Como é trabalhar na Maplink?

Empresa com ótimo ambiente de trabalho, excelentes condições de crescimento profissional

Prós: Empresa muito alinhada com as tecnologias utilizadas no mercado. Excelente ambiente de trabalho. Líderes muito disponíveis para sugestões Empresa investindo muito em tecnologia de ponta e profissionais com experiência compatível com as novas metas da empresa

Contras: nenhum ponto a levantar ....

Empresas que competem entre si

Gerente

Prós: O escritório está em um bom lugar. Há funcionários muito compententes que trabalham na empresa. Dependendo do gestor há flexibilidade de horários.

Contras: Alguns gestores só beneficiam o seus amigos. Abram o olho. Há três empresas no grupo e as vezes parece que existe um clima de competição levando até ao desrespeito por parte de alguns colaboradores

Conselhos para presidência: Diretores parem de olhar somente para vocês. Parem de esnobar os colaboradores. Vocês precisam de capital humano deixem de ser demagogos em suas apresentações.

Ótimo clima de trabalho e ambiente típico de startup

Prós: A empresa tem um ótimo clima de trabalho. Os colegas são pouco ou nada politizados e, independente da área todos se tornam amigos. Os horários são flexíveis, desde que negociados com cada gestor. Os eventuais problemas pessoais são respeitados e são permitidas saídas para solução, desde que a pessoa tenha o compromisso de manter seus assuntos monitorados. Existe qualidade de vida pois raramente as pessoas precisam ficar além de seu horário.

Contras: A empresa está evoluindo mas ainda faltam muitos processos e definições para os colaboradores seguirem ou se nortearem. Pode ser uma oportunidade de crescimento mas também uma possibilidade do colaborador ficar perdido ou sem rumo.

Pensamento em si próprio, falsidade, desvalorização

Gerente

Prós: O escritório é em um local de bom acesso de madrugada que não tem o shopping funcionando e não tem trânsito na região. Tem momentos que é melhor trabalhar na rua que é mais silencioso.

Contras: Benefícios? Mesa de bolacha é benefício? Cerveja é benéfico? Previdência Privada rm grupo seria. Um plano de saúde empresarial com valor justo para funcionários que não são diretores2ou gerentes também seria.

Conselhos para presidência: Parem de ser hipócritas, só pensam em vocês. Os funcionários não valem nada para vocês seus mascarados!

A empresa tem potencial para se tornar melhor!

Prós: A empresa é bem localizada, possui um vale alimentação justo e compatível com a sua localidade, o ambiente de trabalho é descontraído, possui boa infraestrutura (bons computadores, mesa com frutas e biscoitos, geladeira com cervejas, etc) para tornar o ambiente de trabalho mais agradável possível e permite que as pessoas possuam flexibilidade no horário de trabalho.

Contras: A empresa por muitos anos, atuou no desenvolvimento de projetos customizados para os seus clientes. É um modelo de negócio rentável, porém não escalável. No atual momento, está passando por um ajuste nessa estratégia em busca de soluções escaláveis. Essa mudança está impactando na vida das pessoas que deverão sair da sua zona de conforto. Por outro lado, a busca pelas metas financeiras limita o avanço na definição dos produtos, uma vez que as equipes ficam divididas entre continuar desenvolvendo novas soluções customizadas e desenvolver de um produto escalável que o retorno é incerto. A governança ainda não está bem estruturada e isso dificulta a tomada de decisão e o alinhamento entre os setores da empresa.

Conselhos para presidência: Algumas vezes, tomar a decisão certa traz malefícios no curto prazo como redução de clientes e/ou faturamento. Entretanto, é preciso apontar o barco na direção certa (produtos escaláveis) e não escutar o canto das sereias (projetos customizados curto-prazo).

É uma ótima empresa para se trabalhar

Arquiteto de Sistemas

Prós: O ambiente é super descontraído, as pessoas e áreas se relacionam muito bem. Um dos pontos fortes é o momento de inovação e crescimento que a empresa vive, proporcionando inúmeros desafios profissionais e abertura para criação ou otimização de soluções utilizando as tecnologias mais bacanas de mercado.

Contras: A área comercial não tem um contato próximo com a área de engenharia, o que acarreta algumas vezes em contratos que não estão alinhados com as estratégias da empresa. Existem inúmeros produtos e projetos, o que dificulta um pouco o entendimento de qual é o foco da empresa.

