Como é trabalhar na MAPS?

Bons pontos fortes, mas também muitos pontos para melhorar

Senior Java Developer

Prós: Remuneração competitiva com o mercado. Bom plano de saúde. VR com valor bom para região e com marca bastante aceita. Colaboradores dispostos a ajudar (muito bom para quem está começando a carreira). Ótima localização (perto do metrô) A maioria dos sistemas é feito em Java e tem regras de negócios complexas.

Contras: Não existe plano de carreira e os feedbacks são escassos, então se você quer aprender e crescer é preciso se virar e adivinhar. Isso fica muito claro pela quantidade de juniors com mais de 3 anos de experiência. A maioria das pessoas que estão nos cargos de liderança não estão preparadas para essa função, isso causa diversos problemas como uma desorganização generalizada e o sentimento de "vai do jeito que der e se esforce que vai dar certo no final". Pouco incentivo a melhoria e inovação (uso de muitas tecnologias defasadas). A qualidade de vida e do trabalho também varia muito dependendo da área, com a falta de preparo ou desorganização gerando correrias constantes que afetam a qualidade das entregas. Nem sempre o bom trabalho e qualidade técnica são valorizados, prevalecendo o heroísmo e a proximidade com o gestor.

Conselhos para presidência: Se aproximar das áreas e das pessoas, incentive a criação de um plano de carreira, pois isso ajuda a guiar o crescimento das pessoas. Acredito que deva-se promover uma reciclagem dos gestores em todos os níveis com cursos, troca de experiências com outras empresas, etc.

Lugar bom p pagar as contas e aprender

Desenvolvedor Sênior

Prós: Salario bom. Localizacao otima e ogimos profissionaoz sempre dispostos a ajudar v

Contras: Lugar que exige mto. Plantoes. E um excesso de investimentos desnessarios q desestabilizam o produto. Desorganizacao e falta de gerenciamento de equipes

Conselhos para presidência: Focar menos em lucro e buscar qualidade no produto

Analista de Produtos

Prós: Lá os colaboradores possuem autonomia em seu trabalho, possibilidade de crescimento e aprendizagem, ambiente agradável e descontraído, flexibilidade.

Contras: É uma empresa consolidada, mas as equipes as vezes parecem ser uma empresa dentro de outra, então os ambientes e as formas de trabalho são bem diferentes, podendo desagradar eventualmente.

Resumo

Prós: Horário bem flexível , grande oportunidade de aprendizado, possibilidade de interagir com pessoas de outras áreas da empresa, possibilidade de treinamentos para o mercado.

Contras: Falta um pouco de organização quanto a algumas partes de cada projeto, algumas pessoas são mais beneficiadas do que outras e isso acaba impactando no desempenho de outras pessoas, falta plano de carreira.

MAPS - Buscar no passado o que pode te ajudar no futuro.

Desenvolvedor JavaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ótima empresa para se começar, os funcionários são como uma grande família e estão sempre dispostos a se ajudar, mesmo sendo de áreas distintas. Bom uso de metodologias ágeis, mas pode melhorar um pouco em relação a isso.

Contras: - Existe uma discrepância na cultura das diferentes áreas da empresa, o que pode ser um reflexo da falta de transparência da diretoria para com seus funcionários. - O plano de carreira é inexistente, não são traçadas metas para os funcionários e para as equipes onde cada um pode acompanhar o crescimento esperado. - A diretoria não é muito presente e a gestão é imatura. - Não existe um acompanhamento muito próximo do colaborador, existe um beneficiamento para aqueles que são mais próximos da gestão ou que põe o seu trabalho em maior evidência. - A tecnologia utilizada já está defasada, o que pode ser um ponto negativo para profissionais que almejam adquirir experiências e acompanhar as tendências de mercado. - Antigamente existia dentro da própria empresa muito incentivo para inovação, porém isso parece ter sido deixado de lado.

Conselhos para presidência: - Acompanhe mais o dia a dia das áreas da empresa e o trabalho de seus gestores para entender melhor a dinâmica da equipe. Muitas vezes o que chega até a direção não reflete a realidade das equipes. - Transparência em primeiro lugar. Reforce as novidades da empresa para os funcionários, divulgue os números dos resultados da empresa de forma simples e tranquilize os funcionários em relação a qualquer decisão tomada. - Mesmo o foco atual ser a satisfação dos clientes, invistam na qualidade de vida dos funcionários. O maior bem que a MAPS possui é o conhecimento que os funcionários possuem, pois todos os produtos são fruto desse conhecimento e criatividade. Se o principal ator do sistemas não está feliz, os problemas continuarão existindo e aumentando.

