Como é trabalhar na Love Mondays?

Uma empresa incrível para trabalhar e aprender

Prós: O Love Mondays é extremamente acolhedor. Todas as pessoas são gentis e colaborativas. Sentimos que estamos sendo guiados por propósito, que estamos de fato MUDANDO O MERCADO, ajudando pessoas a tomarem as melhores decisões de carreira e todos têm muito orgulho disso - da razão de existir da empresa. Como consequência, impactamos diretamente as empresas e impulsionamos melhoras significativas em seus ambientes de trabalho - para os usuários finais. Aqui, não importa se você não sabe de algo - o importante é sua vontade de aprender. A gestão da área em que atuo é excelente, a equipe tem sinergia e apresenta performances fora da curva. Somos um time muito complementar, que possibilita aprender algo novo todos os dias e operar fora da zona de conforto com muita tranquilidade, visto que erros são vistos como oportunidades por aqui. A cultura da empresa é bem forte, então fica explícito aos funcionários o que é esperado deles. A autonomia que se tem por aqui é algo que realmente empodera o colaborados - você sente que confiam mesmo no seu trabalho! Há mulheres na liderança e isso é inspirador. Há uma tabela com cargos e salários para que as pessoas consultem o que é importante para seus próximos degraus na empresa. Considerando os novos tempos, o funcionário deve assumir o protagonismo sobre sua carreira e futuro profissional (e não deixar apenas na mão da empresa) - o que é totalmente possível aqui, visto que temos voz, reuniões mensais com nossos gestores, acesso aos fundadores da empresa, feedbacks periódicos e um clima bastante aberto para realizar escolhas, pedir conselhos e direcionamentos. Reconhecimento também acontece - e diria que eu fiquei até surpresa com a última rodada de feedback que tivemos, pois quase todas as pessoas que conversei tiveram aumento expressivo de salário. Recentemente, foi demandado um VR maior e, apesar do nosso VR estar dentro da média da região (R$27,00), a empresa não hesitou em aumentar para R$30,00. O horário é flexível e não se trabalha de forma exaustiva e sempre que você precisa resolver algum problema, precisa entrar mais tarde ou sair mais cedo, pode contar com a compreensão da empresa, então a percepção é bem diferente da avaliação abaixo. Os benefícios como happy hour (toda sexta), pizza e vídeo (a cada 15 dias), snacks free (diariamente), home office (a cada 15 dias) são ótimos! Todos aproveitam bastante e inclusive tudo o que é demandado a mais (sim, algumas pessoas ainda reclamam) a empresa escuta e há um esforço para tentar acatar.

Contras: Com o crescimento acelerado - de clientes e também de equipes, é normal que se percam alguns processos e que você tenha um pouco de confusão e conflitos no início. É necessário ter uma postura mais profissional com o crescimento, são dores que passaremos e que ao final, serão benéficas para todos. Muitas coisas positivas não são comunicadas, então se você não comunica, parece que você não tem/não faz. É uma empresa de cerca de 30/40 funcionários, e há alguns estagiários que naturalmente não são absorvidos, pelo próprio tamanho da empresa x proporção de estagiários nas áreas (embora eu já tenha visto promoções e efetivações entre esse público) - então o Love Mondays deve alinhar expectativas pois não basta haver uma pessoa incrível no time para que se abra uma posição nova só para absorver essa pessoa - abrir posições depende de planejamento, budget, etc - então isso deve ser explicado de forma mais clara para minimizar frustrações. Deveríamos investir em uma estrutura de RH e colocar mais em prática coisas que incentivamos que sejam feitas no mercado.

Conselhos para presidência: Tenho muito orgulho de trabalhar aqui e de ter ajudado a construir parte dessa história. PENSEM GRANDE, já somos internacionais.

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!

Prós: Tem muitos pontos positivos, que por um tempo até te fazem ignorar os pontos negativos. Os sócios são muito humanos e estão sempre querendo ajudar, as pessoas, na sua maioria são ótimas e todos estão sempre de bom humor e dispostos a ajudar. Como toda empresa, há certas panelinhas, mas desde o inicio você se sente bastante acolhido e não há intrigas entre os colegas de trabalho. O salário é pago sempre no ultimo dia útil do mês e nunca houve atrasos de salários ou benefícios, o VR é revisto anualmente e ajustado sempre que necessário. Realmente tem cervejas e outras bebidas todas as sextas feiras e todos se sentem a vontade para usufruir desse beneficio. Outra coisa incrível e um diferencial muito bom do LM é que tem muitas mulheres em cargo de liderança. Mas esses são os únicos ponto positivos que eu consigo pensar depois de tanta decepção.

