Como é trabalhar na Love Mondays?

Disappointed but not Surprised

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O ambiente da empresa é muito bom, um companheirismo incrível das pessoas que estão sempre dispostas a te ajudar, posso sim dizer que fiz amigos ali que vou levar pra vida inteira. O horário é flexível e tem diversos eventos como happy hour, pizza de sexta uma vez por mês, cerveja todas as sextas o dia inteiro, snacks e frutas. Empresa ainda com poucos funcionários, o que facilita a comunicação entre as áreas e te permite conhecer um pouco mais do trabalho de cada um, e chefes dispostos à novas ideias de integração entre os funcionários. Tem video-game e espaço com puffs para descansar, além de também ser pet friendly.

Contras: O principal ponto negativo da Love Mondays que percebi nos dois anos que estive lá foi a desestrutura ao crescer de forma rápida. Era uma empresa que cuidava dos funcionários no inicio mas com o crescimento não souberam administrar essa situação muito bem. Os donos costumam pensar que os pontos positivos que citei acima são o suficiente para deixar os funcionários motivados e contentes com a empresa, mas o principal, reconhecimento, eles esquecem - ou preferem deixar de lado. A maior parte do que vi no meu tempo lá foram funcionários lutando para crescer dentro da empresa, vestindo a camisa de forma genuína, e tendo pouco ou nenhum reconhecimento por isso. Motivos totalmente sem sentido e aleatórios são utilizados para justificar uma não-promoção (muitas vezes esses motivos nem sequer remetem ao cargo que você ocupa ou suas funções). Eles não se preocupam com a retenção de funcionários, ou com o melhor aproveitamento de suas habilidades. A carga de trabalho dos funcionários é extremamente alta - justificado por ser uma startup - mas não há definição alguma de prioridades: você é pedido para priorizar o item X, mas se por isso não consegue completar o item Y, você é visto como incapaz. A empresa possui, teoricamente, politica de homeoffice a cada 15 dias, no entanto isso é mal comunicado e os funcionários ficam receosos de aproveitar desse beneficio pois todas as vezes se é perguntado o motivo de se querer trabalhar de casa. Os salários ainda são baixos (estranhamente alto para alguns cargos irrelevantes), acumulo de funções é algo bem comum, e novamente você não é reconhecido por isso. Há algum tempo o contrato dos estagiários tinha duração de um ano, mas após perceberem o quão desgastante era o trabalho preferiram reduzir o tempo de contrato para 6 meses ao invés de avaliar diferentes atividades que pudessem desenvolver as habilidades deles, considerando que a moderação de conteúdo não acarreta desenvolvimento algum para um estudante, e é uma tarefa um tanto quanto mecânica. Resumindo, você se sente de certa forma usado por alguns meses e depois segue sua vida fora da empresa com se esses 6 meses nunca tivessem acontecido. A taxa de efetivação é extremamente baixa para a quantidade de estagiários que passam pela empresa, e as alegações normalmente envolvem justificativas como "não há uma vaga no seu perfil" ou "infelizmente estamos sem espaço", mas não se vê empenho algum dos lideres em tentar encaixar essa pessoas que podem agregar MUITO para a empresa.

Conselhos para presidência: A Love Mondays é uma empresa incrível, com um ambiente incrível e funcionários melhores ainda. Não deixem isso se perder igual já está acontecendo. Olhem pros seus funcionários no feedback, e realmente avaliem aquilo que ele tem feito de certo, pequenos erros acontecem e muitas vezes são irrelevantes, isso jamais vai diminuir a qualidade do trabalho deles. Lembrem que reconhecimento é muito mais do que bônus ou presentes, um obrigado ou um parabéns já podem fazer a total diferença no dia de alguém. Olhem para os seus estagiários também, eles são quem fazem a Love Mondays girar, contents aprovando o conteúdo que gera valor pro site e o comercial marcando as reuniões que geram suas vendas. Sem eles a Love Mondays não funcionaria, e muitas vezes vocês fecham os olhos para o que acontece na sala deles e sequer se preocupam se estão felizes trabalhando pra vocês. Lembre-se que eles estão só começando a carreira deles, eles vão errar, e é nesse momento que vocês precisam ajudar eles a saber tomar decisões. Eu tenho lembranças boas e ruins da Love Mondays, afinal vivi metade da vida da empresa com vocês, mas as boas com certeza se sobressaem, tenho muito orgulho de ter feito parte do time. Sucesso sempre.

