Como é trabalhar na MadeiraMadeira?

Excelente porta de entrada

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Flexibilidade, muito aprendizado e cultura organizacional sem comparação. O ambiente de trabalho é muito bom e descontraído, perfeito para quem curte tecnologia e inovação.

Contras: Salários bons porém a baixo da média, sem muita expectativa de crescimento. A empresa tem crescido bastante, porém leva um bom tempo para assumir cargos de responsabilidade e ganhar melhor.

Empresa essencial na carteira de trabalho

Prós: Ambiente descontraído, animado. Sempre corrido, é impossível ficar um dia sem ter o que fazer, EXCETO na black friday, quando alguns setores não podem fazer nenhuma alteração. Hierarquia horizontal, o CEO é tão acessível quanto qualquer diretoria. A autonomia que é dada aos colaboradores é ótima para o crescimento profissional e pessoal.

Contras: O salário não é o melhor do mercado de trabalho, mas é uma ótima empresa para crescer e amadurecer pessoal e profissionalmente. Ainda falta mais comunhão entre os departamentos, em alguns momentos parece haver "guerras" entre setores.

Não recomendo a empresa para ninguém, por falsas promessas na entrevista.

Supervisor de Compras

Prós: Ambiente de trabalho descontraído, parecendo um ambiente colegial. Área externa, vídeo-game, pebolim, festas de vez em quando, roleta da sorte.

Contras: Salário muito abaixo do mercado. A área de comercial de compras está totalmente desestruturada e perdida na gestão das pessoas. Meritocracia não está sendo medida por resultado. A meta está totalmente fora da realidade, inatingível, o que afeta o variável de todos. O mês começa sem meta, sendo passada só na metade do mês, o que não faz sentido algum. Percebesse um descontentamento geral entre os funcionários.

Conselhos para presidência: A empresa precisa de uma restruturação geral, de diretores capazes de pensar em estratégias realmente eficazes, ao invés de encher linguiça e não sair do lugar. Diretores preocupados com controles via planilhas de Excel. Empresa precisa de estratégias diferentes para as categorias que não são móveis. A mesma receita de sucesso de móveis não se aplica da mesma forma nas demais categorias.

Aqui é pra crescer e aprender muito!

Prós: A MadeiraMadeira é incrível, eu valorizo muito a oportunidade que me foi dada pois como sou estagiária esse lugar se torna uma MEGA escola pra aprender sobre todos os processos de uma empresa em pleno crescimentos. Você pode sugerir e até liderar projetos (eu como estagiária curto isso, apesar de ser arriscado, mas a responsabilidade é muito bom pra aprender também). O ambiente é muito amistoso e as pessoas buscam muito ajudar e explicar as coisas, principalmente por lidarmos com muitos termos da área de tecnologia e marketing que não é tão comum em diversas empresas. A Madeira é uma das poucas empresas em curitiba que dá todos os benefícios aos estagiários na mesma proporção que aos efetivos, o que dá uma super potencializada no nosso salário, que já paga bem mais para estagiário do que muita empresa também, pelo menos na área de comunicação e marketing!

Contras: Acho que a empresa está buscando se adaptar aos processos em relação ao seu crescimento. Claro que existem alguns pontos a se considerar, apesar de que em minha experiência de estágio eu não sou 100% afetada no que pontuarei a seguir: Sei que tem times que são muito mal treinados e gerenciados. Existem algumas divergências que se tornam grandes dificuldades internas pois a comunicação (e a sinergia em si) entre os times é muito complicada. A empresa é grande e parece que as vezes entramos em empresas diferentes quando descemos ao andar de baixo. É preciso sintonia, é preciso um mesmo foco e também metas integradas! As metas são agressivas, mas possíveis. O problema com as metas é que os gestores jogam elas no time e deus abençoe-os, isso é meio perigoso. É preciso acompanhar, entender o cenário que envolve aquela meta e todas as variáveis que contribuem para o seu cumprimento ou não.

Conselhos para presidência: Acho que não adianta falar que o cliente é o pilar da empresa quando o setor de atendimento é tão deficiente. A imagem da empresa está se deteriorando por falta de um atendimento humanizado e eficiente. Sei que envolvem muitos processos pelo modelo de negócios, mas acho que treinar bem o time e aumentar o time de atendimento vai ajudar muito! Por favor, revejam alguns gestores e suas responsabilidades e o quanto eles são HUMANOS pra lidar com outros humanos liderados por eles.

Respeito a Pessoas

Coordenador de SAC

Prós: Frutas diariamente, ambiente agradável, área de Ti em todos os departamentos acelerando e oferecendo suporte durante expediente. Plano de saúde e odontológico sem coparticipação do titular

Contras: Sem pontos negativos, empresa com 9 anos de história e aberto a sugestões e melhorias . Composta de muitos jovem e nem por isso desvalorizam o conhecimento dos mais experientes.

