Como é trabalhar na MAPS?

Problemas de gestão mas recompensador

Desenvolvedor Java

Prós: Colaboradores tem um bom nível de conhecimento e comprometimento. Ambiente é flexível no nível das equipes (porém não costuma ser vindo da gerência/direção). Remuneração atraente

Contras: Falta de comunicação e flexibilidade da diretoria. Práticas antiquadas de gestão que ainda permanecem apesar das tentativas de melhoria (exemplo: trabalhar muitas horas como algo positivo)

Conselhos para presidência: Melhorar a comunicação e transparência partindo da diretoria.

Uma escola em todos os aspectos: aprendizagem e amizades.

Prós: Excelente ambiente para aprendizado. .

Contras: Gestão confusa, impactando no desempenho das equipes. .

Conselhos para presidência: Investir em gestão profissional.

Triste sair, mas necessário

Desenvolvedor JavaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente extremamente cooperativo, Horário flexível, ramo de negócio desafiador, as pessoas ensinam e formam boas práticas que podem te acompanhar para a carreira toda...

Contras: ...porém, houve uma grande saída de pessoas extremamente importantes, fazendo com que a empresa perdesse parte de sua competitividade, despriorização de inovação, prazos agressivos que deixam a equipe toda exausta. tecnologias defasadas. bonus prometidos demoram muito para sair e as vezes nem saem. longos periodos sem feedback(as vezes, mais de um ano e meio). dificuldade em aumentar salário. valorização de puxa-sacos. Alguns gestores causam pressão e desconforto pela forma de gestão.

Conselhos para presidência: Reciclar gestores, avaliar melhor as pessoas que trabalham melhor, mais impessoalidade

Empresa interessante para quem busca trabalhar com desenvolvimento para o mercado financeiro.

Desenvolvedor JavaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente que incentiva o compartilhamento do conhecimento, soluções complexas, alto nível de maturidade em entrega contínua, utilizam o kanban como método para o desenvolvimento de software, o que é muito interessante.

Contras: Não há bônus por resultados, poucos benefícios, não há muito incentivo a cursos, não há política d horas-extras que, frequentemente, são necessárias. Há necessidade de fazer plantões periodicamente.

Conselhos para presidência: Pagamento de horas-extras é fundamental para empresas que necessitam de plantões.

Não cumpre o que promete

Analista de Banco de DadosEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Bons profissionais sempre dispostos a ajudar e ensinar o que sabem, horários flexíveis, bom ambiente de trabalho, boas ferramentas e trabalho.

Contras: A empresa passou por uma grande crise financeira e na gestão, fez promessas que não pode cumprir, assim como prazos que não consegue cumprir com clientes a empresa deve contratar melhores gestores.

Conselhos para presidência: Sejam transparente com os funcionários, não façam promessas nem prazos que não possam cumprir , melhorem a administração.

Ótimos salários e localização mas gestão pode melhorar

Analista Desenvolvedor Java Sênior

Prós: Ótimo salário. Alguns "head hunters" entraram em contato comigo para cargos como "Arquiteto de software" e "líder técnico", que exigem muito mais responsabilidades oferecendo salários iguais ou até menores do que o de Dev Java Sênior na MAPS. Excelente localização. Ótima política de banco de horas. Ótima a questão de liberarem um profissional para fazer uma pós ou mestrado sem ter que compensar as horas. Isso é raro. RH muito prestativo. Política de incentivo à certificações, restituindo o valor caso o funcionário seja aprovado. Como os sistemas são bem complexos levam a muito aprendizado.

Contras: A convenção coletiva junto ao sindicato da categoria diz que deveríamos ter auxilio creche, porém a empresa não dá esse benefício. Gestões das "micro equipes" um pouco confusa. Todos os DEVs fazem operações de "devops" e até de "DBAs". Isso causa quase sempre problemas nos momentos de troca de versão mesmo em ambientes de desenvolvimento. Não que seja um ponto negativo, mas o grande uso de tecnologias antigas pode não ser agradável para os profissionais mais novos.

Conselhos para presidência: Sugiro uma reciclagem para os gestores das "micro equipes". Percebo que a maioria deles é bem técnico e deixa de lado a questão de gerenciamento, acompanhamento, feedback, etc. Sobre o auxilio creche, na verdade temo que a empresa sofra processos devido a não dar esse benefício já que está na convenção coletiva. Eu não pretendo fazer isso, de verdade, mas, sabe-se lá os outros, certo?

estou muito satisfeito pela experiência

Taguatinga, DF

Prós: dinâmica, pessoas esforçadas, interesse e contribuição com o servidor, um otimo tratamento com os pesquisadores, e compromisso com o trabalho

Contras: Não tenho pontos negativos, apenas posso elogiar, me sinto muito satisfeito, mas a unica coisa que me incomoda é pelo trabalho ser um pouco exaustivo

Ótima oportunidade de crescimento pessoal, mas falta o crescimento profissional

Desenvolvedor Java C

Prós: Ambiente agradável na maior parte do tempo, bastante desafiador, atividades complexas, bastante oportunidade de conhecimento, tanto tecnológico quanto de negócio. Pessoas muito atenciosas, sempre dispostas a ensinar e aprender.

Contras: Falta de um plano de carreira bem estruturado, falta de avaliações com uma periodicidade ideal. Não há critérios bem definidos de como é esperado que o colaborador evolua para alcançar resultados melhores e maior reconhecimento.

Bons pontos fortes, mas também muitos pontos para melhorar

Senior Java Developer

Prós: Remuneração competitiva com o mercado. Bom plano de saúde. VR com valor bom para região e com marca bastante aceita. Colaboradores dispostos a ajudar (muito bom para quem está começando a carreira). Ótima localização (perto do metrô) A maioria dos sistemas é feito em Java e tem regras de negócios complexas.

Contras: Não existe plano de carreira e os feedbacks são escassos, então se você quer aprender e crescer é preciso se virar e adivinhar. Isso fica muito claro pela quantidade de juniors com mais de 3 anos de experiência. A maioria das pessoas que estão nos cargos de liderança não estão preparadas para essa função, isso causa diversos problemas como uma desorganização generalizada e o sentimento de "vai do jeito que der e se esforce que vai dar certo no final". Pouco incentivo a melhoria e inovação (uso de muitas tecnologias defasadas). A qualidade de vida e do trabalho também varia muito dependendo da área, com a falta de preparo ou desorganização gerando correrias constantes que afetam a qualidade das entregas. Nem sempre o bom trabalho e qualidade técnica são valorizados, prevalecendo o heroísmo e a proximidade com o gestor.

Conselhos para presidência: Se aproximar das áreas e das pessoas, incentive a criação de um plano de carreira, pois isso ajuda a guiar o crescimento das pessoas. Acredito que deva-se promover uma reciclagem dos gestores em todos os níveis com cursos, troca de experiências com outras empresas, etc.

Lugar bom p pagar as contas e aprender

Desenvolvedor Sênior

Prós: Salario bom. Localizacao otima e ogimos profissionaoz sempre dispostos a ajudar v

Contras: Lugar que exige mto. Plantoes. E um excesso de investimentos desnessarios q desestabilizam o produto. Desorganizacao e falta de gerenciamento de equipes

Conselhos para presidência: Focar menos em lucro e buscar qualidade no produto

MAPS