CEO da Love Mondays respondeu:

Olá, obrigada pelo seu feedback! Aprecio você ter tirado o tempo para mandar sua visão sobre a Love Mondays, pois é isso que faz a gente melhorar e continuar crescendo.
    Sobre os pontos que você mencionou, vou tentar abordar todos na ordem mencionada. Primeiro, sobre a falta de estrutura. Como uma startup que cresce de maneira muito acelerada, realmente alguns processos ficam para trás e a gente não dedica tempo suficiente para estruturar isso. Agora, com quase 5 anos de empresa, estamos conseguindo olhar com mais carinho para isso. Reconheço a importância, porém no estágio inicial temos mesmo que priorizar o crescimento acelerado, afinal não adianta nada termos todos os processos estruturados se no fim o negócio não dá certo e tem que fechar as portas. Quanto à falta de reconhecimento que você menciona: ouvimos da maioria dos Content Stars (equipe de processamento de conteúdo) que o estágio de 6 meses proporciona sim uma oportunidade de aprendizado, como inclusive se vê em alguns reviews postados aqui. O que vimos, ao longo dos anos, é que, passando desse tempo, a curva de aprendizado realmente diminui e por isso o estágio se encerra por aí. O importante é que deixamos isso extremamente claro no processo de contratação, para que a pessoa saiba disso e tome a sua decisão de maneira bem informada. Ainda, contratamos a maioria dos estagiários como primeira oportunidade de estágio, para que assim a pessoa saia daqui com uma primeira experiência profissional. Apesar de termos estagiários excelentes com a gente, o fato é que a equipe de conteúdo sempre terá mais estagiários do que o negócio consegue absorver, e assim acabamos perdendo pessoas ótimas, que realmente agregam muito para a Love Mondays todos os dias. Quando há oportunidades fora da equipe de conteúdo, aproveitamos sim essas pessoas boas que trabalham com a gente. Você mesmo, se ficou com a gente por 2 anos, significa que gostamos muito do seu trabalho e conseguimos encaixar você em outras áreas fora da equipe de conteúdo. Temos também outros exemplos de pessoas que vieram da nossa equipe de Content Stars e hoje trabalham com vendas, sucesso do cliente e marketing de performance como colaboradores CLT e não mais como estagiários. Quanto ao Home Office, esse benefício se aplica somente para funcionários CLT. Já tentamos algumas vezes dar essa possibilidade também aos estagiários, porém vimos que, como eles precisam trabalhar com bastante proximidade com a equipe, acaba não dando certo. Isso não quer dizer que, quando há algum motivo para você trabalhar de casa, a gente não dê essa flexibilidade. Acredito que a flexibilidade seja um dos nossos pontos fortes, permitindo que as pessoas façam seu próprio horário e que fiquem de casa quando necessário. Foi provavelmente por isso que o seu gestor perguntou o porquê quando você falou que ficaria de casa. Por fim, agradeço novamente o seu feedback e os seus 2 anos aqui na Love Mondays. Sei que ainda temos muito o que melhorar, que temos uma longa trajetória pela frente, mas saiba que estamos trabalhando muito para fazer isso tudo acontecer. Fico feliz que você tenha feito amigos de verdade aqui e desejo muito sucesso na sua carreira.

Abram os olhos, os ouvidos, e o coração. O Love Mondays pode voltar a ser um sonho de empresa.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: É um ambiente informal, sem exigência de roupa social. Na minha época, havia horário flexível e possibilidade de home office. Tem comidinhas no escritório, e em datas comemorativas (aniversário e ano novo) se ganham mimos. As pessoas são bem agradáveis, e não há coisas do tipo competitividade e desconfiança do próximo. Entrei no Love Mondays ainda no começo da startup, sem processos muito definidos, então pude aprender muita coisa mesmo. A empresa me ajudou a me desenvolver como profissional, e tive contato com diferentes áreas. Atualmente as coisas mudaram muito, mas imagino que algumas áreas ainda contem com maior flexibilidade.

Contras: A empresa cresceu de maneira (muito) rápida, e desorganizada. Isso contribuiu para uma falha de comunicação entre todas as áreas e todos os níveis: ninguém sabe o que o outro tá fazendo, quais projetos estão sendo encaminhados, etc. Há pouca integração do time no que tange a projetos, cada um tem só faz o que foi designado de si. O crescimento rápido também favoreceu a concentração de tarefas nos superiores, criando assim uma hierarquização que não existia (ou era muito mais flexível) no começo da startup. Há uma leve tendência a não escutar os colaboradores, em especial os estagiários. Com relação aos estagiários, no meio e final da minha trajetória pela Love Mondays, deixei de aprender coisas novas. O trabalho se tornou estritamente operacional, e a flexibilidade que antes tínhamos hoje não existe mais. A startup cresceu, e está se tornando cada vez mais uma empresa grande, departamentalizada e burocrática. As pessoas se sentem desmotivadas de ir trabalhar, e isso é problemático.

