Como é trabalhar na Maplink?

Empresa com ótimo ambiente de trabalho, excelentes condições de crescimento profissional

Prós: Empresa muito alinhada com as tecnologias utilizadas no mercado. Excelente ambiente de trabalho. Líderes muito disponíveis para sugestões Empresa investindo muito em tecnologia de ponta e profissionais com experiência compatível com as novas metas da empresa

Contras: nenhum ponto a levantar ....

É uma ótima empresa para se trabalhar

Arquiteto de Sistemas

Prós: O ambiente é super descontraído, as pessoas e áreas se relacionam muito bem. Um dos pontos fortes é o momento de inovação e crescimento que a empresa vive, proporcionando inúmeros desafios profissionais e abertura para criação ou otimização de soluções utilizando as tecnologias mais bacanas de mercado.

Contras: A área comercial não tem um contato próximo com a área de engenharia, o que acarreta algumas vezes em contratos que não estão alinhados com as estratégias da empresa. Existem inúmeros produtos e projetos, o que dificulta um pouco o entendimento de qual é o foco da empresa.

Ótima empresa para se trabalhar.

Analista de Recursos Humanos (RH)

Prós: A Maplink oferece um excelente ambiente de trabalho. Temos liberdade para aplicar novas ideias, e participamos ativamente nas tomadas de decisão. Temos total ownership sob nossas responsabilidades e/ou tarefas. O time é composto por muita gente bacana, que troca experiências independente do nível de senioridade.

Contras: Ainda existem muitos processos a serem desenhados para uma melhor interação entre às diferentes áreas de negócios, e com os demais escritório fora do Brasil.

Prós: A Maplink tem um clima muito informal e cooperativo. Tem operação em vários países (na América Latina e Europa), o que é bastante interessante do ponto de vista de troca de experiências e de aprendizado de novas culturas. As pessoas realmente se ajudam e a própria estrutura física do escritório facilita essa troca (open space). Os benefícios são legais, a localização é excelente e é uma empresa com grande potencial de crescimento. Tem café da manhã, cerveja, massagem e não existe regra para vestimenta. Ambiente de start up (apesar de estar há 17 anos no mercado), modelo de gestão bem transparente e acessível, o que faz com que todos se conectem aos objetivos estratégicos da empresa. Temos bastante autonomia e desafios aqui, o que para mim é imprescindível.

Contras: Quem vier para cá tem que entender que a empresa cresceu muito rápido, e por isso faltam alguns processos e uma certa organização. Quem gostar de um ambiente mais dinâmico e com muita mudança, vai se adaptar tranquilamente, mas quem preferir um ambiente mais organizado, com muito planejamento antes de fazer as coisas, muitas regras, políticas, vai se frustrar. Quem esperar um plano de carreira estruturado, ou esperar que a empresa "puxe" o funcionário em vez de apenas dar as ferramentas para cada um se desenvolver por conta própria, vai se decepcionar também. Um outro ponto é que a Maplink tem um desafio grande pois acabou de comprar uma empresa na França, e precisa adequar as culturas para se tornar global de fato. Eu vejo isso mais como um ponto positivo, mas o momento de integração entre duas empresas é sempre delicado e exige atenção de todos, por isso achei que valia ressaltar nos pontos negativos.

Ótima empresa para se desenvolver!

Prós: Excelente clima de colaboração. A cultura da empresa faz com que todos se sintam parte não apenas na execução mas também sugerindo novas ideias e agregando novos conhecimentos.

Contras: Por haver múltiplas unidades de negócios, escritórios em diversos países e se adquirir uma empresa em outro país, há temas relativos a comunicação e processos que precisam ser melhor definidos. Todavia a empresa se mostra ciente e atua nesses temas.

Maplink é uma excelente empresa com pegada de startup para se trabalhar

Prós: Maplink é uma empresa há muitos anos no mercado, passou por uma fase muito conturbada onde perdeu o foco em produtos e focou somente em projetos. Recentemente tem evoluído para uma estrutura muito aberta e de compreensão entre os departamentos, mostrando a força de uma empresa de 17 anos, mas com agilidade de uma startup. A aquisição da Optilogistic na França mostra que a empresa está com foco no mercado internacional e isso é muito importante para uma empresa nacional.

