Como é trabalhar na Love Mondays?

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!

Prós: Tem muitos pontos positivos, que por um tempo até te fazem ignorar os pontos negativos. Os sócios são muito humanos e estão sempre querendo ajudar, as pessoas, na sua maioria são ótimas e todos estão sempre de bom humor e dispostos a ajudar. Como toda empresa, há certas panelinhas, mas desde o inicio você se sente bastante acolhido e não há intrigas entre os colegas de trabalho. O salário é pago sempre no ultimo dia útil do mês e nunca houve atrasos de salários ou benefícios, o VR é revisto anualmente e ajustado sempre que necessário. Realmente tem cervejas e outras bebidas todas as sextas feiras e todos se sentem a vontade para usufruir desse beneficio. Outra coisa incrível e um diferencial muito bom do LM é que tem muitas mulheres em cargo de liderança. Mas esses são os únicos ponto positivos que eu consigo pensar depois de tanta decepção.

Contras: Me entristece falar sobre os pontos negativos do LM, numa empresa que deveria ser referência em qualidade de vida no trabalho e valorização do funcionário, não é bem assim que as coisas acontecem por aqui. Começando pelo pior: Sua própria cultura - desde que entrei a cultura mudou completamente, antes o foco de todo trabalho eram os usuários, e depois as empresas e clientes, a LM trabalhava para ajudar os usuários a encontrar o emprego dos seus sonhos, com vários tipos de conteúdos e dicas, era um ideal incrível, que dava orgulho de fazer parte. Hoje infelizmente já não é mais assim, vi inúmeras situações onde o interesse das empresas foi colocado acima dos usuários. Isso tira completamente a gana que tínhamos para fazer sempre o melhor trabalho. E falando nisso, chegamos ao segundo ponto: Reconhecimento e Valorização - não existe! Na verdade até existe, para um punhado de pessoas escolhidas a dedo. Um dos pilares sempre foi atitude de dono, o que em teoria é muito legal, mas hoje vejo que na prática isso significa que você terá que trabalhar 10/12 horas por dia, ter um nível de stress enorme, ir além de tudo que é considerado possível para entregar resultado... e você não está fazendo nada além da sua obrigação. Sem contar que hora extra nunca vai existir aqui. Então não importa o quanto você trabalhe, o quanto você colabore para sua equipe e todas as outras, não importa quanto valor você agrega para empresa, eles te influenciam a fazer cursos, se especializar, ir a palestras e workshops, para que no fim, você cresça como profissional, mas tudo isso pra nada! Você vai ficar preso no mesmo cargo que você entrou, nunca vai mudar de cargo, nunca vai receber um aumento significativo, e quanto receber um mísero aumento, ainda vão fazer com que você sinta que é um enorme favor que estão fazendo por você. Sem contar que os salários no LM são uma piada sem graça! A empresa dobra de tamanho a cada ano que passa, isso tudo pelor suor de seus funcionários, e os salários continuam ridículos! Eles não se importam em reter talentos de forma nenhuma, se você chegar com uma proposta melhor de outra empresa, unica coisa que você vai ouvir é: tchau! Você é totalmente descartável. E o reconhecimento no dia a dia também está em extinção, poucas pessoas são reconhecidas por seu trabalho bem feito. Já entrei em muitas reuniões com toda equipe, me sentindo extremante orgulhoso por uma meta batida ou um desafio ultrapassado, e sai dessa mesma reunião me sentindo um lixo. Outro ponto importante: Oportunidades de carreira: uma outra piada sem graça! Você quer mudar de área? Quer crescer dentro da empresa que você se dedicou tanto para ajudar a crescer e se tornar a gigante que é hoje? Você espera que depois de todo trabalho feito, todas as horas e dores de cabeça, você vai ter um voto de confiança para dar um passo novo na sua carreira? Não venha pro LM! Isso não vai acontecer! Não existe oportunidade de carreira nem para CLTs e nem para os estagiários. Estagiários 90% do tempo não são efetivados e para os demais existe um "plano de carreira" que eu nunca vi ser aplicado. As equipes não crescem, e isso faz com que o acúmulo de trabalho se torne insuportável, e nos raros casos de uma equipe abrir uma vaga... na maioria das vezes eles vão procurar alguém de fora, oferecendo um salário humilhante. Ai como sempre, essa pessoa vai entrar e vai querer ficar aqui para sempre. E vai ficar para sempre mesmo! Um dos maiores problemas do LM é o amor que os funcionários têm pela empresa. Por isso é tão triste ver tanta coisa errada que tem por aqui. Todos vestem a camisa desde o primeiro momento, desde a entrevista você já está engajado e com vontade de dar o sangue para ver a empresa crescer. É uma pena que esse sentimento não seja recíproco. Uma pena mesmo!