Conselhos para presidência: Por favor, prestem atenção aos seguintes pontos: Falha de comunicação, burocratização, concentração de trabalho, e plano de carreira dos estagiários. Eu era muito mais feliz quando a Love Mondays era uma pequena salinha cheia de caixas e apertadinha, mas onde o espaço curto favorecia a cooperação entre os profissionais e o ambiente de se trabalhar era maravilhoso. Entendo que não há como se diminuir uma empresa que cresceu, mas a flexibilização entre as áreas é extremamente necessária. Os seus estagiários são muito bons, e têm plenas competências para ajudar no comercial, no design, e principalmente no marketing. Não é inteligente confinar talentos no trabalho operacional, ainda que sejam estagiários. Aproveitem os talentos que nascem em meio aos estagiários de conteúdo. Flexibilizem o trabalho, flexibilizem a interação, flexibilizem o mindset dos superiores. É importante ter métricas para se saber o que está sendo feito, mas a Love Mondays está sendo tomada por planilhas e métricas, enquanto o bem mais valioso de vocês, as pessoas, está se perdendo. Eu ainda acredito na Love Mondays, e espero do fundo do meu coração, que vocês tenham sucesso, mas para isso, é preciso prestar atenção aos funcionários e no cotidiano da empresa.

CEO da Love Mondays respondeu:

Obrigada pelo seu feedback! Realmente crescemos e continuamos crescendo muito rápido e, com isso, vivemos as alegrias e as dores do crescimento. Uma dessas dores é a maior dificuldade de comunicação entre as áreas, que no início, quando éramos 5 pessoas, era muito mais fácil! A startup cresce e com isso temos que adaptar o modo como trabalhamos. Alguns processos se tornam necessários, muitas vezes para facilitar a comunicação e termos certeza de que as pessoas ficam sabendo o que está acontecendo nas outras áreas. Sei que temos ainda muito a melhorar, e agradeço o seu feedback. Quanto ao potencial de crescimento dos estagiários, sei que temos e tivemos pessoas talentosas que não foram aproveitadas em outras áreas. Porém, o volume de pessoas necessárias para o monitoramento do conteúdo é desproporcionalmente maior do que o número de pessoas exigido pelas outras áreas. Assim, não é para todos que conseguimos criar oportunidades de crescimento. Como falei em uma resposta anterior, temos exemplos de estagiários que iniciaram como Content Stars e hoje cuidam sozinhos das áreas de sucesso do cliente e de mídias sociais. Sabemos que temos pessoas super competentes que passam por aqui, mas temos que selecionar as pessoas para as quais as oportunidades de crescimento serão oferecidas, e esta seleção é feita de acordo com a performance demonstrada por cada estagiário. Temos orgulho de ser movidos a métricas, este é o nosso estilo de trabalho. As métricas escolhidas são as que fazem sentido para o crescimento da plataforma e a proteção dos nossos usuários. Desta maneira, a flexibilidade em algumas áreas, como por exemplo monitoramento de conteúdo, não é possível pela proteção do usuário, que é sempre a nossa primeira prioridade. Entendo que temos mais oportunidades de flexibilizar algumas outras áreas, porém quando um membro da equipe apresenta uma ideia bem estruturada do porquê devemos fazer algo de maneira diferente e apresenta dados para provar o seu ponto, esta ideia é bem recebida pela liderança. Por outro lado, ideias que não estão alinhadas com as métricas e objetivos do negócio, tendem a não ser implementadas, não por falta de flexibilidade, mas por decisão de onde focarmos nossos esforços. Fico feliz que você acredite na Love Mondays, apesar de não fazer mais parte da equipe. Posso dizer que as pessoas são sim o nosso ativo mais precioso, e por isso, entre acertos e falhas, continuamos sempre evoluindo e caminhando em direção a contruirmos um ambiente onde as pessoas fiquem felizes de vir trabalhar nas segundas-feiras.

