Como é trabalhar na MAN Turbo & Diesel?

Bom pra quem só quer um emprego. Péssimo pra quem quer mudar o mundo.

Prós: Uma ótima oportunidade para aprender na prática. A empresa tem milhares de problemas a serem resolvidos, e isso dá muito terreno pra quem deseja aprender. Fácil acesso a diretoria direta, estão sempre abertos a te escutar. Ambiente e equipe agradáveis na maioria dos setores. Remuneração alta comparada a média do mercado.

Contras: Eis a questão. Pra uma multinacional, a MAN apresenta problemas básicos.A equipe de gestão é amadora, a maioria dos cargos de liderança é ocupado por especialistas da área naval, porém com pouquíssima carga de gestão empresarial. Cometem erros crassos que não poderiam ser cometidos por nenhum administrador mediano. Não há comunicação corporativa, você não sabe onde a empresa está, onde quer chegar e como você pode ajuda-la a chegar lá, ou seja, você fica a deriva constantemente. Sem Feedback, sem direção, e por fim, sem saber em que deve concentrar seu foco. Empresa totalmente fechada para inovação, pelo menos no setor em que atuei. Se tens a intenção de tentar mudar algo a partir de análises, proposta de melhoria, PDCA ... ESQUEÇA, ninguém quer isso lá. Não ouse mudar os processos que eles já fazem há anos, só vai ter dor de cabeça e ficará desmotivado em pouco tempo. Não há indicadores de desempenho para os estagiários, e para os efetivos há apenas uma avaliação anual, ou seja, seu desempenho fica atrelado a analise subjetiva do seu gestor direto, ao invés de se basear nos seus resultados práticos, isso complica a vida de quem tem o desejo de crescer rapidamente.

Conselhos para presidência: Primeiro invistam em gestão profissional, afinal o melhor padeiro na maioria dos casos é um péssimo dono de padaria. Abram-se para novas ideias, olhem para o mercado de uma forma mais holística, vocês estão mais acomodados que taxistas antes do Uber, e isso poder não acabar bem. Levem em consideração profissionais que trazem novas idéias, metodologias e ferramentas. Tenham mais carinho por decisões baseadas em números ao invés do achismo dos gestores. Evitem amadorismo, e invistam em profissionais melhores. Revejam as metodologias de seleção, exigiram inglês avançado mas em 1 ano só o usei pontualmente, sejam menos criteriosos com experiência e mais criteriosos com o perfil dos candidatos.

Ambiente favorável para o aprendizado

Engenheiro de Turbomáquinas

Petrópolis, RJ

Prós: Estabilidade, ambiente tranquilo, salários em dia, ambiente propicio a aprendizado prático, acesso a fácil aos gestores e área de trabalho interessante.

Contras: Imobilidade para se solucionar as coisas, as oportunidade de treinamento demoram muito para serem apresentadas e confusão na cadeia de comando.

Satisfeito

Prós: Ambiente descontraido. Fácil acesso a chefia. Boas Pessoas. Material disponível para os serviços de forma fácil.

Contras: Como estagiário, sinto que poucas responsabilidades são depositadas em mim, o que não contribuiu para um aprendizado efetivo.

Conselhos para presidência: Integre mais os estagiários no dia-a-dia empresarias, e nas funções exercidas pela supervisão direta.

MAN Turbo & Diesel