Como é trabalhar na MAPS?

Empresa interessante para quem busca trabalhar com desenvolvimento para o mercado financeiro.

Desenvolvedor JavaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente que incentiva o compartilhamento do conhecimento, soluções complexas, alto nível de maturidade em entrega contínua, utilizam o kanban como método para o desenvolvimento de software, o que é muito interessante.

Contras: Não há bônus por resultados, poucos benefícios, não há muito incentivo a cursos, não há política d horas-extras que, frequentemente, são necessárias. Há necessidade de fazer plantões periodicamente.

Conselhos para presidência: Pagamento de horas-extras é fundamental para empresas que necessitam de plantões.

Bons pontos fortes, mas também muitos pontos para melhorar

Senior Java Developer

Prós: Remuneração competitiva com o mercado. Bom plano de saúde. VR com valor bom para região e com marca bastante aceita. Colaboradores dispostos a ajudar (muito bom para quem está começando a carreira). Ótima localização (perto do metrô) A maioria dos sistemas é feito em Java e tem regras de negócios complexas.

Contras: Não existe plano de carreira e os feedbacks são escassos, então se você quer aprender e crescer é preciso se virar e adivinhar. Isso fica muito claro pela quantidade de juniors com mais de 3 anos de experiência. A maioria das pessoas que estão nos cargos de liderança não estão preparadas para essa função, isso causa diversos problemas como uma desorganização generalizada e o sentimento de "vai do jeito que der e se esforce que vai dar certo no final". Pouco incentivo a melhoria e inovação (uso de muitas tecnologias defasadas). A qualidade de vida e do trabalho também varia muito dependendo da área, com a falta de preparo ou desorganização gerando correrias constantes que afetam a qualidade das entregas. Nem sempre o bom trabalho e qualidade técnica são valorizados, prevalecendo o heroísmo e a proximidade com o gestor.

Conselhos para presidência: Se aproximar das áreas e das pessoas, incentive a criação de um plano de carreira, pois isso ajuda a guiar o crescimento das pessoas. Acredito que deva-se promover uma reciclagem dos gestores em todos os níveis com cursos, troca de experiências com outras empresas, etc.

Bom para começar

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Localização boa, próxima ao metro, desenvolvedores bastante amigáveis e dispostos a ajudar sempre, o que facilita para entrosamento e aprendizado. Horário flexível e boa oportunidade para aprender novas tecnologias. Salário Ok.

Contras: Gestão mal qualificada, tendo casos como ameaças de abaixar salário, pessoas não qualificadas com salário alto, ausência de feedbacks, etc. Horas extras não pagas e não descontadas, com zero recompensa pelo trabalho extra. Negociação ruim de prazos com clientes, tornando o ambiente pesado e grande pressão na entrega de versão. Nas correrias para entrega de versão, soluções ruins são entregues apenas para cumprir prazo. Promessas de bonus vagas, sem definir um critério fixo.

Conselhos para presidência: Treinar gestores, adicionar ponto, lidar melhor com horas extras e com prazos.

Vale pouco tempo para aprendizado

Gerente de ProdutosEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Liberdade para propor ações e novas ideias, funcionários muito colaborativos, bom conhecimento em algumas áreas de tecnologia e bom ambiente no geral.

Contras: Plano de carreira mal definido, funcionários em altos cargos com pouca entrega e pouca qualificação para tal, falta de transparência com a situação da empresa e pocuso benefícios.

Muita pressão em cima de quem mais entrega valor

Desenvolvedor JavaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Tecnologia utilizada internamente é muito boa, facilitando o aprendizado e mais segurança no desenvolvimento dos sistemas internos e produtos

Contras: A empresa não valoriza os profissionais certos e acaba beneficiando apenas os mais próximos a gestão que não são geralmente os mais aptos a exercerem a função, típico de empresa familiar.

Conselhos para presidência: Procure valorizar as pessoas certas

Não cumpre o que promete

Analista de Banco de DadosEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Bons profissionais sempre dispostos a ajudar e ensinar o que sabem, horários flexíveis, bom ambiente de trabalho, boas ferramentas e trabalho.

Contras: A empresa passou por uma grande crise financeira e na gestão, fez promessas que não pode cumprir, assim como prazos que não consegue cumprir com clientes a empresa deve contratar melhores gestores.

Conselhos para presidência: Sejam transparente com os funcionários, não façam promessas nem prazos que não possam cumprir , melhorem a administração.

Ótima oportunidade de crescimento pessoal, mas falta o crescimento profissional

Desenvolvedor Java C

Prós: Ambiente agradável na maior parte do tempo, bastante desafiador, atividades complexas, bastante oportunidade de conhecimento, tanto tecnológico quanto de negócio. Pessoas muito atenciosas, sempre dispostas a ensinar e aprender.

Contras: Falta de um plano de carreira bem estruturado, falta de avaliações com uma periodicidade ideal. Não há critérios bem definidos de como é esperado que o colaborador evolua para alcançar resultados melhores e maior reconhecimento.

Lugar bom p pagar as contas e aprender

Desenvolvedor Sênior

Prós: Salario bom. Localizacao otima e ogimos profissionaoz sempre dispostos a ajudar v

Contras: Lugar que exige mto. Plantoes. E um excesso de investimentos desnessarios q desestabilizam o produto. Desorganizacao e falta de gerenciamento de equipes

Conselhos para presidência: Focar menos em lucro e buscar qualidade no produto

Analista de Produtos

Prós: Lá os colaboradores possuem autonomia em seu trabalho, possibilidade de crescimento e aprendizagem, ambiente agradável e descontraído, flexibilidade.

Contras: É uma empresa consolidada, mas as equipes as vezes parecem ser uma empresa dentro de outra, então os ambientes e as formas de trabalho são bem diferentes, podendo desagradar eventualmente.

Otima para começar, ruim para se criar uma carreira

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Um lugar muito bom para quem está começando, vai iniciar na carreira aprendendo boas práticas em desenv e metodologias ágeis. No geral as pessoas de lá são sempre amigáveis e estão dispostas a ensinar e colaborar na resolução do problema. Boa localização

Contras: Não é um bom lugar para viver uma carreira, havia um plano plano de carreira apresentado pela empresa, mas que so ficou no slide mesmo. A empresa tem uma visão um pouco arcaica sobre o funcionário, ela acredita que funcionário bom é aquele que entrega mais, e o outro está fazendo corpo mole. Não se esforça em tentar entender as necessidades de seus colaboradores. Não existem oportunidades ( a menos que alguem saia, e mesmo assim, já tem alguem escolhido para ocupar o cargo... se é que me entende ).

Conselhos para presidência: Invistam nas pessoas como um todo, e não somente naqueles que lhe agradam ( puxa sacos, caso não tenha ficado claro). É bom conhecer melhor TODOS os funcionários, e parar com esse pensamento retrógrado que funcionário bom é aquele que lhe agrada, tentem entender as necessidades de seus colaboradores. Quando pensarem em dispensarem alguem, que tal começar pelas pessoas tóxicas, alvos de tantas reclamações, e não nos colaboradores que não "rendem" como vocês querem, ou nos gestores tão bem avaliados internamente.

MAPS