Contras: Antigamente focou muito em projetos, isso trouxe um débito técnico grande para a empresa. Algumas vezes projetos especiais são exclusivos para alguns clientes, isso é um pouco triste, pois o potencial de reaproveitamento acaba sendo não aproveitado.

Conselhos para presidência: Continuem com o foco recente em produtos, continuem reconhecendo as fraquezas e desta forma o futuro poderá ser ainda mais brilhante. Atenção para algumas atitudes da direção para não soarem truculência ou autoritarismo. A comunicação é o mais importante.

A empresa tem potencial para se tornar melhor!

Prós: A empresa é bem localizada, possui um vale alimentação justo e compatível com a sua localidade, o ambiente de trabalho é descontraído, possui boa infraestrutura (bons computadores, mesa com frutas e biscoitos, geladeira com cervejas, etc) para tornar o ambiente de trabalho mais agradável possível e permite que as pessoas possuam flexibilidade no horário de trabalho.

Contras: A empresa por muitos anos, atuou no desenvolvimento de projetos customizados para os seus clientes. É um modelo de negócio rentável, porém não escalável. No atual momento, está passando por um ajuste nessa estratégia em busca de soluções escaláveis. Essa mudança está impactando na vida das pessoas que deverão sair da sua zona de conforto. Por outro lado, a busca pelas metas financeiras limita o avanço na definição dos produtos, uma vez que as equipes ficam divididas entre continuar desenvolvendo novas soluções customizadas e desenvolver de um produto escalável que o retorno é incerto. A governança ainda não está bem estruturada e isso dificulta a tomada de decisão e o alinhamento entre os setores da empresa.

Conselhos para presidência: Algumas vezes, tomar a decisão certa traz malefícios no curto prazo como redução de clientes e/ou faturamento. Entretanto, é preciso apontar o barco na direção certa (produtos escaláveis) e não escutar o canto das sereias (projetos customizados curto-prazo).

Uma boa empresa para se trabalhar

Prós: A empresa tem um clima descontraído e informal, o que deixa o dia a dia mais leve, bons benefícios qual a maioria é subsidiado 100% pela empresa, oferece salários competitivos com o mercado, tem horário flexível e está em constante crescimento.

Contras: Muitos processos ainda em desenvolvimento, então estamos em constante fase de acerto e erro. Não pode se considerar como um ponto que é somente negativo, pois faz parte do desenvolvimento e crescimento da empresa também.

Conselhos para presidência: Se apegar menos aos detalhes operacionais.

Pra quem gosta de desafios com possibilidade de crescimento profissional

Prós: Empresa global e com oportunidade de interagir com profissionais de vários países e diferentes expertises. Ambiente descontraído, com boa infraestrutura e sem hierarquia rígida. Faz parte do grupo Movile, o mesmo do Ifood. Possui uma gama grande de produtos com bastante potencial.

Contras: Está em momento de transição , o que gera em alguns momentos, problemas de foco. Em contrapartida, traz necessidade de aprendizado e busca por conhecimento constantes.

Conselhos para presidência: Continuem com a mesma mentalidade de sempre estarem abertos a mudanças e a novas formas de fazer as coisas.

É uma empresa muito boa para se trabalhar.

Diretor

Prós: É uma empresa transparente, onde todos tem acesso a todos. As metas e objetivos são compartilhados e acompanhados com total transparência. Tem um ambiente de trabalho bem positivo e legal. Suas ideias são ouvidas e consideradas. Tem uma cultura de meritocracia.

Contras: As diferentes áreas da empresa deveriam colaborar mais para criar mais sinergia para o atingimento das nossas metas. Investir mais na capacitação e qualificação dos talentos da empresa.

Conselhos para presidência: Investir mais na capacitação dos talentos da empresa.

Maplink

Descrição:Maplink é uma empresa global referência em tecnologia de Logística e Geolocalização em nuvem. Com clientes em mais de 18 países das Américas, Europa e África, tem sede em São Paulo e escritórios na América Latina e Europa. há mais de 17 anos investe em inovação e oferece soluções para mais de 1200 companhias de diversos tamanhos e setores de atuação.

A Maplink é a maior revenda de Google Maps da América Latina, estando entre as maiores do mundo. Desde 2014 faz parte da Movile, líder global em desenvolvimento de plataformas de comércio e conteúdo móvel, e, em 2016, adquiriu a companhia francesa de tecnologia Optilogistic, referência mundial em Logística.