Contras: Me entristece falar sobre os pontos negativos do LM, numa empresa que deveria ser referência em qualidade de vida no trabalho e valorização do funcionário, não é bem assim que as coisas acontecem por aqui. Começando pelo pior: Sua própria cultura - desde que entrei a cultura mudou completamente, antes o foco de todo trabalho eram os usuários, e depois as empresas e clientes, a LM trabalhava para ajudar os usuários a encontrar o emprego dos seus sonhos, com vários tipos de conteúdos e dicas, era um ideal incrível, que dava orgulho de fazer parte. Hoje infelizmente já não é mais assim, vi inúmeras situações onde o interesse das empresas foi colocado acima dos usuários. Isso tira completamente a gana que tínhamos para fazer sempre o melhor trabalho. E falando nisso, chegamos ao segundo ponto: Reconhecimento e Valorização - não existe! Na verdade até existe, para um punhado de pessoas escolhidas a dedo. Um dos pilares sempre foi atitude de dono, o que em teoria é muito legal, mas hoje vejo que na prática isso significa que você terá que trabalhar 10/12 horas por dia, ter um nível de stress enorme, ir além de tudo que é considerado possível para entregar resultado... e você não está fazendo nada além da sua obrigação. Sem contar que hora extra nunca vai existir aqui. Então não importa o quanto você trabalhe, o quanto você colabore para sua equipe e todas as outras, não importa quanto valor você agrega para empresa, eles te influenciam a fazer cursos, se especializar, ir a palestras e workshops, para que no fim, você cresça como profissional, mas tudo isso pra nada! Você vai ficar preso no mesmo cargo que você entrou, nunca vai mudar de cargo, nunca vai receber um aumento significativo, e quanto receber um mísero aumento, ainda vão fazer com que você sinta que é um enorme favor que estão fazendo por você. Sem contar que os salários no LM são uma piada sem graça! A empresa dobra de tamanho a cada ano que passa, isso tudo pelor suor de seus funcionários, e os salários continuam ridículos! Eles não se importam em reter talentos de forma nenhuma, se você chegar com uma proposta melhor de outra empresa, unica coisa que você vai ouvir é: tchau! Você é totalmente descartável. E o reconhecimento no dia a dia também está em extinção, poucas pessoas são reconhecidas por seu trabalho bem feito. Já entrei em muitas reuniões com toda equipe, me sentindo extremante orgulhoso por uma meta batida ou um desafio ultrapassado, e sai dessa mesma reunião me sentindo um lixo. Outro ponto importante: Oportunidades de carreira: uma outra piada sem graça! Você quer mudar de área? Quer crescer dentro da empresa que você se dedicou tanto para ajudar a crescer e se tornar a gigante que é hoje? Você espera que depois de todo trabalho feito, todas as horas e dores de cabeça, você vai ter um voto de confiança para dar um passo novo na sua carreira? Não venha pro LM! Isso não vai acontecer! Não existe oportunidade de carreira nem para CLTs e nem para os estagiários. Estagiários 90% do tempo não são efetivados e para os demais existe um "plano de carreira" que eu nunca vi ser aplicado. As equipes não crescem, e isso faz com que o acúmulo de trabalho se torne insuportável, e nos raros casos de uma equipe abrir uma vaga... na maioria das vezes eles vão procurar alguém de fora, oferecendo um salário humilhante. Ai como sempre, essa pessoa vai entrar e vai querer ficar aqui para sempre. E vai ficar para sempre mesmo! Um dos maiores problemas do LM é o amor que os funcionários têm pela empresa. Por isso é tão triste ver tanta coisa errada que tem por aqui. Todos vestem a camisa desde o primeiro momento, desde a entrevista você já está engajado e com vontade de dar o sangue para ver a empresa crescer. É uma pena que esse sentimento não seja recíproco. Uma pena mesmo!

Conselhos para presidência: Meu conselho é simples, venda o LM para o LM, estamos precisando desesperadamente! Olhem para tudo que vocês representam, e apliquem isso dentro de casa. Valorizem seus funcionários, deem a eles um bom salário, todos eles merecem muito mais do que recebem, e vocês sabem disso! Invistam nas pequenas coisas como infraestrutura, trabalhem de verdade para oferecer um belo escritório para seus funcionários. Olhem para os benefícios que são oferecidos aqui, todos aqui dentro tem contato com tantas outras empresas que oferecem benefícios incríveis, e nós temos o mais básico possível. Muitas portas se abriram para vocês, hoje fazem parte de um grupo internacional enorme, muito maior do que qualquer um poderia imaginar. Só se lembrem que nada disso teria acontecido sem as pessoas que estão ai todos os dias, dando o sangue e vestindo a camisa. Sejam o exemplo que esse mercado tanto precisa, e não só uma fachada que por trás é igual a todas as outras.