Conselhos para presidência: Meu conselho é simples, venda o LM para o LM, estamos precisando desesperadamente! Olhem para tudo que vocês representam, e apliquem isso dentro de casa. Valorizem seus funcionários, deem a eles um bom salário, todos eles merecem muito mais do que recebem, e vocês sabem disso! Invistam nas pequenas coisas como infraestrutura, trabalhem de verdade para oferecer um belo escritório para seus funcionários. Olhem para os benefícios que são oferecidos aqui, todos aqui dentro tem contato com tantas outras empresas que oferecem benefícios incríveis, e nós temos o mais básico possível. Muitas portas se abriram para vocês, hoje fazem parte de um grupo internacional enorme, muito maior do que qualquer um poderia imaginar. Só se lembrem que nada disso teria acontecido sem as pessoas que estão ai todos os dias, dando o sangue e vestindo a camisa. Sejam o exemplo que esse mercado tanto precisa, e não só uma fachada que por trás é igual a todas as outras.

CEO da Love Mondays respondeu:

Olá! Obrigada pela sua avaliação e por compartilhar o seu ponto de vista com a gente. Tentei separar os aspectos que você comenta na avaliação para que eu possa dar um feedback sobre cada um deles. Envio aqui a minha resposta, mas se você quiser conversar a respeito, sempre me coloco à inteira disposição de todos, fique à vontade para vir falar comigo.

Primeiramente, falando do nosso propósito. A Love Mondays nasceu do sonho de trazer transparência para o mercado de trabalho e permitir que as pessoas possam encontrar um trabalho que as faça amar as segundas-feiras. Essa sempre será a nossa prioridade e, para alcançarmos isso, engajamos usuários e empresas. Trabalhamos duro para criar uma comunidade onde usuários possam descobrir como realmente é trabalhar em uma empresa antes de tomar uma decisão de carreira e para que as empresas consigam divulgar a sua marca empregadora e atrair os profissionais certos. Temos um compromisso sério com esse propósito e realmente gostaria que você viesse falar comigo se está vendo ações que não estão alinhadas a esse propósito.

Fico realmente triste em ouvir que você não se sinta valorizado na Love Mondays. Este é o seu sentimento e deve ser respeitado e quero muito trabalhar para o que os fatores que causaram isso não se repitam e que a gente possa sim ter uma cultura onde as pessoas se sintam valorizadas e felizes. Afinal, se você faz parte da nossa equipe isso quer dizer que valorizamos muito o que você traz para a Love Mondays todos os dias. Pelo que entendi você está atrelando esse sentimento principalmente (mas não só) à falta de oportunidades de carreira, então iniciarei por esse ponto. Nos últimos 12 meses, 47% dos colaboradores da Love Mondays receberam um aumento de salário ou uma promoção de cargo (obviamente também com aumento de salário). Esses dados estão com o nosso financeiro e, como temos uma política de transparência de cargos e salários, fique à vontade para pedir para ver o relatório da nossa contabilidade. Com certeza temos que fazer um melhor trabalho em divulgar essas conquistas e esses números a todos. Porém, voltando ao seu depoimento, o fato é que você não sente que recebe o reconhecimento que merece. Aqui na Love Mondays temos uma estrutura enxuta, com pouquíssima hierarquia. Damos muita autonomia às equipes e cada um é dono do seu trabalho. Esses são aspectos que quem trabalha aqui adora e valoriza muito, porém isso também quer dizer que não há tantas oportunidades de crescimento quanto gostaríamos de criar. Como falei, nos últimos 12 meses conseguimos criar isso para quase metade da nossa equipe, mas com certeza gostaríamos de criar ainda mais oportunidades para todos. Para compensar isso, investimos em oferecer um budget de treinamento para que você escolha as áreas que quer desenvolver e obtenha a experiência que quer para a sua carreira. Temos um programa de Shadow, onde você pode acompanhar o dia a dia de outras áreas, temos o Decifrando, onde você também aprende sobre como trabalham as outras áreas. Ainda, você tem autonomia para desenvolver seu trabalho e descobrir por você mesmo como quer atingir suas metas e resultados. Acredito que esse seja o grande diferencial da Love Mondays: ter abertura a novas ideias e dar às pessoas autonomia para testar coisas diferentes.

