Como é trabalhar na Love Mondays?

Abram os olhos, os ouvidos, e o coração. O Love Mondays pode voltar a ser um sonho de empresa.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: É um ambiente informal, sem exigência de roupa social. Na minha época, havia horário flexível e possibilidade de home office. Tem comidinhas no escritório, e em datas comemorativas (aniversário e ano novo) se ganham mimos. As pessoas são bem agradáveis, e não há coisas do tipo competitividade e desconfiança do próximo. Entrei no Love Mondays ainda no começo da startup, sem processos muito definidos, então pude aprender muita coisa mesmo. A empresa me ajudou a me desenvolver como profissional, e tive contato com diferentes áreas. Atualmente as coisas mudaram muito, mas imagino que algumas áreas ainda contem com maior flexibilidade.

Contras: A empresa cresceu de maneira (muito) rápida, e desorganizada. Isso contribuiu para uma falha de comunicação entre todas as áreas e todos os níveis: ninguém sabe o que o outro tá fazendo, quais projetos estão sendo encaminhados, etc. Há pouca integração do time no que tange a projetos, cada um tem só faz o que foi designado de si. O crescimento rápido também favoreceu a concentração de tarefas nos superiores, criando assim uma hierarquização que não existia (ou era muito mais flexível) no começo da startup. Há uma leve tendência a não escutar os colaboradores, em especial os estagiários. Com relação aos estagiários, no meio e final da minha trajetória pela Love Mondays, deixei de aprender coisas novas. O trabalho se tornou estritamente operacional, e a flexibilidade que antes tínhamos hoje não existe mais. A startup cresceu, e está se tornando cada vez mais uma empresa grande, departamentalizada e burocrática. As pessoas se sentem desmotivadas de ir trabalhar, e isso é problemático.

Conselhos para presidência: Por favor, prestem atenção aos seguintes pontos: Falha de comunicação, burocratização, concentração de trabalho, e plano de carreira dos estagiários. Eu era muito mais feliz quando a Love Mondays era uma pequena salinha cheia de caixas e apertadinha, mas onde o espaço curto favorecia a cooperação entre os profissionais e o ambiente de se trabalhar era maravilhoso. Entendo que não há como se diminuir uma empresa que cresceu, mas a flexibilização entre as áreas é extremamente necessária. Os seus estagiários são muito bons, e têm plenas competências para ajudar no comercial, no design, e principalmente no marketing. Não é inteligente confinar talentos no trabalho operacional, ainda que sejam estagiários. Aproveitem os talentos que nascem em meio aos estagiários de conteúdo. Flexibilizem o trabalho, flexibilizem a interação, flexibilizem o mindset dos superiores. É importante ter métricas para se saber o que está sendo feito, mas a Love Mondays está sendo tomada por planilhas e métricas, enquanto o bem mais valioso de vocês, as pessoas, está se perdendo. Eu ainda acredito na Love Mondays, e espero do fundo do meu coração, que vocês tenham sucesso, mas para isso, é preciso prestar atenção aos funcionários e no cotidiano da empresa.

CEO da Love Mondays respondeu:

Obrigada pelo seu feedback! Realmente crescemos e continuamos crescendo muito rápido e, com isso, vivemos as alegrias e as dores do crescimento. Uma dessas dores é a maior dificuldade de comunicação entre as áreas, que no início, quando éramos 5 pessoas, era muito mais fácil! A startup cresce e com isso temos que adaptar o modo como trabalhamos. Alguns processos se tornam necessários, muitas vezes para facilitar a comunicação e termos certeza de que as pessoas ficam sabendo o que está acontecendo nas outras áreas. Sei que temos ainda muito a melhorar, e agradeço o seu feedback. Quanto ao potencial de crescimento dos estagiários, sei que temos e tivemos pessoas talentosas que não foram aproveitadas em outras áreas. Porém, o volume de pessoas necessárias para o monitoramento do conteúdo é desproporcionalmente maior do que o número de pessoas exigido pelas outras áreas. Assim, não é para todos que conseguimos criar oportunidades de crescimento. Como falei em uma resposta anterior, temos exemplos de estagiários que iniciaram como Content Stars e hoje cuidam sozinhos das áreas de sucesso do cliente e de mídias sociais. Sabemos que temos pessoas super competentes que passam por aqui, mas temos que selecionar as pessoas para as quais as oportunidades de crescimento serão oferecidas, e esta seleção é feita de acordo com a performance demonstrada por cada estagiário. Temos orgulho de ser movidos a métricas, este é o nosso estilo de trabalho. As métricas escolhidas são as que fazem sentido para o crescimento da plataforma e a proteção dos nossos usuários. Desta maneira, a flexibilidade em algumas áreas, como por exemplo monitoramento de conteúdo, não é possível pela proteção do usuário, que é sempre a nossa primeira prioridade. Entendo que temos mais oportunidades de flexibilizar algumas outras áreas, porém quando um membro da equipe apresenta uma ideia bem estruturada do porquê devemos fazer algo de maneira diferente e apresenta dados para provar o seu ponto, esta ideia é bem recebida pela liderança. Por outro lado, ideias que não estão alinhadas com as métricas e objetivos do negócio, tendem a não ser implementadas, não por falta de flexibilidade, mas por decisão de onde focarmos nossos esforços. Fico feliz que você acredite na Love Mondays, apesar de não fazer mais parte da equipe. Posso dizer que as pessoas são sim o nosso ativo mais precioso, e por isso, entre acertos e falhas, continuamos sempre evoluindo e caminhando em direção a contruirmos um ambiente onde as pessoas fiquem felizes de vir trabalhar nas segundas-feiras.

Desafio, oportunidade e crescimento profissional!!!

Senior Account Executive

Prós: Excelente ambiente organizacional, trabalho bastante dinâmico, otimo sentimento de cooperação entre as áreas e o engajamento de todos visando o sucesso da empresa.

Contras: Cheguei a pouco tempo na Love Mondays e não consigo ver um ponto negativo a ser destacado...

Conselhos para presidência: Keep up with the good work!

CEO da Love Mondays respondeu:

Obrigada pelo seu feedback! Realmente temos um ambiente bem dinâmico, onde pessoas motivadas e engajadas podem fazer acontecer e criar algo que ajude milhões de profissionais a tomarem boas decisões de carreira e serem felizes no trabalho. O sentimento de cooperação prevalece e temos muito orgulho do nosso ambiente, onde as pessoas veem seus colegas como amigos.

Produto ótimo, pessoas melhores ainda!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Acho que a melhor coisa que a LM tem são as pessoas. As pessoas fazem com que você se sinta em casa, você tem voz, você é alguém. Todo mundo tem seu espaço, porque todos sabem que cada pessoa é parte fundamental pro time, e com o passar do tempo, o escritório se transforma na sua segunda casa. O clima é sensacional, afinal, pessoas legais criam um ambiente legal, fazem com que você tenha vontade de trabalhar lá. Outra coisa ótima é o aprendizado, por ser uma startup, temos que aprender a lidar com as coisas bastante rápido, e assim a gente aprende a fazer um pouco de tudo, vale muito a pena ter esse conhecimento. A Love Mondays deixou saudades e foi uma experiência que vou carregar com muito carinho pra vida inteira. VAI TIME, CONTINUEM LACRANDO <3

Contras: Os processos ainda estão se definindo, o que deixa tudo meio confuso, mas isso é comum em startups e pequenas empresas no geral. E justamente por ser uma startup, as coisas mudam de forma muito rápida e nem sempre sabemos o que está acontecendo.

Conselhos para presidência: Acredito que todas as mudanças ou novidades devem ser comunicadas, é muito legal saber o que se passa em todas as áreas, até mesmo pra ter novas ideias ou melhorar em algo!