Otima para começar, ruim para se criar uma carreira

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Um lugar muito bom para quem está começando, vai iniciar na carreira aprendendo boas práticas em desenv e metodologias ágeis. No geral as pessoas de lá são sempre amigáveis e estão dispostas a ensinar e colaborar na resolução do problema. Boa localização

Contras: Não é um bom lugar para viver uma carreira, havia um plano plano de carreira apresentado pela empresa, mas que so ficou no slide mesmo. A empresa tem uma visão um pouco arcaica sobre o funcionário, ela acredita que funcionário bom é aquele que entrega mais, e o outro está fazendo corpo mole. Não se esforça em tentar entender as necessidades de seus colaboradores. Não existem oportunidades ( a menos que alguem saia, e mesmo assim, já tem alguem escolhido para ocupar o cargo... se é que me entende ).

Conselhos para presidência: Invistam nas pessoas como um todo, e não somente naqueles que lhe agradam ( puxa sacos, caso não tenha ficado claro). É bom conhecer melhor TODOS os funcionários, e parar com esse pensamento retrógrado que funcionário bom é aquele que lhe agrada, tentem entender as necessidades de seus colaboradores. Quando pensarem em dispensarem alguem, que tal começar pelas pessoas tóxicas, alvos de tantas reclamações, e não nos colaboradores que não "rendem" como vocês querem, ou nos gestores tão bem avaliados internamente.

Bom lugar para se iniciar e para devs com até 5 anos de experiência.

Desenvolvedor de Software PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Fica colado no metrô então é bem fácil chegar. Ambiente de trabalho tranquilo com alguma cultura ágil e várias possibilidades de aprendizado. Utiliza tecnologias bem atuais (não em todos os projetos), oferecendo uma ótima oportunidade para que o profissional seja exposto a várias tecnologias diferentes dentro da plataforma java. Um bom lugar para se iniciar a carreira e aprender sobre diferentes contextos de equipe (cada equipe possui um ambiente e clima diferente, possibilitando viver diferentes realidades da indústria de software).

Contras: Muitos devs sofrem de estagnação profissional, alguns deles inclusive estão bem acomodados e não procuram melhorar em nada. Uma vez que aprendem tudo que a equipe lhes oferece, faltam oportunidades para desenvolver pontos que o profissional possa almejar (tecnicamente e financeiramente). Alguns teammates apresentam uma incrível falta de vontade de trabalhar, fazendo um trabalho mediano e algumas vezes sobrecarregando os demais membros da equipe. Falta de incentivo a cursos e educação, todos os cursos que fiz saíram do meu bolso. Falta de reconhecimento pelo esforço despendido e muitos gestores carecem de softskills. Apesar da dinˆmica das equipes tentar ser ágil, o processo de code review e commit são morosos. Certa vez levei quase 4 horas para commitar um hotfix de 1 linha de código. Não vejo como um bom lugar para alguém que quer continuar aprendendo e crescendo. Vejo como um bom lugar profissionais com até 5 anos de indústria, mas profissionais com mais experiência vão se sentir estagnados e sem oportunidade de crescimento.

Conselhos para presidência: Não adianta ter um ambiente legal se não existe motivação ou mesmo reconhecimento pelo esforço individual. As pessoas simplesmente vão deixar a empresa por falta de desafios ou por falta de reconhecimento. Pessoas que querem crescer não se sentem confortáveis fazendo milagres para carregar os acomodados.

Bom para começar

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Localização boa, próxima ao metro, desenvolvedores bastante amigáveis e dispostos a ajudar sempre, o que facilita para entrosamento e aprendizado. Horário flexível e boa oportunidade para aprender novas tecnologias. Salário Ok.

Contras: Gestão mal qualificada, tendo casos como ameaças de abaixar salário, pessoas não qualificadas com salário alto, ausência de feedbacks, etc. Horas extras não pagas e não descontadas, com zero recompensa pelo trabalho extra. Negociação ruim de prazos com clientes, tornando o ambiente pesado e grande pressão na entrega de versão. Nas correrias para entrega de versão, soluções ruins são entregues apenas para cumprir prazo. Promessas de bonus vagas, sem definir um critério fixo.

Conselhos para presidência: Treinar gestores, adicionar ponto, lidar melhor com horas extras e com prazos.

Uma empresa que quer mudar e crescer

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Flexibilidade, preocupacao com atualizacao na area de tecnologia, inovacao, trabalhos em equipe.

Contras: Nao valoriza funcionarios da area de negocios, nao privilegiando o conhecimento nao tecnologico, nao existe hierarquia definida, logo, uma bagunca.

Vale pouco tempo para aprendizado

Gerente de ProdutosEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Liberdade para propor ações e novas ideias, funcionários muito colaborativos, bom conhecimento em algumas áreas de tecnologia e bom ambiente no geral.

Contras: Plano de carreira mal definido, funcionários em altos cargos com pouca entrega e pouca qualificação para tal, falta de transparência com a situação da empresa e pocuso benefícios.

MAPS