Produto ótimo, pessoas melhores ainda!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Acho que a melhor coisa que a LM tem são as pessoas. As pessoas fazem com que você se sinta em casa, você tem voz, você é alguém. Todo mundo tem seu espaço, porque todos sabem que cada pessoa é parte fundamental pro time, e com o passar do tempo, o escritório se transforma na sua segunda casa. O clima é sensacional, afinal, pessoas legais criam um ambiente legal, fazem com que você tenha vontade de trabalhar lá. Outra coisa ótima é o aprendizado, por ser uma startup, temos que aprender a lidar com as coisas bastante rápido, e assim a gente aprende a fazer um pouco de tudo, vale muito a pena ter esse conhecimento. A Love Mondays deixou saudades e foi uma experiência que vou carregar com muito carinho pra vida inteira. VAI TIME, CONTINUEM LACRANDO <3

Contras: Os processos ainda estão se definindo, o que deixa tudo meio confuso, mas isso é comum em startups e pequenas empresas no geral. E justamente por ser uma startup, as coisas mudam de forma muito rápida e nem sempre sabemos o que está acontecendo.

Conselhos para presidência: Acredito que todas as mudanças ou novidades devem ser comunicadas, é muito legal saber o que se passa em todas as áreas, até mesmo pra ter novas ideias ou melhorar em algo!

Grande equipe, grande ambiente, grande produto!

Fundador

Prós: É muito emocionante ver a velocidade em que a empresa está crescendo. Cada dia traz novos desafios e precisamos nos esforçar constantemente para encontrar novas maneiras de manter o ritmo. Temos uma equipe incrível de pessoas divertidas e apaixonadas que estão criando uma atmosfera muito agradável.

Contras: Como a maioria das startups, enfrentamos alguns desafios. Todos os dias temos muitos coisas para fazer. Às vezes pode ser estressante, mas tentamos minimizar isso. Como um dono de empresa, tenho que fazer algumas tarefas que nem sempre são divertidas. Por exemplo, gestão de despesas, etc.

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!

Prós: Tem muitos pontos positivos, que por um tempo até te fazem ignorar os pontos negativos. Os sócios são muito humanos e estão sempre querendo ajudar, as pessoas, na sua maioria são ótimas e todos estão sempre de bom humor e dispostos a ajudar. Como toda empresa, há certas panelinhas, mas desde o inicio você se sente bastante acolhido e não há intrigas entre os colegas de trabalho. O salário é pago sempre no ultimo dia útil do mês e nunca houve atrasos de salários ou benefícios, o VR é revisto anualmente e ajustado sempre que necessário. Realmente tem cervejas e outras bebidas todas as sextas feiras e todos se sentem a vontade para usufruir desse beneficio. Outra coisa incrível e um diferencial muito bom do LM é que tem muitas mulheres em cargo de liderança. Mas esses são os únicos ponto positivos que eu consigo pensar depois de tanta decepção.

Contras: Me entristece falar sobre os pontos negativos do LM, numa empresa que deveria ser referência em qualidade de vida no trabalho e valorização do funcionário, não é bem assim que as coisas acontecem por aqui. Começando pelo pior: Sua própria cultura - desde que entrei a cultura mudou completamente, antes o foco de todo trabalho eram os usuários, e depois as empresas e clientes, a LM trabalhava para ajudar os usuários a encontrar o emprego dos seus sonhos, com vários tipos de conteúdos e dicas, era um ideal incrível, que dava orgulho de fazer parte. Hoje infelizmente já não é mais assim, vi inúmeras situações onde o interesse das empresas foi colocado acima dos usuários. Isso tira completamente a gana que tínhamos para fazer sempre o melhor trabalho. E falando nisso, chegamos ao segundo ponto: Reconhecimento e Valorização - não existe! Na verdade até existe, para um punhado de pessoas escolhidas a dedo. Um dos pilares sempre foi atitude de dono, o que em teoria é muito legal, mas hoje vejo que na prática isso significa que você terá que trabalhar 10/12 horas por dia, ter um nível de stress enorme, ir além de tudo que é considerado possível para entregar resultado... e você não está fazendo nada além da sua obrigação. Sem contar que hora extra nunca vai existir aqui. Então não importa o quanto você trabalhe, o quanto você colabore para sua equipe e todas as outras, não importa quanto valor você agrega para empresa, eles te influenciam a fazer cursos, se especializar, ir a palestras e workshops, para que no fim, você cresça como profissional, mas tudo isso pra nada! Você vai ficar preso no mesmo cargo que você entrou, nunca vai mudar de cargo, nunca vai receber um aumento significativo, e quanto receber um mísero aumento, ainda vão fazer com que você sinta que é um enorme favor que estão fazendo por você. Sem contar que os salários no LM são uma piada sem graça! A empresa dobra de tamanho a cada ano que passa, isso tudo pelor suor de seus funcionários, e os salários continuam ridículos! Eles não se importam em reter talentos de forma nenhuma, se você chegar com uma proposta melhor de outra empresa, unica coisa que você vai ouvir é: tchau! Você é totalmente descartável. E o reconhecimento no dia a dia também está em extinção, poucas pessoas são reconhecidas por seu trabalho bem feito. Já entrei em muitas reuniões com toda equipe, me sentindo extremante orgulhoso por uma meta batida ou um desafio ultrapassado, e sai dessa mesma reunião me sentindo um lixo. Outro ponto importante: Oportunidades de carreira: uma outra piada sem graça! Você quer mudar de área? Quer crescer dentro da empresa que você se dedicou tanto para ajudar a crescer e se tornar a gigante que é hoje? Você espera que depois de todo trabalho feito, todas as horas e dores de cabeça, você vai ter um voto de confiança para dar um passo novo na sua carreira? Não venha pro LM! Isso não vai acontecer! Não existe oportunidade de carreira nem para CLTs e nem para os estagiários. Estagiários 90% do tempo não são efetivados e para os demais existe um "plano de carreira" que eu nunca vi ser aplicado. As equipes não crescem, e isso faz com que o acúmulo de trabalho se torne insuportável, e nos raros casos de uma equipe abrir uma vaga... na maioria das vezes eles vão procurar alguém de fora, oferecendo um salário humilhante. Ai como sempre, essa pessoa vai entrar e vai querer ficar aqui para sempre. E vai ficar para sempre mesmo! Um dos maiores problemas do LM é o amor que os funcionários têm pela empresa. Por isso é tão triste ver tanta coisa errada que tem por aqui. Todos vestem a camisa desde o primeiro momento, desde a entrevista você já está engajado e com vontade de dar o sangue para ver a empresa crescer. É uma pena que esse sentimento não seja recíproco. Uma pena mesmo!

