Como é trabalhar na Love Mondays?

Abram os olhos, os ouvidos, e o coração. O Love Mondays pode voltar a ser um sonho de empresa.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: É um ambiente informal, sem exigência de roupa social. Na minha época, havia horário flexível e possibilidade de home office. Tem comidinhas no escritório, e em datas comemorativas (aniversário e ano novo) se ganham mimos. As pessoas são bem agradáveis, e não há coisas do tipo competitividade e desconfiança do próximo. Entrei no Love Mondays ainda no começo da startup, sem processos muito definidos, então pude aprender muita coisa mesmo. A empresa me ajudou a me desenvolver como profissional, e tive contato com diferentes áreas. Atualmente as coisas mudaram muito, mas imagino que algumas áreas ainda contem com maior flexibilidade.

Contras: A empresa cresceu de maneira (muito) rápida, e desorganizada. Isso contribuiu para uma falha de comunicação entre todas as áreas e todos os níveis: ninguém sabe o que o outro tá fazendo, quais projetos estão sendo encaminhados, etc. Há pouca integração do time no que tange a projetos, cada um tem só faz o que foi designado de si. O crescimento rápido também favoreceu a concentração de tarefas nos superiores, criando assim uma hierarquização que não existia (ou era muito mais flexível) no começo da startup. Há uma leve tendência a não escutar os colaboradores, em especial os estagiários. Com relação aos estagiários, no meio e final da minha trajetória pela Love Mondays, deixei de aprender coisas novas. O trabalho se tornou estritamente operacional, e a flexibilidade que antes tínhamos hoje não existe mais. A startup cresceu, e está se tornando cada vez mais uma empresa grande, departamentalizada e burocrática. As pessoas se sentem desmotivadas de ir trabalhar, e isso é problemático.

Conselhos para presidência: Por favor, prestem atenção aos seguintes pontos: Falha de comunicação, burocratização, concentração de trabalho, e plano de carreira dos estagiários. Eu era muito mais feliz quando a Love Mondays era uma pequena salinha cheia de caixas e apertadinha, mas onde o espaço curto favorecia a cooperação entre os profissionais e o ambiente de se trabalhar era maravilhoso. Entendo que não há como se diminuir uma empresa que cresceu, mas a flexibilização entre as áreas é extremamente necessária. Os seus estagiários são muito bons, e têm plenas competências para ajudar no comercial, no design, e principalmente no marketing. Não é inteligente confinar talentos no trabalho operacional, ainda que sejam estagiários. Aproveitem os talentos que nascem em meio aos estagiários de conteúdo. Flexibilizem o trabalho, flexibilizem a interação, flexibilizem o mindset dos superiores. É importante ter métricas para se saber o que está sendo feito, mas a Love Mondays está sendo tomada por planilhas e métricas, enquanto o bem mais valioso de vocês, as pessoas, está se perdendo. Eu ainda acredito na Love Mondays, e espero do fundo do meu coração, que vocês tenham sucesso, mas para isso, é preciso prestar atenção aos funcionários e no cotidiano da empresa.

Grande equipe, grande ambiente, grande produto!

Fundador

Prós: É muito emocionante ver a velocidade em que a empresa está crescendo. Cada dia traz novos desafios e precisamos nos esforçar constantemente para encontrar novas maneiras de manter o ritmo. Temos uma equipe incrível de pessoas divertidas e apaixonadas que estão criando uma atmosfera muito agradável.

Contras: Como a maioria das startups, enfrentamos alguns desafios. Todos os dias temos muitos coisas para fazer. Às vezes pode ser estressante, mas tentamos minimizar isso. Como um dono de empresa, tenho que fazer algumas tarefas que nem sempre são divertidas. Por exemplo, gestão de despesas, etc.

Produto ótimo, pessoas melhores ainda!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Acho que a melhor coisa que a LM tem são as pessoas. As pessoas fazem com que você se sinta em casa, você tem voz, você é alguém. Todo mundo tem seu espaço, porque todos sabem que cada pessoa é parte fundamental pro time, e com o passar do tempo, o escritório se transforma na sua segunda casa. O clima é sensacional, afinal, pessoas legais criam um ambiente legal, fazem com que você tenha vontade de trabalhar lá. Outra coisa ótima é o aprendizado, por ser uma startup, temos que aprender a lidar com as coisas bastante rápido, e assim a gente aprende a fazer um pouco de tudo, vale muito a pena ter esse conhecimento. A Love Mondays deixou saudades e foi uma experiência que vou carregar com muito carinho pra vida inteira. VAI TIME, CONTINUEM LACRANDO <3

Contras: Os processos ainda estão se definindo, o que deixa tudo meio confuso, mas isso é comum em startups e pequenas empresas no geral. E justamente por ser uma startup, as coisas mudam de forma muito rápida e nem sempre sabemos o que está acontecendo.

