Como é trabalhar na Marcopolo?

Caxias do Sul, RS

Prós: Os dias para homenagem aos funcionários, planos, ppr, benefícios, sede campestre, áreas de atuação. A empresa fornece treinamentos para desenvolvimento

Contras: Não utiliza da meritocracia para o crescimento de seus profissionais fazendo com que os operários não se sintam muito motivados e com alto desenvolvimento.

Empresa confiável

Projetista

Caxias do Sul, RS

Prós: Benefícios e estabilidade, ótimo reconhecimento dos funcionários, campo de desenvolvimento pessoal muito preocupado com o bem estar do funcionário

Contras: Erros estratégicos que geram insegurança no funcionário. Má condição de alguns serviços, poderiam melhorar na maneira como é conduzido alguns negócios internos

Empresa empreendedora

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: ambiente de trabalho leve e uma administração moderna. Empresa empreendedora e que prioriza a inovação dos produtos. Direção escuta os colaboradores

Contras: empresa apresenta uma cultura conservadora e não prioriza a diversidade dentro da companhia. Muitos funcionários sao extremamente preconceituosos.

Empresa de grandes oportunidades

Caxias do Sul, RS

Prós: Empresa que promove diversos desafios para quem quer aprender e estuda engenharia. Ótimos benefícios para estagiários, com aumento da bolsa a cada renovação de contrato dentro dos 2 anos. Refeitório na empresa com três opções de cardápios. Ambulatório interno com direito a consulta odontológica, banco e farmácia. Corredores da fábrica sempre limpos e sempre sendo pintados. Ótima oportunidade para quem quer crescer profissionalmente. Importante também citar o CTM que visa instruir e preparar jovens para trabalhar na empresa.

Contras: Falta visão nos estagiários, muitos dão a vida e acabam assumindo responsabilidades que um funcionário "normal" deveria estar assumindo e definindo. O tempo de contrato é de dois anos e por política da empresa, antes disso é difícil haver efetivação.

Conselhos para presidência: Obter um acompanhamento maior com os estagiários, verificar suas necessidades e suas responsabilidades.

Instituição medieval

Ex-funcionário, saiu em 2015

Caxias do Sul, RS

Prós: A empresa paga em dia, e possui um bom leque de benefícios. Há uma razoável preocupação com o bem estar e a segurança dos colaboradores. Acredito que estes sejam os principais pontos positivos.

Contras: Trata-se de uma empresa que oferece poucas chances de crescimento profissional. Tanto a empresa quanto Caxias do Sul, cidade onde a matriz está localizada, não são nada acolhedoras a quem vem de fora. A estrutura organizacional da Marcopolo parece uma instituição medieval, embora haja neste momento um esforço enorme para mudar esta situação. Os diretores e gerentes acreditam ser deuses encarnados, e chances de crescimento profissional só mediante muita bajulação. A atual situação do Brasil tem feito as empresas demitirem, e esta realidade está presente na Marcopolo. Ao longo dos últimos anos, houveram grandes cortes, ou seja, há um clima de insegurança geral por lá.

Conselhos para presidência: Acelerem a reestruturação.

MecânicoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Benefícios só tenho. Que falar isso a única coisa que a empresa tinha de bom era os benefícios e a flexibilização do horário com o funcionário

Contras: A empresa não dá nenhum tipo de suporte para o funcionário trabalha alguns funcionários com cargo superior não tem nem escolaridade completa

Conselhos para presidência: olha bem para o funcionário

Empresa séria, líder de mercado.

Supervisor ComercialEx-funcionário, saiu em 2016

Caxias do Sul, RS

Prós: Empresa com muitas oportunidades de crescimento. Líder de mercado no segmento em que atua, com programas de desenvolvimento profissional para os colaboradores.

Contras: Por se tratar de uma multinacional, necessita ainda algumas melhorias nos programas de remuneração e hierarquia organizacional. visão ainda um pouco regional.

Montador II

Joinville, SC

Prós: Otima empresa. Bons beneficios.otimos procedimentos internos de observacao e cumprimento de leis trabalhistas e saude e seguranca no trabalho.

Contras: Nao ha. Talvez alguns funcionarios puxa sacos e invejosos que a todo tempo tentam te derrubar, mas isso ja em todo lugar, infelizmente. Fora isso, nada.

Conselhos para presidência: Demitam os puxa sacos e fiquem com quem trabalha.

Empresa referência entre outras empresas

Eletricista Veicular

Caxias do Sul, RS

Prós: Envolvimento com as pessoas, plano de carreira e alguns benefícios bons. A empresa se preocupa muito com os colaboradores em alguns aspectos.

Contras: Na área da produção falta um pouco de capacitação aos líderes, supervisores e até mesmos aos colaboradores a faz necessário cursos de treinamento.

Ótima empresa

Engenheiro de Desenvolvimento Sênior

Prós: Ambiente desafiador e ótimo para trabalhar, com muita tecnologia em seus produtos. Colegas sempre prontos para ajudar no que for necessário para ajudar o bom andamento do trabalho.

Contras: Nao há um plano bem definido de sucessão de cargos, o que torna um pouco difícil o crescimento profissional. Os funcionários de SP nao tem os mesmo beneficios como os do RS, como clube de campo, por exemplo.

Marcopolo

Descrição:A Marcopolo é uma empresa brasileira que fabrica carrocerias de ônibus. Com sede em Caxias do Sul (RS), é a maior empresa neste segmento e uma das principais do mundo. Só no Brasil, tem 40% de participação no mercado. A companhia contra com dez fábricas espalhadas pelo mundo, produzindo 80 ônibus por dia e com aproximadamente 14 mil colaboradores. Ainda possui a Volare, empresa que fabrica miniônibus desde 1998, sendo a principal empresa no ramo.