CEO da Love Mondays respondeu:

Olá! Obrigada pela sua avaliação e por compartilhar o seu ponto de vista com a gente. Tentei separar os aspectos que você comenta na avaliação para que eu possa dar um feedback sobre cada um deles. Envio aqui a minha resposta, mas se você quiser conversar a respeito, sempre me coloco à inteira disposição de todos, fique à vontade para vir falar comigo.

Primeiramente, falando do nosso propósito. A Love Mondays nasceu do sonho de trazer transparência para o mercado de trabalho e permitir que as pessoas possam encontrar um trabalho que as faça amar as segundas-feiras. Essa sempre será a nossa prioridade e, para alcançarmos isso, engajamos usuários e empresas. Trabalhamos duro para criar uma comunidade onde usuários possam descobrir como realmente é trabalhar em uma empresa antes de tomar uma decisão de carreira e para que as empresas consigam divulgar a sua marca empregadora e atrair os profissionais certos. Temos um compromisso sério com esse propósito e realmente gostaria que você viesse falar comigo se está vendo ações que não estão alinhadas a esse propósito.

Fico realmente triste em ouvir que você não se sinta valorizado na Love Mondays. Este é o seu sentimento e deve ser respeitado e quero muito trabalhar para o que os fatores que causaram isso não se repitam e que a gente possa sim ter uma cultura onde as pessoas se sintam valorizadas e felizes. Afinal, se você faz parte da nossa equipe isso quer dizer que valorizamos muito o que você traz para a Love Mondays todos os dias. Pelo que entendi você está atrelando esse sentimento principalmente (mas não só) à falta de oportunidades de carreira, então iniciarei por esse ponto. Nos últimos 12 meses, 47% dos colaboradores da Love Mondays receberam um aumento de salário ou uma promoção de cargo (obviamente também com aumento de salário). Esses dados estão com o nosso financeiro e, como temos uma política de transparência de cargos e salários, fique à vontade para pedir para ver o relatório da nossa contabilidade. Com certeza temos que fazer um melhor trabalho em divulgar essas conquistas e esses números a todos. Porém, voltando ao seu depoimento, o fato é que você não sente que recebe o reconhecimento que merece. Aqui na Love Mondays temos uma estrutura enxuta, com pouquíssima hierarquia. Damos muita autonomia às equipes e cada um é dono do seu trabalho. Esses são aspectos que quem trabalha aqui adora e valoriza muito, porém isso também quer dizer que não há tantas oportunidades de crescimento quanto gostaríamos de criar. Como falei, nos últimos 12 meses conseguimos criar isso para quase metade da nossa equipe, mas com certeza gostaríamos de criar ainda mais oportunidades para todos. Para compensar isso, investimos em oferecer um budget de treinamento para que você escolha as áreas que quer desenvolver e obtenha a experiência que quer para a sua carreira. Temos um programa de Shadow, onde você pode acompanhar o dia a dia de outras áreas, temos o Decifrando, onde você também aprende sobre como trabalham as outras áreas. Ainda, você tem autonomia para desenvolver seu trabalho e descobrir por você mesmo como quer atingir suas metas e resultados. Acredito que esse seja o grande diferencial da Love Mondays: ter abertura a novas ideias e dar às pessoas autonomia para testar coisas diferentes.

Outro ponto que você levanta é a qualidade de vida, ou falta dela, como você coloca. Sinto muito que você sinta o seu trabalho como estressante ou que você se sinta sob pressão. Não sei exatamente o que está causando isso, mas se você quiser conversar a respeito, reitero que estou aqui para isso e que ficarei muito feliz em ajudá-lo. Quanto a aspectos mais objetivos sobre qualidade de vida, o que posso dizer é que aqui ninguém controla o seu horário, você entra e sai a hora que quiser (desde que esteja aqui para reuniões da equipe, é claro). Temos um ambiente de trabalho descontraído, onde todos falam com todos e você pode acessar qualquer pessoa simplesmente indo falar com ela. Hoje nossa nota nesse quesito é 4.33, então talvez a falta de qualidade de vida seja um aspecto afetando você diretamente, e gostaria de entender como ajudá-lo.

Você menciona também nossos benefícios: nosso VR é de R$30,00 por dia, acima da média de outras empresas com o nosso perfil. Nosso plano de saúde é o SulAmerica Especial 100, que é um plano excelente e dá acesso aos melhores hospitais e pronto atendimentos do país. Como já mencionei, temos o budget anual de treinamento, que você gasta em cursos que você mesmo escolher e achar relevantes para a sua carreira. Ainda, temos área relax, onde você pode trabalhar quando quiser, sala de meditação, parceria com Gympass, cerveja à vontade toda sexta-feira a partir do meio dia, happy hours mensais e outras comemorações ao londo do ano. Ainda vale ressaltar que os benefícios são exatamente iguais para TODOS os colaboradores da Love Mondays, independentemente do cargo. Porém, muito mais do que esses benefícios tangíveis, acredito que o melhor mesmo de se trabalhar aqui seja participar da construção de uma plataforma que viabiliza a transparência no mercado de trabalho e que as pessoas amem o que fazem.