Conselhos para presidência: Acredito que todas as mudanças ou novidades devem ser comunicadas, é muito legal saber o que se passa em todas as áreas, até mesmo pra ter novas ideias ou melhorar em algo!

Pena

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Pagamento em dia, salários compatíveis com o mercado dependendo do cargo, qualidade de vida razoável se o perfil do profissional é compatível com seguir ordens.

Contras: Realidade do trabalho diferente do proposto na contratação. Decisões tomadas sem embasamento, que devem ser aceitas desconsiderando a experiência e capacidade do time. Falta de vontade de utilizar dados para validar iniciativas implementadas. Demissões fortemente questionáveis e ambiente de tensão quando há discordância com o formato do trabalho. Uma decepção atrás da outra para quem se preocupou com a qualidade do produto e viu uma equipe de alta qualidade se desfazendo até o fim.

Conselhos para presidência: No fim, tudo pode ser resumido em respeitar as pessoas e tirar o ego da frente. O resto deve vir como conseqüência.

Importante continuar tentando!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: É uma empresa que tenta. Se eu puder resumir minha experiência na Love Mondays, resumiria em "é importante tentar". Como primeira experiência profissional foi bastante interessante ter contato com uma empresa que se preocupa em manter um ambiente amigável e equilibrado às equipes. Acompanhei todo o processo da empresa em sua abertura para a área de vendas, pude notar que durante no começo desse processo cada conquista era compartilhada e o espírito de equipe bastante preservado. Existe uma preocupação bem interessante em como o usuário experimenta o site, acho muito essencial para manter a qualidade do produto. Durante a minha época na Love Mondays existia uma enorme flexibilidade de horários e possibilidade de home office. Não existe "dress-code" e tinham ótimos snacks!!

Contras: Em poucos meses a empresa expandiu consideravelmente e num ritmo acelerado o que trouxe algumas consequências bastante prejudiciais à manutenção dos pontos positivos. Começaram haver falhas na integração e comunicação entre as áreas da empresa, alguns processos contavam com burocracias extremamente desnecessárias e que faziam-se cada vez mais presente e nem sabíamos o motivo. Uma nova área foi formada repentinamente e, acredito que, bastante impulsivamente e de repente tínhamos uma grande divergência em definir o que queríamos, como Love Mondays, afinal. Alguns valores ficaram perdidos em meio a necessidade de aumentar cada vez mais os números da empresa. A valorização do aprendizado dos estagiários passou a não ser uma prioridade e ficamos restritos a trabalhos operacionais. A não existência de um canal de comunicação entre as áreas foi dificultando cada vez mais o desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional dos envolvidos, assim como o aumento de processos de trabalho e dificuldades de receber críticas, sugestões e ideias, por parte dos superiores: a desmotivação passou a fazer parte do cotidiano do time, principalmente durante meus últimos meses como parte da equipe.

Conselhos para presidência: Não sei como tem andado as coisas, ultimamente, com a empresa, mas acredito que seja importante, ainda, rever se o que vocês almejam pro trabalhador que vem ao site, procura avaliações, e agora também vagas, para encontrar algum emprego que faça-o sentir prazer, amar as segundas-feiras, condiz com o que vocês oferecem. Importante, também, acredito, seja reavaliar mudanças no time de estagiários. Durante meu período como estagiária na empresa conheci pessoas muito capazes, muito inteligentes e que tiveram suas pró-atividades inibidas por planilhas; certamente algo a ser revisto. As pessoas acreditam no site, acreditam que realmente é uma plataforma útil que auxilia na hora de conhecer um pouco mais do cotidiano da empresa que admiram, pretendem fazer parte, etc, e faço parte, com muito orgulho, dessa parcela de pessoas, mas, infelizmente, não consigo ver muita evolução para a empresa caso atitudes prejudiciais e falta de zelo pelo ambiente de trabalho, convivência, não forem reajustados.

Grande time e um grande ideal :)

Prós: Trabalhei pouco tempo na Love Mondays, mas o suficiente para perceber que era um emprego invejável. A começar pela cultura que os fundadores implementam. A flexibilidade de horário, a liberdade que tinha para exercer minhas funções, o real cuidado com as especificidades de cada funcionário, tudo isso se alinhava com o discurso de uma empresa moderna que vinha dos superiores. Aprendi muito no curto período em que trabalhei na Love Mondays; na posição de estagiária, recebi imenso incentivo para comparecer a eventos que agregassem à minha formação. Foi uma oportunidade única de ampliar meus conhecimentos sobre empreendedorismo e novas tecnologias. Além de tudo, trabalhar em uma start up é muito gratificante: o crescimento rápido permite que você veja os resultados do seu trabalho em pouco tempo. Me senti muito acolhida no ambiente de trabalho, tanto por meus chefes, que sempre estiveram abertos a responder minhas dúvidas, quanto pelos colegas, todos incríveis, muito competentes e alegres.