Grande time e um grande ideal :)

Prós: Trabalhei pouco tempo na Love Mondays, mas o suficiente para perceber que era um emprego invejável. A começar pela cultura que os fundadores implementam. A flexibilidade de horário, a liberdade que tinha para exercer minhas funções, o real cuidado com as especificidades de cada funcionário, tudo isso se alinhava com o discurso de uma empresa moderna que vinha dos superiores. Aprendi muito no curto período em que trabalhei na Love Mondays; na posição de estagiária, recebi imenso incentivo para comparecer a eventos que agregassem à minha formação. Foi uma oportunidade única de ampliar meus conhecimentos sobre empreendedorismo e novas tecnologias. Além de tudo, trabalhar em uma start up é muito gratificante: o crescimento rápido permite que você veja os resultados do seu trabalho em pouco tempo. Me senti muito acolhida no ambiente de trabalho, tanto por meus chefes, que sempre estiveram abertos a responder minhas dúvidas, quanto pelos colegas, todos incríveis, muito competentes e alegres.

Contras: A cultura flexível da empresa traz muitos benefícios, no entanto, é preciso ter um perfil organizado para se adaptar a esse ambiente: planejar bem seu horário para conseguir cumprir o que é proposto e estabelecer pequenas metas pessoais no dia-a-dia para não perder o ritmo.

Prós: Clima descontraído, muito aprendizado, colegas de trabalho sempre disponíveis para ajudar e tirar dúvidas. Além dos benefícios

Contras: Algumas pessoas ainda não conhecem muito bem a proposta do site, e por isso têm um pouco de medo de publicar avaliações e etc.

Startup que preserva a boa cultura da empresa

UX Designer

Prós: A cultura da empresa é bem aberta e evoluída, os funcionários têm um tratamento bastante humano e sentimos que as características pessoais de cada um são respeitadas. O relacionamento entre equipes é ótimo, temos boa comunicação e gosto muito da transparência que temos sobre métricas, objetivos e desafios. Me admira a política igualitária que temos entre os cargos, flexibilidade de horários e autonomia para trabalhar. As opiniões e críticas são bem vindas, o que encoraja as pessoas a darem feedbacks para melhorar a empresa e o produto. Colegas de trabalho top!

Contras: O processo de trabalho está sendo criado e recriado diariamente. A equipe é enxuta mas sabe trabalhar de maneira ágil.

Grande equipe, grande ambiente, grande produto!

Fundador

Prós: É muito emocionante ver a velocidade em que a empresa está crescendo. Cada dia traz novos desafios e precisamos nos esforçar constantemente para encontrar novas maneiras de manter o ritmo. Temos uma equipe incrível de pessoas divertidas e apaixonadas que estão criando uma atmosfera muito agradável.

Contras: Como a maioria das startups, enfrentamos alguns desafios. Todos os dias temos muitos coisas para fazer. Às vezes pode ser estressante, mas tentamos minimizar isso. Como um dono de empresa, tenho que fazer algumas tarefas que nem sempre são divertidas. Por exemplo, gestão de despesas, etc.

The beginning

Estagiário de Comunicação

Prós: Acabei de chegar, e já achei todos muito simpáticos e receptivos. Um ambiente familiar e ensolarado.

Contras: Não estou a tempo suficiente para julgar os pontos negativos. Por ora, estou amando! :)

Descrição:A gente acredita que dá, sim, para ser feliz na segunda-feira! A Love Mondays surgiu do sonho de trazer transparência para o mercado de trabalho e ajudar mais e mais profissionais a encontrarem a empresa ideal. Ter acesso à opinião de uma pessoa que vive a realidade da empresa faz toda a diferença quando você está escolhendo onde construir a sua carreira. Reunimos milhares de avaliações de ambientes de trabalho, processos seletivos e benefícios, além de salários para mais de 150 mil empresas. Tudo é postado por profissionais de maneira espontânea e confidencial. Isso te ajuda a fazer uma escolha bem informada sobre a sua carreira e escolher a empresa que vai te fazer amar as segundas. Fazemos parte do Glassdoor, o site de recrutamento mais transparente do mundo.