Por fim, sei que temos um longo caminho pela frente, muito a aprender e que a construção de uma cultura incrível se faz todos os dias. Assim, agradeço mais uma vez o seu depoimento e quero pessoalmente fazer de tudo para que você se sinta reconhecido e valorizado aqui na Love Mondays, e mais do que tudo, parte de algo que está fazendo a diferença na vida de milhões de pessoas.

Gratidão <3

Prós: Eu entrei na Love Mondays pensando que seria só mais um lugar para conseguir um bom salário, bons benefícios e que seria só mais uma startop que tenta nos enganar com sorrisos falsos. Eu estava bem errado. Foi o melhor lugar que eu já trabalhei até o momento. Minha visão de mundo mudou totalmente, acredito que para melhor. Eu entrei uma pessoa X e saio como uma pessoa Y. As pessoas são ótimas, o que torna o ambiente sempre limpo e nada sobrecarregado. A cultura da empresa é empregada 100%. Não existe nada do que a Love Mondays tenha como valor que ela não empregue. Tudo é muito transparente e as coisas funcionam em harmonia. Eu me senti em casa.

Contras: Não existe nenhuma construção social que não aja conflitos e seja perfeito. Porém, o que me afeta e o que eu vejo afetar no que se refere ao time que trabalhei é a rotatividade e o contrato de apenas 6 meses. Já li e reli muitas vezes a justificativa da gestão quanto a isso, mas ainda assim não concordo. É como se você vivesse numa casa onde há tudo que você sempre quis ter e daqui 6 meses o despejo vem. É viver o sonho mas saber que o sonho tem prazo de validade. O time de conteúdo é instável, o que gera muito estresse e preocupação para os estagiários. Ninguém no time se sente seguro. Você não consegue nem curtir direito o seu estágio porque fica pensando que daqui 6 meses vai acabar e que você não vai conseguir trabalhar num lugar melhor que a Love Mondays, que te ofereça um bom salário, bons benefícios mas também um ótimo ambiente de trabalho. Tanto é notável essa instabilidade que o time perde estagiário com facilidade, o que gera um acumulo de tarefas que não conseguem ser cumpridas devido aos desfalques. Você já entra no time e já é obrigado a continuar procurando emprego. Não existe plano de carreira e isso acaba frustrando demais sua estadia na Love Mondays, tornando o emprego dos sonhos uma ilusão passageira.

Conselhos para presidência: Primeiro, gostaria de agradecer a oportunidade de estágio e de agregar imensamente a minha carreira. Hoje já vejo os reflexos de ter Love Mondays no meu curriculum. Além disso, vejo também o reflexo na minha vida pessoal de ter passado pela Love Mondays. Continue cultivando e aplicando a cultura dentro da empresa. Sua empresa é linda e você fez um trabalho incrível. Mesmo com o crescimento não se esqueça nunca de Love Mondays e de todo esse tempo. Já li e reli muitas vezes sua justificativa referente ao contrato de 6 meses e acredito que possa ter soluções/iniciativas melhores que as ofertadas hoje. Se o contrato é de 6 meses observe os estagiários do time de conteúdo para que não gere ansiedade e estresse demasiado com essa instabilidade. A Love Mondays tem clientes incríveis, que oferecem inúmeras oportunidades. Poderia ter um processo de realocamento de estagiários da Love Mondays em outras empresas, já que a Love possui uma grande influencia no mercado de trabalho atualmente. Um auxilio para que os estagiários não fossem apenas jogados pra fora da Love depois de terminado o contrato de 6 meses, ou então estender esse contrato. Tudo bem que a curva de aprendizado não cresça mais de 6 meses, mas se você se preocupa com os seus estagiários veja que não é só isso que conta, é necessário que se crie uma estabilidade. Crie uma estabilidade para que os estagiários não saiam depois de 2 meses e deixe o time na mão e também para que ao final do contrato ele seja jogado as portas do desemprego.

Um ótimo local para iniciar carreira

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Love Mondays é uma empresa repleta de profissionais extremamente competentes que, em conjunto, buscam sempre resolver conflitos, impasses e enfrentar desafios para alçar vôos cada vez maiores - demonstram, assim, paixão por empreender e aptidão para tal. Trata-se de um ambiente de trabalho amigável em que há diálogo e transparência, as pessoas são solícitas, salários e benefícios são razoáveis, o aprendizado adquirido é enorme! :)

Contras: Não há muita perspectiva de carreira (principalmente para estagiários, que sempre mencionam esse fato - a empresa ainda é pequena, não é possível reter todo mundo, contratações são incertas, nem sempre há reconhecimento). Os processos são constantemente reconstruídos, incertos e, por isso, um pouco desorganizados.