Contras: A cultura flexível da empresa traz muitos benefícios, no entanto, é preciso ter um perfil organizado para se adaptar a esse ambiente: planejar bem seu horário para conseguir cumprir o que é proposto e estabelecer pequenas metas pessoais no dia-a-dia para não perder o ritmo.

Startup que preserva a boa cultura da empresa

UX Designer

Prós: A cultura da empresa é bem aberta e evoluída, os funcionários têm um tratamento bastante humano e sentimos que as características pessoais de cada um são respeitadas. O relacionamento entre equipes é ótimo, temos boa comunicação e gosto muito da transparência que temos sobre métricas, objetivos e desafios. Me admira a política igualitária que temos entre os cargos, flexibilidade de horários e autonomia para trabalhar. As opiniões e críticas são bem vindas, o que encoraja as pessoas a darem feedbacks para melhorar a empresa e o produto. Colegas de trabalho top!

Contras: O processo de trabalho está sendo criado e recriado diariamente. A equipe é enxuta mas sabe trabalhar de maneira ágil.

Keep calm and Love Mondays

Prós: Sempre idealizei a empresa que me faria feliz um lugar onde eu pudesse trabalhar com liberdade, ser liderada por pessoas inspiradoras e trocar experiências de carreira e de vida em um ambiente de cultura jovem e transparente. Foi exatamente isso que encontrei no Love Mondays.

Contras: O programa para estagiários poderia ser mais estruturado, com ações que agregassem algo a mais no tempo em que eles ficam com a gente, talvez um tipo de rotatividade entre as áreas. Também acho que seria bacana investir um pouquinho mais em um escritório bacana, que transparecesse bem a nossa cultura.

Conselhos para presidência: Continuem com o bom trabalho: sendo transparentes, ouvindo o que a gente tem a dizer, sendo acessíveis e contribuindo pra um clima leve no escritório.

Prós: Clima descontraído, muito aprendizado, colegas de trabalho sempre disponíveis para ajudar e tirar dúvidas. Além dos benefícios

Contras: Algumas pessoas ainda não conhecem muito bem a proposta do site, e por isso têm um pouco de medo de publicar avaliações e etc.

Love Mondays BR

Prós: O ambiente de trabalho é agradável e descontraído na maior parte do tempo, a localização atual do escritório é bem legal e reflete muito da personalidade da empresa. A Love Mondays é composta por pessoas que acreditam/acreditaram no potencial do serviço oferecido e fazem tudo acontecer. A flexibilidade dos horários (melhor do que em muitas outras empresas) é um ponto positivo e a possibilidade de home office também. No mais, todas as coisas cool que startups oferecem, como cerveja na sexta, happy hours, snacks, video game, etc. Tem um cantinho com puffs onde dá pra trabalhar mais de boa que é bem legal tbm <3 Além disso, temos reuniões periódicas de atualização sobre as novidades de cada área que ajudam bastante a enxergar o crescimento da empresa. A proposta do escritório ser open space facilita a comunicação e interação entre as áreas e com os fundadores da empresa. Como somos um time pequeno, é um ponto positivo por não prejudicar o desenvolvimento do trabalho. O crescimento acelerado da empresa promove muitas mudanças o tempo todo, o que pode ajudar a se desenvolver como profissional e lidar com situações diferentes. That's all :)

Contras: Apesar de incentivarem o "sentimento de dono" não temos autonomia suficiente para colocá-lo em prática. A inflexibilidade dos gestores acaba impactando em diversos projetos e áreas. Muitas atividades requerem duas ou três aprovações e nem sempre as aprovações estão alinhadas. Alguns processos ainda não são bem definidos e os prazos são sempre bem apertados. Os valores de transparência da empresa são questionáveis, uma vez que muitas coisas que acontecem ou vão acontecer não são devidamente comunicadas ao time. Por conta disso e da aquisição recém anunciada pelo Glassdoor, temos um sentimento de incerteza compartilhado por todas as áreas. A gestão de pessoas também deixa a desejar, o que dá, às vezes, uma impressão de descaso com a galera que trabalha muito. Diga-se de passagem que apesar de todas as regalias, os horários de trabalho são de acordo com as necessidades da empresa.

Descrição:Não é muito legal quando você conhece alguém na empresa onde você está pensando em trabalhar? Ter acesso à opinião de uma pessoa que vive a realidade da empresa faz a diferença quando você está escolhendo onde construir a sua carreira. A Love Mondays te dá acesso a milhares de opiniões de funcionários sobre suas empresas. Tudo é postado pelos funcionários de maneira espontânea e todas as opiniões são anônimas. Assim, você tem acesso a informações únicas sobre a cultura da empresa, as oportunidades de carreira, o salário e o ambiente de trabalho. Tudo isso ajuda você a fazer uma escolha bem informada sobre a sua carreira.