Conselhos para presidência: Meu conselho é simples, venda o LM para o LM, estamos precisando desesperadamente! Olhem para tudo que vocês representam, e apliquem isso dentro de casa. Valorizem seus funcionários, deem a eles um bom salário, todos eles merecem muito mais do que recebem, e vocês sabem disso! Invistam nas pequenas coisas como infraestrutura, trabalhem de verdade para oferecer um belo escritório para seus funcionários. Olhem para os benefícios que são oferecidos aqui, todos aqui dentro tem contato com tantas outras empresas que oferecem benefícios incríveis, e nós temos o mais básico possível. Muitas portas se abriram para vocês, hoje fazem parte de um grupo internacional enorme, muito maior do que qualquer um poderia imaginar. Só se lembrem que nada disso teria acontecido sem as pessoas que estão ai todos os dias, dando o sangue e vestindo a camisa. Sejam o exemplo que esse mercado tanto precisa, e não só uma fachada que por trás é igual a todas as outras.

CEO da Love Mondays respondeu:

Olá! Obrigada pela sua avaliação e por compartilhar o seu ponto de vista com a gente. Tentei separar os aspectos que você comenta na avaliação para que eu possa dar um feedback sobre cada um deles. Envio aqui a minha resposta, mas se você quiser conversar a respeito, sempre me coloco à inteira disposição de todos, fique à vontade para vir falar comigo.

Primeiramente, falando do nosso propósito. A Love Mondays nasceu do sonho de trazer transparência para o mercado de trabalho e permitir que as pessoas possam encontrar um trabalho que as faça amar as segundas-feiras. Essa sempre será a nossa prioridade e, para alcançarmos isso, engajamos usuários e empresas. Trabalhamos duro para criar uma comunidade onde usuários possam descobrir como realmente é trabalhar em uma empresa antes de tomar uma decisão de carreira e para que as empresas consigam divulgar a sua marca empregadora e atrair os profissionais certos. Temos um compromisso sério com esse propósito e realmente gostaria que você viesse falar comigo se está vendo ações que não estão alinhadas a esse propósito.