Lugar para aprender e crescer!

Prós: Ambiente leve, muitos desafios, autonomia para pensar e desenvolver projetos e integração entre as áreas. Cultura incrível e um ótimo lugar para aprender!

Contras: Como muitas startups, a empresa cresce rápido e nem sempre tem processos estabelecidos. Isso pode gerar frustração e atrapalhar o desenvolvimento de projetos.

Conselhos para presidência: Não deixem de olhar para as pessoas que fazem do Love Mondays um lugar especial!

CEO da Love Mondays respondeu:

Obrigada por postar sua avaliação! Fico muito feliz em saber que você sente que tem autonomia no seu trabalho, afinal atitude de dono é um dos nossos valores. Estamos sim crescendo muito rápido, e com isso alguns processos acabam não sendo estabelecidos - realmente temos que melhorar nesse aspecto. Acredito que processos sejam necessários para resolver problemas de operação, não gostamos de burocracia mas realmente muitas vezes processos bem definidos ajudam na produtividade de todos. Obrigada pelo feedback e vamos trabalhar juntos para melhorar isso.

Um lugar que faz você mudar a sua visão de "trabalho" e ter orgulho das coisas que produz

Prós: Leva-se muito a sério a questão de transparência. Somos envolvidos em todas as etapas e processos pelos quais a empresa passa e tudo é compartilhado com os funcionários. O contrário também acontece.. os gestores nos dão a liberdade para falarmos os pontos que gostamos e não gostamos, nossas inseguranças e ambições. Você é desafiado o tempo todo, há projetos e situações que você precisa correr atrás do aprendizado e a responsabilidade com a qualidade do trabalho que entrega deve ser alta, o que faz com que a empresa seja formada por profissionais extremamente competentes. Não espere ter um gestor em cima de você questionando a sua entrega o tempo todo. Aqui o senso de dono se torna uma obrigação já que cada um é responsável por aquilo que entrega. Tem muito espaço para criar, descriar, criar de novo. Os erros são vistos como aprendizados. Se você faz um ótimo trabalho e se destaca, oportunidades e crescimento nunca irão faltar - a Love Mondays é uma escola e muita gente cresce junto com a empresa. Agora, do contrário, é quase certeza que o Love Mondays não será a sua empresa por muito tempo É uma empresa que gosta de metas e objetivos fortes. Chegou aqui, arregaça as mangas e bora trabalhar. Cultura extremamente forte e jovem. Toda sexta-feira temos cerveja liberada e somos pet-friendly (cahorro, gato, papagaio, porquinho da india -todos são bem vindos mesmo). A galera é bem unida dentro e fora do escritório, o que faz com que o clima de trabalho seja leve e de muita colaboração entre as áreas. Temos pizza a cada 15 dias no escritório, Hora do contra, VR, VT, há a possibilidade de fazer home office e dress code não chega nem a ser discutido já que aqui a gente quer mais é que você seja você mesmo o tempo todo.

Contras: Se você se encaixa com a cultura ímpar da Love Mondays sabe que os pontos negativos são temporários. Tem hora que tudo está indo bem e de uma hora para a outra parece que um caos está instalado e você vai ter que saber como lidar com isso e como resolver problemas sem depender de muita gente. Isso porque mesmo fazendo parte do Glassdoor, temos a cultura de startup e vamos nos reinventando todos os dias. Trabalha-se muito. A empresa vem crescendo nos últimos meses em trabalho mas não crescemos em contratações. Por ser uma startup a empresa não tem muitos benefícios, ferramentas de trabalho, processos estabelecidos, plano de carreira estruturado e o salário não é muito alto se compararmos tudo isso com o mercado. Mas essas questões ficam em segundo plano dependendo dos seus objetivos profissionais e também do seu perfil. Estrutura de escritório simples. No Love Mondays você vai precisar fazer coisas que não estão no seu escopo de trabalho.