Bom para aprender e só não é um local para fazer carreira

Supervisor/Coordenador

Prós: É uma empresa que te dá a oportunidade de testar algo novo, executar do começo ao fim um projeto. Pessoas solicitas e prontas para ajudar quando necessário. Ambiente de trabalho descolado.

Contras: Muita politicagem, é necessário você conhecer alguém com uma certa influência para ter um desenvolvimento em um tempo aceitável. A politica de definição de metas é totalmente subjetiva e pouco clara.

Conselhos para presidência: Definir uma meta e seguir com ela até o final, e não ficar mudando de idéias a cada 15 dias.

Boa Escola. Péssima Casa.

Supervisor Comercial

Prós: Ambiente dinâmico, equipe capacitada, colegas prestativos e comprometidos. A estrutura é fantástica e cheia de ambientes de lazer para os momentos de descanso ou eventos. O dia a dia é uma baita de uma escola, o ritmo é insano, a pressão altíssima e é de comum entendimento que aqui se aprende em um mês o que você levaria um ano para absorver em outra empresa.

Contras: O reconhecimento dos recursos humanos é péssimo e não limita-se ao fato de pagarem um salário BEM abaixo da média do mercado. O plano de metas é inatingível (não há métrica alguma), existem meses em que NENHUM funcionário consegue chegar, sequer, próximo dos valores almejados pela direção, muitos colegas estão sem gerente há meses, pois os gerentes responsáveis saíram (para outra empresa ou demitiram-se) e não houve reposição, somos submetidos a situações que, por muitas vezes, vão contra nossa moral, ... paro por aqui, pois o intuito é apenas uma pincelada no cenário. Esse ambiente todo tem gerado uma saída em massa de gerentes e funcionários, o que contribuí para insatisfação e, em alguns casos, até sentimento de insegurança da equipe.

Conselhos para presidência: Diretoria, a sensação que seus funcionários tem é de total falta de apreço ou consideração. Vocês podem se perguntar: "Ah.. mas e as festas que organizamos? Os brindes? A quitanda com frutas? ..." Queridos... todas essas (entre outras) ações tem sim impacto no nosso dia a dia. Em meio a pressão, conseguimos encontrar momentos para desestressar. Contudo, a falta de reconhecimento profissional dos funcionários é notória: ter experiência, formação, trazer resultado, tudo para receber salário de estagiário (destaco, hora trabalhada $ menor que a de um estagiário) é frustrante!! Agora, podem de forma bem competente contra argumentar com a previsível máxima: "Não está satisfeito, então mude-se para algo melhor"... sim, estão certos, é o que muitos tem feito e continuarão fazendo. Vocês se tornarão recordistas em perder talentos e essa mancha será difícil de apagar. Nossos fornecedores já questionam, os gerentes que saíram questionavam e logo o mercado irá cobrá-los pela pobre visão de RH dos senhores.

Ótima empresa

Estágio

Prós: Oportunidades de conhecimento, horário flexível, benefícios oferecidos, áreas de lazer dentro da empresa, grande variedade de áreas de atuação.

Contras: A empresa tem alta rotatividade de funcionários, o que é típico de startups, porém a taxa poderia ser menor. Metas extremamente altas e violentas, porém nada que não seja pensado.

Aprendizado e desorganização

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Uma empresa bem dinâmica, com ritmo bastante acelerado e em crescimento constante. Muitas tecnologias diferentes e oportunidades de aprendizado. Sistemas complexos com tecnologias em alta no mercado em geral, então vai ficar bonito no currículo.

Contras: Cobrança constante por motivação e senso de dono. Não existe qualquer tipo de processo estabelecido, então é uma bagunça. Requisitos chegam por WhatsApp, e-mail, Slack, pessoalmente... Nada centralizado. Se você quer se destacar, tem que trabalhar 24h por dia sem reclamar.

Conselhos para presidência: Aprendam que não é porque um funcionário reclama que ele está desmotivado. Muitas vezes a reclamação é o ponto de início para mudanças. Devem ser estabelecidos processos na área de TI com urgência, uma vez que, com o ritmo de crescimento atual da empresa, logo o negócio estará insustentável.

Benefícios e dificuldades de trabalhar na MadeiraMadeira

Analista de Projetos Júnior

Prós: Inovadora, grande oportunidade de crescimento e ambiente agradável para trabalhar. Benefícios interessantes e garantem a motivação do funcionário. Horário flexível.

Contras: Falta de definição de tarefas entre as equipes. Um projeto com mesma finalidade pode ser meta de várias equipes ao mesmo tempo e ambas trabalhando com o mesmo intuito pode atrapalhar

MadeiraMadeira

Descrição:Fundada em 2009, a MadeiraMadeira é uma empresa que comercializa materiais de construção e acabamento pela internet, sendo a líder e referência no segmento. Oferece uma vasta quantidade de produtos nacionais e internacionals para seus clientes. A sede da empresa está localizada em São José dos Pinhais, no estado do Paraná. Tem como foco criar o maior home center da internet.