Fico realmente triste em ouvir que você não se sinta valorizado na Love Mondays. Este é o seu sentimento e deve ser respeitado e quero muito trabalhar para o que os fatores que causaram isso não se repitam e que a gente possa sim ter uma cultura onde as pessoas se sintam valorizadas e felizes. Afinal, se você faz parte da nossa equipe isso quer dizer que valorizamos muito o que você traz para a Love Mondays todos os dias. Pelo que entendi você está atrelando esse sentimento principalmente (mas não só) à falta de oportunidades de carreira, então iniciarei por esse ponto. Nos últimos 12 meses, 47% dos colaboradores da Love Mondays receberam um aumento de salário ou uma promoção de cargo (obviamente também com aumento de salário). Esses dados estão com o nosso financeiro e, como temos uma política de transparência de cargos e salários, fique à vontade para pedir para ver o relatório da nossa contabilidade. Com certeza temos que fazer um melhor trabalho em divulgar essas conquistas e esses números a todos. Porém, voltando ao seu depoimento, o fato é que você não sente que recebe o reconhecimento que merece. Aqui na Love Mondays temos uma estrutura enxuta, com pouquíssima hierarquia. Damos muita autonomia às equipes e cada um é dono do seu trabalho. Esses são aspectos que quem trabalha aqui adora e valoriza muito, porém isso também quer dizer que não há tantas oportunidades de crescimento quanto gostaríamos de criar. Como falei, nos últimos 12 meses conseguimos criar isso para quase metade da nossa equipe, mas com certeza gostaríamos de criar ainda mais oportunidades para todos. Para compensar isso, investimos em oferecer um budget de treinamento para que você escolha as áreas que quer desenvolver e obtenha a experiência que quer para a sua carreira. Temos um programa de Shadow, onde você pode acompanhar o dia a dia de outras áreas, temos o Decifrando, onde você também aprende sobre como trabalham as outras áreas. Ainda, você tem autonomia para desenvolver seu trabalho e descobrir por você mesmo como quer atingir suas metas e resultados. Acredito que esse seja o grande diferencial da Love Mondays: ter abertura a novas ideias e dar às pessoas autonomia para testar coisas diferentes.

Outro ponto que você levanta é a qualidade de vida, ou falta dela, como você coloca. Sinto muito que você sinta o seu trabalho como estressante ou que você se sinta sob pressão. Não sei exatamente o que está causando isso, mas se você quiser conversar a respeito, reitero que estou aqui para isso e que ficarei muito feliz em ajudá-lo. Quanto a aspectos mais objetivos sobre qualidade de vida, o que posso dizer é que aqui ninguém controla o seu horário, você entra e sai a hora que quiser (desde que esteja aqui para reuniões da equipe, é claro). Temos um ambiente de trabalho descontraído, onde todos falam com todos e você pode acessar qualquer pessoa simplesmente indo falar com ela. Hoje nossa nota nesse quesito é 4.33, então talvez a falta de qualidade de vida seja um aspecto afetando você diretamente, e gostaria de entender como ajudá-lo.

Você menciona também nossos benefícios: nosso VR é de R$30,00 por dia, acima da média de outras empresas com o nosso perfil. Nosso plano de saúde é o SulAmerica Especial 100, que é um plano excelente e dá acesso aos melhores hospitais e pronto atendimentos do país. Como já mencionei, temos o budget anual de treinamento, que você gasta em cursos que você mesmo escolher e achar relevantes para a sua carreira. Ainda, temos área relax, onde você pode trabalhar quando quiser, sala de meditação, parceria com Gympass, cerveja à vontade toda sexta-feira a partir do meio dia, happy hours mensais e outras comemorações ao londo do ano. Ainda vale ressaltar que os benefícios são exatamente iguais para TODOS os colaboradores da Love Mondays, independentemente do cargo. Porém, muito mais do que esses benefícios tangíveis, acredito que o melhor mesmo de se trabalhar aqui seja participar da construção de uma plataforma que viabiliza a transparência no mercado de trabalho e que as pessoas amem o que fazem.

Por fim, sei que temos um longo caminho pela frente, muito a aprender e que a construção de uma cultura incrível se faz todos os dias. Assim, agradeço mais uma vez o seu depoimento e quero pessoalmente fazer de tudo para que você se sinta reconhecido e valorizado aqui na Love Mondays, e mais do que tudo, parte de algo que está fazendo a diferença na vida de milhões de pessoas.

Pena

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Pagamento em dia, salários compatíveis com o mercado dependendo do cargo, qualidade de vida razoável se o perfil do profissional é compatível com seguir ordens.

Contras: Realidade do trabalho diferente do proposto na contratação. Decisões tomadas sem embasamento, que devem ser aceitas desconsiderando a experiência e capacidade do time. Falta de vontade de utilizar dados para validar iniciativas implementadas. Demissões fortemente questionáveis e ambiente de tensão quando há discordância com o formato do trabalho. Uma decepção atrás da outra para quem se preocupou com a qualidade do produto e viu uma equipe de alta qualidade se desfazendo até o fim.