Conselhos para presidência: Tenham orgulho do trabalho que vocês fazem, da empresa que vocês criaram, da história que estamos escrevendo e os rumos que estamos tomando. Tudo isso é resultado de muita competência, energia boa e de muito suor <3

CEO da Love Mondays respondeu:

Obrigada pelo seu feedback! Realmente temos uma cultura muito forte e as pessoas que se encaixam são muito felizes aqui :) Trabalhamos bastante para deixar isso bem claro para que todos conheçam a gente, exatamente como somos, antes de tomarem uma decisão de carreia. Que bom que vocês está satisfeito(a) com o ambiente aqui e que gosta da transparência com que todos os assuntos são tratados. Temos uma cultura muito pé no chão, fazemos muito com pouco e realmente nossas instalações são simples, mas confortáveis. Salário e benefícios ficam na média do mercado, mas o que compensa mesmo é a autonomia que damos, a satisfação de poder fazer acontecer e ver o resultado de um trabalho feito por um propósito maior. Temos sim muito orgulho do trabalho que a Love Mondays faz e da transparência que trazemos para o mercado de trabalho. E nada disso existiria se não fossem vocês, as pessoas que constroem a startup todos os dias, então espero que você também sinta muito orgulho de estar aqui com a gente e fazer parte desse time!

Transparência é a chave do negócio

Prós: Transparência, aprendizado e senso de dono. É muito bacana poder ver os valores de uma empresa serem aplicados no dia a dia. Ambiente e pessoas são fundamentais e fazem a Love ser o que ela é: pessoas dedicadas que querem fazer o seu melhor e sempre dispostas a ajudar/ensinar e a aprender. Muita colaboração e união das equipes, com certeza nos fazem amar as segundas-feiras :) O mais legal é sentir o seu crescimento em paralelo com a empresa. Para mim, o maior benefício são os feedbacks super construtivos

Contras: É uma start up, então caso você não tenha esse perfil a Love não é a empresa certa para você. Mas isso com certeza será esclarecido durante o processo seletivo! Tem que realmente querer fazer as coisas acontecer com os recursos disponíveis, bem mão na massa!

Conselhos para presidência: Manter a transparência com os funcionários e com os clientes, essa com certeza é a chave do sucesso que tem sido conquistado até agora!

CEO da Love Mondays respondeu:

Que legal ver você falar sobre os nossos valores aqui, obrigada pela avaliação! Realmente nossa equipe é top e é por termos pessoas como você que conseguimos alcançar tudo o que já alcançamos. Obrigada por fazer parte da equipe e colocar a mão na massa todos os dias para trazer transparência para o mercado de trabalho na América Latina.

Disappointed but not Surprised

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O ambiente da empresa é muito bom, um companheirismo incrível das pessoas que estão sempre dispostas a te ajudar, posso sim dizer que fiz amigos ali que vou levar pra vida inteira. O horário é flexível e tem diversos eventos como happy hour, pizza de sexta uma vez por mês, cerveja todas as sextas o dia inteiro, snacks e frutas. Empresa ainda com poucos funcionários, o que facilita a comunicação entre as áreas e te permite conhecer um pouco mais do trabalho de cada um, e chefes dispostos à novas ideias de integração entre os funcionários. Tem video-game e espaço com puffs para descansar, além de também ser pet friendly.

Contras: O principal ponto negativo da Love Mondays que percebi nos dois anos que estive lá foi a desestrutura ao crescer de forma rápida. Era uma empresa que cuidava dos funcionários no inicio mas com o crescimento não souberam administrar essa situação muito bem. Os donos costumam pensar que os pontos positivos que citei acima são o suficiente para deixar os funcionários motivados e contentes com a empresa, mas o principal, reconhecimento, eles esquecem - ou preferem deixar de lado. A maior parte do que vi no meu tempo lá foram funcionários lutando para crescer dentro da empresa, vestindo a camisa de forma genuína, e tendo pouco ou nenhum reconhecimento por isso. Motivos totalmente sem sentido e aleatórios são utilizados para justificar uma não-promoção (muitas vezes esses motivos nem sequer remetem ao cargo que você ocupa ou suas funções). Eles não se preocupam com a retenção de funcionários, ou com o melhor aproveitamento de suas habilidades. A carga de trabalho dos funcionários é extremamente alta - justificado por ser uma startup - mas não há definição alguma de prioridades: você é pedido para priorizar o item X, mas se por isso não consegue completar o item Y, você é visto como incapaz. A empresa possui, teoricamente, politica de homeoffice a cada 15 dias, no entanto isso é mal comunicado e os funcionários ficam receosos de aproveitar desse beneficio pois todas as vezes se é perguntado o motivo de se querer trabalhar de casa. Os salários ainda são baixos (estranhamente alto para alguns cargos irrelevantes), acumulo de funções é algo bem comum, e novamente você não é reconhecido por isso. Há algum tempo o contrato dos estagiários tinha duração de um ano, mas após perceberem o quão desgastante era o trabalho preferiram reduzir o tempo de contrato para 6 meses ao invés de avaliar diferentes atividades que pudessem desenvolver as habilidades deles, considerando que a moderação de conteúdo não acarreta desenvolvimento algum para um estudante, e é uma tarefa um tanto quanto mecânica. Resumindo, você se sente de certa forma usado por alguns meses e depois segue sua vida fora da empresa com se esses 6 meses nunca tivessem acontecido. A taxa de efetivação é extremamente baixa para a quantidade de estagiários que passam pela empresa, e as alegações normalmente envolvem justificativas como "não há uma vaga no seu perfil" ou "infelizmente estamos sem espaço", mas não se vê empenho algum dos lideres em tentar encaixar essa pessoas que podem agregar MUITO para a empresa.