Outro ponto que você levanta é a qualidade de vida, ou falta dela, como você coloca. Sinto muito que você sinta o seu trabalho como estressante ou que você se sinta sob pressão. Não sei exatamente o que está causando isso, mas se você quiser conversar a respeito, reitero que estou aqui para isso e que ficarei muito feliz em ajudá-lo. Quanto a aspectos mais objetivos sobre qualidade de vida, o que posso dizer é que aqui ninguém controla o seu horário, você entra e sai a hora que quiser (desde que esteja aqui para reuniões da equipe, é claro). Temos um ambiente de trabalho descontraído, onde todos falam com todos e você pode acessar qualquer pessoa simplesmente indo falar com ela. Hoje nossa nota nesse quesito é 4.33, então talvez a falta de qualidade de vida seja um aspecto afetando você diretamente, e gostaria de entender como ajudá-lo.

Você menciona também nossos benefícios: nosso VR é de R$30,00 por dia, acima da média de outras empresas com o nosso perfil. Nosso plano de saúde é o SulAmerica Especial 100, que é um plano excelente e dá acesso aos melhores hospitais e pronto atendimentos do país. Como já mencionei, temos o budget anual de treinamento, que você gasta em cursos que você mesmo escolher e achar relevantes para a sua carreira. Ainda, temos área relax, onde você pode trabalhar quando quiser, sala de meditação, parceria com Gympass, cerveja à vontade toda sexta-feira a partir do meio dia, happy hours mensais e outras comemorações ao londo do ano. Ainda vale ressaltar que os benefícios são exatamente iguais para TODOS os colaboradores da Love Mondays, independentemente do cargo. Porém, muito mais do que esses benefícios tangíveis, acredito que o melhor mesmo de se trabalhar aqui seja participar da construção de uma plataforma que viabiliza a transparência no mercado de trabalho e que as pessoas amem o que fazem.

Por fim, sei que temos um longo caminho pela frente, muito a aprender e que a construção de uma cultura incrível se faz todos os dias. Assim, agradeço mais uma vez o seu depoimento e quero pessoalmente fazer de tudo para que você se sinta reconhecido e valorizado aqui na Love Mondays, e mais do que tudo, parte de algo que está fazendo a diferença na vida de milhões de pessoas.

Descrição:A gente acredita que dá, sim, para ser feliz na segunda-feira! A Love Mondays surgiu do sonho de trazer transparência para o mercado de trabalho e ajudar mais e mais profissionais a encontrarem a empresa ideal. Ter acesso à opinião de uma pessoa que vive a realidade da empresa faz toda a diferença quando você está escolhendo onde construir a sua carreira. Reunimos milhares de avaliações de ambientes de trabalho, processos seletivos e benefícios, além de salários para mais de 150 mil empresas. Tudo é postado por profissionais de maneira espontânea e confidencial. Isso te ajuda a fazer uma escolha bem informada sobre a sua carreira e escolher a empresa que vai te fazer amar as segundas. Fazemos parte do Glassdoor, o site de recrutamento mais transparente do mundo.