Como é trabalhar na Love Mondays?

Disappointed but not Surprised

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O ambiente da empresa é muito bom, um companheirismo incrível das pessoas que estão sempre dispostas a te ajudar, posso sim dizer que fiz amigos ali que vou levar pra vida inteira. O horário é flexível e tem diversos eventos como happy hour, pizza de sexta uma vez por mês, cerveja todas as sextas o dia inteiro, snacks e frutas. Empresa ainda com poucos funcionários, o que facilita a comunicação entre as áreas e te permite conhecer um pouco mais do trabalho de cada um, e chefes dispostos à novas ideias de integração entre os funcionários. Tem video-game e espaço com puffs para descansar, além de também ser pet friendly.

Contras: O principal ponto negativo da Love Mondays que percebi nos dois anos que estive lá foi a desestrutura ao crescer de forma rápida. Era uma empresa que cuidava dos funcionários no inicio mas com o crescimento não souberam administrar essa situação muito bem. Os donos costumam pensar que os pontos positivos que citei acima são o suficiente para deixar os funcionários motivados e contentes com a empresa, mas o principal, reconhecimento, eles esquecem - ou preferem deixar de lado. A maior parte do que vi no meu tempo lá foram funcionários lutando para crescer dentro da empresa, vestindo a camisa de forma genuína, e tendo pouco ou nenhum reconhecimento por isso. Motivos totalmente sem sentido e aleatórios são utilizados para justificar uma não-promoção (muitas vezes esses motivos nem sequer remetem ao cargo que você ocupa ou suas funções). Eles não se preocupam com a retenção de funcionários, ou com o melhor aproveitamento de suas habilidades. A carga de trabalho dos funcionários é extremamente alta - justificado por ser uma startup - mas não há definição alguma de prioridades: você é pedido para priorizar o item X, mas se por isso não consegue completar o item Y, você é visto como incapaz. A empresa possui, teoricamente, politica de homeoffice a cada 15 dias, no entanto isso é mal comunicado e os funcionários ficam receosos de aproveitar desse beneficio pois todas as vezes se é perguntado o motivo de se querer trabalhar de casa. Os salários ainda são baixos (estranhamente alto para alguns cargos irrelevantes), acumulo de funções é algo bem comum, e novamente você não é reconhecido por isso. Há algum tempo o contrato dos estagiários tinha duração de um ano, mas após perceberem o quão desgastante era o trabalho preferiram reduzir o tempo de contrato para 6 meses ao invés de avaliar diferentes atividades que pudessem desenvolver as habilidades deles, considerando que a moderação de conteúdo não acarreta desenvolvimento algum para um estudante, e é uma tarefa um tanto quanto mecânica. Resumindo, você se sente de certa forma usado por alguns meses e depois segue sua vida fora da empresa com se esses 6 meses nunca tivessem acontecido. A taxa de efetivação é extremamente baixa para a quantidade de estagiários que passam pela empresa, e as alegações normalmente envolvem justificativas como "não há uma vaga no seu perfil" ou "infelizmente estamos sem espaço", mas não se vê empenho algum dos lideres em tentar encaixar essa pessoas que podem agregar MUITO para a empresa.

Conselhos para presidência: A Love Mondays é uma empresa incrível, com um ambiente incrível e funcionários melhores ainda. Não deixem isso se perder igual já está acontecendo. Olhem pros seus funcionários no feedback, e realmente avaliem aquilo que ele tem feito de certo, pequenos erros acontecem e muitas vezes são irrelevantes, isso jamais vai diminuir a qualidade do trabalho deles. Lembrem que reconhecimento é muito mais do que bônus ou presentes, um obrigado ou um parabéns já podem fazer a total diferença no dia de alguém. Olhem para os seus estagiários também, eles são quem fazem a Love Mondays girar, contents aprovando o conteúdo que gera valor pro site e o comercial marcando as reuniões que geram suas vendas. Sem eles a Love Mondays não funcionaria, e muitas vezes vocês fecham os olhos para o que acontece na sala deles e sequer se preocupam se estão felizes trabalhando pra vocês. Lembre-se que eles estão só começando a carreira deles, eles vão errar, e é nesse momento que vocês precisam ajudar eles a saber tomar decisões. Eu tenho lembranças boas e ruins da Love Mondays, afinal vivi metade da vida da empresa com vocês, mas as boas com certeza se sobressaem, tenho muito orgulho de ter feito parte do time. Sucesso sempre.