Conselhos para presidência: A Love Mondays é uma empresa incrível, com um ambiente incrível e funcionários melhores ainda. Não deixem isso se perder igual já está acontecendo. Olhem pros seus funcionários no feedback, e realmente avaliem aquilo que ele tem feito de certo, pequenos erros acontecem e muitas vezes são irrelevantes, isso jamais vai diminuir a qualidade do trabalho deles. Lembrem que reconhecimento é muito mais do que bônus ou presentes, um obrigado ou um parabéns já podem fazer a total diferença no dia de alguém. Olhem para os seus estagiários também, eles são quem fazem a Love Mondays girar, contents aprovando o conteúdo que gera valor pro site e o comercial marcando as reuniões que geram suas vendas. Sem eles a Love Mondays não funcionaria, e muitas vezes vocês fecham os olhos para o que acontece na sala deles e sequer se preocupam se estão felizes trabalhando pra vocês. Lembre-se que eles estão só começando a carreira deles, eles vão errar, e é nesse momento que vocês precisam ajudar eles a saber tomar decisões. Eu tenho lembranças boas e ruins da Love Mondays, afinal vivi metade da vida da empresa com vocês, mas as boas com certeza se sobressaem, tenho muito orgulho de ter feito parte do time. Sucesso sempre.

CEO da Love Mondays respondeu:

Olá, obrigada pelo seu feedback! Aprecio você ter tirado o tempo para mandar sua visão sobre a Love Mondays, pois é isso que faz a gente melhorar e continuar crescendo.
    Sobre os pontos que você mencionou, vou tentar abordar todos na ordem mencionada. Primeiro, sobre a falta de estrutura. Como uma startup que cresce de maneira muito acelerada, realmente alguns processos ficam para trás e a gente não dedica tempo suficiente para estruturar isso. Agora, com quase 5 anos de empresa, estamos conseguindo olhar com mais carinho para isso. Reconheço a importância, porém no estágio inicial temos mesmo que priorizar o crescimento acelerado, afinal não adianta nada termos todos os processos estruturados se no fim o negócio não dá certo e tem que fechar as portas. Quanto à falta de reconhecimento que você menciona: ouvimos da maioria dos Content Stars (equipe de processamento de conteúdo) que o estágio de 6 meses proporciona sim uma oportunidade de aprendizado, como inclusive se vê em alguns reviews postados aqui. O que vimos, ao longo dos anos, é que, passando desse tempo, a curva de aprendizado realmente diminui e por isso o estágio se encerra por aí. O importante é que deixamos isso extremamente claro no processo de contratação, para que a pessoa saiba disso e tome a sua decisão de maneira bem informada. Ainda, contratamos a maioria dos estagiários como primeira oportunidade de estágio, para que assim a pessoa saia daqui com uma primeira experiência profissional. Apesar de termos estagiários excelentes com a gente, o fato é que a equipe de conteúdo sempre terá mais estagiários do que o negócio consegue absorver, e assim acabamos perdendo pessoas ótimas, que realmente agregam muito para a Love Mondays todos os dias. Quando há oportunidades fora da equipe de conteúdo, aproveitamos sim essas pessoas boas que trabalham com a gente. Você mesmo, se ficou com a gente por 2 anos, significa que gostamos muito do seu trabalho e conseguimos encaixar você em outras áreas fora da equipe de conteúdo. Temos também outros exemplos de pessoas que vieram da nossa equipe de Content Stars e hoje trabalham com vendas, sucesso do cliente e marketing de performance como colaboradores CLT e não mais como estagiários. Quanto ao Home Office, esse benefício se aplica somente para funcionários CLT. Já tentamos algumas vezes dar essa possibilidade também aos estagiários, porém vimos que, como eles precisam trabalhar com bastante proximidade com a equipe, acaba não dando certo. Isso não quer dizer que, quando há algum motivo para você trabalhar de casa, a gente não dê essa flexibilidade. Acredito que a flexibilidade seja um dos nossos pontos fortes, permitindo que as pessoas façam seu próprio horário e que fiquem de casa quando necessário. Foi provavelmente por isso que o seu gestor perguntou o porquê quando você falou que ficaria de casa. Por fim, agradeço novamente o seu feedback e os seus 2 anos aqui na Love Mondays. Sei que ainda temos muito o que melhorar, que temos uma longa trajetória pela frente, mas saiba que estamos trabalhando muito para fazer isso tudo acontecer. Fico feliz que você tenha feito amigos de verdade aqui e desejo muito sucesso na sua carreira.

