Como é trabalhar na Marfrig?

Prós: Gosto muito dos colegas de trabalho. Não há um clima de competição acirrada entre os colegas da mesma área ou entre áreas, o que é muito positivo, pois nos apoiamos em momentos de tanta insatisfação. Também gosto do segmento de atuação da companhia, bem como o fato de ser uma multinacional de origem brasileira.

Contras: A completa falta de diretriz, liderança e gestão de pessoas que há por parte da direção da empresa. A percepção que se tem é a de que ninguém sabe o que está fazendo lá em cima, o que traz um clima crescente de insegurança, insatisfação, também calcado pelas constantes restruturações, que não dão em nada. Também me incomoda muito a decisão da diretoria em não se comunicar com os colaboradores, o que só aumento os ruídos, as fofocas e o clima negativo entre todos - questão que atinge diretamente a produtividade, os índices de absenteísmo e turnover da companhia. O ambiente de intenso autoritarismo por parte da chefia, não há espaço para dar ideias, e o sentimento é de que as pessoas não fazem qualquer diferença - isto vai da diretoria até o faxineiro. Incluo também o sentimento de enorme insatisfação, percebido entre diversos níveis hierárquicos da empresa e de diversas áreas e tempos de casa. A percepção é a de que estamos retrocedendo na carreira, por completa falta de autonomia e frequentes trocas de direcionamentos. Como coordenador, estou me saindo um ótimo estagiário!

Conselhos para presidência: Que ouçam os colaboradores, que estejam abertos à transparência e à comunicação de uma forma geral. Que contratem uma consultoria efetiva para a profissionalização do negócio, que beira o amadorismo . Que deem apoio moral e financeiro à área de Recursos Humanos, de forma que projetos de capacitação sejam implantados, além do básico como avaliação de desempenho e pesquisa de clima - ferramentas tão comuns no mercado e declinadas ano a ano no Grupo Marfrig.

Marfrig

Descrição:A Marfrig Alimentos S.A é uma companhia multinacional, que atua no setor de alimentos e serviços alimentícios, no Brasil e em outros 16 países em todo o mundo. As atividades estão concentradas na produção, industrialização, processamento, comercialização e distribuição de alimentos provenientes de proteínas animais (carnes bovina, suína, ovina e de aves), massas e produtos similares (pizzas, lasanhas, empanadas e sobremesas), pratos prontos e vegetais congelados, além da distribuição de outros produtos alimentícios (congelados, frios, embutidos, pescados e outros) e de couros semiacabados e acabados. Operam atualmente 183 plantas de industrialização, centros de distribuição, confinamentos e escritórios em 17 países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.