Como é trabalhar na L'Oréal (LOreal)?

Uma experiência fascinante e incrível!

Prós: Excelente ambiente de trabalho. Grande liberdade para desenvolver seu trabalho, novas ideias são sempre bem-vindas, o colaborador possui uma alta participação! Há inúmeros desafios, intenso foco em resultados. As remunerações e benefícios são ótimos comparados ao mercado.

Contras: É uma empresa muito orgânica e portanto, não há processos. Isso pode ser um ponto ruim para funcionários que trabalharam em empresas muito burocráticas e um ótimo ponto para colaboradores que gostam de liberdade e flexibilidade na rotina de trabalho.

Cultura do medo e do comodismo

Analista Pleno

Prós: Horário flexível, ótimos descontos nos produtos (porém as compras são anuais e não mensais), hora extra remunerada.

Contras: Falta de profissionalismo, tudo é levado para o lado pessoal, muitas pessoas acomodadas, pessoas que não aceitam cobrança, pessoas que não fazem o trabalho direito e não são demitidas, ambiente pouco colaborativo, alta rotatividade de pessoas (perda de conhecimento), falta de treinamento, infra-estrutura antiga, falta meritocracia, metas pouco claras, salário na média do mercado. Quem é bom e é próximo de gerentes/diretores, sobe rápido OU sai da empresa. Quem é ruim, fica na mesmice. Ótima empresa para fim de carreira, para quem não quer trabalhar muito, basta somente ter um bom relacionamento interno.

Conselhos para presidência: Escolher profissionais qualificados no mercado, cobrar mais por resultados, valorizar bons profissionais, melhorar sistema de avaliação, tornar a empresa mais profissional e menos pessoal. Caso contrário, nunca chegarão no mesmo nível das concorrentes que estão na nossa frente no mercado. Sempre irão perder ótimos profissionais para elas.

Reze para ter um bom gestor!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Bons benefícios e salário para começo de carreira.

Contras: Empresa com fama de possuir péssimos gestores. Como você é avaliado por uma pessoa que nem trabalha com você na maior parte do tempo?! Falta uma avaliação 360 e a empresa diz que não tem maturidade para esse tipo de avaliação. Empresa boa para começar carreira e depois ser valorizado no mercado. Trabalho muito operacional para o porte da empresa, falta instrumentos para melhorar a qualidade de vida dos profissionais.

O glamour das marcas não compensam o ambiente ruim.

Gerente de Marketing Sênior

Prós: Produtos Apaixonante e uma empresa que fica bem no currículo. Pessoas esforçadas, ambiente de trabalho com muita diversidade em termos de gênero.

Contras: Zero processos, zero organizaçao, assumidamente sem plano de carreira, poucos critérios de promoção ou demissão, executivos mal formados, RH junior, sede e suas dependências são precárias. A L'oréal se orgulha de alguns "valores" como "desapego por processos", "conflitos construtivos e "faça, refaça para fazer melhor" e com isso, se justificam por serem desorganizados, sobrecarregar os seus funcionários e investir sem grande histórico. O escopo do gerente de marketing senior é igual ao do trainee só que com mais Franquias. Trabalho extremamente operacional. Zero treinamentos devido ao valor "aprender no trabalho" que é seguido de frases como "nós jogamos os funcionários na piscina mesmo eles não sabendo nadar" (acreditam que isto é uma qualidade)

Conselhos para presidência: Empresas precisam de histórico, processos, plano de carreira e desenvolvimento de pessoas e os seus escopos de trabalho.

Não recomendo

Analista Júnior

Prós: Rápido crescimento nas áreas de Marketing e afins

Contras: Falta de processos, péssimo RH e muita arrogância

Ilusão

Analista de Marketing PlenoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Multinacional com grande oportunidade de aprendizado e produtos inovadores.

Contras: Empresa sem processos, muito hierárquica o que prejudica o ritmo de trabalho. RH despreparado e subjetivo nas avaliações. Falta de transparência dos processos com os funcionários. Carga horária exaustiva, muito acima da média do mercado e baixa remuneração.

Pra começar vale a pena

Rio Branco, AC

Prós: Aprendizado puro
    Bons benefícios
    Seus pares são pessoas legais

Contras: Estagiários trabalhando mais do que deviam (e o gestor finge que não vê)
    Falta de entrevista com os desligados
    Recrutamento precário (entram os mais bonitos, os que cursaram as melhores faculdades mas os erros de português nos emails são pesados)
    Coordenadores com péssimo caráter, falta de profissionalismo, que levam tudo para o lado pessoal
    Sobrecarga de trabalho muito alta (considerada normal pelos gestores visto que eles dizem que estamos todos sobrecarregados)
    Falta de infra estrutura para receber um funcionário novo
    Favorecimento do próprio RH para as pessoas que tem alto cargo (por interesse)
    Pessoas que tem o mesmo cargo, com salario muito discrepante

Uma experiência muito ruim.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Possui bons benefícios e bons salários para a base e topo da piramide.

Contras: Falta de um sistema justo de avaliação, não há meritocracia.
    Diferenças de salário entre um operário e um profissional técnico de nível superior não chega a meio salário mínimo.
    Trabalhos braçais e por longas horas são exigidos dos profissionais de qualquer nível.

Conselhos para presidência: Estudar uma forma de avaliação que possua um mediador, não só um massacrante chefe que na maior parte do tempo não observa o que acontece ao seu redor. Como um funcionário pode ser avaliado como excelente por três anos seguidos e o mesmo não merecer promoção?

ok

Coordenador de Trade Marketing

Prós: Marcas valiosas e reconhecidas, empresa tem potencial porem devido ao auto grau de desorganização dificulta as coisas

Contras: Clima ruim, empresa orgânica porém desorganizada, não desenvolve as pessoas internas, time de liderança muito fraco e com pouco recurso para desenvovimento

Ambiente ruim

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Multinacional. Oportunidade de trabalhar o exterior! Oportunidade de mudar de áreas. Escritório bem localizado. Empresa inovadora. Sede em Paris.

Contras: Ambiente competitivo. Funcionários tentando passar por cima do outro. Criando um ambiente obscuro e tenso. Estagiários não são bem assistidos.

L'Oréal (LOreal)

Descrição:L'Oréal é uma empresa multinacional francesa de cosméticos com sede em Clichy. É especializada em produtos para cabelos, perfumes, protetores solares e produtos dermatológicos. Atuando em 130 países, a L'Oréal é líder global em cosméticos. Possui 290 subsidiárias, 42 fábricas e mais de 67 mil funcionários de 100 nacionalidades diferentes. No Brasil, a L'Oréal conta com aproximadamente 2 mil funcionários divididos entre a sede no Rio de Janeiro, a filial em São Paulo, a central de distribuição de produtos (Centrex), duas fábricas – localizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo – e a força de vendas espalhada por todo o país. Só as duas fábricas ocupam juntas uma superfície de mais de 60.000m² de área construída. Com tudo isto e muitos outros projetos a caminho, a L'Oréal orgulha-se de ser líder em cosméticos e produtos de beleza.