Ambiente descontraído e motivador

Prós: Clima divertido e descontraído. Boa localização. Pessoas incríveis que ajudam no desenvolvimento. Oportunidade de trabalhar com a tecnologia e desenvolvimento de raciocínio na solução de problemas.

Contras: Não possui pontos negativos. Ótimo clima para trabalhar, mesmo que sem experiencia profissional. Clima descontraído com pessoas dispostas à ensinar.

CEO da Love Mondays respondeu:

Obrigada por avaliar a gente aqui :)
    Fico feliz que você esteja gostando da experiência na Love Mondays. São pessoas como você que constróem a startup todos os dias, então muito obrigada por fazer parte da nossa equipe!

Motivar pessoas para crescer como empresa

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A Love Mondays tem um clima organizacional incrível, você sente que faz parte e tem um propósito ao ir para o trabalho todos os dias, as pessoas eram unidas independentes do cargo, estagiários sempre tiveram contato com os sócios e todos são muito acessíveis. Há bons benefícios além dos lanches e frutas disponíveis todos os dias e horários extremamente flexíveis

Contras: Muitos já devem ter falado isso, mas criar uma estruturação de cargos e plano de carreira, principalmente para quem está no início da carreira, conheci pessoas que pareciam ter muita vontade, curiosas e proativas que não tiveram a chance de ser desenvolvidas. Há muitos profissionais talentosos que a empresa perde por não ter o incentivo e desenvolvimento. Quando sai, estavam em um processo de muitas mudanças, e acabaram tornando o cargo de estágio algo que não agrega muito no desenvolvimento profissional. Acho que é necessário trabalhar a parte mais humana para que o negócio cada vez melhor, por que o que faz uma empresa incrível são as pessoas. E é possível SIM caçar INÚMEROS talentos no mercado, mas se não conseguirem reter, a rotatividade continuará alta, como aparentemente vem sendo desde o ano passado.

Conselhos para presidência: Contratar um especialista em RH, trabalhar o endomarketing, estruturar planos de carreira, criar uma estrutura de feedback onde o colaborador compreenda no que está falhando e como pode melhorar, e após esse feedback, acompanhar e conversar sobre sua evolução. Apresentar chances de crescimento em conhecimento técnico, estruturar e padronizar processos.

CEO da Love Mondays respondeu:

Obrigada pelo seu feedback! Fico feliz que você tenha tido uma experiência positiva na Love Mondays e que tenha se sentido parte da equipe. Ter uma boa cultura é extremamente importante para nós e é sempre legal ouvir que estamos no caminho certo. Quanto ao seu ponto sobre a rotatividade, é bem importante distinguirmos entre dois tipos de cargos na Love Mondays. Para os cargos de estágio em moderação de conteúdo, oferecemos contratos de 6 meses pois entendemos que, após esse período, o aprendizado se torna limitado. Terminados os 6 meses, o estagiário pode se candidatar a uma outra vaga na Love Mondays ou então buscar oportunidades em outras empresas. Assim, a rotatividade realmente é alta nesta equipe devido à natureza do trabalho. Para os cargos CLT, nossa rotatividade voluntária é extremamente baixa – somente um funcionário decidiu sair voluntariamente da Love Mondays nos últimos 12 meses. Ainda, para esses profissionais, desenvolvemos um plano de carreira, bem como uma estratégia de cargos e salários que é aberta a toda a equipe. Assim, temos total transparência nas funções, competências exigidas, remuneração de cada cargo e o que você deve fazer para ser promovido. Espero que meu comentário tenha ajudado e mais uma vez agradeço o seu feedback!

Descrição:A gente acredita que dá, sim, para ser feliz na segunda-feira! A Love Mondays surgiu do sonho de trazer transparência para o mercado de trabalho e ajudar mais e mais profissionais a encontrarem a empresa ideal. Ter acesso à opinião de uma pessoa que vive a realidade da empresa faz toda a diferença quando você está escolhendo onde construir a sua carreira. Reunimos milhares de avaliações de ambientes de trabalho, processos seletivos e benefícios, além de salários para mais de 150 mil empresas. Tudo é postado por profissionais de maneira espontânea e confidencial. Isso te ajuda a fazer uma escolha bem informada sobre a sua carreira e escolher a empresa que vai te fazer amar as segundas. Fazemos parte do Glassdoor, o site de recrutamento mais transparente do mundo.