversa falam que precisa fazer isso e aquilo aí vc faz e vai ver ainda tem que fazer aquilo outro. A gente se sente "enrolado". Fora que a exigência e pressão são grandes!

Neutro

Campinas, SP

Prós: Bem flexível quanto aos horários, possui home-office.

Contras: Salário deixa a desejar.

Empresa muito boa, mas nada é perfeito...

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2018

Maringá, PR

Prós: Empresa possui uma cultura excelente, muito aberta para se dialogar com os coordenadores e gerentes da área. Flexibilidade horários, pratica de home office esporadicamente, cesta de benefícios muito boa. Uma gama de oportunidades para se aprender em meio de pagamentos, sistema bancários, e lidar com clientes de uma forma bacana, da para ser aprender bastante. Possui uma boa visão para o futuro, o que talvez pode resultar em grandes mudanças. Acredito que seja UMA DAS melhores empresas para se trabalhar em Maringá atualmente.

Contras: Muitas pessoas com principalmente com mais tempo de casa na empresa, com uma mentalidade de desenvolvimento / tecnologia ( processo como todo de desenvolvimento de software ) atrasada. Na maior parte essas pessoas são designadas a estruturar projetos para os clientes com base em seu conhecimento e experiência, o que nem sempre é a melhor opção. O comodismo de muitas pessoas de não quererem se atualizar na área e essas pessoas estarem em postos de liderança ou gerência, é fator desmotivador para quem está entrando na empresa esperando um rápido crescimento de carreira e ver / praticar abordagens de desenvolvimento mais atualizadas. A falta de meritocracia também é um ponto importante, muitos lá dentro com grandes habilidades e talentos acabam sendo esquecidos de lado e outros por talvez ter somente um contato social mais próximo com o seu gerente ( para não dizer puxa saquismo ) e notavelmente com habilidades inferiores...acabam sendo elevados de cargo para um no qual não corresponde suas habilidade profissionais atuais.

Propaganda enganosa de bom lugar para se trabalhar

Analista JrEx-funcionário, saiu em 2017

Campinas, SP

Prós: Localização boa no Polis, em Campinas, horário flexível, home office em algumas situações. Não cobra estacionamento dos funcionários. Máquina de café liberada (quando funciona).

Contras: Salários miseráveis. Está abaixo da média e um aumento lá é dificílimo e não compensa. Já vi desenvolvedor que virou arquiteto pra ter aumento de 3%. Não bastasse isso, entre as sedes (Campinas e Maringá), há uma grande disparidade de salário. Um pleno em Maringá ganha o mesmo que um Jr em Campinas, dependendo da sub-faixa. A única chance de aumento é quando anunciar que recebeu proposta pra sair, e já vi gente recebendo contra-proposta indecente de 300 reais de aumento. PLR é ligado a metas. Se você conseguir 100%, o que é quase impossível, vai ganhar aí 1/3 do salário. Não vale o esforço. Você tira mais de hora extra do que com isso. A empresa vende que é ágil, mas é fachada: se um cliente pede algo com prazo absurdo, será feito nesse prazo absurdo. Vi equipes fazendo hora extra todo dia e trabalhando de sábado por mais de 8 meses seguidos. Coordenadores incompetentes em sua maioria. Não acompanham as equipes e tomam decisões baseados no que seus puxa-sacos soprarem pra eles enquanto passam o dia no café. Tem um quiosque/cozinha com microondas, mas não pode esquentar almoço, só aquelas porcarias de pipoca com manteiga que deixam a empresa inteira fedendo. A empresa até ganhou um prêmio por quantidade de vagas postadas na internet, mas esquecem de mencionar a quantidade de gente que pede a conta. A rotatividade de funcionários fez o nível cair horrores. Não se esforçam pra segurar gente boa, pois acham que contratam qualquer recém-formado e dá no mesmo. Hora extra é uma luta. Não é possível fazer tudo que é exigido em apenas 8h. A posição dos coordenadores é que "não deve fazer hora extra". Chega no fim do trimestre, é uma correria pra zerar banco de horas, o que muitas vezes complica a vida do time todo, porque o cliente quer entrega. Desenvolve em tecnologias obsoletas e linguagem de programação própria, que por mais que seja aberta à fora da empresa, NINGUÉM USA. Ou seja, não vai ter evolução técnica.

Conselhos para presidência: Pé no freio. Aprendam a dizer não pra cliente. Repense a questão de remuneração. Reparem nos coordenadores com agenda livre demais ou que não ficam em contato com todos times que coordenam: eles são pesos de papel.

Matera Systems

Descrição:Desde 1987 no mercado, a Matera Systems atua como fornecedora de soluções e serviços de Tecnologia da Informação (TI). É reconhecida como uma das principais fornecedoras para o mercado financeiro com a solução Matera Banca. Também está presente nos segmentos de migrações e gerenciamento de infraestrutura de aplicações na nuvem.