Como é trabalhar na L'Oréal (LOreal)?

Uma experiência fascinante e incrível!

Prós: Excelente ambiente de trabalho. Grande liberdade para desenvolver seu trabalho, novas ideias são sempre bem-vindas, o colaborador possui uma alta participação! Há inúmeros desafios, intenso foco em resultados. As remunerações e benefícios são ótimos comparados ao mercado.

Contras: É uma empresa muito orgânica e portanto, não há processos. Isso pode ser um ponto ruim para funcionários que trabalharam em empresas muito burocráticas e um ótimo ponto para colaboradores que gostam de liberdade e flexibilidade na rotina de trabalho.

Prós: A Niely é uma empresa com uma pegada Comercial incrível, na minha visão a Niely tem demonstrado que Juntos e com determinação somos imbativeis. A Niely é uma escola de Campeões formados na transpiração!

Contras: Investe Zero em formação acadêmica. Não promove por meritocracia e sim por simpatia. Um pouco burocrática.

Conselhos para presidência: Incentivar os colaboradores a fazer cursos. Aproveitar os talentos da casa, formar e promover. Ser claro nos controles gerencias. Trabalhar as marcas investindo em ações no PDV, exemplo: Merchandising mais agressivo; Pecks; Compra de espaço nos principais clientes; Participar de todos os encartes dos principais clientes; Campanha de incentivo para a equipe trimestral focando uma linha.

Cultura do medo e do comodismo

Analista Pleno

Prós: Horário flexível, ótimos descontos nos produtos (porém as compras são anuais e não mensais), hora extra remunerada.

Contras: Falta de profissionalismo, tudo é levado para o lado pessoal, muitas pessoas acomodadas, pessoas que não aceitam cobrança, pessoas que não fazem o trabalho direito e não são demitidas, ambiente pouco colaborativo, alta rotatividade de pessoas (perda de conhecimento), falta de treinamento, infra-estrutura antiga, falta meritocracia, metas pouco claras, salário na média do mercado. Quem é bom e é próximo de gerentes/diretores, sobe rápido OU sai da empresa. Quem é ruim, fica na mesmice. Ótima empresa para fim de carreira, para quem não quer trabalhar muito, basta somente ter um bom relacionamento interno.

Conselhos para presidência: Escolher profissionais qualificados no mercado, cobrar mais por resultados, valorizar bons profissionais, melhorar sistema de avaliação, tornar a empresa mais profissional e menos pessoal. Caso contrário, nunca chegarão no mesmo nível das concorrentes que estão na nossa frente no mercado. Sempre irão perder ótimos profissionais para elas.

Reze para ter um bom gestor!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Bons benefícios e salário para começo de carreira.

Contras: Empresa com fama de possuir péssimos gestores. Como você é avaliado por uma pessoa que nem trabalha com você na maior parte do tempo?! Falta uma avaliação 360 e a empresa diz que não tem maturidade para esse tipo de avaliação. Empresa boa para começar carreira e depois ser valorizado no mercado. Trabalho muito operacional para o porte da empresa, falta instrumentos para melhorar a qualidade de vida dos profissionais.

Excelente

Inspetor de QualidadeEx-funcionário, saiu em 2014

Nova Iguaçu, RJ

Prós: Os dias são muito tranquilos, cada pessoa encarregada do seu trabalho desde que, todos nos ajudando. Adquiri muito conhecimento técnico tanto da minha área especifica como de processos de máquinas, funcionamento e muito mais. Os gerentes são ótimos gestores além de manter um relacionamento muito próximo de todos os funcionários independente da faixa hierárquica.

Contras: Só acredito que algumas pessoas devam ser mais comprometidas e um pouco mais motivadas, deixar de lado alguns aspectos pessoais e colocarem-se propostos a executar o que lhes designado. A parte mais difícil era quando tínhamos alguma intercorrência muito significativa e não podíamos agregar muito tempo a ela, pois se tinham poucas pessoas no setor para a quantidade da demanda diária.

