Como é trabalhar na Lojas Riachuelo?

Frustração resume tudo!!!

Presidente Prudente, SP

Prós: Empresa com perfil jovem, visual apaixonante, ousada. Amo a Riachuelo!!! Temos convênio médico 100% o que a maioria das empresas não tem. A empresa de dá liberdade para trabalhar de acordo com seu perfil profissional.

Contras: Gestão de pessoas: fraca, a gerente não tem perfil de liderança, não reconhece os seus feitos, supervaloriza o erros e subestima o acerto, tem o péssimo de colocar colaboradores uns contra os outros, não participa do dia-a-dia da loja passando a maior parte do seu tempo na sua sala. Tem o hábito de ameaçar com demissão aqueles que não estão ou não fazem o que esta dentro da sua vontade. Benefícios: Premiação baixa e que não alcança todos os colaboradores, cobrança por cartão riachuelo é sufocante! Vale refeição de valor ruim (R$ 8,00), o que não dá para comer um prato feito no shopping. A Encarregada de escritório: nunca sabe resolver as questões dos colaboradores! Sempre protela! Recebe muito e faz pouco pela sua equipe! Na entrevista nos é vendido uma imagem da Riachuelo que quando começamos a trabalhar percebemos que não é real. O clima da loja é "ruim" e "pesado". Gera desconforto, pois é essa "política" que é passada da gerência "não fez vai ser demitido". O desconto para funcionários é baixo (10%), lojas do mesmo seguimento (Marisa, Renner e C&A) dão 20%.

Conselhos para presidência: Aprimorar os sistemas de gestão de pessoas de forma a alcançar 100% dos colaboradores, investir em treinamento das chefias (Gerente, Supervisores e Líderes), estabelecer metas que estejam de acordo com o perfil regional (considerando quantidade de funcionários públicos e profissionais liberais da região), para o empréstimos flexibilizar as taxas de forma a considerar pensionistas e aposentados (públicos e INSS) com taxa menor, uma vez que temos uma grande concorrência, fazer uma análise de perfil de carteira de clientes com o empréstimo disponível afim de sermos mais assertivos. Exemplo: Clientes com maior limite são em sua maioria funcionários públicos (de todas esferas) cuja a chance real de realizar um empréstimo da Riachuelo é ínfima! Uma vez que a taxa oscila de 11,9% a 12,9%, enquanto em qualquer outra financeira ele pode sacar com juros à partir de 3%. Produtos Financeiros, investir mais na divulgação interna para o cliente (uso da TV corporativa), atualmente temos vídeo do AO e Troco Solidário apenas. Elaborar Banners para distribuir pelo DCC. As metas de produtos financeiro são altas demais! Nossa região é baseada em funcionalismo público (cerca de 30 presídios na região com aproximadamente 500 mil habitantes sendo 200 mil só em Presidente Prudente e o restante em cidade com até 170km de distância). Benefícios para esse perfil de cliente é o que não falta no Banco do Brasil e na Caixa. Como combatê-los? Vendendo o AP? Um AO? Esse perfil de cliente já possui esses planos e o cliente de perfil classe C,D e E, não dispõem em sua maioria de recursos para custear um plano odontológico de R$ 27,00!! O que gera o cancelamento um mês após. Criar um produto como os antigos (cobrados apenas quando houver fatura), contemplando o SD e BP com custo de R$ 4,99. Juntar o AR e SR com custo de R$ 7,99 mensais. Disponibilizar o AO com manutenção de aparelho ao cliente. Vendas com Juros, abrir novos prazos (menores) para aumentar o poder de escolha do cliente, reduzir a quantidade de Produtos Financeiros para facilitar a venda! Estabelecer metas de cadastramento atingíveis de acordo com a média dos últimos 3 meses e não com base do último ano, projetando um crescimento de acordo com o desempenho do período. Áudio conferência precisar deixar de ser "momento de ameaça" e precisa passar a ser "momento de expor ideias". Não pode! Se algo não vai bem e humilhamos essa pessoa na "frente" das demais o que gera nesse colaborador? Raiva! Frustração! Todos sabemos que esse ano é um ano ruim, de copa e eleições! O rumo da nação é incerto! O varejo seguimento do qual fazemos parte, esta desacelerando! Como manter o padrão de metas e faturamento? Metas realistas!!! Temos enfrentado uma dura redução de quadro, mas não tivemos redução nas metas! Aumentar a produtividade sim! Explorar o colaborador forçando-o a executar tarefa de 2 ou 3 colaboradores não dá! O operacional da Riachuelo é "massante"! Requer sim para lojas médias e grandes mais colaboradores! Nosso departamento feminino chegou a ter apenas a líder! Tínhamos 6 promotores hoje temos 2! Algumas lojas nem tem mais! Como produzir mais (já que as metas aumentaram) com menos colaboradores? É irreal e desumano! Não é esse o perfil que a Riachuelo vende aos seus candidatos as vagas!!! Precisa ser revisto! Senão, como já tem acontecido aqui, a loja fica com "fama" de não parar funcionário algum devido ao "turnover". Não temos verba para fazer sequer uma festa de aniversário para os colaboradores e muito menos para fazer ações externas para cadastramento! Várias vezes custeamos do nosso bolso! Com uma salário bruto de R$ 994,00!!! Não dá! E ainda as poucas vezes que fizemos, a gerente insinuou que estava roubando!!! Reitero: Amo trabalhar na Riachuelo! Mas diante de tudo que tem ocorrido e falta de "experiência" de nossa gestão para lidar com essas mudanças, tem criado um clima péssimo de trabalho, forçando ótimos colaboradores a pedir demissão ou forçarem ser demitidos.

Lojas Riachuelo