Como é trabalhar na Magna Sistemas?

Para quem não visa ascensão!

Analista de Sistemas Pleno

Prós: Estabilidade, empresa com cultura enraizada e mantém profissionais mesmo que abaixo da média. Localização muito boa, porém nunca ficamos fisicamente na empresa e sempre em clientes.

Contras: Baixo salário, PLR ridículo, VR de R$22,00 com desconto de 20%, ou seja, R$17,60 por dia. Cenário total bagunçado com diretoria arrogante e sem acesso.

Conselhos para presidência: Sejam mais humildes, valorizem os bons profissionais.

Estabilidade boa e possibilidade de crescimento quase inexistente

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Salários em dia e um pacote de benefícios condizente com o mercado, segurança e estabilidade boas, além de um ambiente tranquilo para se trabalhar.

Contras: Possibilidade de crescimento quase inexistente, negociação difícil, aumento de remuneração quase impossível além de os altos cargos não conversarem em tre si para alinhamento de demandas, necessidades e oportunidades nos projetos.

Conselhos para presidência: Estratégia e comunicação

Evite.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Recebia o salário e os benefícios em dia. Hoje em dia esse é um grande ponto positivo. Infelizmente, em todos os outros aspectos, a empresa deve demais.

Contras: Não existe meritocracia. Ao conversar sobre isso com um gerente, ele disse que era assim que a empresa funcionava e que era melhor eu aprender isso se quisesse continuar por lá. Exige-se muito de poucas pessoas e exige-se pouco de muitas. Algumas pessoas passavam o dia inteiro no telefone resolvendo problemas pessoais. O gerente nunca falava nada. Horário de trabalho escrito em pedra. Se tiver algum problema pra resolver durante o dia, boa sorte, você vai precisar. Alguém mencionou PLR, mas esqueceu de dizer que a empresa diz nunca atingir a meta, apesar de, ao mesmo tempo, dizer ser a empresa de TI que mais cresce.

Conselhos para presidência: A presidência não está interessada em conselhos.

Empresas assim não deveriam existir

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Absolutamente nenhum! Todos os pontos que poderiam ser positivos morrem na gestão. Existe muita informalidade na empresa, nem o rh consegue receber um ponto positivo.

Contras: Empresa perseguidora, chefes e arquitetos despreparados, mantém os empregos apenas por serem amigos dos donos, empresa com projetos ruins, prazos mal definidos, avaliações mentirosas que menosprezam as pessoas, poderia falar a vida toda aqui, mas seria perda de tempo.

Conselhos para presidência: Tratem seus funcionários como seres humanos e parem de dar poderes aos amigos, pois isso não reflete o caráter e nem o profissional.

Sem Possibilidade de Crescimento

Analista Desenvolvedor Pleno

Prós: Empresa tem vários projetos no setor público. Como o setor público é bem burocrático a pessoa tem uma certa estabilidade. Quando o projeto fica fraco, a empresa tenta realocar e consegue, mesmo que demore um pouco.(Já vi casos de 2 meses). Os benefícios são de acordo com cada cargo, quanto maior o cargo mais benefício o profissional pode ter. A empresa possui plano de carreira, mas o profissional que precisa solicitar revisão de cargo ao RH. E isso não é garantia que o pedido será atendido. Segundo o próprio RH, para o ano de 2016 todas as promoções rejeitadas pela diretória "devido a crise". A empresa possui avaliação de desempenho para pagar PLR (Valor simbólico e fixo).

Contras: Plano de carreira não funciona. Pessoas de 4, 5 e até 9 anos no mesmo cargo. Avaliação de desempenho tendênciosa (pagar PLR). Não paga VR nas férias. Em 2 anos de não vi ninguém ser promovido. Pra mudar de cargo quem que sair dá empresa e tentar voltar anos depois. Mas quem faria isso?

Só se realmente não tiver outra opção

Analista Desenvolvedor Pleno

Prós: Diversos clientes/projetos com ótima localização, próximo a metrô/trem. Nunca atrasou pagamento de salários e benefícios. É comum no fim de ano realizar festa de confraternização, com direito a brindes para todos os funcionários e sorteios de prêmios.

Contras: Nenhum reconhecimento/mérito para promoção. O crescimento só ocorre na "horizontal" e graças ao dissídio ja que eles adequam o cargo com o salário atualizado, nada relacionado a mérito/trabalho. Ficam cobrando certificações dos colaboradores uma vez que necessitam pra ganhar projetos, mas não tem um plano de incentivo com cursos/treinamento. A empresa divulga que paga PLR, mas não dizem que a PLR não é baseada no seu salário, e sim o salário de Digitador cujo o piso salarial é o menor dentre os estabelecidos pelo sindicato. Se por algum motivo o cliente não tiver expediente os colaboradores que ficam alocados tem que ir pro prédio da Magna e ficar largados em mesas que na maioria das vezes nem estação de trabalho tem e fazer suas 8H olhando pra parede, ou ficar devendo no banco de horas.