Ótima empresa para se trabalhar.

Analista de Recursos Humanos (RH)

Prós: A Maplink oferece um excelente ambiente de trabalho. Temos liberdade para aplicar novas ideias, e participamos ativamente nas tomadas de decisão. Temos total ownership sob nossas responsabilidades e/ou tarefas. O time é composto por muita gente bacana, que troca experiências independente do nível de senioridade.

Contras: Ainda existem muitos processos a serem desenhados para uma melhor interação entre às diferentes áreas de negócios, e com os demais escritório fora do Brasil.

Prós: A Maplink tem um clima muito informal e cooperativo. Tem operação em vários países (na América Latina e Europa), o que é bastante interessante do ponto de vista de troca de experiências e de aprendizado de novas culturas. As pessoas realmente se ajudam e a própria estrutura física do escritório facilita essa troca (open space). Os benefícios são legais, a localização é excelente e é uma empresa com grande potencial de crescimento. Tem café da manhã, cerveja, massagem e não existe regra para vestimenta. Ambiente de start up (apesar de estar há 17 anos no mercado), modelo de gestão bem transparente e acessível, o que faz com que todos se conectem aos objetivos estratégicos da empresa. Temos bastante autonomia e desafios aqui, o que para mim é imprescindível.

Contras: Quem vier para cá tem que entender que a empresa cresceu muito rápido, e por isso faltam alguns processos e uma certa organização. Quem gostar de um ambiente mais dinâmico e com muita mudança, vai se adaptar tranquilamente, mas quem preferir um ambiente mais organizado, com muito planejamento antes de fazer as coisas, muitas regras, políticas, vai se frustrar. Quem esperar um plano de carreira estruturado, ou esperar que a empresa "puxe" o funcionário em vez de apenas dar as ferramentas para cada um se desenvolver por conta própria, vai se decepcionar também. Um outro ponto é que a Maplink tem um desafio grande pois acabou de comprar uma empresa na França, e precisa adequar as culturas para se tornar global de fato. Eu vejo isso mais como um ponto positivo, mas o momento de integração entre duas empresas é sempre delicado e exige atenção de todos, por isso achei que valia ressaltar nos pontos negativos.

Empresa com muita energia e recursos para ficar cada vez melhor

Desenvolvedor Sênior

Prós: - Ambiente descontraído, horários relativamente flexíveis, respeito às horas extras.
    - Recentemente foram instituídos alguns ammenities, como massagem, cerveja após as 18h e café da manhã às segundas.
    - Sem muitos níveis hierárquicos
    - Certa liberdade na introdução de novas tecnologias

Contras: - Certa resistência em se mudar completamente o stack de desenvolvimento para open source
    - Máquinas eram um pouco antigas, mas recentemente começaram a ser substituídas por notebook excelentes
    - Empresa extremamente orientada para as vendas, que muitas vezes ignoram o que é possível ser realizado no tempo combinado com o cliente

Uma boa empresa para se trabalhar

Prós: A empresa tem um clima descontraído e informal, o que deixa o dia a dia mais leve, bons benefícios qual a maioria é subsidiado 100% pela empresa, oferece salários competitivos com o mercado, tem horário flexível e está em constante crescimento.

Contras: Muitos processos ainda em desenvolvimento, então estamos em constante fase de acerto e erro. Não pode se considerar como um ponto que é somente negativo, pois faz parte do desenvolvimento e crescimento da empresa também.

Conselhos para presidência: Se apegar menos aos detalhes operacionais.

Maplink

Descrição:Maplink é uma empresa global referência em tecnologia de Logística e Geolocalização em nuvem. Com clientes em mais de 18 países das Américas, Europa e África, tem sede em São Paulo e escritórios na América Latina e Europa. há mais de 17 anos investe em inovação e oferece soluções para mais de 1200 companhias de diversos tamanhos e setores de atuação.

A Maplink é a maior revenda de Google Maps da América Latina, estando entre as maiores do mundo. Desde 2014 faz parte da Movile, líder global em desenvolvimento de plataformas de comércio e conteúdo móvel, e, em 2016, adquiriu a companhia francesa de tecnologia Optilogistic, referência mundial em Logística.