CEO da Love Mondays respondeu:

Olá, obrigada pelo seu feedback! Aprecio você ter tirado o tempo para mandar sua visão sobre a Love Mondays, pois é isso que faz a gente melhorar e continuar crescendo.
    Sobre os pontos que você mencionou, vou tentar abordar todos na ordem mencionada. Primeiro, sobre a falta de estrutura. Como uma startup que cresce de maneira muito acelerada, realmente alguns processos ficam para trás e a gente não dedica tempo suficiente para estruturar isso. Agora, com quase 5 anos de empresa, estamos conseguindo olhar com mais carinho para isso. Reconheço a importância, porém no estágio inicial temos mesmo que priorizar o crescimento acelerado, afinal não adianta nada termos todos os processos estruturados se no fim o negócio não dá certo e tem que fechar as portas. Quanto à falta de reconhecimento que você menciona: ouvimos da maioria dos Content Stars (equipe de processamento de conteúdo) que o estágio de 6 meses proporciona sim uma oportunidade de aprendizado, como inclusive se vê em alguns reviews postados aqui. O que vimos, ao longo dos anos, é que, passando desse tempo, a curva de aprendizado realmente diminui e por isso o estágio se encerra por aí. O importante é que deixamos isso extremamente claro no processo de contratação, para que a pessoa saiba disso e tome a sua decisão de maneira bem informada. Ainda, contratamos a maioria dos estagiários como primeira oportunidade de estágio, para que assim a pessoa saia daqui com uma primeira experiência profissional. Apesar de termos estagiários excelentes com a gente, o fato é que a equipe de conteúdo sempre terá mais estagiários do que o negócio consegue absorver, e assim acabamos perdendo pessoas ótimas, que realmente agregam muito para a Love Mondays todos os dias. Quando há oportunidades fora da equipe de conteúdo, aproveitamos sim essas pessoas boas que trabalham com a gente. Você mesmo, se ficou com a gente por 2 anos, significa que gostamos muito do seu trabalho e conseguimos encaixar você em outras áreas fora da equipe de conteúdo. Temos também outros exemplos de pessoas que vieram da nossa equipe de Content Stars e hoje trabalham com vendas, sucesso do cliente e marketing de performance como colaboradores CLT e não mais como estagiários. Quanto ao Home Office, esse benefício se aplica somente para funcionários CLT. Já tentamos algumas vezes dar essa possibilidade também aos estagiários, porém vimos que, como eles precisam trabalhar com bastante proximidade com a equipe, acaba não dando certo. Isso não quer dizer que, quando há algum motivo para você trabalhar de casa, a gente não dê essa flexibilidade. Acredito que a flexibilidade seja um dos nossos pontos fortes, permitindo que as pessoas façam seu próprio horário e que fiquem de casa quando necessário. Foi provavelmente por isso que o seu gestor perguntou o porquê quando você falou que ficaria de casa. Por fim, agradeço novamente o seu feedback e os seus 2 anos aqui na Love Mondays. Sei que ainda temos muito o que melhorar, que temos uma longa trajetória pela frente, mas saiba que estamos trabalhando muito para fazer isso tudo acontecer. Fico feliz que você tenha feito amigos de verdade aqui e desejo muito sucesso na sua carreira.

Descrição:Não é muito legal quando você conhece alguém na empresa onde você está pensando em trabalhar? Ter acesso à opinião de uma pessoa que vive a realidade da empresa faz a diferença quando você está escolhendo onde construir a sua carreira. A Love Mondays te dá acesso a milhares de opiniões de funcionários sobre suas empresas. Tudo é postado pelos funcionários de maneira espontânea e todas as opiniões são anônimas. Assim, você tem acesso a informações únicas sobre a cultura da empresa, as oportunidades de carreira, o salário e o ambiente de trabalho. Tudo isso ajuda você a fazer uma escolha bem informada sobre a sua carreira.