Conselhos para presidência: No fim, tudo pode ser resumido em respeitar as pessoas e tirar o ego da frente. O resto deve vir como conseqüência.

CEO da Love Mondays respondeu:

Obrigada pelo seu feedback! Sinto muito se você sentiu que o que foi proposto na contratação não foi o que ocorreu de verdade durante a sua experiência na Love Mondays, esta não era a nossa intenção. Sabemos que o foco em métricas e dados é importante para crescermos o negócio e estamos trabalhando bastante para que isso aconteça. Sei que precisamos melhorar sempre e queremos pessoas boas que façam isso junto com a gente, e sinto que você tenha saído insatisfeito da Love Mondays. Ajustamos o modo de trabalhar da equipe de produto, aprendemos ao longo caminho e agora parecemos estar na trajetória certa.

Importante continuar tentando!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: É uma empresa que tenta. Se eu puder resumir minha experiência na Love Mondays, resumiria em "é importante tentar". Como primeira experiência profissional foi bastante interessante ter contato com uma empresa que se preocupa em manter um ambiente amigável e equilibrado às equipes. Acompanhei todo o processo da empresa em sua abertura para a área de vendas, pude notar que durante no começo desse processo cada conquista era compartilhada e o espírito de equipe bastante preservado. Existe uma preocupação bem interessante em como o usuário experimenta o site, acho muito essencial para manter a qualidade do produto. Durante a minha época na Love Mondays existia uma enorme flexibilidade de horários e possibilidade de home office. Não existe "dress-code" e tinham ótimos snacks!!

Contras: Em poucos meses a empresa expandiu consideravelmente e num ritmo acelerado o que trouxe algumas consequências bastante prejudiciais à manutenção dos pontos positivos. Começaram haver falhas na integração e comunicação entre as áreas da empresa, alguns processos contavam com burocracias extremamente desnecessárias e que faziam-se cada vez mais presente e nem sabíamos o motivo. Uma nova área foi formada repentinamente e, acredito que, bastante impulsivamente e de repente tínhamos uma grande divergência em definir o que queríamos, como Love Mondays, afinal. Alguns valores ficaram perdidos em meio a necessidade de aumentar cada vez mais os números da empresa. A valorização do aprendizado dos estagiários passou a não ser uma prioridade e ficamos restritos a trabalhos operacionais. A não existência de um canal de comunicação entre as áreas foi dificultando cada vez mais o desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional dos envolvidos, assim como o aumento de processos de trabalho e dificuldades de receber críticas, sugestões e ideias, por parte dos superiores: a desmotivação passou a fazer parte do cotidiano do time, principalmente durante meus últimos meses como parte da equipe.

Conselhos para presidência: Não sei como tem andado as coisas, ultimamente, com a empresa, mas acredito que seja importante, ainda, rever se o que vocês almejam pro trabalhador que vem ao site, procura avaliações, e agora também vagas, para encontrar algum emprego que faça-o sentir prazer, amar as segundas-feiras, condiz com o que vocês oferecem. Importante, também, acredito, seja reavaliar mudanças no time de estagiários. Durante meu período como estagiária na empresa conheci pessoas muito capazes, muito inteligentes e que tiveram suas pró-atividades inibidas por planilhas; certamente algo a ser revisto. As pessoas acreditam no site, acreditam que realmente é uma plataforma útil que auxilia na hora de conhecer um pouco mais do cotidiano da empresa que admiram, pretendem fazer parte, etc, e faço parte, com muito orgulho, dessa parcela de pessoas, mas, infelizmente, não consigo ver muita evolução para a empresa caso atitudes prejudiciais e falta de zelo pelo ambiente de trabalho, convivência, não forem reajustados.

CEO da Love Mondays respondeu:

Obrigada pelo seu feedback! É verdade que estamos sempre procurando melhorar. A Love Mondays de hoje não é a mesma de 1 ano atrás e daqui a um ano também será uma startup diferente. Estamos em constante mudança pois sabemos aprendemos muito todos os dias e temos humildade para saber que sempre há maneiras melhores de fazer nosso trabalho. Burocracia nunca foi nosso objetivo, porém realmente quando a startup cresce alguns processos têm que ser implementados para garantir a qualidade da platforma e do atendimento que prestamos aos nossos usuários. Pelo seu depoimento falhamos na comunicação do porquê dessas mudanças, então procuraremos fazer isso melhor no futuro. Quanto a oportunidades para estagiários, temos muito orgulho de ter pessoas extremamente capazes e competentes como parte da equipe. Porém, infelizmente não é para todos que conseguimos criar oportunidades de crescimento. O volume de pessoas necessárias para o monitoramento do conteúdo é desproporcionalmente maior do que o número de pessoas exigido pelas outras áreas. Assim, não é para todos que conseguimos criar oportunidades de crescimento. Temos exemplos de estagiários que iniciaram como Content Stars e hoje cuidam sozinhos das áreas de sucesso do cliente e de mídias sociais. Porém, como falei, não é para todos. Sabemos que temos pessoas super competentes que passam por aqui, mas temos que selecionar as pessoas para as quais as oportunidades de crescimento serão oferecidas. Damos chances iguais para todos mostrarem seu trabalho, somos uma startup que preza muito pela diversidade e igualdade de oportunidades, mas no fim temos que selecionar alguns para crescerem, de acordo com a performance que demonstram.

Startup que preserva a boa cultura da empresa

UX Designer

Prós: A cultura da empresa é bem aberta e evoluída, os funcionários têm um tratamento bastante humano e sentimos que as características pessoais de cada um são respeitadas. O relacionamento entre equipes é ótimo, temos boa comunicação e gosto muito da transparência que temos sobre métricas, objetivos e desafios. Me admira a política igualitária que temos entre os cargos, flexibilidade de horários e autonomia para trabalhar. As opiniões e críticas são bem vindas, o que encoraja as pessoas a darem feedbacks para melhorar a empresa e o produto. Colegas de trabalho top!

Contras: O processo de trabalho está sendo criado e recriado diariamente. A equipe é enxuta mas sabe trabalhar de maneira ágil.

Grande time e um grande ideal :)

Prós: Trabalhei pouco tempo na Love Mondays, mas o suficiente para perceber que era um emprego invejável. A começar pela cultura que os fundadores implementam. A flexibilidade de horário, a liberdade que tinha para exercer minhas funções, o real cuidado com as especificidades de cada funcionário, tudo isso se alinhava com o discurso de uma empresa moderna que vinha dos superiores. Aprendi muito no curto período em que trabalhei na Love Mondays; na posição de estagiária, recebi imenso incentivo para comparecer a eventos que agregassem à minha formação. Foi uma oportunidade única de ampliar meus conhecimentos sobre empreendedorismo e novas tecnologias. Além de tudo, trabalhar em uma start up é muito gratificante: o crescimento rápido permite que você veja os resultados do seu trabalho em pouco tempo. Me senti muito acolhida no ambiente de trabalho, tanto por meus chefes, que sempre estiveram abertos a responder minhas dúvidas, quanto pelos colegas, todos incríveis, muito competentes e alegres.

Contras: A cultura flexível da empresa traz muitos benefícios, no entanto, é preciso ter um perfil organizado para se adaptar a esse ambiente: planejar bem seu horário para conseguir cumprir o que é proposto e estabelecer pequenas metas pessoais no dia-a-dia para não perder o ritmo.

Keep calm and Love Mondays

Prós: Sempre idealizei a empresa que me faria feliz um lugar onde eu pudesse trabalhar com liberdade, ser liderada por pessoas inspiradoras e trocar experiências de carreira e de vida em um ambiente de cultura jovem e transparente. Foi exatamente isso que encontrei no Love Mondays.

Contras: O programa para estagiários poderia ser mais estruturado, com ações que agregassem algo a mais no tempo em que eles ficam com a gente, talvez um tipo de rotatividade entre as áreas. Também acho que seria bacana investir um pouquinho mais em um escritório bacana, que transparecesse bem a nossa cultura.

Conselhos para presidência: Continuem com o bom trabalho: sendo transparentes, ouvindo o que a gente tem a dizer, sendo acessíveis e contribuindo pra um clima leve no escritório.

Descrição:A gente acredita que dá, sim, para ser feliz na segunda-feira! A Love Mondays surgiu do sonho de trazer transparência para o mercado de trabalho e ajudar mais e mais profissionais a encontrarem a empresa ideal. Ter acesso à opinião de uma pessoa que vive a realidade da empresa faz toda a diferença quando você está escolhendo onde construir a sua carreira. Reunimos milhares de avaliações de ambientes de trabalho, processos seletivos e benefícios, além de salários para mais de 150 mil empresas. Tudo é postado por profissionais de maneira espontânea e confidencial. Isso te ajuda a fazer uma escolha bem informada sobre a sua carreira e escolher a empresa que vai te fazer amar as segundas. Fazemos parte do Glassdoor, o site de recrutamento mais transparente do mundo.