Conselhos para presidência: Pessoas de Bem, deixem os aspectos emocionais um pouco de lado e reconheçam o comprometimento profissional dos funcionários e não a consideração por algum fator pessoal (deixem de ter "pena").

O glamour das marcas não compensam o ambiente ruim.

Gerente de Marketing Sênior

Prós: Produtos Apaixonante e uma empresa que fica bem no currículo. Pessoas esforçadas, ambiente de trabalho com muita diversidade em termos de gênero.

Contras: Zero processos, zero organizaçao, assumidamente sem plano de carreira, poucos critérios de promoção ou demissão, executivos mal formados, RH junior, sede e suas dependências são precárias. A L'oréal se orgulha de alguns "valores" como "desapego por processos", "conflitos construtivos e "faça, refaça para fazer melhor" e com isso, se justificam por serem desorganizados, sobrecarregar os seus funcionários e investir sem grande histórico. O escopo do gerente de marketing senior é igual ao do trainee só que com mais Franquias. Trabalho extremamente operacional. Zero treinamentos devido ao valor "aprender no trabalho" que é seguido de frases como "nós jogamos os funcionários na piscina mesmo eles não sabendo nadar" (acreditam que isto é uma qualidade)

Conselhos para presidência: Empresas precisam de histórico, processos, plano de carreira e desenvolvimento de pessoas e os seus escopos de trabalho.

Não recomendo

Analista Júnior

Prós: Rápido crescimento nas áreas de Marketing e afins

Contras: Falta de processos, péssimo RH e muita arrogância

Ilusão

Analista de Marketing PlenoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Multinacional com grande oportunidade de aprendizado e produtos inovadores.

Contras: Empresa sem processos, muito hierárquica o que prejudica o ritmo de trabalho. RH despreparado e subjetivo nas avaliações. Falta de transparência dos processos com os funcionários. Carga horária exaustiva, muito acima da média do mercado e baixa remuneração.

Pra começar vale a pena

Rio Branco, AC

Prós: Aprendizado puro
    Bons benefícios
    Seus pares são pessoas legais

Contras: Estagiários trabalhando mais do que deviam (e o gestor finge que não vê)
    Falta de entrevista com os desligados
    Recrutamento precário (entram os mais bonitos, os que cursaram as melhores faculdades mas os erros de português nos emails são pesados)
    Coordenadores com péssimo caráter, falta de profissionalismo, que levam tudo para o lado pessoal
    Sobrecarga de trabalho muito alta (considerada normal pelos gestores visto que eles dizem que estamos todos sobrecarregados)
    Falta de infra estrutura para receber um funcionário novo
    Favorecimento do próprio RH para as pessoas que tem alto cargo (por interesse)
    Pessoas que tem o mesmo cargo, com salario muito discrepante

Todo ativo tem seu passivo

Estagiário de Recursos Humanos (RH)Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Beneficios extras como shiatzu e gympass. É uma empresa que também oferece bastante rotatividade interna para que seja possível participar de outras áreas de negócio. Uma das únicas empresas que conheço que tem estágio internacional.

Contras: É extremamente competitiva e demanda muito do estagiário. Sempre buscando trabalhar mais horas do que o acordado devido a quantidade de trabalho solicitado. É também um local em que as pessoas se demonstram extremamente políticas, deixando a desejar a transparência nas atitudes.

Conselhos para presidência: É preciso ver que não adianta empurrar uma cultura se a empresa não tem pessoas com a mesma cultura.

L'Oréal (LOreal)

Descrição:Há mais de um século, a L'Oréal se dedica exclusivamente a um único negócio: a beleza. Nós acreditamos no poder que a beleza tem de tocar a vida das pessoas, permitindo que cada um se expresse como realmente é. Nossa missão é oferecer o melhor em inovação de cosméticos para mulheres e homens em todo o mundo, respeitando sua diversidade. Queremos levar beleza para todas as pessoas.
Estamos presentes em 150 países, com um portfólio de 34 marcas internacionais. Mas queremos mais! Nossa ambição para os próximos anos é conquistar mais um bilhão de consumidores em todo o mundo, criando produtos que atendam à infinita diversidade de suas necessidades e desejos de beleza.