Empresa sanguessuga

ProgramadorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Paga o salário em dia e não demite caso o projeto acabe, sempre tenta realocar os funcionários, clientes grandes em mais de um local da cidade.

Contras: Pensa apenas na empresa, não existe um relacionamento bilateral. Não paga hora extras. PLR no salário normativo, Zera as horas quando o funcionário não consegue compensar.

Conselhos para presidência: Escute mais os seus funcionários, uma empresa que segundo a Época teve uma receita líquida de quase 90 milhões em 2014, pode da benefícios melhores e uma PLR que não seja o salário normativo

Fique longe se você já é experiente ou quer construir uma carreira sólida e séria! Não vale a pena!

GerenteEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: É uma empresa que paga os salários em dia e cumpre religiosamente o que está na CLT. Recomendo para estagiários e profissionais em início de carreira!

Contras: É uma empresa que chega a ter clientes de grande porte e boas parcerias, mas ainda é familiar, sem atrativos para profissionais mais experientes e muito controlada por "panelinhas" de funcionários mais antigos. Ainda atua no mercado valorizando e confiando demais em "acordos de cavalheiros". Cumpre só a CLT, nivela por baixo e exige genialidades. O recrutamento é uma "sereia" e o desenvolvimento de pessoal é uma vergonha! Até uma oficina de fundo de quintal tem mais a oferecer!

Conselhos para presidência: A empresa já cresceu, tem grandes clientes e parcerias. Se não evoluir a forma de conduzir novos contratos e pessoas, logo vão descobrir que a Magna é só mais um Pinóquio. O mercado de TI também não tem espaço para Peter Pan, Capitão Gancho e seus amiguinhos, que só ficam voando e criando problemas internos. Falta acompanhamento direto do que acontece no nível operacional. Desenvolver recursos humanos de verdade não é explorar estagiários ou o conformismo feminino com baixos salários e sereias. Vai retornar sempre mais do mesmo... que já não está nem razoável!

Pensaria duas vezes antes de aceitar a proposta.

Senior Database Administrator (DBA)

Prós: Somente pagamento em dia, não há mais nenhum ponto positivo. Não há planos de carreira definido, não há beneficio algum, nada, zero. A unica coisa que podemos esperar é o pagamento (abaixo do valor de mercado) cair pontualmente.

Contras: não há plano de carreira, não há contato direto com o seu gestor, não há como saber os processos para alterar a senioridade do seu cargo. Os cargos x salários estão muito abaixo do mercado. A empresa perde muitos profissionais por não saber negociar e os gestores não se importam com isso

Conselhos para presidência: Aproxime os gestores diretos de seus subordinados. A demora em responder um simples e-mail ou a um simples telefone mostra o que cada profissional é. Existem muitos talentos sendo desperdiçados dentro da empresa e estão perdendo para o mercado.

Estabilidade no emprego, estagnação na carreira. Uma consultoria que faz o básico.

Analista Desenvolvedor Java

Prós: Pagamentos em dia, CLT full, estabilidade no emprego, procura realocar você após término do projeto, trabalha no regime de banco de horas quadrimestral, sede bem localizada (apesar de infra ser ruim).

Contras: Falta de comunicação entre áreas e entre projetos, não investe no conhecimento dos funcionários, não promove a troca de experiências\conhecimento entre os projetos. Aumento salarial e promoções são quase impossíveis pois existem muitos critérios a serem cumpridos e alguns deles bem subjetivos, portanto negocie bem na entrevista. Exigem certificações para qualquer aumento salarial, mas não dão garantia de ganhos após obtê-las. Não dão os mesmos benefícios para todos os funcionários (VA, por ex., nem todos têm) e isso não é transparente. Descontam uma parte do VR no pagamento. Cumprem estritamente aquilo que o Sindpd obriga. Avaliação de desempenho é piada, pois não existem metas individuais e os critérios para a nota final são bem duvidosos. Como alguém que não te acompanha no dia-a-dia pode te avaliar corretamente? PLR é ridículo, pois nunca atingem a meta corporativa. Sistema de banco de horas demora quase 60 dias para ser atualizado e isso é absolutamente normal na empresa.

Conselhos para presidência: Comece melhorando processos e os sistemas que os funcionários utilizam. Invistam em conhecimento dos funcionários. Sejam mais acessíveis, estejam mais próximos e promovam uma maior interação com os funcionários alocados. Menos body shop e mais investimento nas pessoas.

Magna Sistemas

Descrição:A Magna Sistemas é uma empresa de serviços em Tecnologia da Informação que atende o mercado corporativo com soluções inovadoras e efetivas para adequar a Tecnologia da Informação aos problemas de negócios, preservando o investimento de nossos Clientes.

Sediada em São Paulo, a empresa pauta a sua atuação em nível nacional no atendimento a um amplo leque de necessidades de corporações de todos os portes e dos mais variados segmentos de mercado dos setores público e privado.